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Ciência@Bragança

22.04.2013
  • Ciência e Conhecimento

É este o nome que foi dado a uma iniciativa regional pioneira de divulgação científica. Fruto de uma colaboração do Centro Ciência Viva de Bragança e do Instituto Politécnico de Bragança e de parcerias com vários media regionais, este projeto destina-se a divulgar ciência pela comunidade.

Banner do site Ciência@Bragança
Banner do site Ciência@Bragança

Conheça o projeto que leva o conhecimento científico até si e permite, num certo grau, a interação com os cientistas.

Projeto Ciência@Bragança

Enquadramento no COMPETE

O Ciência@Bragança é financiado pela Associação Centro Ciência Viva de Bragança e cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, com um investimento elegível de 156 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 132 mil euros.

Âmbito

Os objetivos e condições definidos no aviso de abertura do concurso dirigem-se ao desenvolvimento de uma cidadania ativa, contribuindo para uma sociedade mais qualificada e com maior reconhecimento social da Ciência e da Tecnologia como motores de inovação e competitividade.

Para tal, são desenvolvidos e difundidos, através dos media, um conjunto de conteúdos que promovam a cultura científica e tecnológica.

Assim, o projeto, de âmbito regional, contempla a produção de um conjunto integrado de conteúdos de divulgação científica em formatos variados. A conceção e produção é da responsabilidade do Centro Ciência Viva de Bragança e do Instituto Politécnico de Bragança, envolvendo várias dezenas de docentes e investigadores.

Objetivos

O objetivo central do projeto é incrementar o interesse da população pela ciência e demostrar o impacto que a ciência tem na sociedade.

Assim, o “Ciência@Bragança” assume duas vertentes:

1. Divulgar conceitos inovadores da Ciência e da Tecnologia;
2. Esclarecer, de forma simples e intuitiva, a Ciência que todos usamos no quotidiano.

Conteúdos

Os conteúdos têm quatro formatos básicos: artigos de divulgação científica, rubricas áudio para rádio, rubricas e documentários vídeo e, ainda, cartazes do tipo pergunta-resposta. Estes cartazes são disseminados pela cidade de Bragança através do Mobiliário Urbano para Informação (MUPI).
São coproduzidos e/ou difundidos pelos parceiros da comunicação social, através do espaço público (MUPI), imprensa escrita, rádios locais e Locavisão TV. A Locavisão TV era, no início do projeto, uma TV de base exclusivamente web, tendo-se transformado num canal de cabo, presente nos seguintes operadores nacionais de distribuição: Cabovisão, MEO, Zon, Clix, Vodafone.

São abordados vários temas e questões onde a ciência intervém, numa grande variedade de formas. Eis as áreas temáticas que são exploradas nos conteúdos:

  • Fileiras de produção/Ciências Agrárias;
  • Ambiente: Biodiversidade e conservação da natureza, poluição e alergias, reciclagem;
  • Energias renováveis e eficiência energética;
  • Biologia, Química e Bioquímica;
  • Geologia, Solos;
  • Astronomia;
  • Sociedade;
  • Tecnologia;
  • Saúde.

Meios

  • Programas de rádio;
  • Imprensa escrita;
  • Televisão;
  • Sítio web.

Difusão

No que respeita à difusão através da imprensa escrita são produzidos, para divulgação, com periodicidade semanal, artigos de divulgação científica de uma página.

No que respeita à difusão radiofónica, são difundidos pequenos apontamentos de curta duração (cerca de 2 a 3 minutos) com curiosidades científicas, com periodicidade semanal. Estão previstos alguns programas temáticos de debate com investigadores e personalidades do meio empresarial.

Relativamente à difusão televisiva, são produzidos programas com três formatos diferentes:

  1. Rubricas de TV curtas, com duração média de 3 a 5 minutos, abordando pequenas experiências científicas,
  2. Programas de média duração, do tipo minidocumentário, com 8 a 12 minutos de duração
  3. Documentários que exploram em profundidade temas ligados a produtos ou recursos regionais em que a região é particularmente forte.
    A difusão é feita através da internet e através do canal de cabo da TV.

Parceiros na comunicação social

São parceiros do Ciência@Bragança, o Município de Bragança e os principais órgãos de comunicação social regional (semanários regionais, rádios regionais e um canal TV de âmbito nacional, designadamente:

  • Localvisão TV – era inicialmente um projeto de televisão local baseado na web, com uma dimensão nacional, apostando numa programação que chega a todos os concelhos do país. Transformou-se num canal de cabo, com presença nos principais operadores nacionais de distribuição de TV por cabo.
  • RBA - o grupo RBA é constituído por duas rádios regionais com três frequências estrategicamente posicionadas no interior norte de Portugal, abrangendo, com especial incidência, os Distritos de Bragança e Vila Real ainda parte dos Distritos da Guarda, Viseu e Braga. A cobertura estende-se também a algumas regiões fronteiriças nas províncias de Castela e León e da Galiza.
  • Radio Brigantia - radio regional abrangendo o distrito de Bragança.
  • Jornal Nordeste - semanário regional de informação generalista com mais vendas no distrito de Bragança; com uma tiragem de 5.000 exemplares.
  • Jornal Mensageiro de Bragança - semanário mais antigo de Trás-os-Montes e Alto Douro, de cariz cristão; com uma tiragem de cerca de 5.000 exemplares.

No site estão arquivados, em permanente atualização, todos os conteúdos produzidos no âmbito deste projeto. São estes, artigos para a imprensa regional, programas de rádio, programas de televisão de diversos graus de profundidade. Nas ruas da cidade de Bragança, os mobiliários urbanos para informação (MUPI) divulgarão cartazes com perguntas e curiosidades científicas.

Ponto de situação

A data de finalização prevista do projeto é 30 de Setembro de 2013.
Está prevista a publicação e/ou difusão de:

  • 144 artigos de imprensa
  • 144 rubricas de radio
  • 48 rubricas curtas de TV(3 a 5 minutos)
  • 24 minidocumentários  (8 a 12 minutos)
  • 4 documentários (30 a 40 minutos)
  • 288 cartazes para MUPI

Estão à data difundidos mais de 60% dos produtos previstos para a imprensa e para a radio, embora a quase totalidade destes produtos já esteja concluída, aguardando apenas o momento da difusão.

Os produtos televisivos, em particular os de formato documentário ou minidocumentário, requerendo recolha de imagens em locais diversificados e disponibilidade de várias equipas, têm uma produção mais complexa.

No caso dos produtos de curta duração, mais de 50% já foram difundidos, enquanto a maioria existe já em forma de guião, aguardando recolha de imagens e edição. Os restantes formatos estão a entrar na fase final de produção.


Site

Todos os conteúdos publicados nos meios de comunicação social são arquivados num sítio da internet, com domínio próprio, concebido e desenhado de raiz para a organização de toda a informação concebida. Este repositório integra também um espaço participativo que consiste num consultório científico onde os cibernautas podem colocar questões, em diferido, a professores e investigadores que trabalham em ciência, diariamente, na sua atividade profissional. Em alguns casos, a informação do sítio contém extensões do que é difundido nos media.

Semanalmente, os conteúdos da homepage são integralmente renovados, pretendendo-se, desta forma, promover o dinamismo do espaço e convidar à visita assídua dos cibernautas. Foi também criada uma newsletter, enviada semanalmente por correio eletrónico aos subscritores.

Finalmente, porque há muito mais para conhecer e entender, neste espaço é possível visitar um consultório científico. Nele o visitante pode obter resposta às suas perguntas, em diferido, junto de profissionais e especialistas da ciência.

Aqui fica o convite de explorar demoradamente o site, pesquisar conteúdos e entrar no mundo fascinante da ciência.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação