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Promoção da Imagem do Calçado Português 2011-2012 | A visibilidade da resposta integrada aos desafios no sector do calçado

26.08.2011

Desde Janeiro de 2009, a APICCAPS tem vindo, com o apoio do Programa Compete, a promover uma campanha de divulgação do calçado português nos mercados externos, para onde se destina, de resto, mais de 95% da produção portuguesa de calçado. 

Enquadrado no âmbito do Plano Estratégico para a Indústria do Calçado 2007/2013, este projecto de promoção da imagem do calçado está articulado com outros projectos promovidos pela APICCAPS, e por outras infra-estruturas de apoio ao sector (designadamente Centro Tecnológico o Calçado de Portugal e Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado) e que incluem as áreas de inovação, numa abordagem sinérgica às ameaças e oportunidades.

Alicerçada no logótipo «Portuguese Shoes: Design by the Future», esta campanha assenta na nova imagem do calçado português, que é inspirada na iconografia típica portuguesa e tem por objectivos:

  • Assegurar um novo reposicionamento estratégico de Portugal;
  • Melhorar a imagem de marca da indústria portuguesa em geral e do calçado em particular;
  • Alavancar o crescimento e desenvolvimento das empresas do sector;
  • Colocar o calçado português na agenda mediática internacional.

Em termos comunicacionais, destacam-se os principais traços caracterizadores da indústria portuguesa do calçado, nomeadamente:

  • É um sector que exporta mais de 90% da produção, tornando-se o mais internacionalizado da economia portuguesa e o que mais positivamente contribui para a balança comercial nacional;
  • Portugal é um dos principais exportadores de calçado a nível mundial;
  • É um sector que possui algumas das empresas tecnologicamente mais avançadas do mundo.

Envolvendo um investimento total de cerca de um milhão de euros com um financiamento de 70% do FEDER (através do COMPETE) esta campanha de comunicação, integra as seguintes acções:

  1. Feiras internacionais – merchandising (produção e a distribuição anual de suportes de comunicação diversos a sensivelmente 12.000 potenciais clientes do sector nos principais fóruns internacionais da especialidade)
  2. Reforço da presença na comunicação social da especialidade (produção, impressão e envio de informação devidamente actualizada (essencialmente estatísticas sobre a actividade do sector a um conjunto de revistas internacionais da especialidade; publireportagens; editoriais de moda)
  3. Marketing directo (Publicação de revista Portuguese Shoes; Produção e publicação de brochura/editorial de moda - Jovens Estilistas)
  4. Relações públicas (Kits de imprensa a líderes de opinião; Produção, publicação e envio de livro prestígio Portuguese shoes);
  5. Reforço da presença no ciberespaço (reformulação integral do site www.portugueseshoes.pt ; produção de filme institucional, para visionamento no website da APICCAPS e no website portugueseshoes, no facebook e no youtube).