Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

BLOOM | CONCURSO JOVENS CRIADORES

09.08.2013
  • Acções Colectivas

O Concurso BLOOM pretende reunir candidaturas de jovens Designers de Moda que tenham a intenção, clara, de ingressar no mercado da Moda e do Têxtil nacional.

Pretende-se que as propostas sejam demonstrativas de criatividade e qualidade.

A aposta nos jovens criadores nacionais continua a ser uma bandeira do Portugal Fashion, materializada pela promoção de mais uma competição direcionada aos novos talentos. As inscrições para a competição decorrem até ao dia 8 de novembro. Além da integração na próxima edição outono/inverno do Portugal Fashion (março de 2014), os designers apurados poderão beneficiar de apoio financeiro e estratégico.

Participação
O concurso encontra-se aberto a jovens entre os 18 e os 35 anos, residentes em Portugal e com formação académica nas áreas da moda, confeção e/ou design. Para concorrer é necessário submeter um dossier original,  nunca apresentado em público, reunindo o "curriculum vitae", o tema ou conceito das propostas, a memória descritiva, o painel de ambiente e a paleta de cores e materiais utilizados. Os candidatos deverão ainda integrar, no mesmo documento, croquis ilustrados e técnicas referentes aos quatro coordenados candidatos, realçando, através de legenda, as características essenciais para a boa interpretação de cada peça.

Avaliação
A avaliação da 1ª fase será feita até o dia 22 de Novembro de 2013.

Depois de revelados os 12 selecionados, estes devem entregar o coordenado correspondente à 2ª fase do concurso até ao dia 3 de Janeiro de 2014, nas instalações da Sede da ANJE.

Será feita a avaliação e seleção dos 8 designers selecionados até ao dia 17 de Janeiro de 2014.
Os concorrentes selecionados apresentarão como 3ª fase do concurso os 4 coordenados num desfile/concurso integrado no calendário de Março de 2014.

A aposta em jovens criadores é, sem dúvida, um dos pilares da estratégia do Portugal Fashion. O projeto que a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários promove em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal quer ser, cada vez mais, um trampolim para talentos emergentes, de forma a renovar o panorama da moda nacional, a facilitar a integração de novos designers na cadeia de produção e distribuição. A dinamização de concursos dirigidos aos novos talentos teve início em 2004 e já foi responsável pelo lançamento no mercado de nomes como Filipe Trindade, Pedro Pinto, Diogo Miranda, Ivo Calado e, mais recentemente, Carla Pontes, João Melo Costa e Elionai Campos.