Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

2ndDermis | A tecnologia têxtil ao serviço da saúde

05.12.2011
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Têxteis funcionais como forma de prevenção e controlo de doenças do foro imunológico.

O 2ndDermis é um têxtil técnico com funcionalidades médicas para a profilaxia e tratamento da dermatite atópica desenvolvido pela Crispim Abreu em parceria com o Centi, Citeve, Escola de Biotecnologia da Universidade Católica, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no âmbito de um projecto ao Sistema de Incentivos ao I&DT apoiado pelo COMPETE em 571.468,80.

O desenvolvimento de estruturas têxteis funcionais que permitem a prevenção e o controlo da Dermatite Atópica leva a cabo a incorporação de diferentes agentes antimicrobianos bem como a adaptação e/ou desenvolvimento de metodologias de incorporação destes agentes nos substratos têxteis. Em simultaneo, foi efectuada a aferição dos níveis de segurança e qualidade biológica bem como ensaios de avaliação clínica das estruturas desenvolvidas em populações alvos.

O projecto 2nd-DERMIS é ambicioso nos resultados esperados e na inovação,  quer ao nível dos produtos quer ao nível das actividades de validação e verificação do desempenho desses mesmos produtos.

O estudo farmacológico de produtos no sentido de os tornar comercializáveis em cumprimento com as exigências e os requisitos do INFARMED bem como a avaliação e monitorização do impacte clínico das estruturas desenvolvidas em grupos de doentes com Dermatite Atópica tornam este projecto único.

O têxtil funcional será testado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em doentes, utilizados como cobaias, e o seu impacto na pele foi analisado pela Faculdade de Farmácia. Inicialmente pensado para a confecção de roupa interior e pijamas, a utilização deste têxtil funcional foi alargada a roupa desportiva, vestuário hospitalar e têxteis-lar.

Os têxteis biofuncionais (materiais que funcionam biologicamente sobre a pele humana) são uma área inovadora e promissora da Medicina. Se for comprovado o efeito benéfico dos têxteis impregnados em quitosano, os doentes com dermatite atópica beneficiarão de uma forma simples de tratamento complementar.

Espera-se com este projecto:

- Desenvolver o conhecimento e propriedade intelectual e industrial necessários à exploração da tecnologia desenvolvida no contexto de outros produtos têxteis e permitir a entrada da empresa em novos nicho de mercado e a diversificação da sua presença no sector têxtil e vestuário;

- Promover e estimular a inovação e o desenvolvimento de metodologias de concepção e investigação de novos produtos, que permitam à empresa manter-se na linha de frente no seu sector de mercado.

As peças de vestuário são suaves e confortáveis, mantendo as suas características mesmo após 30 lavagens.