Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto em sistemas de informação geográfica

15.04.2013
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

A InfoPortugal e a Universidade do Minho estão a desenvolver, em conjunto, o projeto Eyevision que se baseia no desenvolvimento de um sistema de localização baseado na visão por computador.

Sinopse

A InfoPortugal é uma empresa líder no desenvolvimento de soluções geográficas digitais e decidiu apostar no desenvolvimento de tecnologias de georreferenciação “indoor” e extração automática de objetos em imagens, através de técnicas de visão por computador.

Para tal, submeteu uma candidatura ao COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade. O projeto Eyevision - georreferenciação de entidades geográficas a partir de fotografia e vídeo, foi aprovado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico).

Descrição do Projeto

A InfoPortugal pretende desenvolver técnicas inovadoras de georreferenciação de informação a partir de imagens (fotografia e vídeo) utilizando técnicas de visão por computador. Com isto será colmatada uma lacuna atual dos sistemas de recolha de informação georreferenciada relativa à dificuldade de georreferenciar informação dentro de edifícios ou outros locais onde não há sinal de GPS.

O potencial de utilização desta informação é enorme no sentido em que muitos dos pontos de interesse turístico, ou de apoio ao cidadão, se encontram em espaços fechados e por vezes de grandes dimensões, com verdadeiras redes de vias de ligação internas cuja utilidade da existência de sistemas de apoio à orientação/navegação são em tudo semelhantes às que existem nos sistemas de navegação outdoor.

O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de um sistema de localização baseado na visão por computador. Desenvolver esta capacidade de georreferenciação por visão por computador permite, complementarmente, extrair cartografia para os espaços indoor, gerar modelos 3D para visualização dos mesmos; carregar uma imensa base de dados de imagens e vídeo georreferenciados; e por fim, redefinir a forma e as tecnologias de levantamento de entidades geográficas (com extração automática de entidades em imagens; por exemplo, sinais de trânsito, números de polícia, dimensões dos edifícios, etc.).

O desenvolvimento destas técnicas de extração de informação geográfica a partir de imagens provenientes das mais diversas fontes potenciam a participação pública do cidadão comum na obtenção da informação, quer pela participação voluntária, quer pela pesquisa em redes sociais onde a quantidade de imagens que se podem encontrar de um local público são verdadeiras bases de dados de informação que pode ser aproveitada.

Ficha Técnica

Acrónimo:  EyeVision 
Designação: Georreferenciação de entidades geográficas a partir de fotografia e vídeo.
Principais Estratégias:
  • Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado;
  • Alargamento da gama de bens ou serviços;
  • Maior flexibilidade de produção ou de fornecimento de serviços.
Áreas Tecnológicas: 
  • Engenharia Informática;
  • Geografia;
  • Eletrónica Industrial.

Apoio do COMPETE

Tendo em vista a execução do projeto Eyevision, que visa o desenvolvimento de técnicas de georreferenciação de informação a partir de imagens (fotografia e vídeo), utilizando técnicas de visão por computador, a InfoPortugal candidatou-se ao COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, para obter financiamento para o seu projeto.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico), o projeto envolveu um investimento total de 630 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 369 mil euros.

Parceria com a Universidade do Minho

A InfoPortugal tem mantido uma estreita cooperação com parceiros na área da investigação e desenvolvimento científico, nomeadamente, com o Centro de Ciências e Tecnologias da Computação (CCTC) da Universidade do Minho.

A missão desta unidade é desenvolver investigação de alta qualidade que cobre um amplo espectro de assuntos em computação, a partir de temas centrais, trabalhando em áreas interdisciplinares, que vão desde os fundamentos até aos aspetos tecnológicos.

O projeto Eyevision enquadra-se na investigação fundamental do CCTC já que permite avançar na resolução de problemas fundamentais, utilizando vários resultados parciais obtidos nas áreas de visão por computador, sistemas de informação geográfica e em base de dados multimédia.

Ponto de situação

O projeto encontra-se no início da fase de desenvolvimento, estando a ser efetuado o desenvolvimento do software.

Foram efetuados os estudos preliminares para a escolha das técnicas específicas de processamento de imagens, dentro do domínio da disciplina de visão por computador, bem como a especificação técnica da arquitetura da base de dados geográfica, atendendo a toda a informação necessária ao desenvolvimento do projeto e especificação de algoritmos de classificação de imagens e técnicas de comparação de padrões.

Conclusão

A navegação em espaços abertos (outdoor) tem evoluído muito ao longo dos últimos anos. Para isso, contribuiu muito a proliferação de chips GPS de muito baixo custo, a liberalização de produção de cartografia e de imagens aéreas de alta resolução, e a consequente disponibilização de mapas a baixo custo, acessíveis ao público geral.

No entanto, o estilo de vida moderno está cada vez mais sedentário, e com isso as pessoas passam muito do seu tempo em espaços públicos, onde não chega o sinal GPS, nem câmaras fotográficas dos aviões e onde não entram cartógrafos. Hospitais, centros comerciais, universidades, escolas, entre outros, são espaços fechados com dinâmicas enormes em termos de movimentação de pessoas, onde não há soluções de navegação que se possam comparar as que já existem para o exterior.

No contexto da navegação indoor proliferam diversos métodos sem, no entanto, existir um que domine o conceito para todos os casos de utilização desejados.

Neste enquadramento, o projeto pretende:

  1. Colmatar a falta de informação indoor;
  2. Desenvolver um produto que seja capaz de transformar imagens (fotografia e vídeo) em informação sobre espaços interiores.

Para este fim, o projeto pretende criar um sistema de localização completamente diferente, ou seja, a georreferenciação por imagem.

Na verdade, esta é a forma mais parecida àquela que nós, humanos, utilizamos para georreferenciação. Usamos a visão para nos localizarmos. Quer no exterior, quer no interior, utilizamos a visão para encontrar e identificar referências que nos ajudam a perceber em que local nos encontramos. Quando o local é conhecido, rapidamente o processo de georreferenciação passa despercebido, uma vez que é imediato afirmar onde nos encontramos. No entanto, em espaços que nos são desconhecidos, compreendemos melhor como funciona o nosso processo de determinação da localização, pois naturalmente podemos demorar algum tempo até percebermos exatamente onde nos encontramos, mas o processo é essencialmente sempre visual.

Por: Cátia Silva Pinto | Nucleo de Imagem e Comunicação