Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Da Ciência e do Conhecimento à Inovação

20.01.2014
  • Ciência e Conhecimento

O COMPETE aprovou até ao final de 2013, um total de 328 milhões de euros de incentivo FEDER no âmbito do SAESCTN (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional), o instrumento QREN direccionado para a concretização da política de Ciência e Tecnológia (C&T).

Com uma dotação 3,2 mil milhões de euros, o Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE), no âmbito do QREN, tem como principal missão promover a melhoria sustentada da competitividade da economia portuguesa num contexto de mercado global, intervindo sobre dimensões consideradas estratégicas, como o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação, a internacionalização, o empreendedorismo e a modernização da Administração Pública.

 Neste contexto o COMPETE integra o instrumento de apoio orientado à política de C&T, apoiando os projectos de investigação cientifica e de desenvolvimento tecnológico dinamizados pelas entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com o objectivo de consolidar e reforçar as suas competências com vista a tornar o sistema mais competitivo e internacional e promove uma aproximação entre as empresas e os centros de saber, igualmente apoia a promoção da cultura científica e tecnológica e projectos de interesse estratégico de entidades de I&D.

Entre 2008 e dezembro de 2013 foram aprovados 2578 projetos neste âmbito, correspondendo a um incentivo FEDER de 328 milhões de euros.

A avaliação intercalar do COMPETE apresentada publicamente no final do ano 2013 e agora publicada, demonstra que a execução do SAESCTN contribuiu para a consolidação do sistema de C&T nas três regiões convergência do Continente, em particular no Norte e no Centro, sendo as áreas científicas (CORDIS) mais representativas : as ciências tecnológicas; as ciências naturais e as ciências da saúde e da vida. Essa consolidação incide massivamente no setor do Ensino Superior e, em particular, em quatro universidades públicas (Porto, Coimbra, Aveiro, Minho), com mais de 80% dos projectos aprovados, correspondendo a 90% do investimento apoiado.

Os resultados da avaliação mostraram ainda que o contributo do SAESCTN para a produção científica nacional em termos de publicações foi relevante, potenciando uma dinâmica de convergência com os países mais avançados e afirmando a projecção do sistema científico em plataformas e redes internacionais.