Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PME de Excelência 2013 | Turismo é um dos setores mais representados

10.02.2014

O estatuto de ‘PME Excelência 2013′ foi atribuído a 1100 empresas.

Os prémios PME de Excelência 2013 foram atribuídos na passada semana no Europarque em Santa Maria da Feira. 

Os critérios do IAPMEI para a atribuição do estatuto foram mais apertados este ano, razão pela qual houve menos 214 PME distinguidas, o que torna a distinção ainda mais relevante.

As condições para o apuramento das empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2013, implicaram entre outros, na consideração de uma autonomia financeira de 35% (quando antes se situava nos 25%) e novas exigências para a admissão de candidatos:

  • um crescimento das vendas igual ou superior a 5%
  • uma rendibilidade dos capitais próprios igual ou superior a 10%.

No entanto, o IAPMEI sublinha que o principal critério de acesso é o rating da PME, que corresponde aos melhores perfis de risco atribuídos pelos bancos: Banco BPI, Barclays, BES, BES dos Açores, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio e Santander. Nesta edição, só são admitidos ratings AAA e AA, excluindo-se a notação A que ainda vigorava no ano passado.

Indústria (427), comércio (278) e turismo (157) são os três setores mais representados. Quanto aos distritos, o Porto mantém a liderança, apresentando 202 PME de Excelência, enquanto Lisboa tem 184, Aveiro 156 e Braga 144.

 

Fonte: IAPMEI