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Helsar | Cresce o número de PME que apostam na internacionalização para crescer

13.02.2012
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • Qualificação|Internacionalização PME

Por todo o país há empresas que fazem coisas boas. São inovadoras, criativas, ousadas. Algumas brilham cá dentro e lá fora. Conheça a marca de sapatos que calça figuras públicas internacionais como a esposa de Tony Blair, Anastacia, Shakira ou Jennifer Lopez.

O projeto

- Enquadramento no COMPETE e no Pólo de Competitividade

A Helsar - Indústria de Calçado, S.A. é uma empresa industrial, de fabricação de calçado que conta com o apoio do QREN, no âmbito do Programa COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade. Enquadrado no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e no Polo de Competividade da Moda, este projeto envolve um total de investimento elegível de 149 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 75 mil euros.

Um dos principais objetivos do Pólo de Competitividade da Moda é a afirmação internacional de Portugal como criador e produtor de excelência na Moda. Só assim é que as indústrias relacionadas com a Moda poderão enfrentar a concorrência cada vez mais agressiva com que estão confrontadas e cujas consequências a atual crise económica veio acentuar.

Para atingir este objetivo, a estratégia consubstanciada no Pólo de Competitividade da Moda visa sobretudo o aumento do valor acrescentado dos produtos, atuando a montante do processo produtivo na conceção e desenvolvimento do produto e a jusante no marketing e comercialização.

- Missão

Satisfazer e surpreender os seus clientes finais, calçando-os com qualidade, design e sofisticação. É esta a missão da HELSAR. Garantir que os melhores sapatos cheguem aos consumidores finais, em espaços atrativos é algo que move a empresa no sentido de se expandir na cadeia de distribuição.

O projeto visa o reforço do posicionamento da marca Helsar nos mercados externos onde já atua e penetração em novos mercados, baseado na inovação e diferenciação dos produtos. O investimento conduzirá a um crescimento das exportações.

Desta forma, as ações de prospeção e promoção nos mercados externos assumem uma importância determinante no processo de evolução da empresa.

Prospeção e promoção nos mercados externos

- Historial da empresa

Constituída há 29 anos, a HELSAR dedica-se desde o início da sua atividade ao fabrico de calçado feminino de alta qualidade, durante largos anos apenas para o mercado nacional. Com tantos anos de experiência tornou-se atualmente num dos líderes nacionais no fabrico de sapatos de senhora de gama alta com notoriedade sobretudo na qualidade, conforto e design, tendo já recebido vários prémios internacionais.

Em constante busca pela inovação, a aposta em materiais diferenciadores e de elevada qualidade, e o investimento na tecnologia avançada, têm vindo a potenciar o sucesso da HELSAR ao longo dos anos. Neste domínio tem recebido algumas distinções, como é o caso do Prémio GAPI, na categoria de Design, atribuído pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

A evolução do mercado, e o crescimento da HELSAR ao longo dos tempos, tem vindo a exigir uma dinâmica cada vez mais forte.

- Estratégia de Internacionalização

Na década de 90 a Helsar iniciou o seu processo de internacionalização, no âmbito de uma estratégia de crescimento sustentado. O mercado nacional até então único destino dos seus produtos, não apresentava margem de progressão para suportar este crescimento, pelo que foi necessário orientar a estratégia da empresa para os mercados externos.

O processo de internacionalização, em particular das PME não é fácil pelo que tem sido efetuado um grande esforço de investimento nos últimos anos para progredir cada vez mais nos mercados internacionais, onde a concorrência é feroz, em particular no segmento de moda em que os produtos da Helsar se situam. Neste aspeto tem sido determinante a elevada capacidade de criação de coleções muito inovadoras e diferenciadas que tem constituído uma das principais mais-valias da Helsar e um dos seus principais fatores de competitividades nos mercados externos, à semelhança do que já acontecia no mercado nacional.

O reconhecimento da marca tem vindo a crescer de forma sustentada e pode-se afirmar que a Helsar tem hoje uma posição consolidada no mercado externo, que representou em 2009 perto de 40% do seu volume de negócios total.

Neste momento, por força de uma concorrência cada vez mais acentuada numa conjuntura económica e financeira desfavorável, que tem levado à retração dos mercados, torna-se indispensável um reforço das ações de prospeção e promoção nos mercados internacionais, para garantir a consolidação e crescimento nos mercados externos.

Aliás, a sua aposta nas pequenas séries permitiu-lhe ter a flexibilidade necessária para entrar em determinados nichos de mercado a nível internacional e alcançar a notoriedade que lhe permite calçar figuras públicas internacionais como por exemplo a esposa de Tony Blair, Anastacia, Shakira, Jennifer Lopez entre outras.

- Produtos e serviços

A venda de produtos representa 100% do volume de vendas. Os seus produtos, calçado de senhora, caracterizam-se pelo seu elevado grau de inovação, quer em termos de design quer de materiais utilizados.

A forte componente de design e criatividade e o cuidado com todos os pequenos detalhes, têm sido a grande plataforma para a diferenciação dos produtos da Helsar no mercado. Esta criatividade prima pelo design e pela larga oferta de materiais e cores, que é possível combinar em sapatos verdadeiramente originais. Os sapatos caracterizam-se ainda pelo seu conforto, fator que constitui uma forte vantagem competitiva da marca.

As coleções HELSAR oferecem uma gama variada de produtos constituída por sapatos, sandálias, botas, botins, entrançados, desportivos, sapatos para dança, e acessórios de moda como as carteiras e os cintos, e ainda sapatos de noiva que podem ser personalizados.

O sapato entrançado é fabricado segundo métodos artesanais. O entrançado é totalmente executado à mão, o que lhe confere um elevado grau de originalidade e design exclusivo. A experiência da HELSAR - pioneira deste tipo de fabrico em Portugal - é a garantia de excelência da sua qualidade.

No entanto, a Helsar para além deste produto que de alguma forma a caracteriza, tem na sua coleção várias linhas de produtos distintas, orientada para faixas etárias e segmentos distintos, embora tenham todas o mesmo denominador comum, o design inovador, a diferenciação e a qualidade.

Todos os produtos são comercializados com a sua marca própria HELSAR, constituindo um caso de sucesso no contexto sectorial português.

Principais mercados

Atualmente o mercado nacional, embora tenha vindo a diminuir a sua representatividade no volume de negócios da empresa, corresponde ainda a cerca de 60,2% das vendas.

Os mercados externos mais representativos são:

  • Alemanha com 15%,
  • Republica Checa, com 12%,
  • França com 4%,
  • Holanda com 3%,
  • entre outros de menor dimensão como o Reino Unido e Espanha.

O mercado do Reino Unido é apesar de tudo interessante pois apesar de o volume de vendas ser relativamente reduzido, são produtos muito elaborados de elevado valor acrescentado com um preço médio de venda muito elevado.

Nestes mercados já existe um conhecimento do mesmo, contactos consolidados mas é necessário apostar mais em termos de promoção para conseguir impor a marca de forma mais consolidada.

Pretende-se ainda aceder a novos mercados, onde os contactos efetuados levam a considerar boas as potencialidades de penetração, como é o caso de Itália.

Ações a implementar

As principais linhas estratégicas de evolução da empresa deverão passar por:

  • Intensificar a Internacionalização com presença mais proactiva nos mercados atuais e penetração em novos mercados, nomeadamente através de propostas diferenciadoras de marcas próprias;
  • Identificar de forma clara os mercados alvo com maiores potencialidades de crescimento/penetração, onde será concentrado o esforço de internacionalização;
  • Criar notoriedade e fidelização às marcas;
  • Conhecer melhor o mercado e Inovar de forma sistemática via design atrativo e novos materiais para corresponder às expectativas do mercado e ao posicionamento dos produtos;
  • Dinamizar e modernizar as políticas de Marketing e respetivas ferramentas de comunicação, nomeadamente junto dos potenciais clientes.

Na sequência desta estratégia de desenvolvimento, foram definidos os seguintes objetivos qualitativos:

  • Melhorar a imagem da marca HELSAR no mercado, nomeadamente junto de consumidores e clientes.
  • Diversificar clientes e mercados geográficos.

A forma privilegiada de prospeção e promoção nestes mercados será através da realização de viagens de prospeção para contacto com potenciais clientes e a presença nos principais certames internacionais da especialidade. Estas ações serão devidamente acompanhadas da elaboração e distribuição de material promocional. Com o objetivo de potenciar o impacto das ações de promoção a realizar nos mercados alvo, todas as ações terão o acompanhamento especializado nos mercados considerados estratégicos, de uma entidade responsável por programar, coordenar e monitorizar as várias ações de promoção.

Apresenta-se, de seguida, as ações de promoção nos mercados identificados como estratégicos:

1. Viagens de prospeção

A todos os mercados alvo, tendo em vista por um lado o aprofundar do conhecimento do mercado e em função disso tomar as melhores decisões, e por outro lado para estabelecimento de contacto com potenciais clientes.
Foram agendadas, para os próximos dois anos, viagens de prospeção a Itália, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Angola.

2. Participação em feiras internacionais

A Helsar estará presente em todas as edições das principais feiras internacionais do sector, destacando-se as mais importantes:

- GDS - realizada em Dusselfdorf na Alemanha

- MICAM - realizada em Milão na Itália;

- MODACALZADO - realizada em Madrid

3. Conceção, elaboração e distribuição de material promocional

Serão elaborados e distribuídos catálogos HELSAR referentes às coleções de Outono/Inverno 2011/2012, Primavera/Verão 2012, Outono/Inverno 2012/2013, Primavera/Verão 2013.

4. Website

Atualização do website HELSAR em consonância com a apresentação das novas coleções. A nível internacional o website da marca começa a conquistar cada vez mais notoriedade. A empresa tem recebido regularmente opiniões e sugestões sobre os seus produtos provenientes dos mais variados mercados. O papel do website na promoção e notoriedade da marca é cada vez mais relevante, daí a importância de desenvolver um site em consonância com a imagem e posicionamento da marca no mercado.

5. Programa de promoção internacional

A Helsar acompanhará a promoção da marca em alguns mercados estratégicos para o seu desenvolvimento, designadamente a Alemanha e a Dinamarca.

Serão programadas, coordenadas e monitorizadas as várias ações de promoção, com o objetivo de potenciar o impacto das ações de promoção a realizar, desde a definição dos clientes e potenciais clientes a visitar, definição do tipo de publicidade a efetuar, contacto com revistas de moda para inserção e referência aos produtos Helsar, entre outras. Será ainda efetuado um acompanhamento local dos clientes e potenciais novos clientes, de forma mais personalizada e sistemática.

Resumo

Satisfazer e surpreender os seus clientes finais, calçando-os com qualidade, design e sofisticação. É esta a missão da HELSAR. Garantir que os melhores sapatos cheguem aos consumidores finais, em espaços atrativos é algo que move a empresa no sentido de se expandir na cadeia de distribuição.

O projeto está assim em perfeita coerência com a estratégia de desenvolvimento da empresa, ou seja o crescimento sustentado nos mercados internacionais. Assegurado que se encontra o funcionamento da empresa nas suas diversas áreas funcionais, e tendo em consideração os fatores críticos de sucesso, a pertinência das ações verifica-se precisamente no domínio da internacionalização.

Nesse sentido existe uma boa integração dos investimentos, pois abarca um leque de ações muito diversificado e complementar, que vão desde as deslocações ao mercados alvo para prospeção de clientes e participações nas principais feiras internacionais da especialidade, até à elaboração de material promocional apelativo em língua estrangeira e programas de definição e monitorização das ações de promoção.

 

Curiosidade | Sabia que a Helsar criou um Museu do Sapato?

Desde 1979, ano de fundação da HELSAR, têm sido guardados os melhores modelos de cada coleção, que hoje se reúnem numa exposição singular, no "Museu do Sapato". Neste espaço, é possível rever os modelos que mais brilharam ao longo da história da empresa. Os critérios de seleção dos modelos sempre tiveram por base os melhores resultados comerciais, e ainda as preferências dos criadores.

Os objetivos da criação deste museu foram, marcar de uma forma viva a história, o progresso e o desenvolvimento da empresa, e também proporcionar, a quem o visita, um espaço agradável, original e de grande simbolismo. 

"Este museu espelha a paixão com que ao longo dos nossos 29 anos de existência fomos criando sapatos. É com grande orgulho e satisfação que mostramos a quem nos visita o resultado de uma iniciativa elaborada com muito carinho e dedicação" refere José Augusto Correia, da Helsar.