Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão

08.07.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Com o apoio do COMPETE, AIDA promove projeto de incentivo ao mercado alemão.

Projeto B2G

 

1. Síntese


A internacionalização das empresas da região de Aveiro é um elemento decisivo para reforçar a competitividade regional. Nesse sentido, importa promover nesta região ações que promovam o aumento da orientação das suas empresas para o exterior e o reforço das exportações e da presença internacional, procurando desta forma alargar a base de empresas internacionalizadas e inseridas em cadeias de valor internacionais.


É conhecida a debilidade do tecido empresarial nacional sobretudo das PME atinente ao acesso e colocação dos seus produtos em mercados externos. Trata-se de um fator essencial na reestruturação económica e um desafio decisivo para o crescimento e competitividade das empresas.


Verifica-se que a principal dificuldade parece estar na reduzida capacidade estratégica para realizar iniciativas de internacionalização que, para além do primeiro passo que constitui a exportação, possam conduzir a uma menor dependência de variações de mercado, através da presença nos mercados destino que permita obter conhecimento e algum controlo das cadeias de valor.


Existe portanto um duplo défice: de informação classificada e sistematizada sobre dinâmicas de mercado e concorrência internacional, ou seja, um défice em international business intelligence.
E um outro, há muito diagnosticado, de colaboração empresarial que impede a concretização de iniciativas de internacionalização que a serem realizadas em muito poderiam aumentar a abrangência e as possibilidades de oferta e contribuir para minorar a falta de conhecimento e controlo das cadeias de valor.


Nesse sentido a AIDA iniciou, em 2013, o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas (SIAC). Este projeto propõe uma solução para esses dois problemas, ao criar condições para que se possa transferir intelligence sobre mercados e conhecimento sobre modelos de colaboração e internacionalização coletiva, para os sectores do Habitat Sustentável e dos Componentes para o Sector Automóvel.


2. Objetivos

O projeto B2G tem como principais objetivos operacionais:

>    Identificar as principais oportunidades de comércio internacional entre Portugal e Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel.
>    Identificar e estudar as melhores práticas internacionais relativamente a ações de internacionalização conjuntas em cooperação incluindo redes, consórcios, plataformas ou centros de business intelligence para a internacionalização.
>    Preparar e disseminar um manual de práticas e culturas de negociação e tomada de decisão no mercado alemão.
>    Estudar e concretizar oportunidades de fazer parcerias, exportação e/ou investimentos em internacionalização.
>    Estudar e concretizar oportunidades de fazer parcerias, exportação e/ou investimentos em internacionalização.
>    Definir metodologias para dinamização de Plataformas de International Business Intelligence.
Eixos estratégicos


Em termos estratégicos, o projeto B2G tem os seguintes propósitos, a saber:

>    Promover a exportação, a inovação estratégica e a internacionalização nas empresas como forma de vencer no mercado global.
>    Promover a competitividade internacional das empresas.
>    Compreender novos modelos de negócio e identificar oportunidades de crescimento e internacionalização.
>    Alavancar ritmos de crescimento das empresas da região de Aveiro através de acesso a novos mercados.
>    Contribuir para a sustentabilidade dos negócios empresariais.
>    Contribuir para complementar a atual oferta de serviços públicos de apoio.



3. Atividades

O projeto estrutura-se em torno dos seguintes eixos estratégicos e atividades:

Eixo 1 - Oportunidades e apoios à internacionalização

1.1    Estudo do potencial de desenvolvimento de comércio bilateral Portugal Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel.

O estudo tem como principal objetivo a caracterização das atividades de comércio bilateral entre Portugal e Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel, procurando identificar áreas onde os produtos portugueses possam disfrutar de vantagens comparativas.
O estudo irá também alimentar o Workshop: Capacitação de Plataformas International Business Intelligence - IBI, identificando não só oportunidades de exportação/internacionalização das empresas portuguesas para a Alemanha, como também apresentando tendências de mercado na Alemanha para os dois sectores. Este último objetivo será alcançado através de entrevistas a especialistas do setor, consulta de revistas da especialidade e participação em feiras e exposições.

1.2 Benchmarking Internacional de práticas de redes, consórcios, plataformas e centros para a internacionalização.

Esta atividade constitui a base do processo de definição de uma metodologia para a estruturação de plataformas para internacionalização, orientadas por sector e por região, tendo como principal propósito identificar práticas comprovadamente bem-sucedidas que possam servir de inspiração para a definição de um modelo eficaz de funcionamento de plataformas de business intelligence para apoio à internacionalização.
Eixo 2 - Metodologias de Atuação

2.1 Metodologias e Manual de internacionalização - cultura de negócios, política e segurança negocial.

Esta atividade visa a realização de um Manual sobre Práticas de Negociação comparadas entre Portugal e Alemanha, bem como culturas de negociação e de tomada de decisão em investimentos internacionais.

O objetivo desta atividade é fazer uma síntese da informação já disponível, concebendo um documento que possa ser útil aos sectores, ajudando os empresários a modelar a sua atuação de acordo com as práticas culturais específicas do mercado alvo.

2.2 Formulação de Metodologia para dinamização de Plataformas e de International Business Intelligence

Nesta atividade irão ser definidas propostas de aplicação de metodologias de apoio à internacionalização com base em business intelligence que resultem no aumento da competitividade e crescimento das iniciativas apoiadas.

Todas as fases anteriores são instrumentais, contribuindo para a realização de metodologias de apoio e desenvolvimento de esquemas coletivos de business intelligence.

Será efetuada uma análise dos constrangimentos encontrados no nosso país, a verificação da eficiência dos instrumentos de apoio desenvolvidos e serão apresentadas propostas concretas de um modelo, ou modelos a aplicar nos dois sectores alvo em análise.

2.3 Workshop - Capacitação de plataformas para International Business Intelligence - IBI

Este evento dirigido aos departamentos de Inovação, Marketing e Exportação das empresas dos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel objetivou captar o seu interesse para a temática da internacionalização coletiva e ao mesmo tempo apresentar as maiores tendências dos sectores para 2013-2015, bem como as oportunidades de exportação para os mercados internacionais, bem como troca de conhecimento e opiniões sobre o atual estado dos sectores e suas empresas.

O workshop utilizou a informação gerada na atividade 1.1. complementada pela informação organizada até à altura pelos parceiros do projeto na Alemanha.

Eixo 3 - Promoção e Divulgação

3.1 Seminário de Apresentação do Projeto

Com este seminário deu-se a conhecer as ações e objetivos estratégicos e operacionais do projeto, sensibilizando o tecido empresarial para a importância da inovação nos produtos, serviços, práticas e processos a implementar ou desenvolver, enquanto fator de competitividade nos mercados internacionais.
Deu-se, igualmente, a conhecer o mercado alemão suas potencialidades e fragilidades, sensibilizando os empresários, em particular dos sectores habitat e componentes automóvel, para a pertinência em iniciar/desenvolver contactos/relações comerciais com este mercado, considerado um dos mais relevantes ao nível europeu.

3.2 Seminário de Divulgação de Dados e Resultados

Será realizado um seminário de divulgação de dados e resultados obtidos até ao momento,
resultantes quer do estudo efetuado sobre o potencial de desenvolvimento do comércio bilateral Portugal-Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componente Automóvel, quer dos resultados conseguidos no benchmarking realizado sobre práticas de redes, consórcios, plataformas e centros para a internacionalização.

Neste seminário pretende-se, também, promover a inovação enquanto estratégia para a internacionalização das empresas e como fator diferenciador, incentivar o tecido empresarial para a possibilidade de incrementar o ranking de exportações para um mercado altamente exigente, bem como para a importância da criação de sinergias e fusão de competências entre empresas de ambos os mercados e intersectoriais.

3.3 Análise de Resultados

3.4 Seminário de Encerramento do Projeto

Com esta ação pretende-se promover e disseminar os resultados do projeto ao tecido empresarial, dando a conhecer não só os objetivos que levaram à sua concretização e os resultados alcançados, mas também, e sobretudo dotar o tecido empresarial de valências que possibilite uma melhor preparação, visando a concretização de negócios com o mercado alemão, quer através da inovação dos seus produtos quer dos serviços prestados.

A realização desta iniciativa tem ainda como propósito garantir o acesso à informação estratégica sobre o mercado alemão ao tecido empresarial e incentivar a partilha de boas práticas e aposta na criação de projetos dinamizadores devidamente estruturados, com enfoque para a área de Investigação & Desenvolvimento.

3.5 Criação da imagem institucional

Eixo 4 - Gestão do projeto

4.1 Gestão e Coordenação



4. Resultados e impacto do projeto

O impacto gerado pelo presente projeto, no contexto da atividade associativa empresarial, mede-se pelo reconhecimento da sua utilidade para os sectores alvo e para a região e pela avaliação das externalidades positivas geradas.

A dimensão da Associação AIDA, e o seu papel de parceiro social regional é garantia do número de empresas, pessoas e instituições como Universidades, Organismos da Administração Pública Regional e Nacional que irão certamente ser beneficiadas, direta ou indiretamente, dos outputs do projeto.

As políticas de apoio ao desenvolvimento económico e à internacionalização em Portugal têm estado focadas nos sistemas de incentivos orientados a projetos isolados, existindo uma lacuna por preencher no que se refere a estratégias de internacionalização coletiva, ou em cooperação, que contribuam para o aumento do conhecimento e capacidade de controlo do processo de penetração nos mercados internacionais.

Pretende-se criar condições para o aumento da eficácia das atuais políticas de apoio à internacionalização, atuando a nível regional/sectorial em complemento dos atuais instrumentos, através da criação de serviços coletivos de internacional business intelligence, dedicados em função das necessidades de cada sector alvo e através do estímulo à cooperação empresarial.

Com base em modelos inspirados em plataformas de apoio à internacionalização existentes em outros países, mas devidamente estudados e adaptados às condições da região para que possam ser corretamente apropriados e implementados, o projeto pretende contribuir para o aumento da competitividade da economia da região de Aveiro.

Salientam-se portanto os impactos do projeto para a atividade de apoio à internacionalização, quer por parte de organismos da Administração Pública Central ou Regional, quer quando realizada por organizações associativas na medida em que a existência das plataformas que o projeto pretende lançar, deverá alavancar a eficácia dos atuais apoios públicos de suporte à internacionalização.


5. Enquadramento no COMPETE

> Financiamento


Tendo em vista a execução do projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, a AIDA candidatou-se ao COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade para obter financiamento.

Apoiado pelo supracitado Programa no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas), o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 229 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 183 mil euros.

> Testemunho do promotor

A economia portuguesa está cada vez mais integrada no mercado global. A aposta na inovação e na internacionalização por parte do tecido empresarial português tem vindo a ser ganha, afirmando assim a qualidade dos nossos produtos e serviços por todo o mundo.

Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer, assumindo aqui os projetos financiados um papel fundamental enquanto suporte e ferramenta adicional para que as empresas iniciem ou reforcem a sua atividade ao nível da cooperação empresarial, incrementem o seu networking e know-how sobre os inúmeros mercados e suas oportunidades de negócio.

Ciente dessa necessidade, a AIDA tem procurado reforçar a prestação de informações e promoção de iniciativas de dinamização e incentivo à internacionalização (nomeadamente, sessões de esclarecimento, missões empresariais, elaboração de estudos de mercado, prospeção de mercados emergentes) das empresas para mercados tão exigentes como por exemplo o Alemão, longínquos como a China e os países árabes e mais próximos culturalmente como os PALOP e a Europa.

Entende-se, assim, que o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, aprovado pelo COMPETE e apoiado pelo FEDER, é um importante instrumento para fomentar a cooperação com as empresas do mercado da Alemanha, aumentando a quota de internacionalização das empresas portuguesas e da região de Aveiro.

O COMPETE tem, assim, sido decisivo no apoio à revitalização da economia portuguesa através, nomeadamente, da atenção dada à importância de fomentar uma gestão assente na cooperação entre agentes económicos, fator que não está ainda devidamente enraizado na cultura empresarial portuguesa.

Por parte da equipa que gere o programa de destacar o excelente trabalho desenvolvido e interação com as entidades que operacionalizam os diferentes projetos".

Elisabete Rita | Vice-presidente Executiva da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro


6. Links

Site da AIDA: www.aida.pt


7. Contactos

Para mais informações sobre o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão contacte o Gabinete de Comunicação e Imagem – Celeste Claro – através do email: c.claro@aida.pt.


Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

 

B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão

 

Com o apoio do COMPETE, AIDA promove projeto de incentivo ao mercado alemão.

 

Síntese

A internacionalização das empresas da região de Aveiro é um elemento decisivo para reforçar a competitividade regional. Nesse sentido, importa promover nesta região ações que promovam o aumento da orientação das suas empresas para o exterior e o reforço das exportações e da presença internacional, procurando desta forma alargar a base de empresas internacionalizadas e inseridas em cadeias de valor internacionais.

É conhecida a debilidade do tecido empresarial nacional sobretudo das PME atinente ao acesso e colocação dos seus produtos em mercados externos. Trata-se de um fator essencial na reestruturação económica e um desafio decisivo para o crescimento e competitividade das empresas.

Verifica-se que a principal dificuldade parece estar na reduzida capacidade estratégica para realizar iniciativas de internacionalização que, para além do primeiro passo que constitui a exportação, possam conduzir a uma menor dependência de variações de mercado, através da presença nos mercados destino que permita obter conhecimento e algum controlo das cadeias de valor.

Existe portanto um duplo défice: de informação classificada e sistematizada sobre dinâmicas de mercado e concorrência internacional, ou seja, um défice em international business intelligence.

E um outro, há muito diagnosticado, de colaboração empresarial que impede a concretização de iniciativas de internacionalização que a serem realizadas em muito poderiam aumentar a abrangência e as possibilidades de oferta e contribuir para minorar a falta de conhecimento e controlo das cadeias de valor.

Nesse sentido a AIDA iniciou, em 2013, o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas (SIAC). Este projeto propõe uma solução para esses dois problemas, ao criar condições para que se possa transferir intelligence sobre mercados e conhecimento sobre modelos de colaboração e internacionalização coletiva, para os sectores do Habitat Sustentável e dos Componentes para o Sector Automóvel.

 

Objetivos

O projeto B2G tem como principais objetivos operacionais:

§  Identificar as principais oportunidades de comércio internacional entre Portugal e Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel.

§  Identificar e estudar as melhores práticas internacionais relativamente a ações de internacionalização conjuntas em cooperação incluindo redes, consórcios, plataformas ou centros de business intelligence para a internacionalização.

§  Preparar e disseminar um manual de práticas e culturas de negociação e tomada de decisão no mercado alemão.

§  Estudar e concretizar oportunidades de fazer parcerias, exportação e/ou investimentos em internacionalização.

§  Definir metodologias para dinamização de Plataformas de International Business Intelligence.

Eixos estratégicos

Em termos estratégicos, o projeto B2G tem os seguintes propósitos, a saber:

§  Promover a exportação, a inovação estratégica e a internacionalização nas empresas como forma de vencer no mercado global.

§  Promover a competitividade internacional das empresas.

§  Compreender novos modelos de negócio e identificar oportunidades de crescimento e internacionalização.

§  Alavancar ritmos de crescimento das empresas da região de Aveiro através de acesso a novos mercados.

§  Contribuir para a sustentabilidade dos negócios empresariais.  

§  Contribuir para complementar a atual oferta de serviços públicos de apoio.

 

Atividades

O projeto estrutura-se em torno dos seguintes eixos estratégicos e atividades:

Eixo 1 - Oportunidades e apoios à internacionalização

1.1  Estudo do potencial de desenvolvimento de comércio bilateral Portugal Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel.

O estudo tem como principal objetivo a caracterização das atividades de comércio bilateral entre Portugal e Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel, procurando identificar áreas onde os produtos portugueses possam disfrutar de vantagens comparativas.

O estudo irá também alimentar o Workshop: Capacitação de Plataformas International Business Intelligence - IBI, identificando não só oportunidades de exportação/internacionalização das empresas portuguesas para a Alemanha, como também apresentando tendências de mercado na Alemanha para os dois sectores. Este último objetivo será alcançado através de entrevistas a especialistas do setor, consulta de revistas da especialidade e participação em feiras e exposições.

 

1.2 Benchmarking Internacional de práticas de redes, consórcios, plataformas e centros para a internacionalização.

Esta atividade constitui a base do processo de definição de uma metodologia para a estruturação de plataformas para internacionalização, orientadas por sector e por região, tendo como principal propósito identificar práticas comprovadamente bem-sucedidas que possam servir de inspiração para a definição de um modelo eficaz de funcionamento de plataformas de business intelligence para apoio à internacionalização.

 

Eixo 2 - Metodologias de Atuação

2.1 Metodologias e Manual de internacionalização - cultura de negócios, política e segurança negocial.

Esta atividade visa a realização de um Manual sobre Práticas de Negociação comparadas entre Portugal e Alemanha, bem como culturas de negociação e de tomada de decisão em investimentos internacionais.

O objetivo desta atividade é fazer uma síntese da informação já disponível, concebendo um documento que possa ser útil aos sectores, ajudando os empresários a modelar a sua atuação de acordo com as práticas culturais específicas do mercado alvo.

 

2.2 Formulação de Metodologia para dinamização de Plataformas e de International Business Intelligence

Nesta atividade irão ser definidas propostas de aplicação de metodologias de apoio à internacionalização com base em business intelligence que resultem no aumento da competitividade e crescimento das iniciativas apoiadas.

Todas as fases anteriores são instrumentais, contribuindo para a realização de metodologias de apoio e desenvolvimento de esquemas coletivos de business intelligence.

Será efetuada uma análise dos constrangimentos encontrados no nosso país, a verificação da eficiência dos instrumentos de apoio desenvolvidos e serão apresentadas propostas concretas de um modelo, ou modelos a aplicar nos dois sectores alvo em análise.

 

2.3 Workshop - Capacitação de plataformas para International Business Intelligence - IBI

Pretende-se realizar um evento dirigido aos departamentos de Inovação, Marketing e Exportação das empresas do sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel objetivando captar o seu interesse para a temática da internacionalização coletiva e ao mesmo tempo apresentar as maiores tendências dos sectores para 2013-2015, bem como as oportunidades de exportação para os mercados internacionais.

O workshop utilizará a informação gerada na atividade 1.1. complementada pela informação organizada até à altura pelos parceiros do projeto na Alemanha.

 

Eixo 3 - Promoção e Divulgação

3.1 Seminário de Apresentação do Projeto

Com este seminário deu-se a conhecer as ações e objetivos estratégicos e operacionais do projeto, sensibilizando o tecido empresarial para a importância da inovação nos produtos, serviços, práticas e processos a implementar ou desenvolver, enquanto fator de competitividade nos mercados internacionais.

Deu-se, igualmente, a conhecer o mercado alemão suas potencialidades e fragilidades, sensibilizando os empresários, em particular dos sectores habitat e componentes automóvel, para a pertinência em iniciar/desenvolver contactos/relações comerciais com este mercado, considerado um dos mais relevantes ao nível europeu.

 

3.2 Seminário de Divulgação de Dados e Resultados

Será realizado um seminário de divulgação de dados e resultados obtidos até ao momento, resultantes quer do estudo efetuado sobre o potencial de desenvolvimento do comércio bilateral Portugal-Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componente Automóvel, quer dos resultados conseguidos no benchmarking realizado sobre práticas de redes, consórcios, plataformas e centros para a internacionalização.

Neste seminário pretende-se, também, promover a inovação enquanto estratégia para a internacionalização das empresas e como fator diferenciador, incentivar o tecido empresarial para a possibilidade de incrementar o ranking de exportações para um mercado altamente exigente, bem como para a importância da criação de sinergias e fusão de competências entre empresas de ambos os mercados e intersectoriais.

 

3.3 Análise de Resultados

3.4 Seminário de Encerramento do Projeto

Com esta ação pretende-se promover e disseminar os resultados do projeto ao tecido empresarial, dando a conhecer não só os objetivos que levaram à sua concretização e os resultados alcançados, mas também, e sobretudo dotar o tecido empresarial de valências que possibilite uma melhor preparação, visando a concretização de negócios com o mercado alemão, quer através da inovação dos seus produtos quer dos serviços prestados.

A realização desta iniciativa tem ainda como propósito garantir o acesso à informação estratégica sobre o mercado alemão ao tecido empresarial e incentivar a partilha de boas práticas e aposta na criação de projetos dinamizadores devidamente estruturados, com enfoque para a área de Investigação & Desenvolvimento.

 

3.5 Criação da imagem institucional

 

Eixo 4 - Gestão do projeto

4.1 Gestão e Coordenação

 

Resultados e impacto do projeto

O impacto gerado pelo presente projeto, no contexto da atividade associativa empresarial, mede-se pelo reconhecimento da sua utilidade para os sectores alvo e para a região e pela avaliação das externalidades positivas geradas.

A dimensão da Associação AIDA, e o seu papel de parceiro social regional é garantia do número de empresas, pessoas e instituições como Universidades, Organismos da Administração Pública Regional e Nacional que irão certamente ser beneficiadas, direta ou indiretamente, dos outputs do projeto.

As políticas de apoio ao desenvolvimento económico e à internacionalização em Portugal têm estado focadas nos sistemas de incentivos orientados a projetos isolados, existindo uma lacuna por preencher no que se refere a estratégias de internacionalização coletiva, ou em cooperação, que contribuam para o aumento do conhecimento e capacidade de controlo do processo de penetração nos mercados internacionais.

Pretende-se criar condições para o aumento da eficácia das atuais políticas de apoio à internacionalização, atuando a nível regional/sectorial em complemento dos atuais instrumentos, através da criação de serviços coletivos de internacional business intelligence, dedicados em função das necessidades de cada sector alvo e através do estímulo à cooperação empresarial.

Com base em modelos inspirados em plataformas de apoio à internacionalização existentes em outros países, mas devidamente estudados e adaptados às condições da região para que possam ser corretamente apropriados e implementados, o projeto pretende contribuir para o aumento da competitividade da economia da região de Aveiro.

Salientam-se portanto os impactos do projeto para a atividade de apoio à internacionalização, quer por parte de organismos da Administração Pública Central ou Regional, quer quando realizada por organizações associativas na medida em que a existência das plataformas que o projeto pretende lançar, deverá alavancar a eficácia dos atuais apoios públicos de suporte à internacionalização.

 

Enquadramento no COMPETE

Financiamento

Tendo em vista a execução do projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, a AIDA candidatou-se ao COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade para obter financiamento.

Apoiado pelo supracitado Programa no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas), o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 229 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 183 mil euros.

 

Testemunho do promotor

 

“A economia portuguesa está cada vez mais integrada no mercado global. A aposta na inovação e na internacionalização por parte do tecido empresarial português tem vindo a ser ganha, afirmando assim a qualidade dos nossos produtos e serviços por todo o mundo.

Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer, assumindo aqui os projetos financiados um papel fundamental enquanto suporte e ferramenta adicional para que as empresas iniciem ou reforcem a sua atividade ao nível da cooperação empresarial, incrementem o seu networking e know-how sobre os inúmeros mercados e suas oportunidades de negócio.

Ciente dessa necessidade, a AIDA tem procurado reforçar a prestação de informações e promoção de iniciativas de dinamização e incentivo à internacionalização (nomeadamente, sessões de esclarecimento, missões empresariais, elaboração de estudos de mercado, prospeção de mercados emergentes) das empresas para mercados tão exigentes como por exemplo o Alemão, longínquos como a China e os países árabes e mais próximos culturalmente como os PALOP e a Europa.

Entende-se, assim, que o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, aprovado pelo COMPETE e apoiado pelo FEDER, é um importante instrumento para fomentar a cooperação com as empresas do mercado da Alemanha, aumentando a quota de internacionalização das empresas portuguesas e da região de Aveiro.

O COMPETE tem, assim, sido decisivo no apoio à revitalização da economia portuguesa através, nomeadamente, da atenção dada à importância de fomentar uma gestão assente na cooperação entre agentes económicos, fator que não está ainda devidamente enraizado na cultura empresarial portuguesa.

Por parte da equipa que gere o programa de destacar o excelente trabalho desenvolvido e interação com as entidades que operacionalizam os diferentes projetos.”

Elisabete Rita | Vice-presidente Executiva da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

 

 

Links

www.aida.pt 

 

Para mais informações sobre o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão contacte o Gabinete de Comunicação e Imagem – Celeste Claro – c.claro@aida.pt