Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ACQUASAFE - Segurança Química em Sistemas de Abastecimento de Água

MEDIDA DE APOIO: SISTEMA DE APOIO A ENTIDADES DO SISTEMA CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NACIONAL (SAESCTN)
ÁREA DE INTERVENÇÃO: Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT)
N.º DE PROJECTO: 8547

PROMOTOR: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FE/UP)

LOCALIZAÇÃO: Norte

INVESTIMENTO APROVADO: 148.536,00 euros  

INCENTIVO APROVADO: 103.975,20 euros

DESCRIÇÃO DO PROJECTO:

Nos sistemas de distribuição de água estão identificados diversos pontos de vulnerabilidade, como por exemplo, a água para consumo pode ser contaminada na sua fonte original, durante o tratamento, nos reservatórios de água tratada e nas tubagens da rede de distribuição. Nos últimos anos, as medidas contra a contaminação deliberada têm sido intensificadas, principalmente através de procedimentos de vigilância e protecção. As principais falhas existentes dizem respeito à praticabilidade dos métodos de detecção e remediação e à detecção rápida da contaminação, especialmente a que tem origem em substâncias químicas emergentes. Para além deste facto, o acesso a uma enorme variedade de produtos químicos está globalizado. Consequentemente, é real o risco de obtenção de produtos químicos, com efeitos tóxicos devastadores e em doses extremamente reduzidas. Além disso, os procedimentos operacionais para restaurar a qualidade da água após a detecção de uma contaminação, necessitam de considerar a dificuldade da limpeza das paredes das tubagens, onde os depósitos e/ou biofilmes podem representar uma “vulnerabilidade” adicional. Mesmo depois da desinfecção da água, a sorção de contaminantes nos depósitos/biofilmes tem de ser considerada, devido à libertação inesperada destes materiais das paredes dos tubos que pode reactivar em alguma extensão a contaminação.

No presente projecto pretende-se estudar dois tipos diferentes de compostos químicos: (a) tóxicos “antigos” que podem ser facilmente adquiridos e manipulados (um fungicida organofosfato – o clorfenvinfos, um insecticida carbamato – o carbofurão, um herbicida – o paraquato) e (b) substâncias “emergentes” com efeitos letais em doses extremamente reduzidas (um retardador de chama polibromado – BDE100).

O principal objectivo desta proposta é prevenir os efeitos negativos resultantes da contaminação propositada das redes de distribuição de água, promovendo uma resposta adequada para a detecção e identificação rápida do problema, bem como para a descontaminação do sistema

RESULTADOS ESPERADOS:

Os impactos associados aos resultados previstos são dirigidos à segurança humana e incluem: (i) a implementação de equipamentos, como por exemplo sensores online para detectar contaminantes, ou dispositivos (coupons) para a análise das paredes dos tubos; (ii) a adaptação dos métodos analíticos existentes para a análise vestigial, para detectar contaminantes relevantes em matrizes complexas, como os biofilmes e as paredes dos tubos; (iii) desenvolvimento de técnicas de limpeza/neutralização capazes de remover eficientemente e permanentemente a ameaça, tratando não só a água mas também prevenindo o desprendimento inesperado de biofilmes/depósitos contaminados das paredes das tubagens.