Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto Less is More | Mais competitividade com menos recursos energéticos

26.02.2013
  • Acções Colectivas

Empresas que investem na eficiência energética podem economizar recursos, ganhar competitividade e mitigar a pressão sobre a oferta de energia, conseguindo ainda liberar recursos financeiros para aplicar em outras unidades de negócio, sem perda de qualidade ou de segurança no abastecimento e com ganhos sociais e ambientais consideráveis.

 Cartaz do projeto Less is More       

Numa época em que os recursos energéticos são cada vez mais escassos em todo o mundo, os conhecimentos especializados sobre processos, tecnologias e serviços de eficiência energética podem também ser convertidos numa nova atividade de exportação.

Foi com base nestes pressupostos que a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários lançou o projeto "Less is More", apostando em ações de sensibilização, informação e apoio.

 

   

Enquadramento no COMPETE

Promovido pela ANJE, com o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, o projeto Less is More visa sensibilizar a comunidade empresarial para a importância da melhoria dos índices de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental. Melhoria essa que se traduz, por um lado, na diminuição do consumo, do desperdício e dos custos inerentes à energia (“less”) e, por outro, no aumento da competitividade e da eficiência dos processos empresariais (“more”). 

O projeto envolveu um investimento elegível de 654 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 439 mil euros.

Ficha Resumo

Designação do Projecto:
Less is More
Domínio de Intervenção:
Energia e Sustentabilidade Ambiental
Área(s) de Intervenção:
  • Eficiência e diversificação energéticas
  • Ambiente e desenvolvimento sustentável
Área(s) de Projecto:
  • Sensibilização para a adopção de práticas empresariais visando a eficiência energética
  • Promoção da eficiência energética nas empresas/edifícios/transportes
  • Promoção da utilização de energias renováveis
  • Sensibilização para a adopção de práticas empresarias visando a sustentabilidade ambiental

Objectivos

  • Sensibilizar as empresas e a sociedade em geral para a adoção de boas práticas ao nível da eficiência energética, enquanto caminho de sustentabilidade e contributo para o equilíbrio ambiental;
  • Fomentar a aposta na utilização dos recursos naturais para produzir energia alternativa, nomeadamente vento, sol, ondas e chuva;
  • Incentivar o aparecimento de novas "empresas mais eficientes", capazes de alcançar altos índices de competitividade económica, assumindo-se simultaneamente como agentes indutores de mudança para o desenvolvimento sustentável;
  • Promover a adoção e a valorização de práticas de responsabilidade social nas PME;
  • Incentivar os consumidores para a aquisição de produtos mais ecológicos;
  • Educar para a utilização dos recursos energéticos disponíveis de maneira mais responsável;
  • Sensibilizar para os problemas do ambiente e fomentar a consciência ecológica, contribuindo para a formação de empresários mais responsáveis;
  • Reconhecer a sustentabilidade como estratégia de sobrevivência para a espécie humana;
  • Contribuir para a compreensão e aplicação gradual da política dos 3R´s - Reduzir, Reciclar, Reutilizar;
  • Contribuir para a obtenção de uma sociedade mais equilibrada, mais humana e mais sustentável através da participação ativa na construção de um melhor ambiente físico e social;
  • Difundir novas ferramentas de apoio às empresas, contribuindo para maiores índices de eficiência energética das suas atividades empresariais;
  • Difundir e disseminar boas práticas em matéria de eficiência e diversidade energéticas;
  • Promover novas fontes de energias renováveis;
  • Dar a conhecer o potencial emergente da fileira das energias renováveis;
  • Incentivar o investimento nas energias renováveis e na eficiência energética;
  • Aproximar o sistema científico e o tecido empresarial;
  • Incentivar o aparecimento de novas tecnologias.

Ações

- Melhor Energia

Sob o tema “Mais Eficiência Maior Competitividade para as Empresas e para Portugal” esta ação inclui Encontros Empresariais de Eficiência Energética e uma Conferência Internacional de Sensibilização. O objetivo é proporcionar aos jovens empresários nacionais uma visão crítica sobre a temática da eficiência energética.

- Road Map

Ação de apoio à poupança energética em contexto empresarial, sustentada por uma equipa de consultores especializados, que trabalham em conjunto com as empresas na construção de planos de eficiência e reduções de custo. Intitulado Less is More Work Group, o grupo de trabalho constituído para este efeito tem como principal objetivo determinar onde empresas têm maiores consumos de energia, identificando o potencial de redução dos consumos e custos associados, caracterizando consumos energéticos, traçando objetivos e criando planos detalhados de melhoria, que possam ser implementados nas empresas visadas. 

- Fórum Empresarial das Energias Renováveis

Sob o tema “O Potencial Empresarial do Setor Energético em Portugal”, este fórum inclui um colóquio sobre energias renováveis, palestras sobre a optimização dos recursos energéticos, bem como apresentações de estudos, tecnologias ou serviços. O ciclo de palestras terá como fator diferenciador o facto de as mesmas decorrerem em simultâneo em várias regiões do País (Norte, Centro e Alentejo). O fórum terá ainda como motivo de interesse a organização de uma mostra sobre novas tecnologias, associadas a inovadores métodos de aproveitamento ou produção de energia.

- Concurso Nacional de PME Ecológicas

Promovido em 12 PME das regiões Norte, Centro e Alentejo, este concurso pretende envolver os empresários em torno da temática ecológica, contribuindo assim para uma sociedade mais equilibrada, mais humana e mais sustentável, através da participação ativa dos seus agentes em prol de um melhor ambiente físico e social.

Resultados

Os impactos esperados com o Projecto Less Is More são ao nível da melhoria das boas práticas num quadro da Eficiência Energética e da Sustentabilidade Ambiental. Com a implementação do Plano de Acção - que incide na sensibilização e esclarecimentos – pode dar-se um forte contributo aos empresários na adoção de princípios que permitem um desenvolvimento empresarial mais sustentável, integrando nas empresas preocupações económicas, ambientais e sociais.

Pretende-se contribuir também para a mudança do paradigma do sector energético e para a sua sustentabilidade, mas para isso, é necessário encetar mudanças comportamentais que passam desde a maneira como se produz a energia, pela própria distribuição e pelo consumo final. Se se conseguir instigar este clima de mudança, estar-se-ia a preconizar uma maior utilização de fontes energéticas renováveis e a diminuir o uso de combustíveis fósseis na matriz energética a nível nacional.

O projeto fomenta a utilização dos recursos naturais como o vento, o sol, as ondas, a chuva, a floresta para produzir energia alternativa, assim como difunde os princípios basilares de uma cultura da eficiência energética nas actividades empresariais.

O Projecto Less Is More poderá dar um forte contributo ao aparecimento de empresas mais responsáveis, que lutam pela competitividade económica e que se assumem, simultaneamente como agentes indutores da mudança para o desenvolvimento mais sustentável, e para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis em matéria de energia.

O Projecto Less Is More através da forte componente de incentivo permitirá também impelir os empresários a reduzir os impactes no meio ambiente, através do incentivo à produção, aquisição de produtos ecológicos e para a melhoria ao nível de práticas empresariais.

Neste sentido, o projecto assume como objectivo central a contribuição para a promoção de níveis de crescimento económico que assegurem a retoma sustentada da trajectória de convergência real da economia portuguesa com a União Europeia, baseada na competitividade do país e das suas regiões, das empresas e dos territórios, e na promoção de uma economia baseada no conhecimento e na inovação, por via do estímulo ao desenvolvimento científico, tecnológico e do fomento ao empreendedorismo.

Este é um projecto que promove o diálogo e o espírito de iniciativa sobre as inúmeras oportunidades que o universo ambiente encerra. Só através da criação de uma plataforma de diálogo e partilha será possível criar um ambiente de interacção e interlocução, estruturado e orientado para o resultado, com decisores políticos, gestores, empresários, líderes empresariais, investigadores, docentes, e alunos a participarem activamente nas diversas actividades.

O projecto contribuirá para a implementação de medidas concretas nas empresas e demonstrará as melhorias nas políticas e condutas, na prossecução de práticas ambientais, que contrariamente ao que pensam muitos empresários, não são gastadoras de recursos, como resultam em ganhos financeiros, contribuindo adicionalmente para uma melhor imagem da empresa, designadamente a nível internacional, onde estas práticas são cada vez mais valorizadas.

Neste projecto, o investimento ao nível dos factores críticos da competitividade recaiu sobre três vectores:

  1. Eficiência e Diversificação Energética
  2. Ambiente
  3. Desenvolvimento Sustentável

O Investimento nestas áreas é um forte contributo para alcançar os objectivos preconizados pelo QREN de construir para uma economia baseada no conhecimento e na Inovação.

Não é feita qualquer descriminação relativamente às empresas, sendo de facto mais vocacionado para as PME e start ups, que são aquelas onde por via da sua insipiência ou por falta de meios, a informação não lhes chegou adequadamente às suas estruturas e órgãos de gestão.