Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

BloCork | Desenvolvimento de blocos de betão com cortiça

03.02.2014
  • I&DT

Desenvolver blocos de betão para construção de paredes de alvenaria, em que a incorporação de grânulos de cortiça na mistura do betão, utilizada no fabrico dos blocos constitui o elemento diferenciador. Esta junção de materiais permite obter um adequado desempenho mecânico e um excelente comportamento térmico e acústico.

O BloCork é um projeto que conta com o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de co-promoção. Envolve um investimento elegível de 453 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 309 mil euros.

A Fabel é o promotor líder deste projeto que conta, ainda com a colaboração das seguintes entidades como co-promotores:

  • Amorim Isolamentos - especializada na exploração de matérias-primas naturais, nomeadamente a cortiça, e na produção de soluções de isolamento térmico;
  • Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção - ITeCons - Centro de Transferência de Tecnologia e entidade do Sistema Científico e Tecnológico (SCT), que conta com uma equipa de investigadores e de técnicos especializados e de instalações laboratoriais preparadas para a realização de ensaios de caracterização de materiais e de produtos da construção, nomeadamente em termos acústicos e térmicos.

A Fabel é uma PME dedicada à fabricação de produtos de betão para a construção, e detentora de uma vasta experiência na fabricação de blocos de betão.

Contexto
As paredes desempenham um papel fundamental ao nível de conforto térmico, acústico e de salubridade interior e também de segurança em caso de incêndio dos edifícios. Tem-se assistido a um gradual aumento das exigências por parte dos agentes envolvidos na construção, o que tem conduzido à procura de soluções otimizadas em termos de desempenho, valorizando-se cada vez mais a sustentabilidade das soluções finais.

Além de se exigirem aumentos da qualidade técnica dos produtos, destaca-se ainda a crescente preocupação social com a diminuição dos resíduos e a utilização de produtos naturais, recicláveis e reutilizáveis, contribuindo-se assim para o incremento da sustentabilidade associada à indústria da construção.

Neste projeto pretende-se desenvolver blocos de betão para construção de paredes de alvenaria, em que a incorporação de grânulos de cortiça na mistura do betão, utilizada no fabrico dos blocos constitui o elemento inovador. Além da valorização do material, pretende-se obter um adequado desempenho mecânico e um excelente comportamento térmico e acústico. Estas metas serão conseguidas através da otimização da composição do betão com cortiça e da geometria do bloco, garantindo-se a manutenção dos outros requisitos exigidos para este tipo de produto.

Etapas do projeto
Este projeto integra as seguintes etapas:

  • Selecção e caracterização dos materiais;
  • Definição da composição do betão e da geometria do bloco;
  • Desenvolvimento de modelos de simulação do comportamento térmico e acústico;
  • Fabrico e caracterização de blocos;
  • Construção e ensaio laboratorial de protótipos;
  • Construção de paredes em edifícios reais e realização de campanha de ensaios in-situ;
  • Otimização da geometria do bloco e do processo construtivo;
  • Caracterização final e avaliação do ciclo de vida;
  • Comercialização do produto (nacional e internacional).

Blocork
O projeto BloCork tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de bloco de alvenaria, utilizando como matéria-prima betão leve contendo granulado de cortiça na sua composição. Estes blocos deverão garantir a satisfação de diversos requisitos, entre eles:

- Possuir características que permitam respeitar as exigências impostas pelas normas de especificação de produto em vigor, aplicáveis a materiais destinados à produção de alvenaria, nomeadamente a norma EN 771-3;

- Permitir a construção de panos de alvenaria que apresentem um bom desempenho acústico, aferido pela caracterização do seu isolamento sonoro e da sua capacidade de absorção sonora quando aplicados em panos de alvenaria não rebocados;

- Permitir a construção de panos de alvenaria que apresentem um bom desempenho térmico, aferido pelo seu coeficiente de transmissão térmica;

- Ser economicamente competitivo, permitindo apresentar vantagens mensuráveis em termos de características físicas ou mecânicas, facilidade de produção ou aplicação, que o tornem uma alternativa viável aos produtos atualmente existentes no mercado;

- Ser durável e garantir a manutenção das suas propriedades físicas e mecânicas quando sujeita às ações correntes para o tipo de aplicação a que se destina.

Importância do COMPETE no Projeto
Na opinião de Nuno Salgado, coordenador responsável, o “projecto Blocork permitiu que pudéssemos estudar e desenvolver alternativas para a construção cumprindo com os requisitos térmicos e acústicos incorporando produtos naturais como a cortiça. Será a alavanca para nos demarcarmos da concorrência através de produtos inovadores”.