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Projeto inTRAIN em fase de conclusão

09.12.2014
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apoiado pelo COMPETE, o projeto inTRAIN visa desenvolver e integrar materiais e tecnologias eco-eficientes, user-friendly e de design inovador, tendo como resultado a construção de um protótipo à escala real do interior de uma carruagem ferroviária de comboio suburbano.

projeto inTRAIN
projeto inTRAIN
1. Síntese

O projeto inTRAIN - Investigação e Desenvolvimento de Componentes para Interiores Ferroviários, que se encontra em fase de conclusão, desenvolveu e integrou todo o interior de um comboio suburbano numa mockup à escala real, para validação das soluções desenvolvidas, demonstrador do know-how e das capacidades tecnológicas dos consorciados, no sector ferroviário. A criação de sinergias de trabalho entre as empresas participantes – collaborative work – permite um enorme potencial de spin-offs para projectos decorrentes do conceito desenvolvido.

O principal objetivo do inTRAIN é a concepção de um interior ferroviário para um comboio suburbano, focada na integração de materiais e tecnologias eco eficientes, user-friendly e com Design inovador.

Formalmente o interior da carruagem caracteriza-se por uma linguagem emotiva e fluida, inspirada nas formas orgânicas da natureza. O tecto apresenta uma artéria central integradora dos sistemas de iluminação baseado num conceito LED RGB que permite alterar a intensidade e cor da luz proporcionando diversos ambientes em função de variáveis como a luz natural, as condições climatéricas e a estação do ano, integra também o sistema de som e de distribuição de ar que se ramifica para os pilares das portas constituindo assim um pórtico de entrada.

O projeto aposta na utilização de materiais compósitos certificados para o fogo M2/F2 e em estruturas modulares com vista à fácil acessibilidade à estrutura primária da carruagem e consequentemente à sua fácil manutenção e substituição, tendo também como objectivo a leveza da solução final.

A principal inovação respeitante ao desenvolvimento dos bancos refere-se ao projeto/implementação de uma estrutura cantilever em compósito. No âmbito de sistemas de infotainment e som, foi desenvolvido um esboço inicial da interface visual, que transmite informações com várias características. Esta inferface será feita por painéis com ecrãs TFT e irá integrar o sistema de som, de forma a permitir transmitir diversos conteúdos audiovisuais.

O inTRAIN é um projeto integrador de custo e risco controlados com a possibilidade de retorno para alavancar outros projectos e investimentos. O projecto tem também como objectivo introduzir melhorias ao nível do I&D, organização, cooperação e gestão das empresas bem como estimular a sua presença no mercado internacional.

De referir que o projeto inTRAIN esteve presente na InnoTrans, em Berlim de 23 a 26 de Setembro de 2014, no stand ‘Portugal Railways’ que reuniu 16 empresas nacionais e duas internacionais do sector, representado com imagens do projeto e uma maquete à escala 1/10. O stand contou com a visita do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade e do Embaixador de Portugal em Berlim, Luís Almeida Sampaio.

 

2. Enquadramento no COMPETE

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “inTRAIN – Investigação e Desenvolvimento de Componentes para Interiores Ferroviários” envolveu um investimento elegível de 1.509 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 978 mil euros.

> Testemunho | Consórcio INTRAIN  

O consórcio INTRAIN destaca a importância do apoio do COMPETE para financiar a montante projetos inovadores que antecipem as respostas da engenharia, do design e da indústria às necessidades reais da sociedade através da criação de demostradores que agreguem as capacidades nacionais, que preparem a cadeia de fornecimento nacional para ser mais competitiva agora e no futuro e que permitam mostrar – para além das nossas fronteiras e com resultados tangíveis – aquilo que de melhor é possível fazer em Portugal. A sucessiva implementação desta estratégia, com o apoio do COMPETE, em projetos semelhantes tem resultado num significativo sucesso para o aumento da visibilidade das empresas nacionais no mercado global, permitindo-lhes aceder a cadeias de fornecimento complexas – como é a do sector ferroviário - e aumentar as exportações nacionais”.

> Consórcio

 O projeto junta as competências em diferentes áreas num consórcio de empresas constituído pela SETSA - Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A; Active Space Technologies, S.A; Almadesign, Conceito e Desenvolvimento de Design LDA; INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial; ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade; Optimal Structural Solutions Lda; e Spin.Works, Lda, em estreita colaboração com a EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário. O projeto conta com o apoio da ERT – empresa de têxteis técnicos, da FORBO- fabricante líder em revestimentos de pavimentos e da CLIMAR – indústria de iluminação.

 

3. Links
> Site: http://www.intrain.pt/index.html

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.