Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Derovo aposta na Inovação

09.12.2011
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

A Derovo foi distinguida com o Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2011 e é uma empresa que tem vindo ao longo dos últimos anos a considerar a área de I&D como uma área fundamental para a sua fortificação no mercado.

Derovo
Derovo

Em 1994, reunidos setenta e um avicultores de todo o País, representando mais de 70% da produção nacional de ovos de consumo, constitui-se em Escritura Pública a DEROVO - DERIVADOS DE OVOS, S.A.

Um grupo de avicultores que perspectivou uma indústria competente e inovadora na produção de ovoprodutos. Pouco mais de 2 anos depois, em 1996, a fábrica de Pombal iniciava a sua produção de ovo líquido, ovo inteiro, gema e clara, passando desde cedo a contar com a confiança da indústria alimentar.

A colocação dos produtos DEROVO no mercado foi efectuada através de embalagens assépticas de grande dimensão, apostando na grande indústria. Em 1997, foram abertas oportunidades de expansão para o mercado externo, tendo concretizado a sua primeira venda de ovo inteiro pasteurizado para Espanha.

A par deste crescimento, e tendo sido estabelecida a Inovação & Desenvolvimento como um dos principais eixos estratégicos, o Grupo Derovo rapidamente fez evoluir a sua oferta de produtos para novas formas de comercialização do ovo, como foi o caso do ovo em spray, o ovo cozido e o Fullprotein.

Em 2002, o Grupo Derovo conquistou um significativo reconhecimento, ao receber o prémio de Melhor Empresa de Ovoprodutos do Mundo, galardão este que alavancou as expectativas da empresa e do mercado, e a impulsionou para investimentos determinantes. Em 2008 viu novamente a sua prestação industrial e empresarial ser reconhecida, ao receber das mãos do Presidente da República o prémio PME Inovação Cotec BPI.

Hoje em dia o Grupo Derovo factura 60 milhões de euros, detém várias fábricas em Portugal: Pombal, Felgueiras, Proença-a-Nova; e em Espanha: Mieres e Madrid; empregando directamente 160 pessoas.

A Derovo tem vindo ao longo dos últimos anos a considerar a área de I+D como uma área fundamental para a sua fortificação no mercado, no âmbito COMPETE, através do Sistema de Incentivos em I&DT é Promotora  de  3 Projectos,  todos eles  em co-promoção com diversas entidades do SCT e não só.


Projecto OVOFUNCIONAL

Valorização de produtos excedentes e sub-produtos resultantes do processamento do ovo no desenvolvimento de ingredientes e bebidas funcionais

Projecto em co-promoção com a  Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa apoado pelo COMPETE em 639.148,20 cujo o objectivo principal é desenvolver e caracterizar alternativas inovadoras de valorizar os excedentes de clara e sub-produtos liquidos em ingredientes de elevado valor com aplicação alimentar e cosmética, e paralelamente valorizar a bebida actual full protein através da hidrólise e reformulação da bebida, validando eficácia em termos de propriedades principais antihipertensiva e antioxidante, bem como avaliar a sua eficácia em diferentes tipologias de desporto.

O excedente de clara é actualmente uma preocupação para a Derovo uma vez que o consumo de gema pelos seus clientes cresce fortemente, isto porque a pastelaria portuguesa é maioritáriamente à base de gemas. Para produzir 1 kg de gema a Derovo produz 4 kg de clara. As vendas de clara são significativamente inferiores à venda de gemas.

A clara, apesar do seu elevado valor nutricional, constitui um excedente da indústria de ovo e derivados, ao qual se adicionam sub-produtos liquidos com composição semelhante mas sem valorização actual. A DEROVO, em resposta à necessidade de valorização e a uma procura de mercado, colocou já no mercado, uma bebida com base de clara de elevado valor proteico, com aplicação limitada pela sua estabilidade microbiológica, mas sobretudo pela ausência de validação de propriedades biológicas e definição de segmentos de aplicação.

 Assim, os objectivos específicos deste projecto  são:

  • Desenvolver e caracterizar novos produtos com melhorias ao nível da estabilidade e da capacidade espumante obtidos a partir de produtos excedentes e sub-produtos líquidos do ovo;
  • Integrar fracções proteicas derivados de clara (obtidos na forma de concentrados proteicos) no desenvolvimento de novas formulações de revestimentos alimentares;
  • Estudar a aplicação de fracções proteicas de clara na formulação de produtos cosméticos e de higiene pessoal;
  • Melhoramento e valorização da bebida full protein através da aplicação de enzimas proteolíticas diferenciadas e obtenção de novas bebidas hidrolisadas funcionais;
  • Avaliar as propriedades biológicas das bebidas funcionais hidrolisadas através de estudos in vitro e in vivo de actividades biológicas
  • Melhoramento e validação de eficácia da formulação (normal e hidrolisada) com adaptação a diferentes perfis de actividade desportiva.
  • Disseminação e promoção concertada de resultados através de comunicações em conferências internacionais, publicações de artigos científicos, apresentações em feira da área e criação de um web-site do projecto.


Projecto EGGREADY

Protótipo para Produção industrial, em contínuo, de ovos estrelados para consumo no canal HORECA

Projecto em consórcio com um co-promotor PME, a Valinox, e  uma instituição de SCT -Universidade de Minho sendo apoiado pelo COMPETE em 416.903,80€ com principal objectivo de criar um protótipo de produção, em contínuo, de ovos estrelados, inexistente na Europa.

A industria de ovoprodutos, em termos europeus, assenta a sua produção nas necessidades das industrias de transformação alimentar, focando a sua tecnologia para ovoprodutos líquidos pasteurizados ou ovoprodutos em pó.

O projecto EGGREADY tem por objectivo a construção de um protótipo para a produção em contínuo de ovos estrelados com vista a produzir inovação na área da tecnologia europeia de produção de derivados de ovos, que possa responder às necessidades do canal Horeca, às exigências de segurança alimentar e às exigências do consumidor em geral, tendo em consideração uma redução substancial da quantidade de gordura utilizada, o uso de matéria-prima (ovo) controlada (isenta de salmonela) e as características organolépticas associadas ao ovo estrelado tradicional.

Este projecto assenta assim nos seguintes objectivos:

  • Um processo inovador para produção industrial de ovo estrelado (patenteável);
  • O protótipo de uma máquina para produção em contínuo de ovo estrelado;
  • Um produto (ovo estrelado, embalado individualmente), pronto a ser consumido após um aquecimento em micro-ondas.

Este projecto intervém na área alimentar sendo potencialmente gerador de significativas mais-valias económico-financeiras visto tratar-se de uma oportunidade real de desenvolvimento tecnológico, técnico-científico e de vendas para consumo.


Projecto EGGSMART

Desenvolvimento de uma linha de produção de Omeletas, Ovos Estrelados e Fios de Ovos.
Desenvolvimento de Omeletas com baixo teor de Colesterol e/ou enriquecidas em Omega 3.

Projecto em co-promoção com uma entidade do SCT, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e apoiado pelo COMPETE em 572.017,18€ com principal objectivo de criar e desenvolver uma linha de produção de Omletas e Fios de Ovo em série.

O projecto EggSmart visa aumentar a sua gama de produtos, corresponder às necessidades dos seus Clientes, e criar produtos de elevado valor acrescentado a partir da matéria-prima de base (ovo).

O resultado é obter, através da criação de protótipos, tecnologia industrial capaz de fabricar produtos acabados (omeletes, ovos estrelados e fios de ovos) que vão de encontro às expectativas do Mercado.

Paralelamente pretende-se desenvolver uma gama de omeletes com propriedades funcionais, nomeadamente:

  • baixo teor em Colesterol, ou cujo consumo contribua para a sua redução;
  • omelete enriquecida em Ómega 3.

Este projecto intervém na área da indústria alimentar sendo potencialmente gerador de significativas mais valias económico-financeiras, tecnológicas e técnico-científicas.