Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto 3dBCT: o sistema informático de avaliação de intervenções de cancro da mama

12.08.2014
  • Ciência e Conhecimento , Incentivos às Empresas
  • I&DT

INESC Porto, com o apoio do COMPETE, aposta na criação de um sistema de referência na comparação de resultados estéticos do tratamento conservador do cancro da mama.

Projeto  3D BCT - Modelos 3D para Avaliação e previsão do resultado estético em intervenções por cancro da mama
Projeto 3D BCT - Modelos 3D para Avaliação e previsão do resultado estético em intervenções por cancro da mama

Projeto 3D BCT - Modelos 3D para Avaliação e previsão do resultado estético em intervenções por cancro da mama

1. Síntese


O projeto 3D BCT surge da necessidade de ultrapassar as limitações encontradas no trabalho precedente ao tratamento conservador do cancro da mama e também nas expectativas atuais relacionadas com a diversidade de intervenções mamárias atualmente disponíveis.

O desenvolvimento de novas técnicas para tratamento de cancro da mama levantou, além do problema da avaliação do resultado estético, o da seleção da técnica mais adequada à doente a tratar.

Dado que uma fotografia só da doente não serve para o efeito referido e que apesar das imagens 3D terem um forte potencial, existem vários fatores que limitam o seu uso em larga escala, como o custo elevado do equipamento e a necessidade de pessoal para executar os varrimentos, fundir as imagens e realizar análise volumétrica, o 3D BCT foca-se no desenvolvimento de reconstruções 3D a partir de uma ou mais imagens não calibradas das doentes.

Outro objetivo deste projeto é a investigação de um método de ajuste automático de um modelo deformável e paramétrico aos dados tridimensionais da mama da doente, usando uma abordagem de ajuste inspirada em modelos físicos. Este modelo vai poder ser usado na avaliação quantitativa do resultado estético das várias intervenções cirúrgicas possíveis.


2. Enquadramento no COMPETE

> Apoio

O projeto “3D BCT – Modelos 3D para Avaliação e previsão do resultado estético em intervenções por cancro da mama” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.
Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico), que envolve um investimento elegível de cerca de 68 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 58 mil euros.


> Testemunho do Promotor | Jaime dos Santos Cardoso


Os principais promotores do projeto são Jaime Cardoso, Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Maria João Cardoso, Cirurgiã-Chefe na Unidade de Cancro da Mama da Fundação Champalimaud em Lisboa.

O financiamento concedido permitiu complementar a equipa de investigação e adquirir o equipamento necessário à realização do trabalho de investigação.

Aos principais promotores do projeto, Jaime Cardoso e Maria João Cardoso, juntaram-se investigadores focados em desafios científicos específicos. O trabalho em conjunto e a complementaridade de competências permitiu a conclusão com sucesso do projeto.

O investimento concedido foi ainda fundamental na promoção e divulgação do trabalho realizado em diversos encontros científicos.


3. Âmbito


O cancro da mama é aquele com maior incidência na população feminina europeia, afetando uma em cada nove mulheres. Apesar de, na maioria dos casos, ter tratamento, muitas mulheres têm de viver para o resto da vida com as consequências da cirurgia. São dois os tipos de cirurgia disponíveis: cirurgia conservadora (também conhecida como lumpectomia) ou mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama).

No entanto, mesmo a cirurgia conservadora afeta por vezes a aparência da mama, o que pode condicionar a recuperação emocional e psicológica de uma mulher, gerando também um grande nível de ansiedade para a paciente. Por isso, um bom resultado estético é um aspeto importante a ter em conta no tratamento do cancro, uma vez que está fortemente ligado à recuperação psicológica da paciente e à sua autoimagem após o tratamento. Estima-se que para 30% das mulheres submetidas a uma cirurgia conservadora, o resultado estético não é o desejado.

Existe por isso a necessidade da criação de um método capaz de simular os desfechos das possíveis opções cirúrgicas em termos de alterações de forma e volume, conseguindo assim uma seleção mais adequada das técnicas para cada caso e o envolvimento da paciente no planeamento.

O projeto 3dBCT teve por objetivo desenvolver um modelo 3D da superfície mamária utilizando equipamento de baixo custo e de fácil utilização. Um modelo virtual da mama ajuda prever a forma de substituição ideal em reconstrução mamária baseada nas características antropomórficas individuais resultando num aspeto final mais natural e adaptado. Um modelo de simulação poderá ser ainda muito educativo ao permitir a visualização do resultado de diferentes opções cirúrgicas.


4. Resultados

Foi construído um protótipo que recebe como entrada várias fotografias da mama da doente, tiradas em posições ligeiramente diferentes em relação à câmara, e reconstrói um modelo tridimensional da mama. O sistema modela a forma mamária usando um modelo paramétrico que permite ao cirurgião ajustar interactivamente a forma da mama variando algumas variáveis-parâmetros que reproduzem o que habitualmente já se faz durante uma ablação e reconstrução mamária. O protótipo tem uma série de deformações com um conjunto de parâmetros intuitivos que o clínico pode aplicar a uma forma geométrica primitiva da mama para modelar a mama de uma doente para fins de planeamento pré-operatório e ainda para demonstração do plano à sua paciente.

Em termos científicos, as contribuições do projeto resultaram em:


•    12 artigos científicos em revistas internacionais;
•    11 artigos em conferências internacionais.



O trabalho realizado no 3dBCT e o impacto do mesmo na comunidade científica permitiu estabelecer várias colaborações com grupos com interesses comuns. Essas parcerias conduziram à candidatura, com sucesso, de um projeto europeu – PICTURE – que constrói em cima do trabalho realizado no 3dBCT.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem