Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Veeco | Veículo Electríco de Elevada Eficiência

20.04.2012
  • Incentivos às Empresas

Foi apresentado publicamente o Veeco RT Serie 1, o primeiro desportivo elétrico made in Portugal.

 

O passado dia 03 de Fevereiro ficou marcado pela estreia mundial do primeiro desportivo elétrico made in Portugal. O Casino Lisboa foi o palco escolhido pela VE para apresentar o primeiro de dois protótipos a desenvolver no âmbito do Projeto Veeco.

 

É o primeiro carro eléctrico desportivo português. Tem apenas três rodas, mas acelera até aos 160 km/h e pode ter uma autonomia de 400 km. O Veeco RT é um reverse trike, ou seja, um triciclo invertido, com duas rodas à frente e uma roda motriz na traseira e um desenho em forma de gota, para melhorar a eficiência aerodinâmica. A designação resulta da junção de VE e ECO, a empresa responsável pela sua construção e a designação ecológica.

O primeiro desportivo eléctrico português nasceu de um projecto de investigação da responsabilidade da VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, em parceria com o ISEL e financiado pelo Compete no âmbito de Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento.

Envolvendo um investimento total de 1,7 milhões de euros, correspondendo a 1,2 milhões de euros de incentivo FEDER, o Veeco é um projecto de  investigação e desenvolvimento tecnológico (concepção, desenvolvimento, construção de protótipos, testes e melhoramentos necessários) de um veículo de tracção eléctrica de alta eficiência, numa tipologia de 2 lugares (roadster/coupé) de linhas desportivas, que recorre à optimização da eficiência global como meio para  reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia.
Apresentado publicamente o primeiro protótipo, a empresa considera estar em condições disponibilizar as primeiras unidades de venda ao público a partir de meados de 2013.

Vai ser vendido directamente pela empresa ( VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica), com um volume de unidades reduzido. A empresa aposta nas possibilidades de personalização de interiores e equipamentos e os clientes vão poder seguir o processo de produção do seu carro.


Apesar de ter três rodas, o Veeco RT pode circular em todas as estradas. As prestações são suficientes para o equiparar com muitos dos modelos eléctricos do mercado. O carro português pode chegar aos 160 km/h e acelerar aos 100 km/h em apenas oito segundos. Além disso tem uma autonomia base de 200 km (150/160 na maioria dos carros eléctricos), que pode ser alargada para 400 km caso se opte por um pack de baterias maior. O peso é de apenas 800 kg.

No interior, o Veeco tem os mostradores centrados num ecrã, como o de um computador, que agrega ainda rádio e leitor de música e vídeo, bem como navegação na internet e um sistema de navegação por GPS, que permite calcular rotas em função de postos de carregamento disponíveis. Os responsáveis pelo carro estão ainda a desenvolver um sistema de assistência remota para resolver problemas relacionados com o software.

As baterias do Veeco RT são de iões de lítio, de última geração, sendo geridas através de um sistema que controla o funcionamento ao mesmo tempo que informa o condutor sobre o estado de carga. Tal como os restantes modelos eléctricos do mercado, o Veeco pode ser carregado numa tomada domestica ou num dos postos de carregamento que já existem em Portugal, nomeadamente da rede Mobi-e.