Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

DAPHabitat - Desenvolvimento do sistema nacional de declarações ambientais de produtos para o habitat

11.11.2011
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

Aprovado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, o projecto DAPHabitat visa desenvolver, com visibilidade nacional e internacional, um sistema de verificação e registo de declarações ambientais de produtos.

O desenvolvimento de um programa de registo nacional de DAP, associado a uma rede internacional afim, terá implicações numa maior capacidade de afirmação das empresas no espaço internacional, eliminando eventuais barreiras à exportação e contribuindo para um melhor desempenho ambiental dos produtos para o Habitat.

Aprovado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, com um investimento elegível de 114.134€ correspondendo a um incentivo FEDER de 79.893€, o projecto DAPHabitat visa desenvolver, com visibilidade nacional e internacional, um sistema de verificação e registo de declarações ambientais de produtos – DAP, específico para produtos do habitat com base em critérios objetivos e independentes, que permitam a realização e disponibilização de RCP (regras para a categoria de produto) que fundamentem a elaboração de DAP devidamente validadas numa base de dados de acesso público. Para tal reúne, para além do promotor líder – a Associação Plataforma para a Construção Sustentável - 6 associações empresariais de grande representatividade sectorial, a saber, APICER, APCMC, ANIPB, ANIET, APCOR e CMM.

O Projeto integra:

  • O estudo do enquadramento normativo e a programas de registo europeu;
  • O desenvolvimento e adaptação das Regras de Categoria de Produtos (RCP);
  • O desenvolvimento do modelo de registo nacional das DAP no domínio do Habitat e Acções de disseminação e sensibilização.

Para o desenvolvimento de qualquer sistema credível de registo de DAP há primeiro que desenvolver ao nível sectorial o conjunto de RCP que servirão de base à construção de diversas DAP. Sem isto será impossível ter um sistema desenvolvido de acordo com as normas internacionais e aquelas em desenvolvimento, neste momento, na Europa.

Neste contexto o desenvolvimento de um programa de registo voluntário para o desenvolvimento e utilização de declarações ambientais Tipo III, com base num conjunto de regras operacionais, torna-se fundamental para a competitividade destes materiais para o habitat e assume-se, assim, como uma questão de natureza transversal a vários sectores que potenciará a competitividade destes materiais e que urge criar para os produtos nacionais.

Este projecto inclui a criação de programa de registo das DAP, no qual se...

A Carregar...