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Projeto: As árvores do Jardim contam histórias sem fim

22.07.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete
  • I&DT

Financiado pelo COMPETE e Ciência Viva, uma equipa de biólogos, botânicos, jornalistas, comunicadores de ciência e ilustradores cativou os leitores do Diário de Coimbra para a descoberta do mundo vegetal. São 52 histórias sobre 52 árvores do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Projeto | As árvores do Jardim contam histórias sem fim
Projeto | As árvores do Jardim contam histórias sem fim

1. Síntese

“As árvores do Jardim contam histórias sem fim” é um projeto do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e financiado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica no âmbito de uma candidatura para projetos com vista à Produção de Conteúdos para Divulgação Científica e Tecnológica nos Média. A imprensa escrita foi o meio de comunicação social escolhido pelo Jardim Botânico, tendo como entidade parceira o Diário de Coimbra. Uma equipa multidisciplinar de biólogos, botânicos, jornalistas, comunicadores de ciência e ilustradores integra este projeto, reunindo todos os requisitos para levar semanalmente ao público as histórias das árvores e do Jardim. 

São 52 as histórias contadas sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Ao longo de um ano, as árvores, os mapas, os muros, as plantas, as fontes, as estufas ou as estátuas foram os protagonistas destas histórias únicas e curiosas.

Porque as árvores e plantas do Jardim, para além da história que é comum a todas as árvores e plantas da sua espécie, escondem também a sua própria história, muitas delas com mais de uma centena de anos. Porque os muros, estátuas, fontes e estufas guardam histórias únicas e curiosas que aconteceram há muito. Porque em cada recanto do Jardim há uma história que vale a pena dar a conhecer.

 

2. Enquadramento no COMPETE

> Apoio

"As árvores do Jardim contam histórias sem fim" é um projeto apresentado no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, para candidaturas a Projetos de Promoção da Cultura Científica e Tecnológica – Produção de Conteúdos para Divulgação Científica e Tecnológica nos Média.

Este projeto foi apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O projeto "As árvores do Jardim contam histórias sem fim", com um investimento elegível de 78.481 euros correspondendo a um incentivo FEDER de 66.709 euros, reúne uma equipa de investigadores de diversas áreas da botânica, jornalismo e comunicação de ciência e é coordenado pela investigadora de pós-doutoramento Catarina Schreck Reis.

> Testemunho da coordenadora do projeto | Catarina Reis, bióloga, bolseira de pós-doutoramento em Comunicação de Ciência, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Catarina reis

“O concurso Media Ciência, através do financiamento a projetos de comunicação e divulgação de ciência, veio promover a cultura científica junto do público geral em diversos meios de comunicação social. 

O apoio financeiro concedido pelo COMPETE constituiu uma mais-valia no desenvolvimento do projeto "As árvores do Jardim contam histórias sem fim", promovido pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Foi assim possível criar uma equipa de trabalho que reuniu especialistas em botânica, jornalismo, ilustração e comunicação de ciência. Apenas assim foi possível produzir 52 artigos para a imprensa escrita que foram publicados durante 52 semanas, sendo as árvores do Jardim as suas protagonistas. 

A qualidade do trabalho desenvolvido nos projetos financiados neste concurso, e o impacto que tiveram junto de diversos públicos, são um incentivo à continuidade de programas de apoio financeiro na promoção e divulgação de ciência.”

 

3. Descrição do Projeto

> Âmbito

"As árvores do Jardim contam histórias sem fim" é um projeto do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, apresentado no âmbito do SAESCTN, que reúne uma equipa de investigadores de diversas áreas da botânica, jornalismo e comunicação de ciência e é coordenado pela investigadora de pós-doutoramento Catarina Schreck Reis.

O projeto visa a produção de artigos de divulgação de cultura científica para o jornal Diário de Coimbra, líder na região centro de Portugal. Com início em Maio de 2013 e no decorrer de um ano, foram publicados 52 artigos, com periodicidade semanal. As árvores existentes no Jardim, assim como os portões, os muros, as estufas, as estátuas e ainda alguns dos diretores e jardineiros que fizeram parte dos 242 anos de história do Jardim, são os protagonistas dos artigos publicados. 

Com o intuito de cativar os leitores para a (re)descoberta do mundo da botânica, as histórias das árvores do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra são apenas o ponto de partida para novas explorações. Dar a conhecer os nomes das árvores com que nos cruzamos quando passeamos pelo Jardim, mas também de onde vieram, quem as plantou, porque estão naquele local ou ainda qual a melhor altura do ano para as visitar, são algumas das curiosidades contadas. Porque cada árvore tem a sua própria história, para além daquela que partilha com todas as outras da sua espécie, que podem estar fora dos portões do Jardim, noutros locais da cidade, do país, ou do mundo.  

> A Pesquisa

O projeto envolveu uma intensa pesquisa tanto botânica como histórica, através de um vasto trabalho de consultas realizadas em diversas bibliotecas e plataformas online. Foram ainda efetuadas visitas ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, com o intuito de efetuar o levantamento e seleção de espécies a abordar nos artigos. Tendo em conta a sazonalidade das plantas, as visitas decorreram várias vezes durante o ano, em diferentes estações. 

Para além da caracterização morfológica de cada espécie botânica, foram feitas pesquisas no sentido de descobrir algumas curiosidades sobre cada uma das espécies escolhidas, os nomes vulgares pelo qual são conhecidas, a existência de exemplares notáveis noutros locais ou estórias particulares que permitissem suscitar a curiosidade dos leitores.   

As maiores dificuldades prenderam-se com a dispersão da informação e a inexistência de uma listagem bibliográfica sobre o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que no decorrer deste projeto foi criada, iniciada e desenvolvida, contando neste momento com mais de 400 referências devidamente organizadas.

> Os Artigos

A seleção dos temas de cada um dos artigos publicados semanalmente foi criteriosamente escolhida, tendo em conta diferentes aspectos como: a sazonalidade das espécies vegetais em destaque, a comemoração de um evento significativo relacionado com a história do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, ou ainda a celebração de alguma efeméride local ou nacional relacionada com a temática da botânica. Deste modo, foi feita uma calendarização anual para os 52 artigos, que sempre que necessário sofreu alguns reajustes mais perto da data de publicação. 

Estes critérios foram escolhidos tendo em conta o ponto de vista do leitor/visitante, tentado despertar o interesse, o conhecimento pela botânica e também a curiosidade em visitar o Jardim. De forma a promover e facilitar a procura e descoberta das árvores, recantos e edificações referidas em cada um os artigos, foram, sempre que possível, incluídas informações sobre as suas localizações. 

Os temas abordados ao longo de um ano foram tão distintos como a história das plantas mais antigas do Quadrado Central, os efeitos nefastos dos dois ciclones que atingiram o Jardim, a razão da escolha de plantar alternadamente Jacarandás e Tipuanas em Coimbra, os caminhos da água que rega o Jardim, as espécies autóctones espontâneas existentes na Mata, poesias e textos literários escritos sobre o Jardim ou ainda a carta escrita por Brotero sobre as necessidades de um Jardim Botânico no séc. XVIII. 

> Os Textos

A escrita dos artigos foi realizada pela equipa do projeto, maioritariamente por uma das bolseiras contratadas para o projeto, com formação superior em jornalismo e comunicação. As pesquisas botânicas foram essencialmente realizadas por outra das bolseiras contratadas, que possui formação superior em botânica. A revisão final dos artigos antes de publicação foi feita em conjunto pelos bolseiros e coordenadores do projeto. Sempre que um tema requeria uma supervisão científica mais específica foi solicitada a colaboração dos investigadores da área em questão, nomeadamente plantas venenosas, plantas carnívoras, plantas invasoras ou flora africana. 

Após alguns ensaios iniciais optou-se por um modelo de texto dos artigos, que inclui um título apelativo, um lide ou parágrafo inicial que apresenta o tema do artigo em questão, seguindo do corpo do texto, geralmente dividido em três ou quatro blocos com diferentes subtítulos. Foram ainda incluídas caixas de textos que abordam sucintamente assuntos complementares ao tema do artigo. No final de cada artigo foi colocada uma pequena frase, sob o título "Na próxima semana...", de forma a revelar o tema do artigo seguinte, relembrando assim aos leitores a periodicidade da publicação.  

> As Ilustrações

Tendo em vista a criação de uma imagem que identificasse o projeto, que prendesse a atenção dos leitores e os motivasse a tornarem-se assíduos seguidores das histórias do Jardim, foi contratado um designer profissional que desenvolveu para a página do artigo um layout que se manteve em todas as 52 publicações, e que incluía igualmente uma ilustração original alusiva a cada um dos temas específicos dos artigos. 

Foi assim necessário desenvolver uma organização planeada com bastante antecedência, de forma a que as pesquisas fossem feitas atempadamente de forma a permitir a redação dos textos do artigo, que passava em seguida para o ilustrador que criava a ilustração, voltando novamente à equipa para revisão final. Semanalmente o texto e a ilustração eram enviados para o jornal Diário de Coimbra que efetuava a paginação que uma vez mais voltava para a equipa do projeto de forma a ser revista antes de publicada. Embora a página do artigo no jornal fosse publicada a preto e branco, todas as ilustrações foram igualmente desenvolvidas a cores para a posterior publicação em livro.   

> A Publicação

Desde a fase de candidatura, o projeto "As árvores do Jardim contam histórias sem fim" teve o apoio do Diário de Coimbra. Previamente ao início de publicação dos artigos foram realizadas reuniões entre a equipa coordenadora do projeto e o diretor adjunto do jornal, no sentido de planificar a publicação dos 52 artigos com periodicidade semanal. 

O Diário de Coimbra apresentou total liberdade de escolha por parte da equipa do projeto na seleção do espaço necessário para a publicação dos artigos, tendo-se em conjunto optado por uma página inteira. Foi igualmente aceite a criação de um design específico para a página, que se enquadrasse no formato habitual do jornal, mas que identificasse visualmente os artigos sobre as árvores do Jardim. Foi assim criado um cabeçalho que incluía uma ilustração e o nome da rubrica, bem como um rodapé com os logótipos.  Uma vez que o título do projeto era extenso, foi sugerido criar um nome mais reduzido, passando assim a designar-se "No Jardim há histórias sem fim".    

> A Divulgação

No portal do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt/jardimbotanico) foi criada uma página de acesso direto a partir da página de entrada, intitulada "No Jardim há histórias sem fim". A página está identificada com a ilustração feita para o primeiro artigo, que representa o portão principal de entrada no Jardim. Nesta página pode encontrar-se uma breve descrição sobre o projeto e consultar os artigos já publicados. 

Na página de facebook (http://www.facebook.com/JardimBotanicoUC) do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que conta já com mais de 14.000 fãs, foi publicada semanalmente, todas as sextas feiras, a notícia divulgando a publicação nesse dia no Diário de Coimbra do artigo "No Jardim há histórias sem fim". 

A divulgação do projeto "As árvores do Jardim contam histórias sem fim" foi também promovida em congressos e encontros científicos sobre Comunicação de Ciência e sobre Jardins Botânicos. Desde o início do projeto foram feitas duas comunicações orais e duas publicações escritas. A equipa do projeto esteve ainda presente no dia 16 de abril de 2014 no Encontro Ciência nos Media, que decorreu em Lisboa no Pavilhão do Conhecimento. No mês de junho foram feitas mais duas apresentações do projeto em dois encontros distintos: Sci Com PT 2014 - Congresso de Comunicação de Ciência e 4º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia.    

> O Livro

Com a aproximação do final de publicação dos 52 artigos, foi dado início ao trabalho de preparação de um livro que reúne todos os artigos, conjuntamente com as ilustrações impressas a cores. O livro incluiu ainda outras informações complementares à história das árvores do Jardim Botânico, como uma cronologia histórica do Jardim e a listagem indexada das diversas espécies que foram abordadas nos vários artigos.  

> Links

Portal do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: http://www.uc.pt/jardimbotanico 

Facebook: http://www.facebook.com/JardimBotanicoUC   

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN, consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoaimos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão

 

Com o apoio do COMPETE, AIDA promove projeto de incentivo ao mercado alemão.

 

Síntese

A internacionalização das empresas da região de Aveiro é um elemento decisivo para reforçar a competitividade regional. Nesse sentido, importa promover nesta região ações que promovam o aumento da orientação das suas empresas para o exterior e o reforço das exportações e da presença internacional, procurando desta forma alargar a base de empresas internacionalizadas e inseridas em cadeias de valor internacionais.

É conhecida a debilidade do tecido empresarial nacional sobretudo das PME atinente ao acesso e colocação dos seus produtos em mercados externos. Trata-se de um fator essencial na reestruturação económica e um desafio decisivo para o crescimento e competitividade das empresas.

Verifica-se que a principal dificuldade parece estar na reduzida capacidade estratégica para realizar iniciativas de internacionalização que, para além do primeiro passo que constitui a exportação, possam conduzir a uma menor dependência de variações de mercado, através da presença nos mercados destino que permita obter conhecimento e algum controlo das cadeias de valor.

Existe portanto um duplo défice: de informação classificada e sistematizada sobre dinâmicas de mercado e concorrência internacional, ou seja, um défice em international business intelligence.

E um outro, há muito diagnosticado, de colaboração empresarial que impede a concretização de iniciativas de internacionalização que a serem realizadas em muito poderiam aumentar a abrangência e as possibilidades de oferta e contribuir para minorar a falta de conhecimento e controlo das cadeias de valor.

Nesse sentido a AIDA iniciou, em 2013, o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas (SIAC). Este projeto propõe uma solução para esses dois problemas, ao criar condições para que se possa transferir intelligence sobre mercados e conhecimento sobre modelos de colaboração e internacionalização coletiva, para os sectores do Habitat Sustentável e dos Componentes para o Sector Automóvel.

 

Objetivos

O projeto B2G tem como principais objetivos operacionais:

§  Identificar as principais oportunidades de comércio internacional entre Portugal e Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel.

§  Identificar e estudar as melhores práticas internacionais relativamente a ações de internacionalização conjuntas em cooperação incluindo redes, consórcios, plataformas ou centros de business intelligence para a internacionalização.

§  Preparar e disseminar um manual de práticas e culturas de negociação e tomada de decisão no mercado alemão.

§  Estudar e concretizar oportunidades de fazer parcerias, exportação e/ou investimentos em internacionalização.

§  Definir metodologias para dinamização de Plataformas de International Business Intelligence.

Eixos estratégicos

Em termos estratégicos, o projeto B2G tem os seguintes propósitos, a saber:

§  Promover a exportação, a inovação estratégica e a internacionalização nas empresas como forma de vencer no mercado global.

§  Promover a competitividade internacional das empresas.

§  Compreender novos modelos de negócio e identificar oportunidades de crescimento e internacionalização.

§  Alavancar ritmos de crescimento das empresas da região de Aveiro através de acesso a novos mercados.

§  Contribuir para a sustentabilidade dos negócios empresariais.  

§  Contribuir para complementar a atual oferta de serviços públicos de apoio.

 

Atividades

O projeto estrutura-se em torno dos seguintes eixos estratégicos e atividades:

Eixo 1 - Oportunidades e apoios à internacionalização

1.1  Estudo do potencial de desenvolvimento de comércio bilateral Portugal Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel.

O estudo tem como principal objetivo a caracterização das atividades de comércio bilateral entre Portugal e Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel, procurando identificar áreas onde os produtos portugueses possam disfrutar de vantagens comparativas.

O estudo irá também alimentar o Workshop: Capacitação de Plataformas International Business Intelligence - IBI, identificando não só oportunidades de exportação/internacionalização das empresas portuguesas para a Alemanha, como também apresentando tendências de mercado na Alemanha para os dois sectores. Este último objetivo será alcançado através de entrevistas a especialistas do setor, consulta de revistas da especialidade e participação em feiras e exposições.

 

1.2 Benchmarking Internacional de práticas de redes, consórcios, plataformas e centros para a internacionalização.

Esta atividade constitui a base do processo de definição de uma metodologia para a estruturação de plataformas para internacionalização, orientadas por sector e por região, tendo como principal propósito identificar práticas comprovadamente bem-sucedidas que possam servir de inspiração para a definição de um modelo eficaz de funcionamento de plataformas de business intelligence para apoio à internacionalização.

 

Eixo 2 - Metodologias de Atuação

2.1 Metodologias e Manual de internacionalização - cultura de negócios, política e segurança negocial.

Esta atividade visa a realização de um Manual sobre Práticas de Negociação comparadas entre Portugal e Alemanha, bem como culturas de negociação e de tomada de decisão em investimentos internacionais.

O objetivo desta atividade é fazer uma síntese da informação já disponível, concebendo um documento que possa ser útil aos sectores, ajudando os empresários a modelar a sua atuação de acordo com as práticas culturais específicas do mercado alvo.

 

2.2 Formulação de Metodologia para dinamização de Plataformas e de International Business Intelligence

Nesta atividade irão ser definidas propostas de aplicação de metodologias de apoio à internacionalização com base em business intelligence que resultem no aumento da competitividade e crescimento das iniciativas apoiadas.

Todas as fases anteriores são instrumentais, contribuindo para a realização de metodologias de apoio e desenvolvimento de esquemas coletivos de business intelligence.

Será efetuada uma análise dos constrangimentos encontrados no nosso país, a verificação da eficiência dos instrumentos de apoio desenvolvidos e serão apresentadas propostas concretas de um modelo, ou modelos a aplicar nos dois sectores alvo em análise.

 

2.3 Workshop - Capacitação de plataformas para International Business Intelligence - IBI

Pretende-se realizar um evento dirigido aos departamentos de Inovação, Marketing e Exportação das empresas do sectores Habitat Sustentável e Componentes Automóvel objetivando captar o seu interesse para a temática da internacionalização coletiva e ao mesmo tempo apresentar as maiores tendências dos sectores para 2013-2015, bem como as oportunidades de exportação para os mercados internacionais.

O workshop utilizará a informação gerada na atividade 1.1. complementada pela informação organizada até à altura pelos parceiros do projeto na Alemanha.

 

Eixo 3 - Promoção e Divulgação

3.1 Seminário de Apresentação do Projeto

Com este seminário deu-se a conhecer as ações e objetivos estratégicos e operacionais do projeto, sensibilizando o tecido empresarial para a importância da inovação nos produtos, serviços, práticas e processos a implementar ou desenvolver, enquanto fator de competitividade nos mercados internacionais.

Deu-se, igualmente, a conhecer o mercado alemão suas potencialidades e fragilidades, sensibilizando os empresários, em particular dos sectores habitat e componentes automóvel, para a pertinência em iniciar/desenvolver contactos/relações comerciais com este mercado, considerado um dos mais relevantes ao nível europeu.

 

3.2 Seminário de Divulgação de Dados e Resultados

Será realizado um seminário de divulgação de dados e resultados obtidos até ao momento, resultantes quer do estudo efetuado sobre o potencial de desenvolvimento do comércio bilateral Portugal-Alemanha nos sectores Habitat Sustentável e Componente Automóvel, quer dos resultados conseguidos no benchmarking realizado sobre práticas de redes, consórcios, plataformas e centros para a internacionalização.

Neste seminário pretende-se, também, promover a inovação enquanto estratégia para a internacionalização das empresas e como fator diferenciador, incentivar o tecido empresarial para a possibilidade de incrementar o ranking de exportações para um mercado altamente exigente, bem como para a importância da criação de sinergias e fusão de competências entre empresas de ambos os mercados e intersectoriais.

 

3.3 Análise de Resultados

3.4 Seminário de Encerramento do Projeto

Com esta ação pretende-se promover e disseminar os resultados do projeto ao tecido empresarial, dando a conhecer não só os objetivos que levaram à sua concretização e os resultados alcançados, mas também, e sobretudo dotar o tecido empresarial de valências que possibilite uma melhor preparação, visando a concretização de negócios com o mercado alemão, quer através da inovação dos seus produtos quer dos serviços prestados.

A realização desta iniciativa tem ainda como propósito garantir o acesso à informação estratégica sobre o mercado alemão ao tecido empresarial e incentivar a partilha de boas práticas e aposta na criação de projetos dinamizadores devidamente estruturados, com enfoque para a área de Investigação & Desenvolvimento.

 

3.5 Criação da imagem institucional

 

Eixo 4 - Gestão do projeto

4.1 Gestão e Coordenação

 

Resultados e impacto do projeto

O impacto gerado pelo presente projeto, no contexto da atividade associativa empresarial, mede-se pelo reconhecimento da sua utilidade para os sectores alvo e para a região e pela avaliação das externalidades positivas geradas.

A dimensão da Associação AIDA, e o seu papel de parceiro social regional é garantia do número de empresas, pessoas e instituições como Universidades, Organismos da Administração Pública Regional e Nacional que irão certamente ser beneficiadas, direta ou indiretamente, dos outputs do projeto.

As políticas de apoio ao desenvolvimento económico e à internacionalização em Portugal têm estado focadas nos sistemas de incentivos orientados a projetos isolados, existindo uma lacuna por preencher no que se refere a estratégias de internacionalização coletiva, ou em cooperação, que contribuam para o aumento do conhecimento e capacidade de controlo do processo de penetração nos mercados internacionais.

Pretende-se criar condições para o aumento da eficácia das atuais políticas de apoio à internacionalização, atuando a nível regional/sectorial em complemento dos atuais instrumentos, através da criação de serviços coletivos de internacional business intelligence, dedicados em função das necessidades de cada sector alvo e através do estímulo à cooperação empresarial.

Com base em modelos inspirados em plataformas de apoio à internacionalização existentes em outros países, mas devidamente estudados e adaptados às condições da região para que possam ser corretamente apropriados e implementados, o projeto pretende contribuir para o aumento da competitividade da economia da região de Aveiro.

Salientam-se portanto os impactos do projeto para a atividade de apoio à internacionalização, quer por parte de organismos da Administração Pública Central ou Regional, quer quando realizada por organizações associativas na medida em que a existência das plataformas que o projeto pretende lançar, deverá alavancar a eficácia dos atuais apoios públicos de suporte à internacionalização.

 

Enquadramento no COMPETE

Financiamento

Tendo em vista a execução do projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, a AIDA candidatou-se ao COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade para obter financiamento.

Apoiado pelo supracitado Programa no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas), o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 229 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 183 mil euros.

 

Testemunho do promotor

 

“A economia portuguesa está cada vez mais integrada no mercado global. A aposta na inovação e na internacionalização por parte do tecido empresarial português tem vindo a ser ganha, afirmando assim a qualidade dos nossos produtos e serviços por todo o mundo.

Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer, assumindo aqui os projetos financiados um papel fundamental enquanto suporte e ferramenta adicional para que as empresas iniciem ou reforcem a sua atividade ao nível da cooperação empresarial, incrementem o seu networking e know-how sobre os inúmeros mercados e suas oportunidades de negócio.

Ciente dessa necessidade, a AIDA tem procurado reforçar a prestação de informações e promoção de iniciativas de dinamização e incentivo à internacionalização (nomeadamente, sessões de esclarecimento, missões empresariais, elaboração de estudos de mercado, prospeção de mercados emergentes) das empresas para mercados tão exigentes como por exemplo o Alemão, longínquos como a China e os países árabes e mais próximos culturalmente como os PALOP e a Europa.

Entende-se, assim, que o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão, aprovado pelo COMPETE e apoiado pelo FEDER, é um importante instrumento para fomentar a cooperação com as empresas do mercado da Alemanha, aumentando a quota de internacionalização das empresas portuguesas e da região de Aveiro.

O COMPETE tem, assim, sido decisivo no apoio à revitalização da economia portuguesa através, nomeadamente, da atenção dada à importância de fomentar uma gestão assente na cooperação entre agentes económicos, fator que não está ainda devidamente enraizado na cultura empresarial portuguesa.

Por parte da equipa que gere o programa de destacar o excelente trabalho desenvolvido e interação com as entidades que operacionalizam os diferentes projetos.”

Elisabete Rita | Vice-presidente Executiva da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

 

 

Links

www.aida.pt 

 

Para mais informações sobre o projeto B2G - Business Intelligence para o Mercado Alemão contacte o Gabinete de Comunicação e Imagem – Celeste Claro – c.claro@aida.pt