Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Aldeamento Turístico de Pousadela: O Pousadela Village - Among Nature

19.08.2014
  • Inovação

Criação de Aldeamento Turístico Inovador e Diferenciador com vista panorâmica sobre o Gerês e a barragem da Caniçada. A harmonia entre a natureza, e o bem-estar.


O Pousadela Village - Among Nature é um aldeamento turístico de 4 estrelas composto por 11 unidades de alojamento. As unidades de alojamento encontram-se divididas em 7 unidades T1, 3 unidades T2 e 1 T3. Dispõe ainda de um Restaurante/Bar com 40 lugares, zona de SPA e vários conteúdos/serviços no âmbito do turismo da natureza.

Este empreendimento turístico pretende conciliar o turismo de qualidade com atividades de lazer e o conhecimento dos recursos endógenos.

“Birdwatching”, observação da flora, vegetação e habitats, observação do património geológico e a observação do património arqueológico e arquitetónico são algumas das atividades a ser disponibilizadas no “Aldeamento Turístico de Pousadela”.

O Pousadela Village encontra-se em fase de construção estando a sua abertura prevista em Janeiro de 2015.


Apoio COMPETE

A criação do Aldeamento Turístico de Pousadela é um projeto promovido no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação e conta com um investimento elegível na ordem de 1.800 mil de euros, sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em 1.200 mil de euros.


Testemunho

Segundo Miguel Grilo e Vitor Barbosa, sócios da empresa Aventura Singular - Turismo de Montanha, Lda, detentora do projecto Pousadela Village, "este projecto só foi possível graças ao COMPETE possibilitando o desenvolvimento da região, com grandes carências económicas e sociais mostrando-se assim como destino de referência no mercado mundial."


O Pousadela Village

Trata-se de um empreendimento turístico de quatro estrelas a levar a efeito na freguesia de Louredo, edificado numa área de 20.000m2.

Para além de aumentar a oferta turística do concelho, o empreendimento vai criar de forma direta 12 postos de trabalho.

O Aldeamento Turístico vai colocar ao dispor dos seus visitantes e clientes uma série de serviços que não se ficará somente pela vertente de alojamento:


Alojamento


Caracterizado por uma arquitectura rural de casas de baixa volumetria, em granito com alpendre em madeira, enquadrada no meio envolvente de granito rochoso, que caracteriza a Serra da Cabreira e Serra do Gerês.

11 unidades de alojamento

7 de tipologia T1 composto por:

> 1 Sala Comum com cozinha

> 1 quarto 

> 1 instalação sanitária

3 de tipologia T2, preparado para recepção de pessoas com mobilidade reduzida, composto por:

> 2 quartos

> 1 cozinha e sala comum com acesso ao alpendre, 

> 1 instalação sanitária

 1 de tipologia T3 composto por:

> 3 quartos

> 1 cozinha e sala comum

> 1 instalação sanitária

As unidades de alojamento são térreas, de apenas 1 piso e no total comportam 28 camas individuais (2 por quarto).

Que mais oferece O Pousadela Village?

Restauração O restaurante-bar com capacidade para 40 lugares de mesa e 3 lugares ao balcão-bar.

O projeto prevê a disponibilização na sua ementa de pratos típicos de Vieira do Minho e de Portugal (Vitela Barrosã, Cabrito, Couves com Feijões, Cozido à Portuguesa, Bacalhau e Rojões e Papas de Sarrabulho), sendo ainda eventualmente possível a disponibilização de cogumelos autóctones, fornecidos por locais ou até mesmo como resultado de atividades lúdicas de apanha efetuada pelos turistas.

Piscina Que no inverno será aquecida com a respetiva cobertura de modo a potenciar o seu uso e assumir-se como um elemento diferenciador da oferta turística no Inverno.
SPA Serviço de Spa e Relaxamento, que inclui serviço de massagens (2 salas de massagem), Jacuzzi, Banho Turco e Sauna.
Birdwatching Constitui atualmente uma atividade turística de forte crescimento associada a uma vertente contemplativa dos recursos endógenos locais. Tendo em consideração a localização do Projeto e as características naturais da envolvente e proximidade com a Serra do Gerês e as Serras da Peneda-Gerês, perspetiva-se a existência de um elevado potencial para a prática da atividade.

Prevê-se que o Birdwatching venha a constituir um complemento à atividade hoteleira associada ao projeto, uma vez que dada a variedade de especeis se possa capitalizar este recurso.
Observação de Flora, Vegetação e Habitats Também a observação de espécies de flora e de habitats tem vindo a gerar fluxos turísticos. Tal como na observação de aves, a observação de espécimens de flora e respetivos habitats constitui uma forma de contemplação dos recursos locais possuindo igualmente como variantes a fotografia, a pintura e a ilustração da natureza.
Apanha de cogumelos comestíveis

Constitui uma tradição das freguesias locais, nomeadamente da de Louredo, a apanha de cogumelos efetuada por numerosos grupos de pessoas com o intuito de com eles prepararem uma refeição para a família e/ou amigos. A colheita de cogumelos é, hoje em dia, um negócio bastante rentável sendo uma mais-valia no rendimento florestal. Em Portugal a colheita de cogumelos é uma atividade a que muitas pessoas se dedicam.

A procura por franceses e italianos é tão forte que muitos deslocam-se a Portugal.

Observação do Património Geológico A Serra da Cabreira tem vindo a ser estudada no âmbito do património geológico e respetiva necessidade de proteção. Na envolvente do Aldeamento é possível observar vários afloramentos graníticos. É ainda possível a observação de fontes e exsurgências de água.
Percursos de Biodiversidade e Geodiversidade Visitação de percursos de biodiversidade pela Serra da Cabreira aliando a caminhada ao conhecimento do património natural local. Assim, perspetiva-se que o Projeto possa propor os seguintes tipos de percurso: Percursos associados ao Birdwatching; Percursos Botânicos; Percursos Geológicos e Geomorfológicos; e, Percursos Mistos. A definição dos percursos dará aos turistas a possibilidade de complementar a sua visita sendo esperado que esta oferta possa inclusivamente atuar como elemento distintivo na escolha do destino turístico.
Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais Dada a existência de espécies de flora com características aromáticas e medicinais prevê-se a existência de um lote de terreno destinado plantas aromáticas e medicinais. Assim, os turistas poderão colher porções das mesmas para fazerem infusões ou para condimentar alimentos sendo as mesmas passíveis de serem utilizadas nas refeições servidas. Além disso, prevê-se ainda a possibilidade de se venderem infusões com as referidas plantas.
Observação do Património Arquitetónico e/ou Arqueológico

Tendo por base estudos realizados no âmbito do Património Arquitetónico e Arqueológico pelos mais diversos autores é possível afirmar que o município de Vieira do Minho possui um património cultural vastíssimo e de grande interesse. Os elementos patrimoniais podem ser enquadrados de acordo com a sua cronologia nos seguintes grupos: Pré-história Recente; Proto-história; Antiguidade (romano e suevo-visigótico); Idade Média; e, Idade Moderna e Contemporânea.

Encontram-se inventariados 144 sítios arqueológicos em Vieira do Minho.

Serão criados percursos proporcionando aos turistas a visitação de percursos culturais através do uso de guias (genéricos ou produzidos especificamente para o Projeto) podendo o mesmo efetuar determinados percursos a pé ou através de meio de transporte próprio. Assim, perspetiva-se propor percursos onde pontuam elementos patrimoniais distintos localmente e com interesse de visitação e de conhecimento da sua história. A definição dos percursos dará aos turistas a possibilidade de conhecerem elementos do património humano local além do património natural. Espera-se que a disponibilização deste serviço sirva par enriquecer a experiência do utilizador e que promova a cultura e património local, regional e nacional.

APPS Todos os percursos defenidos pelo Pousadela Village serão disponibilizados através de uma aplicação para smartphone e tablet, que poderá ser descarregada no nosso serviço wireless. Com esta aplicação o cliente poderá disfrutar de toda a informação do percurso seleccionado, passando ao cliente toda a informação dos pontos de interesse do percurso.
Serviços Associados ao Turismo de Aventura e Montanha

O turismo de aventura e de montanha tem vindo a crescer e a cativar cada vez mais turistas e ao contrário do turismo da natureza esta modalidade pretende captar maioritariamente turistas nacionais, sem prejuízo das mesmas virem a cativar turistas de outros países.

Encontram-se previstas diversas modalidades, que na sua maioria não existem na região como:

Passeios pedestres - em conjugação ou não com os percursos associados à biodiversidade, permitem a contemplação das paisagens e do património natural existente com uma inerente componente lúdica e de modo de vida saudável;

Prática de BTT - disponibilização de bicicletas de todo-o-terreno que permitem a prática de exercício físico moderado/intenso com contemplação das paisagens e do património natural existente;

Passeios TT - organização de passeios em veículos todo-o-terreno numa componente mais lúdica e de contemplação da sinuosidade das montanhas;

Paintball - disponibilização de equipamento de prática de paintball
Atividades na neve - dada a existência de neve, todos os invernos serão disponibilizadas atividades na neve. Este serviço assume carácter importante de modo a combater a sazonalidade inerente à atividade turística nacional, sendo que o aproveitamento da mesma constitui uma novidade na região;

Passeios em balões de ar quente - atividade pontual que poderá ser disponibilizada com recurso a uma empresa externa de modo a diversificar a oferta de atividades de lazer.