Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Portugal Ventures abre Sexta Call For Entrepreneurship

09.01.2014
  • Financiamento e Partilha de Risco

A 6ª Call For Entrepreneurship marca o arranque do que se perspetiva ser um ano cheio de ambição e dinâmica para a comunidade nacional de empreendedorismo. Mais de 2.000 empreendedores já aceitaram o desafio desta iniciativa, que já permitiu o investimento da Portugal Ventures em 20 start-ups com a ambição de se tornarem empresas de excelência no mundo global.

Sexta Call For Entrepreneurship
Sexta Call For Entrepreneurship

A grande novidade desta Call é a abertura de candidaturas a projetos na área do Turismo, para além dos das áreas das Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais.

A fase de candidaturas dos projetos à 6ª Call irá decorrer a partir de 27 de Janeiro até 27 de Fevereiro. Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal ventures (www.portugalventures.pt). 

A Call For Entrepreneurship visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco de projetos inovadores e os de base científica e tecnológica nas fases iniciais da sua maturação empresarial. Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo.

Na preparação e qualificação dos  projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das 40 entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), potenciando a aptidão dos mesmos para o investimento de capital de risco.
Os projetos candidatos à Call serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação compostos por peritos empresariais e tecnológicos, nacionais e internacionais, bem como pelos investidores da Ignition Capital Network, business angels e outras capitais de risco, que poderão co investir com a Portugal Ventures nos projetos selecionados.

A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como start-ups de excelência a nível mundial. Os projetos investidos beneficiarão do aconselhamento por especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contatos relevantes.

Estes projetos têm também a possibilidade de virem a ser incubados e acelerados no centro do ecossistema do empreendedorismo tecnológico Português em Silicon Valley - “Portugal Ventures in the Bay”, e em outros polos internacionais de inovação.

A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição, uma iniciativa liderada pela Portugal Ventures e parte integrante do Programa +e+i (mais empreendedorismo, mais inovação). O seu objetivo é fortalecer o ecossistema Português de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor.

Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano. Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures  são financiados pelo FEDER – fundo europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade e do POR LISBOA.

Sobre a Portugal Ventures:

A Portugal Ventures é uma Sociedade de Capital de Risco que tem como objetivo investir em empresas com forte potencial de exportação para mercados globais, quer nos setores mais tradicionais da economia nacional, incluindo o Turismo, quer nos setores tecnológicos mais relevantes para o desenvolvimento de uma nova realidade económica e empresarial avançada e globalmente competitiva.

Contatos:

Ricardo Palma Carlos
Tel.: +351 211 589 100
Ricardo.palmacarlos@portugalventures.pt

Saiba mais em www.portugalventures.pt