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COMPETE apoia programa televisivo intitulado "República do Saber"

30.08.2012
  • Ciência e Conhecimento

O enorme fluxo de trabalho científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra originou um programa de televisão semanal que pretende divulgar a investigação científica e tecnológica em Portugal.

O programa irá abordar as áreas de investigação da Faculdade e a sua ligação à sociedade e à economia, através dos centros de investigação associados, do Instituto Pedro Nunes e da sua incubadora de empresas.

Âmbito

O projeto é o resultado de uma candidatura ao COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade na área da Promoção da Cultura Científica e Tecnológica, na categoria Media Ciência - Apoio à Produção de conteúdos para divulgação científica e tecnológica na comunicação social.

Pretende ser um projeto inovador e criativo, ajustando-se aos objetivos e condições definidas no Aviso N.º2/SAESCTN/2010, salientando a importância da divulgação da ciência junto da sociedade por forma a cativar novos públicos e a explicar a importância da ciência e tecnologia no dia-a-dia das populações.

A candidatura é apoiada, em 70 por cento, pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, em 30 por cento, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Apoiado pelo COMPETE o projeto envolve um investimento elegível de 459 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 321 mil euros.

Descrição

Trata-se de um programa de televisão que visa divulgar a atividade científica desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), abordando as diversas áreas de investigação da FCTUC e a sua ligação à sociedade, através dos seus centros de investigação e laboratórios associados, do Instituto Pedro Nunes e da sua incubadora de empresas.
O programa estreia no próximo dia 7 de maio, na RTP2, numa periocidade semanal e será posteriormente exibido na RTP África e na RTP Internacional.

Dirigido ao público em geral, o programa, com a duração de 15 minutos, deverá divulgar o trabalho científico e tecnológico, nomeadamente os trabalhos de I&D (Investigação e Desenvolvimento) mais emblemáticos, desenvolvidos nos 11 departamentos e 16 centros de investigação da Faculdade.
O programa televisivo aborda a componente prática, empresarial e económica da investigação, a partir da experiência dos laboratórios, centros e associações de investigação associados à FCTUC, e das suas empresas spin-off.

Numa vertente mais didática, o programa vai ter uma rubrica dedicada aos mais jovens, numa perspectiva do “sabias que...?”, “já imaginaste o que seria se...”, “como a matemática pode interpretar as imagens do cérebro”, “já imaginaste produzir energia com limões...?”, “vamos conhecer um camaleão químico?”. Trata-se de uma rubrica que tem por objetivo «estimular o interesse para as áreas da ciência e tecnologia», com a FCTUC a pretender envolver os estudantes universitários.

Paralelamente à difusão televisiva, o programa será alvo de promoção junto de outros diversos meios de comunicação social, incluindo os meios online.

A imagem do “República do Saber” será apelativa e dinâmica com uma forte componente gráfica em 3D. Pretende-se um projeto inovador e criativo a fazer jus à imagem e à temática da própria Investigação Científica e Tecnológica em destaque.

O Programa será apresentado pelo ator António Durães, elo de ligação com as peças jornalísticas recolhidas e elaboradas semanalmente, e que apresentarão as mais recentes novidades na área da investigação científica e tecnológica, com recurso a um trabalho jornalístico e de entrevista, rigoroso, criativo e exemplar.

Enquadramento

Na denominada “Era da Informação”, a FCTUC considera imperativo promover a presença regular nos Media, essencialmente nos Media de âmbito nacional. Consciente da indiscutível importância que a televisão assume na sociedade, a FCTUC empenhou-se, com sucesso, na realização de uma parceria com a RTP, um canal televisivo com créditos firmados na realização de programas de promoção de ciência, entre os quais “Ciência 2010”, “Geração Cientista” e “4x Ciência”.

Partindo do envolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, o programa irá divulgar resultados de atividades científicas e tecnológicas nacionais e internacionais em diversas áreas do conhecimento.

Constituída por 11 Departamentos e 16 centros de investigação, a FCTUC tem em execução 152 projetos de investigação, 26 dos quais europeus, que reúnem equipas multidisciplinares – envolvendo outras faculdades da Universidade de Coimbra, parcerias com diversas instituições nacionais (BIOCANT, Universidade do Minho, FEUP, etc.) e estrangeiras, como por exemplo, MIT, CMU, Instituto Pasteur, Rutherford Appleton Laboratory, Roswell Park Cancer Institute (EUA), e Universidades de Virgínia e Minnesota (EUA) e Agência Espacial Europeia, entre muitas outras.

A FCTUC tem ainda parcerias estratégicas com o mundo empresarial, fornecendo soluções tecnológicas inovadoras para empresas de topo (EDP, BRISA, GALP, PT Inovação, etc.) e, por isso, o programa pretende também abordar a componente prática, empresarial e económica da investigação, a partir da experiência dos laboratórios, centros e associações de investigação associados à FCTUC, e das suas empresas spin-off. Destaca-se, desde já, a colaboração do Instituto Pedro Nunes (conforme carta de apoio anexa à candidatura) e da sua incubadora de empresas (considerada, em 2008, a segunda melhor incubadora de empresas do mundo), ambos nascidos na FCTUC e onde surgiram as mais conceituadas empresas na área das tecnologias inovadoras do panorama nacional e internacional, como são os casos da Wit Software, da Critical Software e da ISA, entre tantas outras.

Resultados

O principal resultado do projeto são 60 edições do programa República do Saber, sendo que em cada edição serão realizadas três peças jornalísticas de diferentes temáticas, correspondendo a um total de 90 peças jornalísticas difundidas em televisão.

Paralelamente, o programa será promovido nos mais diversos órgãos de comunicação social de âmbito local, regional e nacional (televisão, imprensa escrita e rádio) bem como nos websites institucionais da FCTUC e centros/departamentos envolvidos e redes sociais. Estima-se a produção de 30 textos de promoção e divulgação do programa.

Em suma, e indo ao encontro dos objetivos propostos no âmbito do presente concurso, o projeto “República do Saber” pretende fortalecer a ligação entre a Ciência e a Sociedade, apostando na promoção e divulgação do conhecimento científico dos cidadãos.

Considerando que o presente projeto visa a produção de conteúdos para difusão televisiva em canal público de televisão, tendo como público-alvo a população em geral, ainda que com maior enfoque na população entre os 15 e os 35 anos de idade, é necessário assegurar que os conteúdos são divulgados de forma clara e facilmente percetível.

Para garantir uma mensagem clara, rigorosa e assertiva, o projeto “República do Saber” reúne cientistas e jornalistas para, em conjunto, encontrarem a melhor fórmula para uma comunicação eficaz. Todos elementos da equipa da FCTUC têm experiência em comunicação e divulgação de ciência e tecnologia.