Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

XIV Fórum da Indústria Têxtil

De 28.11.2012 a 28.11.2012
  • Outros

"Financiar a Atividade. Relançar o Investimento" é o tema da próxima edição do Fórum.

Conheça a apresentação do Gestor do Compete sobre: "Balanço e meios disponíveis até final do QREN".

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, vai realizar o “14º. Fórum da Indústria Têxtil” no Auditório do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, completando mais uma edição deste Forúm sempre bem acolhido pelo sector.

XIV Fórum Têxtil

O Fórum da Indústria Têxtil, que terá lugar no Edifício do Citeve, em Vila Nova de Famalicão, contará com a intervenção de grandes nomes do sistema financeiro nacional, como Ricardo Espírito Santo, do BES, José Epifânio da Franca, da Portugal Ventures, Mário Pinto, da Change Partners, e Ricardo Luz, da Invicta Angels e Luís Filipe Costa, presidente do Iapmei, que irão participar num debate moderado por Bruno Proença, diretor-executivo do Diário Económico, subordinado ao tema “Financiamento da atividade empresarial corrente. Capitais próprios e recursos alheios. Alternativas ao financiamento bancário: capital de risco”.
 
«O financiamento tem sido a preocupação número um das empresas. É um grande obstáculo não só ao investimento que as empresas têm de fazer nas suas próprias organizações e no seu crescimento, mas também à sua atividade normal. Portanto, fazia todo o sentido que a colocássemos em cima da mesa para ser debatida com grande abertura e com grande profundidade», justifica Paulo Vaz, coordenador do Fórum da Indústria Têxtil e diretor-geral da ATP.
 
Durante esta XIV edição do Fórum da Indústria Têxtil, os cerca de 250 participantes esperados poderão ainda assistir à apresentação sobre “O Sector têxtil e vestuário português e o seu enquadramento na economia global. Atualização da análise da evolução e tendências”, por Manuel Teixeira, diretor-geral do CENIT, conhecer as perspetivas do “Financiamento ao investimento apoiado em incentivos comunitários”, por Franquelim Alves, gestor do programa Compete, e ainda acompanhar a análise da “Economia portuguesa: crise e recuperação. A retoma do crescimento e o papel das indústrias tradicionais, nomeadamente o têxtil e o vestuário, no relançamento da competitividade perdida”, por Nogueira Leite, vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos.
 
No final, antes do encerramento pelo Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, será a vez de João Costa, presidente do Fórum da Indústria Têxtil e da ATP, fazer o chamado “discurso do sector”. «Os objetivos do fórum tem sido sempre, por um lado, ter uma vertente muito técnica, informativa e de atualização de pistas sobre as tendências do mercado e, por outro lado, ter uma dimensão política, que é discutir o estado do sector, que é fundamentalmente um recado para os agentes políticos, que naturalmente saem daqui sensibilizados sobre um conjunto de factos e, sobretudo, com o estar e o sentir deste sector», destaca Paulo Vaz.
 
A Indústria Têxtil e de Vestuário portuguesa tem sido um dos motores da economia nacional, registando, entre janeiro e agosto, um aumento de 0,4% das exportações, para um volume de negócios de cerca de 2,76 mil milhões de euros.
 
O Fórum da Indústria Têxtil, organizado pela ATP, é uma das iniciativas integradas no projeto da associação que conta com o apoio do QREN e o financiamento UE/FEDER, através do Compete - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas. O projeto, que tem como objetivo a melhoria da competitividade da Indústria Têxtil e de Vestuário, conta com um investimento total de 1.025.478,02 euros.