Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Consulta pública para a avaliação das directivas para a rotulagem energética e ecodesign

05.09.2013
  • Europa

Dê a sua opinião, quer seja consumidor ou PME (retalhistas e fabricantes). Disponível em todas as línguas da UE!!

A Comissão Europeia abriu uma consulta pública para a avaliação das directivas para a rotulagem energética e para a concepção ecológica (ecodesign). Neste âmbito, partes interessadas poderão dar a sua opinião sobre os diversos aspectos das directivas de forma a desenvolver-se uma análise detalhada da eficácia das mesmas até à data e propor futuros melhoramentos. A consulta pública decorrerá até 30 de Novembro de 2013 e está prevista para 2014 a publicação de um relatório final de avaliação.
 
Esta consulta vem no seguimento do artigo 14º da directiva 2010/30/UE e 21º da directiva 2009/125/CE, que estipulam que as apreciações a estas directivas deverão ser feitas até 31 de Dezembro de 2014. Os resultados obtidos vão ser utilizados num estudo de avaliação, realizado por consultores externos e que se baseia em grande parte na avaliação destas directrizes. O estudo é realizado por um consórcio liderado pela Ecofys, do qual fazem parte a Waide Strategic Efficiency, SoWatt, SEVEn, Öko-Institut e ISR/Universidade de Coimbra.
 
Estão disponíveis duas versões da consulta, uma simplificada adaptada aos consumidores e às PME (retalhistas e fabricantes), disponível em todas as línguas da UE exclusivamente com perguntas de escolha múltipla. E uma versão integral destinada a todas as outras partes interessadas (funcionários públicos, representantes do sector, ONG, etc.), disponível apenas em inglês com possibilidade de respostas em texto livre.