Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AIDA | Missão Empresarial à Colômbia e Panamá

De 15.09.2013 a 22.09.2013
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Colômbia , Panamá

A AIDA em parceria com a ANEME realiza uma Missão Empresarial de prospecção aos mercados da Colômbia e Panamá.

A AIDA, no âmbito do Projecto INTERNACIONALIZAR + financiado ao abrigo do QREN - Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, vai realizar, em parceria com a ANEME, uma Missão Empresarial de prospecção aos mercados da Colômbia (Bogotá) e Panamá (Cidade do Panamá), para o período de 15 a 22 de Setembro de 2013.

A Colômbia registou em 2012 o maior superavit fiscal da sua história ao atingir 0,45% do PIB, por outro lado a assinatura do tratado de Livre Comércio com a União Europeia, abriu as portas a uma maior liberalização, revelando-se um mercado cada vez mais atraente para os empresários da região de Aveiro. De facto o seu posicionamento geográfico, próximo das grandes potências económicas do continente americano, aliado à estabilidade política e à evolução económica, transformam este país numa porta de acesso a novos mercados.

Recentemente foram identificados, pelo governo colombiano, 5 áreas principais para estimular o crescimento da economia do país: indústrias extractivas; agricultura; infra-estruturas; construção de habitação e inovação tecnológica. A economia Colombiana está em crescimento, com reflexos no consumo doméstico, e o país tem vindo a implementar uma politica de modernização das suas estruturas produtivas, pelo que as oportunidades de negócios para as empresas da região de Aveiro ao nível dos bens de consumo e dos bens de equipamento são inúmeras.

O Panamá, ponto logístico estratégico, apresenta um conjunto de oportunidades (possui a 2ª maior Zona Franca do mundo, vai construir uma terceira ponte sobre o canal do Panamá, entre outras obras de infraestrutura programadas) a explorar pelo tecido empresarial português. A abertura do novo Canal do Panamá, prevista para 2014, vai revolucionar o comércio internacional. Esta nova rota – do Pacífico para o Atlântico – coloca Portugal numa posição estratégica: seremos o país europeu mais próximo do Canal do Panamá.

As relações comerciais com Portugal têm, nos últimos anos, ganho importância crescente, surgindo como um mercado com potencial de crescimento para as nossas exportações. Como principais sec¬tores de oportunidade, foram identificados os da construção civil e obras públicas (construção e renovação de infra-estrutura...

A Carregar...