Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ForeStake

16.09.2013
  • Ciência e Conhecimento

Projeto de Investigação cujo objetivo central é a análise das representações sociais sobre a floresta e política florestal e a avaliação do papel dos agentes locais na gestão florestal sustentável, em particular na prevenção dos incêndios e na recuperação das áreas ardidas.

O ForeStake surgiu como uma oportunidade de conhecimento das visões técnico-institucionais e sociais sobre a floresta e a política florestal em Portugal, pretendendo promover uma melhor integração deste conhecimento nos processos de tomada de decisão. O objetivo central do projeto é a análise destas representações sociais e a avaliação do papel dos agentes locais na gestão florestal, em particular na prevenção dos incêndios e na recuperação das áreas ardidas.

Os objectivos específicos passam pela análise de:

  • o políticas e práticas de gestão florestal;
  • o análise das percepções sociais dos agentes, organizações e comunidades locais face ao sector florestal;
  • o análise do impacto socioeconómico e ambiental das medidas usadas na prevenção dos incêndios e na recuperação de áreas ardidas;
  • o avaliação económica, social e ambiental dos efeitos das dinâmicas silvo-pastoris na gestão da floresta;
  • o identificação de obstáculos e oportunidades face ao envolvimento dos agentes locais na gestão florestal;
  • o proposta de soluções para o aumento da participação pública no sector florestal.

A Gestão para uma Floresta Sustentável, tema emergente nas prioridades políticas a nível internacional e nacional, assenta no desenho de estratégias e instrumentos eficazes e adequados à sua concretização. Neste sentido, coloca-se um enorme desafio integrar na política florestal nacional tanto as novas funções atribuídas à floresta como os respetivos benefícios e promover a articulação do Estado e da Sociedade, designadamente através do envolvimento dos agentes e das comunidades locais na definição, implementação e avaliação da política pública.

A floresta é um dos recursos nacionais por excelência, central na reestruturação económica do país, na melhoria das condições sociais e na conservação dos recursos naturais. Todavia, às oportunidades que a floresta apresenta contrapõem-se diversos desafios e constrangimentos, que se têm mantido ao longo de gerações. A fragmentação da propriedade, a ausência de cadastro rústico, a estagnação do investimento, a inadequação das políticas e dos mecanismos financeiros e o rol de ameaças à floresta, onde os incêndios adquirem especial relevância, são apenas exemplos dos bloqueios à Gestão para uma Floresta Sustentável em Portugal.

Tendo presente a meta de cuidar bem da floresta para que seja sustentável, recorre-se cada vez mais e em muitos países a abordagens e metodologias de participação pública nos processos de tomada de decisão. São igualmente patentes e reconhecidos os seus benefícios, quer no estímulo da interação entre diversas disciplinas, quer na cooperação entre decisores políticos, cientistas, agentes locais e sociedade civil.

Trata-se de um projeto apoiado pelo COMPETE e pela FCT no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) que envolveu um investimento um investimento elegível de 176 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 150 mil euros.

ForeStake é um projeto de investigação iniciado em Abril de 2010 que apresenta este mês os resultados do projeto numa Conferência Nacional sob o tema: ‘Participar no rumo e no cuidar da floresta portuguesa: um repto para todos?’

Entidades participantes no projeto
O ForeStake é coordenado pela Prof.ª Doutora Celeste Coelho do CESAM / Universidade de Aveiro e conta com a participação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC/IPC).

Conferência | ‘Participar no rumo e no cuidar da floresta portuguesa: um repto para todos?’
A Conferência Nacional ‘Participar no rumo e no cuidar da floresta portuguesa: um repto para todos?’ pretende ser um espaço de reflexão sobre os resultados do projeto de investigação ForeStake (2010-2013), integrando os contributos e as experiências de agentes e entidades políticas nacionais, regionais e locais para uma gestão florestal mais participativa, mais responsável e mais sustentável.

A Conferência terá lugar na Universidade de Aveiro nos dias 20 e 21 de Setembro.

Este evento integra ainda as comemorações dos 40 anos da Universidade de Aveiro e os 35 anos do Departamento de Ambiente e Ordenamento.