Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Horion20View - Rede de Cooperação empresarial para potenciar a Investigação, Desenvolvimento & Inovação

23.09.2014
  • Acções Colectivas

Este projeto, promovido pela AIDA, pretende criar uma rede de cooperação empresarial com o objetivo de capacitar as empresas localizadas no distrito de Aveiro, para a participação em programas de IDI Europeus, dentro dos quais de inclui o Horizon2020.

Projeto Horizon20View

Entidade Promotora

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) é uma associação sem fins lucrativos, de cariz multissectorial, sendo a sua área geográfica de intervenção o distrito de Aveiro, abrangendo dezanove concelhos, sete dos quais pertencentes à Região Norte (NUT II) e doze à Região Centro (NUT II).

A AIDA tem como Missão: representar, defender, promover, identificar e satisfazer as necessidades de representação pró-activa de informação, de apoio e acompanhamento técnico, ao nível da criação, funcionamento e expansão das Empresas Industriais do Distrito de Aveiro, e como visão estratégica alargar o âmbito de atuação com serviços e projetos inovadores que procurem dinamizar o espírito e a capacidade associativa e possibilitem a total satisfação do tecido industrial do distrito de Aveiro.


Projeto | HORIZON20VIEW

Neste sentido, com a implementação do HORIZON20VIEW- Rede de cooperação empresarial para potenciar a Investigação, Desenvolvimento & Inovação, a AIDA pretende desempenhar um papel dinamizador ao nível da IDI promovendo a intensificação tecnológica de acordo com as prioridades estratégicas do distrito, assegurando a interligação entre os produtores, distribuidores e utilizadores do conhecimento e promovendo a ligação da comunidade científica e tecnológica sustentável ao tecido económico e empresarial.


Objetivos

Com a execução do Horizon20View visa atingir os seguintes objetivos Operacionais:

>  Aumentar o investimento em IDI;

>  Incrementar a participação das empresas portuguesas em programas de cooperação europeia, no domínio da Investigação e desenvolvimento;

>  Gerar emprego qualificado e dinamizar a mobilidade dos recursos humanos;

>  Potenciar o aumento da capacidade de internacionalização das empresas, através participação em projetos de cooperação europeia;

>  Potenciar o aumento das exportações pelo fomento das transações comerciais que se esperam realizadas com a concretização técnico-científica e económica dos projetos de cooperação europeia;

>  Aceder e adquirir conhecimentos ‘state of the art’ em cooperação internacional.


Atividades no âmbito do projeto

De forma a cumprir com a missão e objetivos definidos, no decorrer do projeto serão realizadas as seguintes actividades:

Atividade 1 - Criação da rede

Neste momento, encontra-se a ser criada a rede de cooperação empresarial, que será constituída por cerca de 150 PME, que tenham interesse e capacidade em integrar projetos europeus de IDI.

Com a realização desta atividade será realizado um relatório de mapeamento dos principais fatores que levam à não adaptação das PME para a participação em projetos Europeus de IDI e respetivas sugestões de melhoria, que a serem implementadas pelas empresas poderão levar ao melhoramento do seu potencial de IDI.


Atividade 2 - Dinamização da rede


Para a dinamização da rede de cooperação, já foi desenvolvida uma plataforma – rede social (http://horizon20view.aida.pt/network/) de cooperação das empresas Portuguesas, sob a forma de uma rede social. A disponibilização desta ferramenta tem como principal objetivo aumentar o nível de cooperação entre as empresas.

Após a constituição da Rede será concluído o catálogo (em formato papel e digital) de apresentação das empresas que integrarem a rede do Horizon20View.

Este catálogo será apresentado em eventos (infodays e ações das plataformas tecnológicas europeias) como forma de potenciar a integração das empresas em consórcios europeus de projetos de IDI bem como promover a rede em si – HORIZON20VIEW.


Atividade 3 - Ações de sensibilização e melhoria do processo de preparação e participação aos programas Europeus de IDI

De forma sistematizar e incrementar o conhecimento em torno do Horizon2020, e respetivas oportunidades, já foram realizados dois seminários, em Aveiro e Oliveira de Azeméis, sobre “Programas Europeus de Financiamento à IDI”, estando ainda prevista a realização, em Outubro, de dois workshops em Aveiro e Oliveira de Azeméis.

Entretanto, encontra-se em fase de conclusão o desenvolvimento de um Manual de boas práticas sobre como potenciar a participação em projetos IDI e um Guia sobre escrita de candidaturas ao Horizon2020, que serão disponibilizados aos membros da rede de cooperação, através da plataforma.


Atividade 4 - Implementação de ensaio piloto para teste às ferramentas e metodologias desenvolvidas

O objetivo deste ensaio experimental é constituir-se um meio a partir do qual seja possível testar, em contexto real, a metodologia de preparação das empresas e respectivas candidaturas ao Horizon2020, validando-a através da análise aos resultados dessas mesmas candidaturas.

Em função do grau de sucesso dos resultados práticos de experimentação desta metodologia e feedback, por parte das empresas, serão produzidos ajustes para melhoria da mesma, os quais beneficiarão potencialmente todo o conjunto de empresas envolvidas na rede empresarial constituída.


Atividade 5 - Promoção e Divulgação da rede

O objetivo principal desta atividade é fornecer, às partes interessadas, informações sobre as atividades do projeto Horizon20View, eventos a realizar e resultados obtidos.
Assim, foi desenvolvida uma Brochura promocional a ser disponibilizada aquando da realização dos seminários e workshops ou outros canais de divulgação AIDA, bem como o site do projeto (http://horizon20view.aida.pt/), visando apresentar o projeto, atividades e resultados, bem como integrar todos os componentes a serem desenvolvidos, inclusive a componente de rede social online.


Apoio

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas, o projeto envolve um investimento elegível de cerca de 225 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 180 mil euros.

Este projeto teve inicio em Julho de 2013, e tem como principal objetivo capacitar as empresas, especificamente localizadas no distrito de Aveiro, para a participação em programas de IDI Europeus, dentro dos quais de inclui o Horizon2020.


Próximos Eventos do Projeto


Workshops sobre processo de candidatura a programas Europeus de IDI - Outubro | Aveiro e Oliveira de Azeméis


Testemunho

Segundo a Dra. Elisabete Rita, Directora Geral da AIDA, 'este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando o desenvolvimento de uma Rede de Cooperação empresarial para potenciar a Investigação, Desenvolvimento & Inovação, numa primeira fase a nível do Distrito de Aveiro, que pretendemos se difunda futuramente a nível nacional'.

De facto o financiamento do COMPETE irá possibilitar a disseminação de conhecimento coletivo, procura ativa de oportunidades de colaboração e intercâmbio de experiências, competências e conhecimento em projetos de IDI de interesse comum, nomeadamente através do desenvolvimento de um conjunto de ferramentas destacando-se a plataforma virtual de cooperação das empresas Portuguesas, sob a forma de uma rede social e a criação de um catálogo físico e digital, para promoção da oferta de mercado e capacidade de IDI das empresas da rede.