Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ADIRA | Quinadora Greenbender® ganhou prémio na "Tolexpo", em Paris

05.12.2011
  • Incentivos às Empresas

Quinadora Greenbender® promete ser uma Revolução no mundo da quinagem. Este prémio traduz o reconhecimento da capacidade tecnológica da Adira bem como a capacidade de trazer para o mercado produtos inovadores capazes de superar as expectativas dos clientes.

Decorreu de 15 a 18 de Novembro a edição de 2011 do "MIDEST", o mais importante salão mundial dedicado especificamente à subcontratação industrial.

A subcontratação industrial ocupa um papel relevante na economia portuguesa, sendo aliás um subsector da indústria metalúrgica e metalomecânica que se caracteriza por ser altamente exportador. O conjunto de empresas portuguesas que trabalham neste subsector destaca-se pela sua elevada competitividade em termos globais, oferecendo uma excelente relação de preço/qualidade.

Participam neste salão empresas que realizam trabalhos de fundição, forjagem, estampagem, maquinagem ou moldes, dirigidos a sectores tão importantes e exigentes como, entre muitos outros, a indústria automóvel, o sector ferroviário ou a indústria aeroespacial.

Marcam presença, habitualmente, no MIDEST um número muito significativo de empresas portuguesas que expoem a sua oferta. Este é um trabalho que tem dado frutos muito importantes, potenciando a angariação de clientes de referência em mercados como a França, a Alemanha, os países do Benelux ou a Escandinávia.

A Adira ganhou notoriedade mundial com base na produção de três grandes famílias de máquinas; Guilhotinas, Quinadoras e Máquinas para Corte de Chapa por Laser. Foi o primeiro fabricante mundial com certificação CE e um dos primeiros europeus do sector a implementar e a certificar um Sistema da Qualidade.

A ADIRA é um dos fabricantes europeus de referência no domínio das máquinas ferramentas para o trabalho de chapa metálica, em partícular quinadoras.

Actualmente a empresa vende no mercado externo cerca de 70% do seu turnover, com presença praticamente em todo o mundo. A ADIRA é uma empresa dotada de uma forte componente tecnológica, comercial, marketing e serviço ao Cliente, com uma função produtiva tendencialmente externalizada.

Quinadora Greenbender
A Quinadora Greenbender é um projecto de I&DT, promovido pelo consórcio ADIRA/INEGI, apoiado pelo COMPETE em 842.397,35€.

Esta ferramenta, do tipo quinadora, integra em pleno as práticas de Ecodesign. Sendo claramente um produto de uso intensivo, devido ao elevado consumo energético em serviço, onde se verifica um maior impacto na performance ambiental da máquina, e tratando-se de um produto de dimensões/peso considerável, o consumo de materiais é também relevante no impacto ambiental assim como a fase de fim de vida. Nessa perspectiva a abordagem de Ecodesign privilegia aspectos como a optimização dos materiais usados, o desenvolvimento de sistemas energeticamente mais eficientes e a minimização dos impactos ambientais associados ao tratamento e destino final.

Trata-se dum novo conceito de quinagem, que promete revolucionar a tecnologia de quinagem tal como a conhecemos hoje, e que resulta de um aprofundado estudo e levantamento de necessidades, sendo elas:

  • Maior precisão, afim de responder á muito maior complexidade das peças a fabricar actualmente;
  • Maior produtividade;
  • Muito maior simplicidade de operação;
  • Menor consumo (-65%) e manutenção;
  • Responder aos requisitos legais futuros de protecção do meio ambiente.

A Greenbender excede o acima, através de novos e únicos desenvolvimentos tecnológicos, que foram reconhecidos pelos utilizadores e concorrência do sector.

A Greenbender combina as mais recentes Tecnologias em termos de accionamentos, monitorização, software e cuidados com o meio ambiente, tendo sempre em mente as questões ergonómicas, e de facilidade de operação.