Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Amorim & Irmãos, SA e O-I apresentam candidatura inovadora ao COMPETE

27.06.2013
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

O projeto HELIX é um novo conceito de packaging de vinho que combina cortiça e vidro numa solução de abertura fácil.

Corticeira Amorim e O-I apresentam um inovador conceito de packaging de vinho
Corticeira Amorim e O-I apresentam um inovador conceito de packaging de vinho

Síntese

HELIX é uma solução inovadora de packaging de vinho, desenvolvida pelos líderes mundiais de vidro e cortiça, para o segmento de vinho de consumo rápido.

  • HELIX introduz o conceito de abertura rápida e de facilidade de reutilização, associados a uma solução de packaging de vinho diferenciada;
  • HELIX é uma resposta à crescente solicitação de produtos sustentáveis, de qualidade e funcionais.

Amorim & Irmãos, SA e O-I apresentam um inovador conceito de packaging de vinho

A Amorim & Irmãos, SA e a O-I, dois líderes mundiais, acabam de anunciar na Vinexpo o lançamento de “HELIX”, um inovador packaging de vinho de cortiça e vidro, concebido para o segmento de vinhos de consumo rápido.

Fruto de uma parceria de quatro anos entre a Amorim & Irmãos, SA e a O-I, o desenvolvimento de “HELIX” baseou-se nas credenciais de inovação e no know-how destas duas grandes multinacionais do mercado do vinho, ambas com uma experiência de mais de um século de atividade.

O novo conceito combina uma rolha de cortiça ergonomicamente desenvolvida e uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo, dando origem a uma sofisticada solução de elevada performance técnica. “HELIX” agrega assim todos os benefícios da cortiça e do vidro – qualidade, sustentabilidade e imagem premium – a que se juntam agora as mais-valias de uma abertura simples e uma fácil reinserção da rolha. Acresce ainda o facto de ser um sistema que pode ser facilmente implementado nas caves, sendo apenas necessário um pequeno ajuste nas linhas de engarrafamento.

António Amorim, Presidente e CEO da Amorim & Irmãos, SA, destaca que “HELIX vai ao encontro da crescente exigência de sustentabilidade e de qualidade por parte dos consumidores, respondendo simultaneamente às necessidades da indústria vinícola que, cada vez mais, faz uma gestão criteriosa do valor das suas marcas.”

Segundo Eric Bouts, Presidente da O-I Europa, “O futuro da inovação passa pelo estabelecimento de parcerias”, acrescentando que “HELIX é um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam os líderes mundiais de embalagem de vidro e de cortiça, satisfazendo tanto os consumidores como a fileira do vinho.”

O lançamento de “HELIX” foi precedido por testes exaustivos, conduzidos pela Corticeira Amorim e pela O-I, que evidenciaram que este novo packaging assegura a qualidade do vinho, mantendo a consistência de sabor, aroma e cor.

O processo de desenvolvimento foi ainda suportado por estudos de mercado em França, Reino Unidos, EUA e China, que revelaram uma grande aceitação do consumidor ao “HELIX” quando utilizado para vinhos de consumo rápido.

Os consumidores evidenciaram ainda com agrado o facto de esta solução preservar a sonoridade característica associada à abertura de uma garrafa de vinho.