Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

EU Report # 10 | Horizonte 2020

30.03.2014

Este EU Report pretende apresentar o novo programa financeiro plurianual, da União Europeia, o Horizonte 2020. Este programa decorre entre 2014 e 2020 e reflete as prioridades da estratégia Europa 2020.

Horizonte 2020
Horizonte 2020

EUREPORT #10 Horizonte 2020

Este EU Report pretende apresentar o novo programa financeiro plurianual, da União Europeia, o Horizonte 2020. Este programa decorre entre 2014 e 2020 e reflete as prioridades da estratégia Europa 2020.

Assim, dará primazia ao apoio à investigação, inovação, criação de emprego promovendo o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Europa. O programa Horizonte 2020 reúne três iniciativas que até aqui assumiam carácter autónomo: o Sétimo Programa-Quadro (FP7), o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e o Programa – Quadro para a Competitividade e Inovação (CIP) no que à inovação diz respeito uma vez que se atribuiu esta matéria à inteira responsabilidade da Direção Geral de Investigação e Inovação. 

COMO SURGIU O HORIZONTE 2020?

O programa Horizonte 2020 surgiu para alcançar os objetivos da Estratégia Europa 2020 lançada pela Comissão Europeia para assegurar a saída da crise. Esta estratégia baseia-se em três áreas prioritárias interdependentes e que se reforçam mutuamente: um crescimento inteligente, desenvolvendo uma economia baseada no conhecimento e na inovação; um crescimento sustentável, promovendo uma economia hipocarbónica, eficiente em termos de recursos e competitiva; e um crescimento Inclusivo, promovendo uma economia com altas taxas de emprego que assegure a coesão social e territorial.

Surge no seguimento do 7º Pograma-Quadro (cuja vigência termina no final de 2013) visando financiar a investigação e a inovação. Para além do 7º Programa Quadro, o Horizonte 2020 integra ainda o Programa – Quadro para a Competitividade e Inovação (CIP) e Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que até aqui assumiam-se como programas de investigação autónomos.

Aprovado pelo Parlamento Europeu a 21 de Novembro de 2013, os primeiros convites para a apresentação de propostas e consequente acesso a financiamentos foram já lançados a 11 de Dezembro de 2013.

Enquadramento dos relatórios europeus

A ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários publicou um conjunto de 12 relatórios europeus, sob o título “EU Reports”. Os documentos versam essencialmente sobre mercados internacionais e respetivas oportunidades, partindo da network europeia e das suas ferramentas de suporte e apoio, numa lógica holística de aproximação ao velho continente.

Os "EU Reports" distinguem-se pela sua diversificação temática, embora concedam maior espaço editorial às oportunidades de negócios e concursos em mercados internacionais. Oito das publicações serão especialmente reservadas ao conceito de mercado europeu e duas especificamente dedicadas aos mercados brasileiro e angolano. De referir ainda que dois dos “EU Reports” terão como objeto as áreas das novas tecnologias e as oportunidades de financiamento reservadas pela União Europeia para projetos levados a cabo por jovens empreendedores.

Apostada na sensibilização dos empresários portugueses para as vantagens e oportunidades resultantes da integração comunitária, a ANJE edita os “EU Reports” com o suporte técnico da Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas. Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo.