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Ceramica - Informar e Acrescentar Valor

12.11.2012
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

Conheça a estratégia e as ferramentas que permitiram melhorar a competitividade do sector cerâmico português e reforçar a sua notoriedade, designadamente nos mercados externos.

1. Enquadramento

Promovido pela APICER -Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica e apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade) no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto Cerâmica – Informar e Acrescentar Valor envolveu um investimento elegível de 377 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 264 mil euros.

O projeto visou promover a melhoria da competitividade do sector cerâmico, em alinhamento com o objetivo central da Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável.


2. O projeto

- Âmbito

Tendo como documento enquadrador o “Plano Estratégico para o Sector da Cerâmica em Portugal”, o projeto propôs a concretização de atividades que dessem resposta aos seguintes fatores críticos:

  • a desvalorização da imagem «Made in Portugal» face a outros produtores europeus,
  • o reduzido valor acrescentado dos produtos,
  • a reduzida focalização no utilizador final e no serviço,
  • a baixa produtividade face a países concorrentes,
  • a reduzida integração de conhecimento para obtenção de novas soluções de elevado valor acrescentado e o potencial de melhoria dos processos.

Desta forma, o projeto visou uma auscultação profunda e dinâmica da realidade dos mercados internacionais, designadamente no que concerne a:

  • visão estratégica das empresas,
  • tendências de consumo e nos comportamentos dos consumidores,
  • boas práticas de negócios e gestão.

Só assim seria possível melhorar a competitividade do sector cerâmico português e reforçar a sua notoriedade, designadamente ao nível dos mercados externos.

- Objectivos:

  • Melhorar as competências de gestão das PME do sector;
  • Compreender a visão estratégica das empresas em 4 países de referência (Alemanha, Espanha, França e Itália) considerados relevantes (do ponto de vista da oferta);
  • Partilhar boas práticas internacionais do sector (e dos subsectores) de maneira a que as empresas portuguesas as possam enquadrar nas suas decisões estratégicas.

- Ficha Resumo

Designação do Projecto: CERÂMICA - Informar e Acrescentar Valor
Domínio de Intervenção: Informação e representação de PME
Área(s) de Intervenção: • Informação de gestão orientada para PME
• Observação e vigilância para evolução de actividades econó...
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