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ANETIE promove o crescimento sustentado do sector empresarial de Tecnologias de Informação e Electrónica

27.01.2015
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, o projeto visou a temática “Empreendedorismo e difusão de boas práticas de gestão às empresas de base tecnológica” no sector TICE - Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica.

Programa Empreendedorismo Tecnológico
Programa Empreendedorismo Tecnológico

Promovido pela ANETIE no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolveu um investimento elegível de 1453mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 96 mil euros.

 

Programa Empreendedorismo Tecnológico 


 1.    Ficha Resumo

Designação do Projeto:   Acções conjuntas do sector TICE em Empreendedorismo
Domínio de Intervenção: Inovação e Empreendedorismo
Área(s) de Intervenção: Empreendedorismo e espírito empresarial
Área(s) de Projeto: Promoção do empreendedorismo e de criação de empresas com maior valor acrescentado


2.    Objetivos

O Programa Empreendedorismo Tecnológico teve como principais objectivos:

            1. Fomento do empreendedorismo junto dos estudantes universitários.

            2. Disponibilização de informação essencial para quem pretende implementar      um projecto empresarial.

            3. Formação especializada em áreas essenciais para o arranque efectivo de         um negócio.

            4. Divulgar o Concurso “Criação de Novos Negócios de Base Tecnológica”.

            5. Avaliar, apoiar e acompanhar as melhores ideias de negócio.

            6. Premiar iniciativas empresariais inovadoras e diferenciadoras que resultem       da adesão ao Programa.

 

3.    Funcionamento

  • O Programa Empreendedorismo Tecnológico foi promovido pela ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica.
  • O programa foi constituído por 3 eixos macro.
  • Face a potenciais factores de subjetividade, ao qual podem ficar sujeitos os projetos apresentados no âmbito do programa, foi importante a identificação de uma matriz de avaliação dos projectos em cada uma das fases.
  • Pretendeu-se apostar num número limitado de projectos, permitindo um efectivo grau de inovação e diferenciação relativamente aos restantes.

 

4.    Estrutura 

O programa foi estruturado nos seguintes eixos:

      • Eixo 1 – Divulgação do programa e fomento do empreendedorismo junto dos estudantes universitários

      • Eixo 2 – Concurso de ideias - apresentação da ideia / projecto empresarial

      • Eixo 3 – Atribuição do prémio Concurso de Ideias

 

5.    Eixos/Fases

Eixo 1 – Divulgação e Fomento do empreendedorismo

O programa Empreendedorismo Tecnológico numa primeira fase teve como principal missão divulgar o programa, disponibilizar informação e fomentar o empreendedorismo como forma de passagem dos estudantes para o universo empresarial. Neste sentido foram promovidos ciclos de workshops em entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico (SCT), considerados com potencial para o programa (zona Norte e Centro).

Numa primeira análise considerou-se como locais para decorrer esses ciclos de workshops, os seguintes:

1.ª Fase: Abril a Junho: Porto (2), Braga e Aveiro.

2.ª Fase: Setembro a Outubro: Porto, Braga, Covilhã e Coimbra.

Em cada um destes locais foi realizado um workshop constituído por duas sessões de meio dia onde se propôs abordar os seguintes temas:

      •          ABC do empreendedorismo tecnológico.

      •          Como desenvolver um plano de negócios.

      •          Metodologias de financiamento.

      •          Importância do processo de Internacionalização.

Eixo 2 – Apresentação da ideia / projecto empresarial

O Eixo 2 consistiu na fase de acesso dos interessados na iniciativa Concurso de Ideias.

O acesso ao concurso foi efectuado a partir do preenchimento de um formulário que esteve disponível no site da ANETIE e a partir do qual os interessados efectuaram a sua candidatura á presente iniciativa.

Este formulário teve como principal objectivo recolher o máximo de informação sobre o projecto e os seus promotores, tendo sido a partir deste feita a primeira avaliação das iniciativas propostas. Para que fosse possível reunir informação disponível para análise e simultaneamente algum empenho por parte do candidato no acesso ao programa, propôs-se que grande parte das questões colocadas fosse de resposta obrigatória.

O objectivo da reunião presencial foi o de proporcionar uma nova possibilidade aos promotores de apresentarem o seu projecto, obter algumas respostas relativamente a dúvidas levantadas aquando da análise da informação inicial sobre o projecto e simultaneamente disponibilizar informação útil para os promotores do projecto relativamente a formas de financiamento, aspectos a ter atenção na implementação do mesmo e outras questões da mesma natureza.

Os projectos foram avaliados tendo em conta a informação do formulário e os contactos mantidos ao longo do processo e considerando os seguintes critérios:

      •          Capacidade do promotor em implementar o projeto apresentado (30%).

      •          Demonstração de intenção de implementar o projeto apresentado (10%).

      •          Sustentabilidade económico-financeira do projeto (15%).

      •          Inovação do conceito e modelo de negócio (45%).

Foi dada uma pontuação de 1 a 10 (sendo que 1 equivale a MAU e 10 a EXCELENTE) a cada um dos critérios e a ponderação de cada um deles para a avaliação final.

Eixo 3 – Atribuição do prémio Concurso de Ideias

O Eixo 3 consistiu na atribuição do prémio do Concurso de Ideias. O prémio foi atribuído aos 8 finalistas e traduziu-se nos seguintes patamares:

1.º Coaching Pré-Negócio - foi materializado por uma semana de workshops de teoria e prática intensiva em áreas de interesse e de apoio à implementação do projecto, bem como na promoção de contacto com empresários, de forma a ter um contacto com situações reais e testemunhos de dificuldades que outros promotores já enfrentaram.

Os principais módulos de formação a disponibilizar foram:

      •          Liderança

      •          Relações Comerciais

      •          Princípios básicos de contabilidade

      •          Fiscalidade

      •          Estruturação da Ideia

      •          Plano de Marketing

      •          Finanças

      •          Financiamento

 

2.º Coaching Implementação do Negócio – foi disponibilizado um package de horas o qual permitiu um acompanhamento especializado na fase de arranque efectivo do negócio. Este prémio foi apenas disponibilizado aos promotores que viabilizarem a constituição da empresa.

3.º Plano de Negócios - foi atribuído aos oito finalistas um Plano de Negócios, nomeadamente a consultoria subjacente ao mesmo e que permitiu a estruturação de toda a ideia, modelo de negócio e fundamentação dos pressupostos associados. 

 

6.    ALGUNS INDICADORES

 

Indicadores de sensibilização para factores críticos da competitividade e para o espírito empresarial

Indicador

Meta indicada

Meta alcançada

Observações

Ações de Sensibilização

26

26

Foram realizados 10 workshops (5 em cada fase) e 16 Seminários (8 em cada fase).

Participantes em acções de sensibilização

720

602

362 participantes nos workshops (média de 36 por workshop) e 240 participantes nos seminários (média de 15 por seminário).

Factores críticos de competitividade envolvidos

2

2

Foram alcançados os dois fatores críticos de competitividade, o empreendedorismo e a inovação.

 

7. Conclusão

Segundo o responsável do projeto, Marco Reis, “a existência de mecanismos que permitam não apenas a execução mas também a disponibilização de formação, procedimentos e ferramentas de gestão essenciais ao desenvolvimento de um novo negócio, provou-se essencial à captação de novos conceitos, ideias e modelos.

O apoio disponibilizado no âmbito deste projeto visou conciliar o espírito empreendedor dos seus candidatos com know how e expertise empresariais, procurando a geração de novos negócios efetivamente sustentáveis, reforçando o papel dos seus promotores no futuro das suas propostas e alavancando a inovação concebida através de um posicionamento altamente diferenciado. “

 

8.    Links

Site

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Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

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