Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Visiokids | Série televisiva em animação 3D

06.01.2014
  • Ciência e Conhecimento

Atómico, Bit, Cósmico, Cassiopeia e Vita são as cinco personagens da série televisiva VISIOKIDS que vão ajudar os mais jovens a descomplicar a ciência e a tecnologia, no sentido de tornar estas temáticas acessíveis e apetecíveis.

Descomplicar Ciência e Tecnologia é o nome do projeto que conta com o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico (SAESCTN). Envolve um investimento elegível de 134 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 114 mil euros.

 

Projeto
Este projeto tem como principal desafio alterar o panorama nacional no que concerne à divulgação da Ciência nos média. A originalidade do formato e o interesse dos conteúdos, a que se somam a abrangência de temáticas, a acessibilidade da linguagem, a interatividade e a experimentação, fazem deste projeto uma forma inovadora e cativante de disseminação de conteúdos científicos junto de um público muito diversificado.

Suscitar o gosto pelas diversas áreas da ciência e em particular pela matemática é um dos objetivos deste projeto e um dos propósitos do Visionarium cuja oferta experimental incide grandemente na apetência por estas temáticas.

Este projeto é encarado como uma oportunidade única de desenvolver um produto dinâmico, inovador e de inegável qualidade, que rume no sentido da cativação do gosto e do interesse pelas áreas científicas.

Na conceção e desenvolvimento do projeto foi tido em linha de conta, para além de objetivos de promoção da cultura científica e tecnológica, o estabelecimento de parcerias com Entidades/Instituições nas áreas da Ciência e da Tecnologia. A Universidade do Porto, através das suas diversas faculdades e departamentos e, muito em especial, da Faculdade de Psicologia e Educação veio conferir a este projeto outras valências e competências ao nível da produção de conteúdos.

Execução
VISIOKIDS o nome assumido pela série televisiva que o Visionarium desenvolveu no âmbito deste projeto. Trata-se de uma série televisiva em animação 3D, constituída por um total de 65 episódios, com cerca de dois minutos de duração, exibida no programa Zig Zag da RTP2, entre Setembro e Dezembro de 2013. 

As cinco personagens que integram a série representam cinco diferentes áreas da ciência que fazem correspondência com as cinco grandes áreas de exposição permanente do Visionarium. Ao longo de 13 semanas, e em regime diário, as hostes infantis, e os mais velhos, aprendem e divertem-se com estes protagonistas, já que se pretende que os mesmos contagiam com o seu bom humor e espontaneidade e sejam portadores de experiências divertidas.

Para além desta vertente, há a mais-valia de pendor pedagógico em que se adiciona o conhecimento à dimensão lúdica: inúmeras curiosidades e questões associadas à Ciência vão fazer parte da abordagem de conteúdos.

Paralelamente à série vai ser possível aceder a uma publicação em formato de banda desenhada, para que o público-alvo dos VISIOKIDS possa seguir de forma ainda mais próxima e atenta, em casa e na escola, todas as experiências realizadas por estes pequenos cientistas.

Importância do COMPETE no Projeto
Segundo Carla Barros, responsável de Marketing e Comunicação o “Projeto VISIOKIDS é com certeza um projeto de enorme relevância quer pelos conteúdos disponibilizados quer pela forma original e inovadora como são tratados.

Desmistificar a ciência e torná-la acessível e do interesse do grande público é o grande propósito deste projeto. Despertar o gosto, desde cedo, por estas temáticas é com certeza também um dos grandes objetivos do Visionarium na sua atuação diária.

Este projeto permitiu ao Visionarium um canal privilegiado de comunicação de ciência, que sem o apoio do COMPETE muito dificilmente uma entidade de cariz privado o conseguiria, com um alcance tão vasto e imediato.

Projetos como este são com certeza uma valia muito importante para a divulgação do conhecimento científico no nosso país e para o aumento da literacia científica junto da população em geral. Contribuindo, igualmente, para que se abram portas para outras abordagens e outras formas de comunicar assuntos do foro científico e tecnológico e para o despertar de vocações nesta área”.