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QI2LEARN | Nautilus em parceria com a Universidade Católica aposta em tecnologia para a educação na Universidade

09.09.2014
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apoiado pelo COMPETE, o projeto teve como objetivo central produzir conteúdos digitais interativos para exploração em quadros interativos e em meios complementares de ensino e aprendizagem, nomeadamente no Ensino Superior.

Projeto QI2Learn
Projeto QI2Learn

1. Síntese


O Projeto QI2Learn teve como objetivo central produzir conteúdos digitais interativos para exploração em quadros interativos e em meios complementares de ensino e aprendizagem, nomeadamente no Ensino Superior.


As superfícies táteis disponíveis nos quadros interativos, smartphones, tablets, nos multi-touch all-in-one PC, estão cada vez mais difundidas e permitem a manipulação de objetos digitais, nomeadamente numa óptica de aprendizagem.


Em contexto académico, os conteúdos e a comunicação são cada vez mais suportados pelo multimédia que estimula a motivação e o envolvimento de uma geração “educada” pela imagem desde a mais tenra idade. Desta forma, torna-se pertinente o desenvolvimento de conteúdos educativos, para utilização em quadros interativos. A utilização de quadros interativos em contexto de aula permite o uso de ferramentas do próprio sistema para a construção de conteúdos durante a aula e a  exploração de conteúdos interativos preparados externamente para a aula.


Os conteúdos produzidos no projeto QI2Learn foram desenvolvidos pelo consórcio constituído entre a Nautilus, líder do consórcio, e a Universidade Católica.


2. Enquadramento no COMPETE


2.1 Financiamento


Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “QI2LEARN - Quados Interactivos na Aprendizagem” envolveu um investimento elegível de 281.453,26 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 183.820,26 euros.


2.2 Testemunhos do promotor


> Nautilus

O apoio do COMPETE foi um fator essencial para a constituição de uma equipa multidisciplinar que teve como propósito o desenvolvimento do projeto. Este projeto teve como premissa a produção de conteúdos educativos, para utilização em quadros interativos, dirigidos a uma multiplicidade áreas científicas, pelo que foi necessário um investimento significativo em recursos humanos.

Adicionalmente, o desenvolvimento do projeto implicou a realização de pesquisa e de prospeção de mercado, cujo financiamento do COMPETE permitiu que fosse levada a cabo com rigor superior e de forma mais abrangente.


> Universidade Católica

O apoio Compete e da Nautilus foi uma oportunidade para antecipar o ambiente de sala de aula a médio prazo. As superfícies táteis, o multimédia, os simuladores, a interação entre estudantes e destes com os objetos de aprendizagem e o feedback imediato são uma realidade emergente.


Uma realidade que se propaga para fora da sala de aula e que não se materializa apenas em casa, mas em plena mobilidade e em múltiplos dispositivos. Estas mudanças fazem evoluir o papel do docente para um verdadeiro “terapeuta da aprendizagem”!.


O Professor tem agora novos meios para motivar os estudantes, para explicitar conhecimento, para os envolver em atividades e para avaliar desempenhos, adequando estratégias, em função do estilo de aprendizagem de cada um.

3. Objetivos


O projeto “QI2LEARN – Quados Interactivos na Aprendizagem” teve como objetivos:

1.    Conhecer o estado da arte relativo aos quadros interativos

2.    Produção de conteúdos académicos

3.    Desenvolvimento de uma lição interativa por área científica (ex: Gestão e Economia, Informática, Biologia, etc)

4.    Adequar modelos de avaliação da satisfação dos estudantes

5.    Integrar meios de feedback em sala de aula mediados por tecnologia

6.    Disseminação e promoção do projeto


4. Resultados Alcançados

Fruto do projeto “QI2LEARN - Quados Interactivos na Aprendizagem” foram desenvolvidos learning objects e adaptados modelos clássicos sobre temas específicos e facilitadores da demonstração da interatividade dos quadros. Adicionalmente foram criados jogos simples de autoavaliação que demonstram uma outra vertente da comunicação interativa em sala de aula. Como resultado do trabalho foram publicados dois papers, aceites em conferências internacionais, e outros três em conferências internacionais, adjacentes ao tema, e em resultado da motivação deste projeto, assim como foi produzido, um capítulo, num livro internacional.


Neste momento estão já disponíveis conteúdos de diversas áreas científicas para demonstrar o interesse pedagógico, destes ambientes e recursos, em sala de aula do ensino superior e a Universidade católica tem mais conhecimento, mais experiência, meios para motivar e promover inovação educativa.

5.Links

- Site

- Youtube

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT , consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem