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Interfurniture começa 2012 com forte presença em Espanha e França

10.01.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Campanha de promoção internacional da APIMA estará presente com mais de 2.700 m2 de área de exposição em Paris e Saragoça

A campanha de promoção internacional da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), o INTERFURNITURE, começa 2012 com duas participações colectivas na Feira de Mobiliário de Saragoça e na Feira Maison & Objet, em Paris.

Trinta e quatro empresas, entre Paris e Saragoça, compõem a comitiva de expositores portugueses da APIMA.

No total são mais de 2.700 m2 de área de exposição, num investimento directo que supera os 700 mil euros.

Parte integrante do plano estratégico da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), o INTERFURNITURE visa essencialmente dar continuidade ao esforço realizado pela APIMA praticamente desde a sua fundação de, em concertação com a estratégia individual das empresas, possibilitar ao sector penetrar em mercados prioritários, afirmar-se perante a concorrência, desenvolver-se de forma sustentada e, consequentemente, aumentar o seu volume de negócios internacional.

Lançada em finais de 2008 com o apoio do Compete, o Interfurniture é a mais forte campanha de comunicação externa do sector de sempre, com um investimento acumulado de 11 milhões de euros.

Actualmente a indústria europeia de mobiliário é uma indústria de elevada qualidade em termos técnicos, estéticos, design e de moda, gerando um volume de negócios de cerca de 126 milhares de milhões de euros (dados de 2010).

Na realidade portuguesa do sector, os dados revelam um crescimento notável das exportações. O esforço dos vários intervenientes do sector em prol da sua competitividade, respondendo às fragilidades do mesmo (reduzida profissionalização da gestão, marketing e mão de obra pouco qualificada) reflecte-se nos números: um aumento de 34% no valor das exportações no ano de 2010 face a 2009. Sublinha-se que em 2009 o volume de exportações já representava 51% do total de volume de negócios.

Em 2012 o sector continuará a capitalizar a sua vocação exportadora, cabendo um papel crucial à promoção internacional.