Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Horizonte 2020 explicado às PME

De 06.02.2014 a 06.02.2014
  • Seminário

O seminário, organizado pela AEP, vai familiarizar empresários e gestores com o programa Horizonte 2020.

No ciclo europeu 2014/2020, os estímulos à economia baseada no conhecimento e o apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico mobilizam recursos financeiros apreciáveis. No próximo dia 6 de fevereiro, um seminário organizado pela AEP vai familiarizar empresários e gestores com o programa Horizonte 2020.  

Entrados já no ciclo europeu 2014/2020 e com um número crescente de empresas portuguesas a apostar na inovação como fator de competitividade, a AEP - Associação Empresarial de Portugal promove no próximo dia 6 de fevereiro, à tarde, um seminário sobre o Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação. Objetivo: familiarizar os decisores empresariais portugueses, mormente os das PME, com este novo instrumento da União Europeia orientado para a investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

Com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, trata-se do maior programa que a UE alguma vez ativou para apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT). Com ele, pretende estimular uma economia europeia baseada no conhecimento, para responder a novas necessidades do maior mercado interno do mundo e a desafios como os da reindustrialização e da competitividade industrial, temas que, sabe-se já, vão constar da agenda do Conselho Europeu de março próximo.

Por isso, o programa valoriza o papel das PME europeias, cada vez mais importantes para a melhoria da competitividade da economia de países como o nosso, e a sua lógica de intervenção tem em vista todo o ciclo de inovação, desde a ideia até à entrada do produto no mercado. Só para 2014-2015, estão alocados 500 milhões de euros a projetos dinamizados por PME.

Na prática, o Horizonte 2020 articula-se em três pilares fundamentais, com âmbitos diferentes: excelência científica, liderança industrial e desafios societais. A estes dois últimos cabem as maiores fatias do orçamento global (cerca de 39% e 22%, respetivamente) e interessam particularmente às PME.

No pilar desafios societais, cabem projetos inovadores nas áreas da saúde, bioeconomia agrícola e marítima, energia, transportes, ação climática, ambiente, eficiência na utilização dos recursos e matérias-primas, sociedades reflexivas e segurança. Na liderança industrial, enquadram-se projetos no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, nanotecnologias, tecnologias de fabrico avançadas, robótica, biotecnologias e do espaço. Contempla, ainda, o acesso a instrumentos financeiros e o apoio a todas as formas de inovação que promovam a internacionalização das PME.

Neste quadro, e entendendo que as PME nacionais devem participar nesta iniciativa comunitária, a AEP, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT (GPPQ), promove no próximo dia 6 de fevereiro, no seu edifício de serviços, em Leça da Palmeira, Matosinhos, o seminário “Horizonte 2020 – uma oportunidade para as PME”. Os trabalhos decorrerão entre as 14:30 e as 17:45, estando previstas as participações de Eduardo Maldonado, Marta Candeias e Alexandre Marques, do GPPQ, que identificarão os participantes com os objetivos, abrangência, condições de acesso e regulamentos deste novo programa comunitário.

A fechar, quatro empresas que participaram em anteriores programas de investigação e desenvolvimento tecnológico da UE (Fisipe, INEGI, Inova + e Smartwatt) darão testemunho das suas experiências.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.

Para mais informações, contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Formação e Conhecimento
Maria Cristina Ferreira
Tel.: 22 998 17 53 ou através do E-mail: formacao@aeportugal.com.