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+Advaluexports - More Added Value Portuguese Leather Exports

MEDIDA DE APOIO: QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME – PROJECTOS CONJUNTOS
ÁREA DE INTERVENÇÃO: Promoção Internacional
N.º DE PROJECTO: 0016850

PROMOTOR: APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes

LOCALIZAÇÃO: Alcanena – Santarém

INVESTIMENTO APROVADO: 872.449,95€ euros INCENTIVO APROVADO: 423.617,96 euros

N.º DE EMPRESAS ENVOLVIDAS (previstas): 18

PRAZO DE EXECUÇÃO: Janeiro a Dezembro 2011

DESCRIÇÃO DO PROJECTO: A APIC é uma associação representativa da Indústria de Curtumes a nível nacional, sucessora do "Grémio Nacional dos Industriais de Curtumes", constituída como Associação nos termos do Decreto-Lei n.º 293/75, de 16 de Junho. É uma entidade sem fins lucrativos, única representante do sector das peles e curtumes a nível nacional, sedeada em Alcanena, região onde se encontra a maior concentração de empresas representativas do sector.
Tem vindo a desenvolver e implementar projectos mobilizadores para o sector dos curtumes, focados na internacionalização, nomeadamente o “STABLEX.PT - Heading towards consolidation of portuguese leather exports” e o “WORLDLEX.PT - World leather exports from Portugal”.

Dando continuidade a essa estratégia de internacionalização, apresentou o projecto “+ADVALUEXPORTS - More Added Value Portuguese Leather Exports”, uma intervenção que abrange um conjunto de 18 empresas com forte representatividade no sector (representam 30% do sector, 40% do volume de negócios e 50% do emprego), incidindo nas actividades de curtimento e acabamento de peles sem pêlo e com pêlo, com a qual espera contribuir para afirmação internacional da imagem do sector e, simuntaneamente, incrementar as exportações.

A estratégia consiste na realização de actividades promoção internacional de natureza conjunta, nomeadamente através de participações colectivas em certames de referência para o sector dos curtumes, designadamente:
1. ASIA PACIFIC LEATHER FAIR (Hong Kong)
2. ACLE — All China Leather Exhibition (Shanghai)
3. LE CUIR à PARIS (Paris)
4. LINEAPELLE (Bolonha)
5. ANTEPRIMA (Milão)
Estão também previstas acções de prospecção em diversos mercados (Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, China, Dinamarca, Egipto, Espanha, EUA, Índia, Marrocos, Polónia, Rússia, Tailândia, Ucrânia e Vietname) prosseguindo uma estratégia integrada para a Internacionalização e acesso a novos mercados. Estas acções serão conjugadas com elementos complementares especificamente a elaboração de material promocional (catálogos e brochuras das empresas, inserções publicitárias).

O projecto inclui ainda acções de monitorização, de divulgação, disseminação e avaliação dos resultados do projecto.

RESULTADOS ESPERADOS: A APIC pretende conjugar as estratégias de intervenção colectiva, através das acções do projecto, com as estratégias individuais das empresas, uma vez que estas também tomam parte activa na definição do plano de internacionalização do sector, o que conduz a uma estratégia comum para a internacionalização do Sector de Curtumes.

O plano de divulgação definido assenta na realização de workshops (arranque, intermédio e de encerramento), através dos quais se pretende, aproveitando o efeito demonstrador, contribuir para a divulgação do projecto e para a mobilização de mais empresas. Ao mesmo tempo espera-se promover debates sobre os resultados alcançados e elaborar uma avaliação das actividades realizadas e dos objectivos atingidos. Estes resultados serão também divulgados através de um micro-site incluso no site da associação.

O projecto tem como objectivo o aumento no volume de negócios internacional em cerca de 10 milhões de Euros, numa variação positiva de 5% no conjunto das empresas participantes. Espera-se também um incremento no número de empresas exportadoras do sector, destacando-se que com o projecto mais duas empresas irão iniciar a sua actividade internacional.