Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AEPortugal promove missão à Ucrânia

04.06.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto ao QREN – “Business on the Way 2012”, encontra-se a promover uma missão empresarial à Ucrânia, entre os dias 3 e 6 de Julho.

Painel de bandeiras do mundo
Painel de bandeiras do mundo

Esta Missão Empresarial visa fundamentalmente proporcionar contactos com o tecido empresarial ucraniano, através de reuniões previamente agendadas com empresas compradoras/importadoras e outras entidades, de acordo com o perfil de cada participante.

A Ucrânia, o maior mercado da Europa de Leste, com 47 milhões de consumidores, é hoje um dos países economicamente mais atrativos do leste europeu, tendo na última década registado altas taxas de crescimento económico, com o PIB a crescer a uma média anual superior a 7%.

Dependente da Rússia em termos de importações - importa daí mais de 36% do que consome -, a Ucrânia pretende diversificar os seus parceiros de importação estando neste momento a voltar-se para a EU em busca de novos fornecedores.

A AEP identifica neste mercado diversos sectores de oportunidade para as empresas portuguesas, sendo de salientar os seguintes: construção e materiais de construção, maquinaria e equipamentos elétricos, produtos químicos e fertilizantes, plásticos e polímeros, metais, equipamento médico, serviços de tratamento de resíduos sólidos, energias renováveis, produtos agrícolas, mobiliário (fileira casa e escritório), têxteis, vinhos.

O sector da construção e materiais de construção, com uma quota de 45% do investimento total feito no país e com importações na ordem dos 580 milhões de USD/ano, está a atravessar uma fase de franco crescimento, a que acrescem os projetos ligados à organização do Euro 2012, que potenciou a construção de infra-estruturas, unidades hoteleiras e comerciais, oferecendo oportunidades em áreas como a dos revestimentos cerâmicos e de rocha natural, isolamentos acústicos e térmicos, tintas (nomeadamente tinta acrílica), madeira e cortiça.

O sector das energias renováveis apresenta oportunidades nas áreas da energia eólica, solar, hídrica, biomassa e biocombustíveis e energia geotérmica.

No sector dos produtos químicos, destacam-se os fertilizantes, pigmentos e tintas, vernizes, sabões e detergentes, lubrificantes, produtos farmacêuticos e preparações cosméticas.

As importações de maquinaria focam-se nas seguintes áreas: maquinaria para construção civil, equipamentos de mineração, máquinas de couro e têxteis, máquinas de impressão e papel, maquinaria para processamento de alimentos e embalagens, máquinas para processamento de madeira e metais, máquinas para plásticos e borracha, bombas e compressores. É de destacar que o mercado da maquinaria na Ucrânia tem uma dimensão de 7,5 mil milhões de USD e que importa 83% da maquinaria que consome.

O sector do equipamento médico tem como principais importações o equipamento de laboratório, mobiliário hospitalar, consumíveis hospitalares, equipamento dentário e aparelhos de esterilização.

Mais informações em http://www.aeportugal.pt/.