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Gentour | Gender in Tourism

16.12.2013
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

"Poderá a igualdade de género impulsionar a criação de formas inovadoras de crescimento económico? Relançar a economia através de redes e da internacionalização no setor do turismo".

Logo \ GenTour

O projeto pretende, de uma forma geral, fazer o diagnóstico da igualdade de género nas empresas e organizações do setor do turismo, analisando a interação entre o género do gestor/administrador e as estratégias de crescimento económico adotadas, nomeadamente ao nível do empreendedorismo, inovação, redes e internacionalização.

Coordenação e apoio
O projeto encontra-se em desenvolvimento na Universidade de Aveiro, na Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), sob a coordenação científica do Prof. Doutor Carlos Costa, o qual reconhece a importância dos apoios concedidos pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade - e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), para a concretização do trabalho desenvolvido, que tem vindo a ser continuamente reconhecido a uma escala mundial. Trata-se de um projeto no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SAESCTN), que conta com um investimento elegível de 134 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 114 mil euros.

Foto do Seminário | nov 2013 

Contexto
Apesar do setor do turismo ser predominantemente feminino, é fortemente segregado verticalmente: as mulheres ocupam posições hierarquicamente inferiores, estando os homens mais representados em cargos de chefia e gestão. Sendo as mulheres mais qualificadas, uma vez que constituem a maioria dos/as diplomados/as ao nível do ensino superior em turismo, esta situação levanta questões de natureza ética, mas também de natureza económica, já que estes recursos humanos, fundamentais para a renovação da economia, estão subaproveitados.

De facto, alguns estudos comprovam que as empresas que têm mais mulheres em posições de topo têm melhor desempenho do que as empresas estritamente dominadas por homens. Mas estarão as empresas mais competitivas empenhadas em promover a igualdade de oportunidades? Será que o crescimento económico e a igualdade de género se reforçam ou se excluem mutuamente? Como é que o potencial do capital humano e o potencial do próprio setor do turismo podem impulsionar novas formas de crescimento económico?

Este projeto veio dar continuidade ao projeto Gentour I, intitulado “Aproveitamento do quadro de formação das mulheres para o setor do turismo, estudando a mobilidade vertical por razões de natureza ética e económica”, realizado pela mesma equipa de investigação e que incidia sobre esta mesma área temática. Este primeiro projeto versou sobre a situação do potencial das mulheres no setor do turismo à luz do seu quadro de formação e sobre os fatores que impedem a sua mobilidade vertical por razões de natureza ética e económica. Deste estudo resultaram importantes contributos para a análise da persistência de tendências que inibem a ascensão das mulheres a funções de liderança, fornecendo pistas e soluções para este problema.

Tendo por base os resultados do projeto Gentour I, o projeto Gentour II centra-se, por sua vez, e de forma geral, no diagnóstico da igualdade de género nas empresas e organizações do setor do turismo, analisando a interação entre o género do gestor/administrador e as estratégias de crescimento económico adotadas, nomeadamente ao nível do empreendedorismo, inovação, redes e internacionalização.

Estes projetos foram submetidos a uma avaliação crítica de um painel de especialistas em áreas tão diversas como género, cidadania, sociologia, economia e gestão. Ambos foram aprovados e receberam comentários muito positivos sobre o seu potencial e valioso contributo, quer teórico, quer prático, para a criação de conhecimento.

São entidades parceiras destes projetos, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e a Confederação do Turismo Português (CTP).


Objetivos
Especificamente, este projeto tem como objetivos:

  • Identificar as razões que impedem as mulheres de atingir cargos de gestão em empresas e organizações do sector do turismo;
  • Analisar o potencial das estratégias de inovação, internacionalização e de redes para impulsionar a igualdade de género dentro das empresas, bem como o empreendedorismo das mulheres;
  • Analisar como as mulheres podem impulsionar novas formas de crescimento económico;
  • Avaliar e comparar os constrangimentos que afetam o crescimento de empresas geridas por homens e por mulheres;
  • Diagnosticar a igualdade de género em empresas e organizações do turismo;
  • Estudar a relação entre crescimento económico, igualdade de género e estratégias de internacionalização, redes e inovação.

A investigação sobre a igualdade de género aplicada ao sector do turismo é ainda escassa e, apesar de a investigação sobre redes de turismo e internacionalização ter crescido ao longo das últimas duas décadas, não existem estudos que analisem de forma consistente a relação entre género e a adoção destas estratégias.


Metodologia
Este projeto assenta em padrões de pesquisa sólidos e no rigor metodológico, contando com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de especialistas, pelo que irá ser criada uma plataforma de conhecimento ampliada que abrange entidades governamentais, a entidade nacional de turismo, associações empresariais e quatro centros de investigação, com experiência na área:

  • Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, da Universidade de Aveiro;
  • Centro de Estudos Anglísticos, da Universidade de Lisboa;
  • Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico, da Universidade dos Açores;
  • Centro de Investigação em Ciências Sociais, da Universidade do Minho.

O projeto reúne, ainda, conceituados investigadores/consultores de renome em Portugal, Inglaterra, Austrália, Brasil e Suécia, alguns deles já envolvidos no projeto anterior.

Sendo o turismo um setor diversificado, o estudo empírico será estratificado nas sete regiões portuguesas (NUT II Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, bem como Madeira e Açores), o que explica o envolvimento das universidades e institutos politécnicos participantes, que abrangem todo o território do país. O estudo será também estendido ao Brasil, o que possibilitará a realização de uma análise comparativa entre países.

Serão usadas fontes secundárias (dados estatísticos, projetos anteriores), mas a maioria dos dados advirá de um vasto trabalho de campo junto de empresas e organizações de turismo em Portugal. Recorrendo a abordagens complementares, de foro quantitativo e qualitativo, serão ainda recolhidos dados primários através de três instrumentos diferenciados: inquéritos por questionário (dirigido especificamente a indivíduos que ocupam posições de chefia e de decisão em empresas e organizações, públicas e privadas, do setor do turismo); entrevistas semiestruturadas (com o objetivo de aprofundar e contextualizar as respostas obtidas através do questionário, facilitando o processo de interpretação dos dados) e workshops regionais (sessões de brainstorming com key stakeholders do setor que têm como objetivos compreender as diferentes dimensões que as questões de género assumem de acordo com a estrutura da indústria do turismo em cada região).