Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE e AIP-CCI promovem “Redes de Inovação”

11.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

O projeto tem como objetivo promover a competitividade das Regiões Alentejo e Centro através da conceção e implementação de um programa integrado de promoção da Inovação. Para tal foram envolvidas empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico através de workshops em vários pontos do território.

1. Síntese

Sendo claramente considerada como um dos principais motivadores de evoluções económicas e sociais dos países que apostam no desenvolvimento, a inovação ocupa, cada vez mais, um lugar de grande destaque na construção de vantagens competitivas das empresas e na implementação de estruturas de mercado vantajosas para o desenvolvimento da economia nacional. Em Portugal, é assinalável o esforço realizado no apoio às atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) nos últimos anos.

O projeto “Redes de Inovação”, cofinanciado pelo COMPETE, integra um conjunto de atividades que visam a conceção e implementação de um programa de valorização da capacidade inovadora local nas regiões do Centro (com enfoque na NUTS III Beira Interior Sul) e Alentejo (com enfoque nas NUTS III Alto Alentejo e Alentejo Central), que se constitua como um veículo relevante na fixação do conhecimento e na promoção da coesão territorial.
Por outro lado, pretende igualmente contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia que permita aproveitar as competências das unidades de investigação regionais, fomentar a incorporação da inovação nas empresas e melhorar a articulação entre estas e os centros de I&D.

Inovação

2. Enquadramento no COMPETE

Redes de Inovação

2.1 Sistema de Apoio a Acções Colectivas

Promovido pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria), o projeto “Redes de Inovação”, com início em Dezembro de 2012 e término a 30 de novembro de 2014, foi cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

O projeto insere-se no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), e envolve um investimento elegível de cerca de 377 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 264 mil euros.
2.2 Testemunho do Promotor | AIP

O projeto “REIDI/Redes de Inovação” ao efetuar o levantamento e o tratamento exaustivo de informação relativa ao fator Inovação, em três regiões específicas: Castelo Branco, Évora e Portalegre, permitiu, entre outros méritos, concluir que ao nível da produção do Conhecimento, bem como ao nível das infraestruturas que dão apoio a essa produção de Conhecimento, e assim de Inovação, nos encontramos em patamares semelhantes aos dos países mais desenvolvid...

A Carregar...