Siga-nos no LinkedIn:

Tem um projecto?

O nosso Assistente Virtual pode ajudar a concretizá-lo!

Pedir Ajuda

Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Feira Internacional Ambiente - Frankfurt

De 13.02.2015 a 17.02.2015
  • Feira

Candidaturas até 22 de Outubro de 2014

A Ambiente, Feira Internacional dedicada a artigos de decoração e utilidades para a casa, realiza-se em Frankfurt de 13 a 17 de Fevereiro de 2015. A Ambiente, que conta com a participação de mais de 4.700 expositores internacionais (de 89 países), dá a possibilidade a jovens designers de mostrarem a um público profissional e a numerosos jornalistas do sector os seus projectos através do Programa Talents.

Para concorrer, os interessados devem reunir imagens do seu trabalho (artigos para a casa, mesa, cozinha ou gifts) e enviá-las juntamente com o formulário de candidatura (em anexo) e um breve CV em inglês até ao dia 22 de Outubro de 2014 para talents@messefrankfurt.com.

 

Aos jovens designers seleccionados para integrar o Talents, a Messe Frankfurt oferece gratuitamente um stand, que inclui tapete, instalação eléctrica, iluminação, bilhetes de expositor e convites, segurança durante o período nocturno, registo no catálogo oficial da Feira, material promocional e divulgação junto da imprensa internacional. As despesas relacionadas com a viagem e a estadia em Frankfurt ficam a cargo do participante.


Formulário de Candidatura --> aqui.

Imagens Ambiente Talents 2014 --> aqui.

 

Representação da Messe Frankfurt para Portugal
Campo Pequeno, 2 - 6D
1000-078 Lisboa
Tel: 21 793 91 40 / 44
info@portugal.messefrankfurt.com

ANJE | 17ª Feira do Empreendedor

De 27.11.2014 a 29.11.2014
  • Cabo Verde , Feira

A Feira do Empreendedor 2014 tem lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 27 e 29 de novembro, e acaba de lançar uma nova campanha para a reserva de espaços. Os empresários interessados podem garantir, até ao dia 31 de outubro, o seu stand com 10% desconto. Subordinada ao tema “Born Global”, a 17ª edição do certame direciona atenções para a internacionalização de negócios.

O maior e mais antigo evento nacional de apoio ao empreendedorismo, inovação e emprego apresenta uma nova edição focada na globalização de negócios. Ao habitual conjunto de oportunidades sugeridas durante o certame junta-se um programa orientado para a expansão de empresas já existentes e para a materialização de novos projetos, idealizados por empreendedores e empresas com “adn global”.

A Feira do Empreendedor vai contemplar quatro salões temáticos num espaço de convergência de produtos e serviços de apoio ao empreendedorismo, à atividade empresarial e ao emprego. Estes salões facilitam a distribuição no terreno de um vasto conjunto de entidades públicas e privadas com relevância para o exercício empresarial e a crescente qualificação profissional: Salão do Franchising e Oportunidades, Salão de Apoio à Criação e Gestão de Empresas, Salão do Futuro e Salão High Tech / High Biz.

Para efetuar, com condições especiais, a reserva de espaços nos salões temáticos que integram a exposição de empresas da 17ª Feira do Empreendedor consulte a página http://feiradoempreendedor.anje.pt/ .
A campanha é válida até dia 31 de outubro

SIB 2014 | NERSANT na maior feira de Construção e Obras Públicas do Norte de África

De 27.11.2014 a 02.12.2014
  • Outros

No âmbito dos projetos Ribatejo Export e IntPME, projectos dinamizados pela NERSANT que têm como objetivo apoiar a internacionalização das empresas da região do Ribatejo, a associação vai realizar em novembro uma missão empresarial a Marrocos, que contempla a participação na SIB - Salon International du Bâtiment 2014, maior certame do setor da Construção e Obras Públicas do mercado Marroquino e norte de África.

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, a NERSANT, com um conjunto de empresários do Ribatejo, vai estar em Marrocos para apoiar a internacionalização das empresas desta região. Durante a missão empresarial, as empresas participantes vão ter a oportunidade de fazer prospeção de negócios, estabelecendo contactos com potenciais clientes e parceiros, bem como obter mais informação sobre o mercado de Marrocos.

Uma das ações de maior relevo desta missão empresarial é a presença da NERSANT e das empresas ribatejanas na 15.ª edição da SIB, que se realiza na cidade marroquina de Casablanca entre os dias 26 e 30 de novembro. A SIB é uma feira internacional, sendo a maior do setor da Construção e Obras Públicas do mercado marroquino e norte de África. À semelhança de anos anteriores, o certame ocupará um espaço de 20.000 m2, contará com a participação de dezenas de países expositores e espera-se a visita de mais de 120 mil pessoas.

Marrocos é um mercado aliciante para as empresas portuguesas, pela proximidade geográfica, pelo crescimento sustentado e pelo excelente relacionamento político empresarial e papel preponderante nos negócios do Magrebe e países da região subsariana. Com mais de 32 milhões de consumidores, Marrocos tem em curso vários projetos nos domínios da habitação, turismo, obras públicas, entre outros, áreas de especialização a que as empresas da região do Ribatejo têm boa capacidade de resposta.

As empresas interessadas em participar nesta ação, devem contactar:
o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt

PortugalFoods | SIAL Middle East 2014

De 24.11.2014 a 26.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , Emirados Árabes Unidos

A PortugalFoods está a organizar a terceira participação conjunta de empresas portuguesas na Feira SIAL Middle East, a realizar-se em Abu Dhabi, entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2014.

O Mercado dos Emirados Árabes Unidos continua a ser um mercado prioritário para as exportações do setor agroalimentar e bebidas nacional, para o qual a PortugalFoods tem vindo a desenvolver um trabalho de continuidade e de aproximação aos principais players, por forma a potenciar futuros negócios para as empresas portuguesas.

Por tudo isto, convidamos a sua empresa a integrar a representação portuguesa e a participar neste evento, preenchendo e enviando a respetiva ficha de inscrição, até ao próximo dia 12 de Setembro de 2014.

Informamos que o custo de participação por empresa terá um incentivo do QREN até 75%

Para qualquer informação adicional, agradecemos que aceda às condições de participação e/ou contacte a Market Division da PortugalFoods:

Isabel Araújo de Oliveira
Skype: isabel.m.a.oliveira
Mobile: +351 913 806 167
Email: isabel.oliveira@portugalfoods.org
    
João Carvalho
Skype: joao.p.p.carvalho
Mobile: +351 913 641 806
Email: joao.carvalho@portugalfoods.org

NERSANT Business 2014 | Encontro Internacional de Negócios

De 23.11.2014 a 27.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Congresso

O NERSANT Business 2014 reune várias delegações de empresas / entidades estrangeiras. É um evento que tem como principal objectivo, a promoção da internacionalização e dos contactos das empresas interessadas com os vários mercados presentes.

O NERSANT Business tem como objetivos proporcionar a realização de negócios entre os empresários da Região do Ribatejo e os empresários estrangeiros, promover a internacionalização das empresas e dos produtos da Região e dar a conhecer aos investidores presentes as potencialidades do Ribatejo, nomeadamente as infraestruturas de acolhimento existentes, entre as quais se incluem Centros Tecnológicos, cinco novos Parques de Negócios e escolas profissionais que trabalham em cooperação com empresas e instituições de ensino superior.


Programa
23 a 27 de Novembro de 2014

Dia 24 de Novembro – 2ª feira
09h30 - Recepção das delegações
10h30 – Sessão de apresentação da situação económica de Portugal e das suas
potencialidades empresariais
Almoço com a Direção da NERSANT
15h00 – 18h00 - Reuniões com empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade
Jantar

Dia 25 de Novembro – 3ª feira

09h00 – 18h00 – Reuniões com empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade
Jantar / Seminário - Sessão NERSANT Business 2014

Dia 26 de Novembro – 4ª feira
09h00 – 18h00 – Visitas a empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade

ANJE | Ação de Internacionalização em Cabo Verde

De 17.11.2014 a 24.11.2014
  • Missão Empresarial , Cabo Verde

A ANJE, no âmbito do GET OUT - Projeto Conjunto de Internacionalização de PME cofinanciado pelo QREN, está a organizar uma ação de internacionalização a Cabo Verde.
Inscrições até dia 19 de setembro.

A viagem de negócios à cidade de Praia prevê a visita à Feira Internacional de Cabo Verde, a participação na Conferência Encontro de Países de Língua Portuguesa e a criação de agendas de contactos por setores de atividade, de modo a facilitar o networking e as oportunidades de negócio entre empresários portugueses e locais.

O objetivo é maximizar as possibilidades de novas parcerias empresariais, permitindo aos empresários lusos a expansão dos seus negócios. A associação ambiciona ainda contribuir, desse modo, para o desenvolvimento e afirmação da economia portuguesa interna e externamente.


PROGRAMA
Entre as atividades programadas destacam-se a visita à Feira Internacional de Cabo Verde, a decorrer na cidade de Praia, bem como os contactos institucionais e as reuniões com as entidades locais e com os principais players portugueses a operar neste mercado africano.
 
17 de novembro
18h50: Partida do Porto para a Cidade da Praia
00h05: Chegada à Cidade da Praia
 
18 de novembro 
Montagens feira
 
19 de novembro
16h00: Inauguração da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC)
 
20 de novembro
Conferência "Encontro de Países de Língua Portuguesa"
 
Manhã:
09h00: Receção dos participantes
09h15: Abertura da conferência
09h30: Oportunidades de negócio em Cabo Verde
10h00: A cooperação empresarial entre Cabo Verde e os países de Língua Portuguesa
11h30: Debate
12h00: Encerramento
 
Tarde:
14h00 - 16h45: Mostra de Empresas
17h00: Visita à FIC – Dia de Portugal
 
21 de novembro
 
Manhã:
09h00 – 12h00: Encontro de negócios e reuniões com entidades locais
 
Tarde:
17h00: Visita à FIC
 
22 de novembro
 
Tarde:
17h00: Visita à FIC
 
23 de novembro
 
Tarde:
15h00 – 19h00: Participação na sessão de encerramento da FIC
 
24 de novembro 
00h55: Partida para Portugal

 

Saiba mais sobre os custos e inscrição aqui

Congresso CINCOS'14

De 13.11.2014 a 14.11.2014
  • Pólos e Clusters
  • Congresso

A 4ª edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável – CINCOS´14 vai realizar-se no Porto.

A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do  Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto de 13 e 14/Novembro/2014. Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).

Este evento pretende congregar empresas, municípios , centros de I&D, associações empresariais e outros agentes do Cluster Habitat Sustentável, no sentido de se promoverem sinergias e parcerias geradoras de inovação e competitividade.

Para mais informações sobre o Congresso CINCOS'14 visite www.cincos.pt

AEP | Missão Empresarial às Províncias Moçambicanas

De 09.11.2014 a 16.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Indonésia

Esta Missão tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas das três regiões de Moçambique que apresentam mais oportunidades.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, tem vindo a apostar na identificação de novos mercados e oportunidades de negócio com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais. Assim, no âmbito do Projeto Business On The Way, encontra-se a promover uma “Missão Empresarial às Províncias Moçambicanas”, a realizar-se de 09 a 16 de novembro nas províncias de Maputo, Nacala e Pemba.

A economia moçambicana registou uma performance assinalável nas últimas décadas, destacando-se positivamente face aos seus pares no continente africano. Com uma taxa média anual de crescimento económico a rondar os 7%, o país registou também progressos assinaláveis ao nível do desenvolvimento humano – acesso a água, cuidados de saúde, redução de pobreza extrema, são exemplos – que contribuem para a melhoria do ambiente de negócios.

As relações entre Portugal e Moçambique encontram-se hoje num nível muito elevado que se reflete no ótimo relacionamento político-diplomático, nas intensas trocas comerciais e no volume de investimentos, numa cooperação para o desenvolvimento muito abrangente e de extremo interesse.

Após uma primeira ação no país em Janeiro deste ano, com passagem pelas cidades de Maputo e Beira. A AEP propociona às suas empresas uma nova investida ao país, desta vez, com especial aposta na região Norte.

Assim, a “Missão Empresarial às Províncias Moçambicanas” tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas das três regiões de Moçambique que apresentam mais oportunidades, através de reuniões previamente agendadas. Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários setores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.


Prazo de inscrição: até ao dia 15 de outubro de 2014. Inscrições limitadas e aceites por ordem de chegada.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Filipe Almeida
Gestor de Mercado de África
Tel.: 22 998 17 7622 998 17 76; Tlm.: 96 462 60 2596 462 60 25; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: fdalmeida@aeportugal.com

NERSANT dinamiza Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique em novembro

De 02.11.2014 a 08.11.2014
  • Outros

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai dinamizar mais uma ação de apoio à internacionalização dos negócios das empresas ribatejanas. Desta vez, a associação está a preparar a organização do Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique, a convite do presidente da Associação Comercial e Industrial da Província da Zambézia (ACIZA), Inusso Ismail.

Foi no decorrer do Encontro de Negócios da Beira, iniciativa pioneira da NERSANT realizada em março passado, que surgiu a oportunidade de organizar novo encontro de negócios em solo moçambicano, mas desta vez, na região centro do país. O sucesso desta iniciativa da NERSANT, a primeira do género organizada pela associação noutro país, não passou despercebido, tendo o Presidente da ACIZA, Inusso Ismail, aproveitado a realização de um seminário no âmbito deste encontro, para convidar a NERSANT a organizar evento semelhante na região centro daquele país.

A realização do Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique acontecerá de 02 a 08 de novembro, pelo que a NERSANT já se encontra a preparar a realização do evento, em parceria com a Associação Comercial da Beira (ACB) e com a ACIZA. Este encontro terá um caráter multi-setorial, e prevê-se já a participação de dezenas de empresas da região do Ribatejo. Para além da exposição dos serviços e produtos das empresas portuguesas no Encontro, a delegação de empresários portugueses que acompanhará a NERSANT, terá ainda oportunidade de realizar contactos institucionais e reuniões com empresas locais, de acordo com os interesses pré-definidos por cada uma das empresas participantes.

Esta iniciativa pode, assim, ser determinante para iniciar ou ajudar a concretizar os projetos de internacionalização das empresas da região. De referir que o crescente desenvolvimento de Moçambique, bem como o aumento sistemático do investimento português, comprovam as oportunidades crescentes que existem neste mercado.

Para mais informações sobre as condições de participação neste Encontro de Negócios, as empresas interessadas devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

O número de lugares para integrar esta missão empresarial é limitado, pelo que os interessados deverão manifestar interesse junto da NERSANT o quanto antes.

AEP | Missão Empresarial ao Japão 2014

De 01.11.2014 a 08.11.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto apoiado pelo COMPETE – BOW 2014-2015, está a promover uma Missão Empresarial ao Japão, que irá decorrer de 1 a 8 de novembro de 2014.

Como grande potência económica, o Japão possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. A estrutura económica japonesa é composta por um estrato de grandes e poderosas multinacionais, que se afirmaram mundialmente nas últimas décadas, e por uma enorme massa de pequenas empresas, que lhe conferem flexibilidade e inovação. No entanto, há que realçar que neste mercado, o elemento decisivo para aceitação de qualquer produto, é a qualidade do mesmo.

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

Oportunidades

Sectores Tradicionais podem crescer nos seguintes sectores:

 

  • Casa: têxteis lar, mobiliário, cerâmicas utilitárias, kitchen ware;
  • Moda: vestuário, calçado de couro, marroquinaria;
  • Materiais de construção: pavimentos, revestimentos (cerâmicos, cortiça e madeira) e portas;
  • Agroalimentares: vinhos, cerveja, água mineral, conservas, bolachas, chocolates.


Em termos de novas oportunidades, existe uma procura intensa de parcerias em áreas avançadas de conhecimento, tais como: energias renováveis, mobilidade elétrica, Eco negócio, equipamento médico, nano tecnologia, TIC, biotecnologia e bioquímica, engenharia genética, robótica, novos materiais, software.

Adicionalmente, o facto de Tóquio ter sido o palco escolhido para os Jogos Olímpicos de 2020, esta missão é uma oportunidade no tempo a não perder.

A “Missão Empresarial ao Japão” tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas japonesas, através de reuniões previamente agendadas.

Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que o Japão poderá proporcionar aos vários sectores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

Prazo de inscrição: até ao dia 30 de maio de 2014.

Consulte a Brochura, sobre o mercado do Japão.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Mónica Machado Moreira
Gestora de Mercados Internacionais
Tel.: 22 998 17 57; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: mbmoreira@aeportugal.com

AIDA | Missão Empresarial a Angola

De 26.10.2014 a 01.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Cabo Verde

Inscrições abertas para a Missão Empresarial a Angola.

Angola continua a ser um dos mercados estratégicos e prioritários, que apresenta inúmeras oportunidades para os produtos da região de Aveiro, em particular com as províncias a oferecem vantagens significativas em todas as áreas de negócio, reunindo condições favoráveis para as exportações e investimento português.

Nesse sentido, a AIDA, no âmbito do projecto INTEX, aprovado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, vai realizar uma Missão Empresarial a Angola, à província de Luanda, com opção ao Huambo, com data prevista de 26 de Outubro a 1 de Novembro.

A acção contará com o apoio logístico de entidades locais e visa apoiar e acompanhar um conjunto de empresas, principalmente PME, proporcionando-lhes durante o período de estadia e reuniões bilaterais, previamente agendadas, de acordo com os interesses específicos de cada empresa.

As inscrições são limitadas, pelo que as empresas interessadas deverão manifestar des de já o seu interesse em integrar esta delegação empresarial. Para mais informações /inscrições, contacte o GRE da AIDA, através de Carla Vieira (c.vieira@aida.pt)/Deolinda Costa (d.costa@aida.pt), ou pelo telefone 234302140.

5.ª edição das JORNADAS EMPRESARIAIS – AEP | SERRALVES

De 23.10.2014 a 23.10.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

A FUNDAÇÃO AEP e a FUNDAÇÃO DE SERRALVES, em parceria, vão organizar a quinta edição das JORNADAS EMPRESARIAIS – AEP | SERRALVES, no próximo dia 23 de Outubro, no Auditório de Serralves, no Porto, sendo o tema base de reflexão “PORTUGAL NO MUNDO”.

Os oradores convidados são personalidades nacionais de reconhecido mérito. Para acompanhar o decorrer deste evento, vamos convidar alguns jornalistas, abrindo, desta forma, as JORNADAS AEP | SERRALVES à Comunicação Social mais especializada.  

Assim, é com o maior prazer que convidamos V. Exa., para assistir e participar nestas V JORNADAS, que decorrerão de acordo com o Programa que se anexa. Na certeza de que contaremos com a sua honrosa presença, aproveitamos para lhe apresentar os nossos cordiais cumprimentos.  
Programa
V JORNADAS EMPRESARIAIS – Fundação AEP| Serralves
23 de Outubro de 2014| Auditório Serralves
“PORTUGAL NO MUNDO”
PROGRAMA
09H00 RECEÇÃO DOS PARTICIPANTES
09H30 ABERTURA
Dr. Paulo Nunes de Almeida
Presidente do Conselho de Administração da Fundação AEP
Prof. Rui Campos Guimarães
Vice- Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves
09H45 PALESTRA DE ABERTURA
Dr. Jaime Nogueira Pinto
10H15 PRIMEIRA SESSÃO | AS LIGAÇÕES DE PORTUGAL AO EXTERIOR
MODERADOR: PROF. LUÍS VALENTE DE OLIVEIRA
? Os transportes marítimos | Eduardo Rangel | RANGEL INVEST, SA
? As ligações ferroviárias | Eng.º Miguel Lisboa | TAKARGO – TRANSPORTE DE MERCADORIAS SA
? As ligações intermodais | Eng.º Rui Silva | TRANSDEV PORTUGAL
? As ligações aéreas | Dr. Fernando Vieira | ANA – AEROPORTO DO PORTO
? As tecnologias de informação e comunicação |Eng.º Carlos Alves Duarte | PT PORTUGAL TELECOM
12H00 SEGUNDA SESSÃO |O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM PORTUGAL
MODERADOR: MANUEL PASSOS RODRIGO
? O investimento chinês |Tao Kuan | FOSUN 
? O investimento angolano| Eng.º Mira Amaral | BANCO BIC
? O investimento europeu | Eng.º João Paulo Oliveira | BOSCH PORTUGAL
? O investimento do Brasil | Dr. João Taborda | EMBRAER* As confirmações de presença deverão ser feitas até segunda-feira, dia 20 de Outubro de 2014;
* As confirmações de presença deverão ser feitas por correio eletrónico, ou fax e deverão indicar se é com almoço ou sem almoço: 
email: administracao@fundacaoaep.pt | fax: 22 6158519
* Contactos para mais informações: Cristina Guerra |Fundação AEP|226158500|cristinaguerra@fundacaoaep.pt
Patrocinador exclusivo
13H00 ALMOÇO
14H00 TERCEIRA SESSÃO |A ACTIVIDADE E O INVESTIMENTO PORTUGUÊS NO  MUNDO
MODERADOR: ENG.º VERGILIO FOLHADELA MOREIRA
? O investimento em países europeus | Dr. Sérgio Marques | PARFOIS SA
? O investimento na América do Sul |Dr. Pedro Soares dos Santos | JERÓNIMO MARTINS
? O investimento em África |Orador a definir
? O investimento em outros países |Dr. Bernardo Brito e Faro | SOGRAPE VINHOS, SA
15H10 QUARTA SESSÃO | A ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO EXTERNO 
MODERADOR: DR. CARLOS ABRUNHOSA DE BRITO
? O papel das instituições | Eng.º Vital Morgado | ADMINISTRADOR DA AICEP
? A diplomacia económica | Embaixador Francisco Seixas da Costa 
15H45 QUINTA SESSÃO |AS UNIVERSIDADES E A PROJEÇÃO DE PORTUGAL NO MUNDO
MODERADORA: DRA. ISABEL GONÇALVES FURTADO
? Eng.º José Rui Felizardo | CEIIA -CENTRO PARA A EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL
? Dr. Cláudio Sunkel | IBMC – INSTITUTO DE BIOLOGIA MOLECULAR
? Prof. Jorge Gonçalves | UNIVERSIDADE DO PORTO
17H00 ENCERRAMENTO
Eng.º José António Ferreira de Barros
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP
PALESTRA DE ENCERRAMENTO
Dr. Artur Santos Silva 

Assim, é com o maior prazer que convidamos a assistir e participar nestas V JORNADAS, que decorrerão de acordo com o Programa abaixo.

 

V JORNADAS EMPRESARIAIS – Fundação AEP| Serralves

23 de Outubro de 2014 | Auditório Serralves | “PORTUGAL NO MUNDO”

 

PROGRAMA

09H00 RECEÇÃO DOS PARTICIPANTES

09H30 ABERTURA

Dr. Paulo Nunes de Almeida Presidente do Conselho de Administração da Fundação AEP

Prof. Rui Campos Guimarães Vice- Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves

09H45 PALESTRA DE ABERTURA

Dr. Jaime Nogueira Pinto

10H15 PRIMEIRA SESSÃO | AS LIGAÇÕES DE PORTUGAL AO EXTERIOR

MODERADOR: PROF. LUÍS VALENTE DE OLIVEIRA

Os transportes marítimos | Eduardo Rangel | RANGEL INVEST, SA

As ligações ferroviárias | Eng.º Miguel Lisboa | TAKARGO – TRANSPORTE DE MERCADORIAS SA

As ligações intermodais | Eng.º Rui Silva | TRANSDEV PORTUGAL

As ligações aéreas | Dr. Fernando Vieira | ANA – AEROPORTO DO PORTO

As tecnologias de informação e comunicação |Eng.º Carlos Alves Duarte | PT PORTUGAL TELECOM

12H00 SEGUNDA SESSÃO |O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM PORTUGAL

MODERADOR: MANUEL PASSOS RODRIGO

O investimento chinês |Tao Kuan | FOSUN 

O investimento angolano| Eng.º Mira Amaral | BANCO BIC

O investimento europeu | Eng.º João Paulo Oliveira | BOSCH PORTUGAL

O investimento do Brasil | Dr. João Taborda | EMBRAER*

13H00 ALMOÇO

14H00 TERCEIRA SESSÃO |A ACTIVIDADE E O INVESTIMENTO PORTUGUÊS NO  MUNDO

MODERADOR: ENG.º VERGILIO FOLHADELA MOREIRA

O investimento em países europeus | Dr. Sérgio Marques | PARFOIS SA

O investimento na América do Sul |Dr. Pedro Soares dos Santos | JERÓNIMO MARTINS

O investimento em África |Orador a definir

O investimento em outros países |Dr. Bernardo Brito e Faro | SOGRAPE VINHOS, SA

15H10 QUARTA SESSÃO | A ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO EXTERNO MODERADOR: DR. CARLOS ABRUNHOSA DE BRITO

O papel das instituições | Eng.º Vital Morgado | ADMINISTRADOR DA AICEP

A diplomacia económica | Embaixador Francisco Seixas da Costa 

15H45 QUINTA SESSÃO |AS UNIVERSIDADES E A PROJEÇÃO DE PORTUGAL NO MUNDOMODERADORA: DRA. ISABEL GONÇALVES FURTADO

Eng.º José Rui Felizardo | CEIIA -CENTRO PARA A EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

Dr. Cláudio Sunkel | IBMC – INSTITUTO DE BIOLOGIA MOLECULAR

Prof. Jorge Gonçalves | UNIVERSIDADE DO PORTO

17H00 ENCERRAMENTO

Eng.º José António Ferreira de BarrosPresidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Dr. Artur Santos Silva 

Congresso Nacional de Turismo de Culinária

De 23.10.2014 a 26.10.2014
  • Acções Colectivas , Congresso

A Figueira da Foz vai ser o palco do primeiro Congresso Nacional de Turismo de Culinária – Porque Portugal APTECE!

O Iº Congresso da APTECE apresenta-se, como um espaço privilegiado de negócio e de contacto e uma oportunidade para a promoção do Turismo de Culinária em Portugal. Um dos focos do Congresso será a partilha de vivências a nível internacional, com especial enfoque nos países geminados com Portugal e a quem serão enviados convites para participação e comunhão de experiências.

Pegue na sua mala e parta nesta viagem para descobrir quem é o turista culinário, o que procura e como se conquista.

V Jornadas Empresariais Fundações AEP | SERRALVES

De 23.10.2014 a 23.10.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

A  FUNDAÇÃO AEP e a FUNDAÇÃO DE SERRALVES, em parceria, vão organizar a quinta edição desta iniciativa que terá como tema base de reflexão: “PORTUGAL NO MUNDO”.

A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória. Até 21 de Outubro.

A  FUNDAÇÃO AEP e a FUNDAÇÃO DE SERRALVES, em parceria, vão organizar a quinta edição das JORNADAS EMPRESARIAIS FUNDAÇÕES– AEP | SERRALVES, no próximo dia 23 de Outubro, no Auditório de Serralves, sendo o tema base de reflexão “PORTUGAL NO MUNDO”.

Os oradores convidados são personalidades nacionais de reconhecido mérito. Para acompanhar o decorrer deste evento, serão convidados alguns jornalistas, abrindo, desta forma, as JORNADAS AEP | SERRALVES à Comunicação Social mais especializada. 

A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória. Até 21 de Outubro, inscreva-se!

Programa

09H00 RECEÇÃO DOS PARTICIPANTES

09H30 ABERTURA
Dr. Paulo Nunes de Almeida
Presidente do Conselho de Administração da Fundação AEP

Prof. Rui Campos Guimarães
Vice- Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves

09H45 PALESTRA DE ABERTURA
Dr. Jaime Nogueira Pinto

10H15 PRIMEIRA SESSÃO | AS LIGAÇÕES DE PORTUGAL AO EXTERIOR
MODERADOR: PROF. LUÍS VALENTE DE OLIVEIRA

> Os transportes marítimos | Eduardo Rangel | RANGEL INVEST, SA
> As ligações ferroviárias | Eng.º Miguel Lisboa | TAKARGO – TRANSPORTE DE    MERCADORIAS SA
> As ligações intermodais | Eng.º Rui Silva | TRANSDEV PORTUGAL
> As ligações aéreas | Dr. Fernando Vieira | ANA – AEROPORTO DO PORTO
> As tecnologias de informação e comunicação |Eng.º Carlos Alves Duarte | PT PORTUGAL TELECOM

12H00 SEGUNDA SESSÃO |O INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM PORTUGAL
MODERADOR: MANUEL PASSOS RODRIGO

> O investimento chinês |Tao Kuan | FOSUN
> O investimento angolano| Eng.º Mira Amaral | BANCO BIC
> O investimento europeu | Eng.º João Paulo Oliveira | BOSCH PORTUGAL
> O investimento do Brasil | Dr. João Taborda | EMBRAER

13H00 ALMOÇO

14H00 TERCEIRA SESSÃO |A ACTIVIDADE E O INVESTIMENTO PORTUGUÊS NO MUNDO
MODERADOR: ENG.º VERGILIO FOLHADELA MOREIRA

> O investimento em países europeus | Dr. Sérgio Marques | PARFOIS SA
> O investimento na América do Sul |Dr. Pedro Soares dos Santos | JERÓNIMO MARTINS
> O investimento em África |Orador a definir
> O investimento em outros países |Dr. Bernardo Brito e Faro | SOGRAPE VINHOS, SA

15H10 QUARTA SESSÃO | A ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO EXTERNO
MODERADOR: DR. CARLOS ABRUNHOSA DE BRITO

> O papel das instituições | Eng.º Vital Morgado | ADMINISTRADOR DA AICEP
> A diplomacia económica | Embaixador Francisco Seixas da Costa

15H45 QUINTA SESSÃO |AS UNIVERSIDADES E A PROJEÇÃO DE PORTUGAL NO MUNDO
MODERADORA: DRA. ISABEL GONÇALVES FURTADO

> Eng.º José Rui Felizardo | CEIIA -CENTRO PARA A EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL
> Dr. Cláudio Sunkel | IBMC – INSTITUTO DE BIOLOGIA MOLECULAR
> Prof. Jorge Gonçalves | UNIVERSIDADE DO PORTO

17H00 ENCERRAMENTO
Eng.º José António Ferreira de Barros
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP

PALESTRA DE ENCERRAMENTO
Dr. Artur Santos Silva

Sessão de informação Horizonte 2020 (Energia, Transportes, Espaço, Tecnologias para a Informação e Comunicação, Ação Climática, Sociedades Inclusivas e Ciência com e para a Sociedade) | Coimbra

De 17.10.2014 a 17.10.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação

Sessão de divulgação do H2020, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
A inscrição é gratuita mas obrigatória até 15 de outubro.

No próximo dia 17 de Outubro, em Coimbra, haverá uma sessão de informação sobre oportunidades de financiamento no Horizonte 2020 para os concursos de 2015 que abrange as áreas de Energia, Transportes, Espaço, Tecnologias para a Informação e Comunicação, Ação Climática, Sociedades Inclusivas e Ciência com e para a Sociedade. Será feita uma apresentação geral do Horizonte 2020 e serão focados os instrumentos de inovação para empresas (SME Instrument & Fast Track to Innovation).

As vagas estão limitadas pela capacidade das salas disponíveis para o evento, de modo que a inscrição é obrigatória. As inscrições estarão disponíveis até 15 de outubro.

Morada:
Rua Bernardim Ribeiro, 80
3000-069 Coimbra

A agenda e o formulário de inscrição online estão disponíveis AQUI

Workshop "Portugal 2020", promovido pela ANJE, em parceria com a Areagest, em Algés

De 17.10.2014 a 17.10.2014
  • Portugal 2020
  • Workshop

O novo quadro comunitário de fundos europeus é o tema central do workshop "Portugal 2020" promovido pela ANJE, em parceria com a Areagest, no dia 17 de outubro, nas suas instalações em Algés. Em análise durante a iniciativa estarão: a estrutura do Portugal 2020, os incentivos às empresas, os apoios já em vigor e os processos de planeamento e execução de candidaturas.

PROGRAMA

  • Estrutura do Portugal 2020;
  • Incentivos às empresas:
    • Incentivos ao investimento;
    • Incentivos à contratação;
  • Papel dos incentivos no crescimento da empresa;
  • Como planear e executar uma candidatura;
  • Incentivos já em vigor.

ORADORES

Matilde Carvalho, diretora executiva da AREAGEST

Vânia Costa, coordenadora do departamento de incentivos financeiros da AREAGEST

 

INSCRIÇÕES E PREÇOS

A participação na iniciativa é gratuita, mas está sujeita a inscrição.

 

CONTACTOS

c. Judite Ferreira
e. juditeferreira@anje.pt
t.
 21 413 46 60 

Open Day InovEmpreende | Portalegre

De 16.10.2014 a 16.10.2014
  • Acções Colectivas

Participe e conheça os projectos de empreendedorismo vencedores em Portalegre.

O InovEmpreende é um programa de apoio ao Empreendedorismo que a AIP está a desenvolver desde Dezembro de 2013 nas regiões mencionadas e que envolveu diretamente cerca de 45 empreendedores, através da implementação de ferramentas e metodologias desenvolvidas à medida para este projeto.

O InovEmpreende permitiu o desenvolvimento de vários projetos de empreendedorismo em várias regiões de Portugal.

A Associação Industrial Portuguesa - CCI em, parceria com o NERPOR - Associação Empresarial, organiza o OPEN DAY INOVEMPREENDE.

Nos Open’s Day poderão ser abertas pré-incrições para novas inciativas em diversas áreas: empreendedorismo, inovação, cooperação e financiamento.

O “Inovempreende 2014” é um programa-piloto cofinanciado pelo COMPETE, cuja implementação pretendeu testar as metodologias para posterior replicação em novas edições.

É intenção da AIP-CCI desenvolver novas iniciativas baseadas neste programa piloto!

A participação no evento é gratuita.

_____________________________________________________________________________________________

Local: NERPOR, Portalegre

Hora: 14h-18h

Convite | Ligação ao MODELO DE NEGÓCIOS EXPANDIDO MODELO DE MENTORING

Seminário | Sucessão Empresarial em Portugal

De 16.10.2014 a 16.10.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

A sucessão na liderança da empresa familiar é o tema deste debate com participação gratuita que decorrerá em Santa Maria da Feira - Auditório do ISVOUGA.

A continuidade empresarial, tema deste debate, refere-se ao período de transição geracional de ‘sucessão’ nos negócios familiares. As empresas familiares ocupam um papel extremamente importante na economia: das 350 mil sociedades a operar em Portugal, 99,5% são PME e 80% são empresas familiares. Nas 1000 maiores, estima-se que as empresas familiares assegurem 35% dos trabalhadores, 29% das vendas e 25% dos lucros.

No contexto destas empresas, a sucessão afigura-se como uma etapa importante, delicada e inevitável. Em Portugal, 50% das empresas familiares não passam para a segunda geração e somente 20% alcança a terceira geração.

O processo de sucessão é, assim, um momento fulcral na vida da empresa, que oferece uma oportunidade fundamental para trazer um novo fôlego à empresa, capacitando os sucessores para uma cultura empreendedora, favorável ao espírito empresarial e à inovação que possibilite a sobrevivência e o upgrade económico da empresa.

Com este seminário pretende-se realçar a importância da Sucessão da Propriedade e a continuidade nas Empresas Familiares, enfatizando o círculo da propriedade como ponto importante deste tema, apresentando também alguns exemplos de setores e casos concretos onde a Sucessão Empresarial é uma realidade.

Programa

09:00   Receção dos Participantes (Check-In)

09:30   Abertura
             Emídio Sousa - Presidente da Camara Municipal de Santa Maria da Feira
             Artur Dias - Presidente da Associação Empresarial de Santa Maria da Feira

09:50  A estratégia das empresas familiares - Risco de insolvência na Sucessão Empresarial
            Paulo Madeira dos Santos - ISVOUGA

10:30  Café (Networking)

10:50  Mesa redonda, moderada por João Luís Sousa - Vida Económica
            Joaquim José Heitor - J. J. Heito, Lda.
            Júlio Rodrigues - Reguila
            Catarina Lino - Araújo & Lino

12:30  Almoço livre

14:30  A Sucessão Empresarial na Empresa Familiar
            António Nogueira da Costa - EFConsulting

15:00  Mesa redonda, moderada por Luis Costa - RTP
            Lércio Pinto - Lércio Pinto, Lda. (Citroen)
            Amaro Bento Silva Araújo
            Celso Brandão - F. P. Brandão

16:00  A perspetiva do Sucedido e do Sucessor
           Mónica Quinta - Exertus Consulting
           António Nogueira da Costa - EFConsulting

17:00 Café (Networking)

Sessão de informação Horizonte 2020 (Ação Climática, Bioeconomia, Saúde) | Aveiro

De 16.10.2014 a 16.10.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação

Sessão de divulgação do 2º concurso do H2020, na Universidade de Aveiro entre as 14h00 e as 17h30.
A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Esta sessão tem como principal objectivo:

1) Apresentar os tópicos de I&I do 2º concurso H2020 do Desafio Societal 1 (Saúde, alterações demográficas e bem-estar), do Desafio Societal 2 (Segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, investigação marinha, marítima e de águas interiores, e bioeconomia)  e do Desafio Societal 5 (Ação climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas).

2) Explorar o processo de elaboração de uma proposta evidenciando dicas e sugestões


A inscrição é gratuita mas obrigatória dado o número limitado de lugares.Morada:
Reitoria da Universidade de Aveiro
(Sala do Senado e Sala de traduções)

A agenda e o formulário de inscrição online estão disponíveis AQUI

Workshop | O Papel do Coaching no apoio à Internacionalização

De 16.10.2014 a 16.10.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Saiba como o Coaching pode ser útil na implementação de uma mudança sustentável nas perspectivas da empresa, alargando os seus horizontes para a internacionalização.

Para enfrentar o desafio da sobrevivência do mercado, criar novas perspectivas de trabalho através de novos conhecimentos e competências passou a ser o diferencial competitivo nas organizações que pretendem obter sucesso.

Surge assim a actividade do Coaching no apoio à internacionalização das empresas fomentando o crescimento nos negócios internacionais através de ferramentas poderosas colocadas à disposição dos intervenientes.

Considerando as vantagens desta actividade, a AIDA vai realizar um primeiro workshop subordinado ao tema “O Papel do Coaching no apoio à Interna cionalização”, que irá acontecer a 16 de Outubro, das 18.30 às 20 horas, nas suas instalações, com entrada gratuita mas sujeita a confirmação.

O workshop tem como objectivo demonstrar como o Coaching pode ser útil na implementação de uma mudança sustentável nas perspectivas da empresa, alargando os seus horizontes para a internacionalização, ao mesmo tempo que facilita uma tomada de decisão estratégica baseada nos valores fundamentais da Empresa.

Programa:
O que é o coaching.
O coaching e as escolha de novas perspetivas de internacionalização
O coaching e a definição de objetivos SMART(ER) - e o alcançar desses objetivos
O coaching como potenciador da tomada de decisão estratégica alinhada com os valores da empresa
O impacto do coaching na eficácia e produtividade das equipas
O coaching e a liderança: impactos positivos nos líderes e executivos
O coaching e a mudança sustentada.

Esta é uma das acções inserida no projecto IREAM AVEIRO II, candidatura apoia da pelo FEDER e apresentada ao programa Operacional Fatores de Competitividade, Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).

Para mais informações e inscrições contacte o Gab. Comunicação e Imagem da AIDA: Celeste Claro (c.claro@aida.pt) ou Isabel Caçoilo (i.cacoilo @aida.pt), através do telefone 23430249.

Portugal Day na Comissão Europeia: Fontes de Financiamento e Oportunidades de Negócios para as empresas nacionais

De 15.10.2014 a 15.10.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação

O Portugal Day na Comissão Europeia visa reforçar a dinâmica de contactos entre as empresas nacionais e a Comissão.

A AICEP em Bruxelas, em articulação com a REPER e a Comissão Europeia - DGs Enterprise & Industry, Research & Innovation, Cooperation & Development e Procurement organizam o evento denominado “Portugal Day na Comissão Europeia: Fontes de Financiamento e Oportunidades de Negócios para as empresas nacionais”, dirigido a todas as empresas e entidades nacionais.

O evento decorre dia 15 de Outubro na Representação Permanente de Portugal junto da UE, Av. Cortenbergh, 12, 1040 Bruxelas.

O Portugal Day na Comissão Europeia visa reforçar a dinâmica de contactos entre as empresas nacionais e a Comissão e dar continuidade à janela de oportunidade aberta com a Missão Empresarial Mission for Growth realizada a Portugal pelo Vice-Presidente da CE, António Tanjani.

Local: Representação Permanente de Portugal junto da UE – Av. Cortenbergh, 12, 1040 Bruxelas
Data e Hora: 15 de outubro, 9h00
Inscrição gratuita: Todas as despesas inerentes à viagem e alojamento, ficam a cargo dos participantes

Seminário NERSANT | Inovação e Empreendedorismo | Alcanena

De 14.10.2014 a 14.10.2014
  • Seminário

A NERSANT vai realizar um conjunto de sessões de esclarecimento com abrangência em toda a região, por forma a disponibilizar às empresas informação pormenorizada sobre os projectos em desenvolvimento.

PROGRAMA:

Inovação e Empreendedorismo

  • Ideias Inovadoras
  • Horizonte 2020
  • Financiamento a fundo perdido para IDI
  • Bolsa de Tecnologias
  • Ecossistema Empreendedor da NERSANT
  • Formação para Empreendedores

 

Open Day InovEmpreende | Évora

De 14.10.2014 a 14.10.2014
  • Acções Colectivas

Conheça os projetos vencedores em Évora e aceda ao Relatório do Sistema Regional de Apoio ao Empreendedor.

O InovEmpreende é um programa de apoio ao Empreendedorismo que a AIP está a desenvolver desde Dezembro de 2013 nas regiões mencionadas e que envolveu diretamente cerca de 45 empreendedores, através da implementação de ferramentas e metodologias desenvolvidas à medida para este projeto.

O InovEmpreende permitiu o desenvolvimento de vários projetos de empreendedorismo em várias regiões de Portugal.

A Associação Industrial Portuguesa - CCI em, parceria com o NERE - Associação Empresarial, organiza o OPEN DAY INOVEMPREENDE.

Nos Open’s Day poderão ser abertas pré-incrições para novas inciativas em diversas áreas: empreendedorismo, inovação, cooperação e financiamento.

O “Inovempreende 2014” é um programa-piloto cofinanciado pelo COMPETE, cuja implementação pretendeu testar as metodologias para posterior replicação em novas edições.

É intenção da AIP-CCI desenvolver novas iniciativas baseadas neste programa piloto!

A participação no evento é gratuita.

_____________________________________________________________________________________________

Local: NERE, Évora

Hora: 14h-18h

Convite | Ligação ao MODELO DE NEGÓCIOS EXPANDIDO MODELO DE MENTORING

Workshop | “Como controlar melhor os custos do meu hotel”

De 13.10.2014 a 13.10.2014
  • Workshop

Turismo de Portugal promove sessões de informação em Alcácer do Sal dirigidas a hoteleiros.

Local: Câmara Municipal de Alcácer do Sal (Praça Pedro Nunes)

Hora: 14:30h - 17:00h


_________________________________________________________________

 

Prosseguindo a sua estratégia de maior proximidade às empresas do setor, o Turismo de Portugal em colaboração com as Entidades Regionais de Turismo vai realizar, entre 16 de setembro e 13 de outubro, oito Workshops sob o tema “Como controlar melhor os custos do meu hotel - a gestão de custos no sucesso da empresa".

O objetivo destes workshops é sensibilizar os empresários e gestores de pequenos e médios empreendimentos turísticos para a importância de manterem um controlo de custos rigoroso, sem comprometer a qualidade do produto e do serviço prestado.

A contabilização e o controlo dos custos constituem fatores fundamentais para a sustentabilidade do negócio: os métodos de gestão de compras e o impacto dos custos na qualidade do serviço são alguns dos assuntos a abordar.

O programa dos workshops inclui, ainda, a apresentação pela empresa CenMais do modelo de negócios entre “Fornecedores”, “Compradores” e “Banca”.

Com vista a encontrar as melhores condições para a sua sustentabilidade, cada hotel poderá também partilhar a sua experiência com o Gabinete de Apoio Especializado às Empresas do Turismo de Portugal.

Fonte: Turismo de Portugal

Energias Renováveis Marinhas - Bolsa de Contactos UE - EUA

De 10.10.2014 a 10.10.2014
  • Congresso

A Agência de Inovação S.A., através da Rede EEN - Enterprise Europe Network e com o apoio da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, está a organizar uma Bolsa de Contactos B2B entre empresas e instituições de I&D da Europa e dos EUA sobre as Energias Renováveis Marinhas a realizar-se dia 10 de outubro.

 

Logo | Wavec

O evento de B2B é organizado no âmbito do Seminário Fostering Transatlantic growth of Marine Renewables (9 de outubro) promovido pela WavEC Offshore Renewables em colaboração com a Embaixada Americana, o US Commercial Service (Departamento de Comércio da Administração EUA) e a Câmara de Comércio Americana em Portugal.
 
Através do agendamento prévio de reuniões bilaterais, o evento de B2B constitui uma excelente oportunidade de encontro entre as empresas e entidades de I&D dos EUA e da Europa com atividade no setor das energias marinhas, com vista ao estabelecimento de parcerias de negócio, de investigação e de transferência de tecnologia e identificação de potenciais investidores e fontes de financiamento para futuros projetos.

Temas B2B:

• Fixed Offshore Wind  
• Floating Offshore Wind
• Tidal and wave energy  
• Marine biomass in offshore instalations  
• Ocean thermal energy conversion (OTEC)  
• Logistics associated to marine energy development  
• Funding

Registos até 22 de setembro.


Participe e registe-se já em http://marinerenewables2014.talkb2b.net/ inserindo os seus perfis de cooperação.

Inscrições a decorrer: Heritage Talks - Feira: PATRIMONIO.PT

De 10.10.2014 a 12.10.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação

As Heritage Talks, a decorrer no âmbito da Feira patrimonio.pt Millennium bcp com o apoio da ADDICT, são o espaço privilegiado para projectos inovadores na área do património cultural.

O objectivo principal das Heritage Talks é facultar a oportunidade de avaliação dos projectos por parte de um painel de comentadores, constituído por profissionais representantes das áreas da cultura, do turismo e da economia/empreendedorismo.

Adicionalmente, as Heritage Talks são também uma oportunidade de divulgação dos projectos ao público generalista, bem como a potenciais investidores que possam estar presentes.

Destinatários
As Heritage Talks destinam-se a individuais, empresas, estudantes ou profissionais que queiram apresentar ideias ou projectos, a desenvolver ou já em desenvolvimento , directa ou indirectamente ligados à área do património cultural.


Heritage Talks – Apresentações de Projectos


Com o apoio da ADDICT

Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães

10 e 11 de Outubro | 14h30 - 18h30

As Heritage Talks, a decorrer no âmbito da Feira patrimonio.pt Millennium bcp com o apoio da ADDICT, destinam-se a individuais ou empresas – jovens universitários ou profissionais – que queiram apresentar ideias ou projectos, a desenvolver ou em fase de desenvolvimento, directa ou indirectamente ligados à área do património cultural.

O objectivo primeiro das Heritage Talks é facultar a oportunidade de avaliação dos projectos por parte de um painel de comentadores, constituído por profissionais representantes das áreas da cultura, do turismo e do empreendedorismo. Adicionalmente, as Heritage Talks são também uma oportunidade de divulgação dos projectos ao público e a potenciais investidores presentes.

Cada apresentação tem a duração máxima de 20 mins, incidindo sobre o foco do projecto, objectivos qualitativos e quantitativos e necessidades de desenvolvimento, sendo posteriormente comentada pelo painel de comentadores durante 10mins, em debate aberto.

As inscrições estão abertas até indicação contrária e será seleccionado um máximo de 14 candidaturas consideradas pertinentes e relevantes. A participação nas Heritage Talks tem um custo de 100,00€ (IVA incluído), pagos após a selecção dos candidatos, confirmando a sua participação.

O evento terá lugar na Plataforma das Artes e da Criatividade, em sala equipada para apresentações (imagem e som), com capacidade para cerca de 70 pessoas, nos dias 10 e 11 de Outubro de 2014, entre as 14h30 e as 18h30.

A ADDICT – que se constitui como plataforma contributiva do desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa, através do conhecimento, informação, promoção e coordenação do sector das Indústrias Criativas – é parceiro estratégico nesta componente da Feira do Património, apoiando na divulgação dos projectos a serem apresentados, dentro de uma extensa lista de contactos e associados da mesma.



A Feira patrimonio.pt Millennium bcp
A Feira patrimonio.pt Millennium bcp é um evento pioneiro que pretende promover o sector do Património Cultural enquanto bem que cria valor económico e social, sendo factor de atracção turística, gerador de receitas e fomentador do emprego. Esta iniciativa decorre directamente da plataforma online de informação com edição de conteúdos audiovisuais e escritos próprios sobre Património Cultural, a patrimonio.pt. A Feira é um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos sectores da Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento.

Adicionalmente, a Feira do Património é também um evento para todos que pretende demonstrar como o Património Cultural pode ter um lado lúdico e pedagógico valioso. Apresenta, desta forma, uma programação paralela de eventos culturais para o público generalista com gastronomia, vinhos, música, ateliers, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, animação pedagógica, conferências e debates.

A Feira aposta numa apresentação contemporânea e mediática e defende uma larga abrangência do conceito de património: edificado, móvel, imaterial e natural.

Edição 2014 – Comunicar Património

O tema da segunda edição da Feira patrimonio.pt Millennium bcp, Comunicar Património, parte da premissa de que o património só existe na medida em que existem pessoas disponíveis para experimentá-lo / consumi-lo / visitá-lo: como tal, a comunicação estabelecida entre o recurso e o seu utilizador é a questão-chave para entender que pressupostos estão por detrás de uma maior dinâmica de visitação e consumo de património.

Seguindo o figurino da edição anterior, a Feira do Património 2014 contará igualmente com a realização de um Seminário Internacional sob o tema da Feira. Pretende-se, desta forma, conhecer experiências internacionais e nacionais no âmbito da comunicação em património, mas também perceber a visão de quem é de fora – de profissionais da comunicação e área afins ou dos ditos participantes/visitantes com quem pretendemos sempre estabelecer contacto.


Open Day InovEmpreende | Guarda

De 09.10.2014 a 09.10.2014
  • Acções Colectivas

Conheça mais de perto o empreendedorismo da sua Região! Para empreendedores da Beira Alta e Beira Baixa.

O InovEmpreende é um programa de apoio ao Empreendedorismo que a AIP está a desenvolver desde Dezembro de 2013 nas regiões mencionadas e que envolveu diretamente cerca de 45 empreendedores, através da implementação de ferramentas e metodologias desenvolvidas à medida para este projeto.

O InovEmpreende permitiu o desenvolvimento de vários projetos de empreendedorismo em várias regiões de Portugal.

A Associação Industrial Portuguesa - CCI em, parceria com o NERGA - Associação Empresarial, organiza o OPEN DAY INOVEMPREENDE.

Nos Open’s Day poderão ser abertas pré-incrições para novas inciativas em diversas áreas: empreendedorismo, inovação, cooperação e financiamento.

O “Inovempreende 2014” é um programa-piloto cofinanciado pelo COMPETE, cuja implementação pretendeu testar as metodologias para posterior replicação em novas edições.

É intenção da AIP-CCI desenvolver novas iniciativas baseadas neste programa piloto!

A participação no evento é gratuita.

_____________________________________________________________________________________________

Local: NERGA, Guarda

Hora: 14h-18h

Convite | Ligação ao MODELO DE NEGÓCIOS EXPANDIDO MODELO DE MENTORING

Workshop | “Como controlar melhor os custos do meu hotel”

De 09.10.2014 a 09.10.2014
  • Workshop

Turismo de Portugal promove sessões de informação em Vila Real dirigidas a hoteleiros.

Local: Teatro Municipal de Vila Real (Alameda de Grasse)

Hora: 14:30h - 17:00h


_________________________________________________________________

 

Prosseguindo a sua estratégia de maior proximidade às empresas do setor, o Turismo de Portugal em colaboração com as Entidades Regionais de Turismo vai realizar, entre 16 de setembro e 13 de outubro, oito Workshops sob o tema “Como controlar melhor os custos do meu hotel - a gestão de custos no sucesso da empresa".

O objetivo destes workshops é sensibilizar os empresários e gestores de pequenos e médios empreendimentos turísticos para a importância de manterem um controlo de custos rigoroso, sem comprometer a qualidade do produto e do serviço prestado.

A contabilização e o controlo dos custos constituem fatores fundamentais para a sustentabilidade do negócio: os métodos de gestão de compras e o impacto dos custos na qualidade do serviço são alguns dos assuntos a abordar.

O programa dos workshops inclui, ainda, a apresentação pela empresa CenMais do modelo de negócios entre “Fornecedores”, “Compradores” e “Banca”.

Com vista a encontrar as melhores condições para a sua sustentabilidade, cada hotel poderá também partilhar a sua experiência com o Gabinete de Apoio Especializado às Empresas do Turismo de Portugal.

Fonte: Turismo de Portugal

Seminário NERSANT | Inovação e Empreendedorismo | Santarém

De 08.10.2014 a 08.10.2014
  • Seminário

A NERSANT vai realizar um conjunto de sessões de esclarecimento com abrangência em toda a região, por forma a disponibilizar às empresas informação pormenorizada sobre os projectos em desenvolvimento.

PROGRAMA:

Inovação e Empreendedorismo

  • Ideias Inovadoras
  • Horizonte 2020
  • Financiamento a fundo perdido para IDI
  • Bolsa de Tecnologias
  • Ecossistema Empreendedor da NERSANT
  • Formação para Empreendedores

 

ANJE | Workshop "Comércio Investe"

De 08.10.2014 a 08.10.2014
  • Workshop

A "Comércio Investe", nova medida de apoio à modernização comercial, é o tema central do workshop promovido pela ANJE, em parceria com a Areagest.

A decorrer nas instalações da associação em Algés, a iniciativa pretende esclarecer empresários e empreendedores sobre as condições de elegibilidade e os apoios envolvidos na medida de incentivo ao comércio nacional.


PROGRAMA

  • Tipologias de investimentos;
  • Entidades beneficiárias:
    • Requisitos de elegibilidade
  • Projetos individuais:
    • Despesas elegíveis e não elegíveis;
    • Montante do incentivo;
    • Critérios de avaliação;
    • Processo de decisão, pagamentos e execução de candidaturas.

ORADORES   Matilde Carvalho, diretora executiva da AREAGEST Vânia Costa,  coordenadora do departmento de incentivos financeiros da AREAGEST  

INSCRIÇÕES E PREÇOS
 
A participação na iniciativa é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória.  

CONTACTOS
 
c. Judite Ferreira 
e.
 juditeferreira@anje.pt
t.
 21 413 46 60

Workshop | “Como controlar melhor os custos do meu hotel”

De 08.10.2014 a 08.10.2014
  • Workshop

Turismo de Portugal promove sessões de informação em Viana do Castelo dirigidas a hoteleiros.

Local: Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (Castelo Santiago da Barra)

Hora: 14:30h - 17:00h


_________________________________________________________________

 

Prosseguindo a sua estratégia de maior proximidade às empresas do setor, o Turismo de Portugal em colaboração com as Entidades Regionais de Turismo vai realizar, entre 16 de setembro e 13 de outubro, oito Workshops sob o tema “Como controlar melhor os custos do meu hotel - a gestão de custos no sucesso da empresa".

O objetivo destes workshops é sensibilizar os empresários e gestores de pequenos e médios empreendimentos turísticos para a importância de manterem um controlo de custos rigoroso, sem comprometer a qualidade do produto e do serviço prestado.

A contabilização e o controlo dos custos constituem fatores fundamentais para a sustentabilidade do negócio: os métodos de gestão de compras e o impacto dos custos na qualidade do serviço são alguns dos assuntos a abordar.

O programa dos workshops inclui, ainda, a apresentação pela empresa CenMais do modelo de negócios entre “Fornecedores”, “Compradores” e “Banca”.

Com vista a encontrar as melhores condições para a sua sustentabilidade, cada hotel poderá também partilhar a sua experiência com o Gabinete de Apoio Especializado às Empresas do Turismo de Portugal.

Fonte: Turismo de Portugal

Seminário NERSANT | Qualificação nas PME | Tomar

De 07.10.2014 a 07.10.2014
  • Seminário

A NERSANT vai realizar um conjunto de sessões de esclarecimento com abrangência em toda a região, por forma a disponibilizar às empresas informação pormenorizada sobre os projectos em desenvolvimento.

PROGRAMA:

Qualificação nas PME´s

  • Certificação nas Empresas (Financiamento a Fundo Perdido)
  • GesINOV - Aplicações de Apoio à Gestão (Financiamento a fundo perdido)
  • Formação para Ativos das Empresas
  • Formação Avançada em Vendas (Ribatejo Inspira)
  • Especialização em Gestão para Empresários

 

 

AEP | Missão Empresarial à Indonésia

De 06.10.2014 a 10.10.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Indonésia

Possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais, através de reuniões previamente agendadas.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal continua a reforçar o seu papel de associativismo empresarial a nível internacional, com o objetivo claro de apoiar as empresas na diversificação de mercados, intensificação de negócios e na conquista de quotas internacionais. No âmbito do Project Business On the Way, pretende realizar uma Missão Empresarial à Indonésia - Jacarta, a decorrer de 6 a 10 de Outubro de 2014.

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, beneficiando de uma localização transversal entre os oceanos Índico e Pacífico, o que lhe confere grande relevância em termos geoestratégicos e económicos. Os seus cerca de 250 milhões de habitantes e as suas 17 mil ilhas, para além de ilustrarem a grande dimensão do país, concedem-lhe caraterísticas únicas, tornando-a uma referência incontornável, não apenas no Sudeste Asiático, mas também a nível mundial. É a 10º economia em termos de produção interna.

Caótica, lotada e cosmopolita, Jacarta é uma cidade de contrastes. Lar de milhões de pessoas de todas as partes do mundo, a cidade é uma mistura de idiomas e culturas, pobreza e riqueza. Localizada na costa noroeste de Java, Jacarta é o centro económico, cultural e político do país, com uma população de aproximadamente 9 milhões de habitantes. Estrategicamente posicionada no arquipélago, a cidade também é a principal porta de entrada para o resto da Indonésia.

A Missão Empresarial à Indonésia - Jacarta, tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais, através de reuniões previamente agendadas. Serão também proporcionados encontros com outras entidades selecionadas de acordo com o perfil dos participantes. Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários sectores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

O mercado da Indonésia reveste-se de grande potencial para uma vasta lista de sectores, nomeadamente produtos alimentares, materiais de construção, novas tecnologias, ambiente e energias renováveis, indústria farmacêutica e saúde.

Neste contexto, convidamos as empresas a integrarem a representação portuguesa e a participarem nesta missão, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação com financiamento no âmbito do QREN, a 45% dos custos elegíveis.


- Prazo de inscrição: até ao dia 15 de agosto de 2014.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
João Antunes
Gestor de Mercado Asiático
Tel.: 22 998 17 7722 998 17 77; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: joao.antunes@aeportugal.pt

AIDA | Missão Empresarial a Cabo Verde

De 06.10.2014 a 10.10.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Cabo Verde

A AIDA encontra-se a preparar mais uma Missão Empresarial a Cabo Verde, tendo como principal propósito reforçar a presença das empresas portuguesas neste mercado através do aumento das exportações e investimento directo.

Cabo Verde, em termos comerciais e enquanto destino das nossas exportações, é um importante parceiro de Portugal, constituindo-se como uma porta de entrada nos mercados adjacentes da África Ocidental.

Ciente das oportunidades de negócio para o tecido empresarial da região de Aveiro, a AIDA encontra-se a preparar mais uma Missão Empresarial a Cabo Verde, tendo como principal propósito reforçar a presença das empresas portuguesas neste mercado através do aumento das exportações e investimento directo.

A missão irá decorrer no período de 6 a 10 de Outubro e contará com o apoio logístico de uma entidade local responsável pelo agendamento de reuniões bilaterais de acordo com os objectivos de cada empresa participante.

De salientar que esta acção tem o apoio do COMPETE, no âmbito do projeto INTEX, pelo que as empresas participantes serão reembolsadas até ao máximo de 45 por cento das despesas elegíveis.

Certa de que este mercado vai ao encontro dos interesses do tecido empresarial, a AIDA convida os empresários da região a integrar a presente delegação empresarial.

Para mais informações e inscrições poderão os interessados contactar o GRE da AIDA, através de Carla Vieira, do telefone 234 302 493 ou pelo e-mail c.vieira @aida.pt.

Air Days 2014 - Lisboa, 6 a 8 de Outubro

De 06.10.2014 a 08.10.2014
  • Outros

AIR DAYS 2014 é um evento de 3 dias focado em networking internacional entre a Indústria Aeronáutica, as PME e os Centros de Investigação, interessados em cooperação para futuros projetos de aviação no âmbito do Programa europeu Horizon2020.

O presente evento irá decorrer de 6 a 8 de Outubro, em Lisboa. Inscreva-se gratuitamente até ao próximo dia 20 de Setembro!  

O CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, no âmbito das atividades da Rede Enterprise Europe Network, e em organização conjunta com a Fundação para a Ciência e Tecnologia/ Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT (FCT/GPPQ) e AED Portugal - Associação Nacional Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED), patrocinado pelo Ministério da Defesa Português (MDN), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Enterprise Europe Network Aeronautics and Space Sector Group (EEN ASSG) e ETNA + transport NCP network, contando ainda com a participação dos membros dos clusters europeus EACP (European Aerospace Cluster Partnership) e CARE (Clean Aerospace Regions), vem por este meio convidar V/ Exas a participar no evento internacional AIR DAYS 2014.

AIR DAYS 2014 é um evento de 3 dias focado em networking internacional entre a Indústria Aeronáutica, as Pequenas e Médias Empresas e os Centros de Investigação, interessados em cooperação para futuros projetos de aviação no âmbito do Programa europeu Horizon 2020.
 
Principais Tópicos
 
AERONAUTICS:
 

  • Assembly & Engine
  • Materials & Treatments
  • Cabin Interior
  • Maintenance & Spare Parts
  • Air Traffic Management
  • Airports

H2020 RESEARCH PROGRAMMES:

  • CLEAN-SKY
  • SESAR
  • Transport/Aviation
  • Transport/Surface
  • Shift2Rail
  • Fuel Cells

 
SURFACE TRANSPORTS:
 

  • Road
  • Railway
  • Waterborne
  • Urban Mobility
  • Logistics
  • Infrastructure
  • Intelligent Transport Systems


Os principais intervenientes europeus do Programa Horizon 2020 (JTI SESAR, JTI CLEAN SKY e DG RTD Transport) irão apresentar as oportunidades de financiamento para 2015, sendo esta uma excelente ocasião para os participantes terem contatos bilaterais com a Comissão Europeia e os representantes dos JTI.
 
http://www.b2match.eu/air-days2014/
Agenda do Evento
15 Julho – 20 Setembro, 2014                    Registo e inserção do perfil colaboração
20 Setembro –  4 Outubro, 2014                Seleção on-line de encontros B2B
6 Outubro – 8 Outubro, 2014                     Evento | Clique AQUI para ver Agenda
 
Inscrições abertas até 20 de Setembro! 

Para mais informações, contactar:
Luísa Bernardes | luisa.bernardes@cec.org.pt 
Aeronautics and Space Sector Group  Member Enterprise Europe Network
CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro
M.: (+351) 927 811 461   |   T.: (+351) 239 497 161   | E.: eenetwork@cec.org.pt 
www.enterpriseeuropenetwork.pt| http://een.ec.europa.eu

Sessão de informação Horizonte 2020 (Ação Climática, Bioeconomia) | Porto

De 03.10.2014 a 03.10.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação

Sessão de divulgação do 2º concurso do H2020, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto entre as 14h00 e as 17h00.
A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Esta sessão tem como principal objectivo:

1) Apresentar os tópicos de I&I do 2º concurso H2020 do Desafio Societal 2 (Segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, investigação marinha, marítima e de águas interiores, e bioeconomia)  e do Desafio Societal 5 (Ação climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas).

2) Ouvir o testemunho de uma participação de sucesso nos 1ºs concursos do H2020

3) Discutir o processo de elaboração de uma proposta evidenciando algumas dicas e sugestões


A inscrição é gratuita mas obrigatória dado o lugar limitado de lugares no auditório.

Morada:
Auditório Edifício FC5 (edifício da Direção e Serviços)
Rua do Campo Alegre, 4169-007 Porto (com entrada pela Via Panorâmica, n.º 46)

A agenda e o formulário de inscrição online estão disponíveis AQUI

Seminário NERSANT | Qualificação nas PME | Benavente

De 02.10.2014 a 02.10.2014
  • Seminário

A NERSANT vai realizar um conjunto de sessões de esclarecimento com abrangência em toda a região, por forma a disponibilizar às empresas informação pormenorizada sobre os projectos em desenvolvimento.

PROGRAMA:

Qualificação nas PME´s

  • Certificação nas Empresas (Financiamento a Fundo Perdido)
  • GesINOV - Aplicações de Apoio à Gestão (Financiamento a fundo perdido)
  • Formação para Ativos das Empresas
  • Formação Avançada em Vendas (Ribatejo Inspira)
  • Especialização em Gestão para Empresários

 

 

Workshop “Factores Críticos de Competitividade Empresarial” | 2 Outubro | Entrada Gratuita com Inscrição Obrigatória

De 02.10.2014 a 02.10.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Reveste-se de particular importância a participação das empresas portuguesas em concursos internacionais (Procurement) tendo em conta as inúmeras oportunidades de negócio existentes.

Contudo e atendendo à complexidade do processo, constata-se que o número de empresas participantes é manifestamente inferior face ao desejável em função do investimento que Portugal efectua junto das Instituições Financeiras Internacionais Multilaterais.

Para fazer face a essa necessidade de apoiar as empresas portuguesas nas actividades de Procurement, a AIDA e a ANEME vão realizar o Workshop “Factores Críticos de Competitividade Empresarial”, a 2 de Outubro, das 14.15h às 18h, no Auditório da AIDA, com entrada gratuita mas sujeita a inscrição.

O objectivo é também sensibilizar o tecido empresarial para a importância dos factores críticos de sucesso no processo da internacionalização e da cooperação.

Esta acção insere-se no projecto Global PME, com o apoio do COMPETE, no âmbito do SIAC – Sistemas de Apoio a Acções Colectivas.

O seminário será desenvolvido numa forte numa forte componente prática e de apoio operacional às empresas que têm interesse em responder a concursos internacionais.

Programa:

14.15H - RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES

14.30H - SESSÃO DE ABERTURA: Representantes da AIDA e da ANEME

14.50H - AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS: AICEP

15.20H - OS CONCURSOS PÚBLICOS INTERNACIONAIS (CPI): MundiServiços

.DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE SUPORTE NOS CPI
.O QUE NÃO SE DEVER FAZER NOS CPI
.ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

16.20H - OS FACTORES DE SUCESSO PARA AS EMPRESAS: MundiServiços

.A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO FACTOR DE CRESCIMENTO
.O PROCUREMENT COMO UM NOVO CANAL DE VENDAS
.A FORMAÇÃO DE PARCERIAS E A SUBCONTRATAÇÃO

17.20H - CASOS DE SUCESSO NO PUBLIC PROCUREMENT  INTERNACIONAL  

17.50H - ENCERRAMENTO: DR.ª PIEDADE VALENTE - COMPETE

FICHA DE INSCRIÇÃO

A inscrição é considerada efectiva mediante o envio da Ficha de Inscrição.

AIDA apoia empresas a participar em concursos internacionais

De 02.10.2014 a 02.10.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Sessão que permitirá aos empresários adquirir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre como participar em concursos públicos internacionais.

Com entrada gratuita, o work shop a realizar a 2 Outubro permitirá aos empresários adquirir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre como participar em concursos públicos internacionais.

Reveste-se de particular importância a participação das empresas portuguesas em concursos internacionais (Procurement) tendo em conta as inúmeras oportunidades de negócio existentes. Contudo e atendendo à complexidade do processo, constata-se que o número de empresas participantes é manifestamente inferior face ao desejável em função do investimento que Portugal efectua junto das Instituições Financeiras Internacionais Multilaterais.

Para fazer face a essa necessidade de apoiar as empresas portuguesas nas actividades de Procurement, a AIDA e a ANEME vão realizar o Workshop “Factores Críticos de Competitividade Empresarial”, a 2 de Outubro, das 14.15h às 18h, no Auditório da AIDA, com entrada gratuita mas sujeita a inscrição. O objectivo é também sensibilizar o tecido empresarial para a importância dos factores críticos de sucesso no processo da internacionalização e da cooperação.

Esta acção insere-se no projecto Global PME, com o apoio do COMPETE, no âmbito do SIAC – Sistemas de Apoio a Acções Colectivas.

O seminário será desenvolvido numa forte componente prática e de apoio operacional às empresas que têm interesse em responder a concursos internacionais.

Para mais informações/inscrições os interessados deverão contactar a AIDA, Celeste Claro, (c.claro@aida.pt) ou Isabel Caçoilo ( i.cacoilo@aida.pt), pelo telefone 234302497234302497/4.

PROGRAMA
14.15 horas - Recepção aos participantes
14.30 horas - Sessão de Abertura: Representantes da AIDA e da ANEME
14.50 horas - As Instituições Financeiras Internacionais e as Oportunidades de Negócios: AICEP
15.20 horas - Os Concursos Públicos Internacionais (CPI): MundiServiços

Documentação e Informação de Suporte nos CPI
O que Não se dever fazer nos CPI
Esclarecimento de Dúvidas

16.20 horas - Os Factores de Sucesso para as Empresas: MundiServiços

A Internacionalização como Factor de Crescimento
O Procurement como um novo Canal de Vendas
A Formação de Parcerias e a Subcontratação

17.20 horas - Casos de Sucesso no Public Procurement Internacional
17.50 horas - Encerramento: Piedade Valente – COMPETE

Health Cluster Portugal | Jornadas "Especialização, inovação e empreendedorismo na Saúde em Portugal"

De 02.10.2014 a 08.10.2014
  • Outros

O Health Cluster Portugal vai realizar, no próximo dia 2 de outubro, as Jornadas "Especialização, inovação e empreendedorismo na Saúde em Portugal", que terão lugar no Auditório da Fundação D. Pedro IV, em Lisboa.
Participação livre, mas sujeita a inscrição

Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades de reflexão, networking, divulgação e partilha de informação que do Health Cluster Portugal.

A parte da manhã será dedicada às oportunidades de financiamento e de cooperação, designadamente, no âmbito do Horizonte 2020 e da Innovative Medicines Initiative (IMI 2), do Portugal 2020, do capital de risco e dos programas de colaboração de multinacionais dos setores farmacêutico e das tecnologias médicas. Haverá ainda lugar à apresentação de projetos e centros de serviços de I&D de membros da TRIS-HCP | Translational and Clinical Research Infrastructures Specialisation Platform – Health Cluster Portugal

NERSANT organiza seminário sobre "Sustentabilidade e Qualificação no 3.º Setor"

De 02.10.2014 a 02.10.2014
  • Outros

Tendo em conta que a qualificação profissional e humana de dirigentes e colaboradores das entidades da economia social são essenciais para a sustentabilidade e qualidade dos serviços prestados por estas organizações, a NERSANT, em parceria com a União Distrital das IPSS de Santarém, decidiu levar a efeito o seminário "Sustentabilidade e Qualificação no 3.º Setor".
As inscrições para este seminário são gratuitas.

O seminário, que se realiza no dia 02 de outubro, pelas 15h00, em Torres Novas, pretende divulgar possibilidades de qualificação, individuais e das instituições, motivando assim dirigentes e profissionais do 3.º setor a estarem melhor preparados para transformar os desafios em oportunidades e as oportunidades em compromissos.

A sessão de abertura do seminário estará ao cargo de Tiago Leite, Diretor Distrital da Segurança Social e de Eduardo Mourinha, Presidente da UDIPSS de Santarém. Segue-se a abordagem ao tema, com a explicação da obrigação legal quanto à prestação de formação profissional, bem como a apresentação do plano de formação para as entidades da economia social que a NERSANT tem à disposição das mesmas e a apresentação da Pós Graduação em Gestão da Qualidade no 3.º Setor.

A NERSANT vai ainda apresentar outros projetos de apoio às entidades da economia social, nomeadamente o projeto que permite a implementação do sistema de gestão da qualidade de acordo com os manuais da Segurança Social, bem como a apresentação da sua ferramenta de apoio à gestão para estas entidades, a intranet i-EcoS.

As inscrições para este seminário são gratuitas e devem ser feitas no portal da NERSANT, em www.nersant.pt.

Para mais informações os esclarecimentos adicionais, os interessados devem contactar o Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através dos contactos:

Seminário NERSANT | Qualificação nas PME | Fátima

De 30.09.2014 a 30.09.2014
  • Seminário

A NERSANT vai realizar um conjunto de sessões de esclarecimento com abrangência em toda a região, por forma a disponibilizar às empresas informação pormenorizada sobre os projectos em desenvolvimento.

PROGRAMA:

Qualificação nas PME´s

  • Certificação nas Empresas (Financiamento a Fundo Perdido)
  • GesINOV - Aplicações de Apoio à Gestão (Financiamento a fundo perdido)
  • Formação para Ativos das Empresas
  • Formação Avançada em Vendas (Ribatejo Inspira)
  • Especialização em Gestão para Empresários

 

 

ANJE | Workshop "Apoios para a contratação de jovens"

De 30.09.2014 a 30.09.2014
  • Workshop

Em parceria com a  QUALI +, a ANJE organiza esta iniciativa que pretende identificar e explicar ao pormenor os diferentes apoios e programas de incentivo à contratação de jovens.

ENQUADRAMENTO

A recente tendência de recuperação global denotada na economia portuguesa contrasta com as subidas preocupantes no desemprego jovem, motivo que leva a ANJE a organizar o workshop "Apoios para a contratação de jovens", no dia 30 de setembro, nas suas instalações em Algés. Promovida em parceria com a  QUALI +, esta iniciativa pretende identificar e explicar ao pormenor os diferentes apoios e programas de incentivo à contratação de jovens.

PROGRAMA

Programa Garantia Jovem 

  • Objetivos e enquadramento legislativo;
  • Legislação relevante e outra documentação distribuída.

Estágio emprego 

  • O que  é?
  • A quem se destina?
  • Entidades promotoras;
  • Apoios a conceder;  
  • Valorização dos apoios;
  • Como realizar a candidatura; 
  • Gestão do Estágio;
  • Recebimento do apoio.

Apoio ao recrutamento

  • O que  é?
  • A quem se destina?
  • Entidades promotoras;
  • Apoios a conceder ; 
  • Valorização dos apoios;
  • Como realizar a candidatura; 
  • Gestão do estágio;
  • Recebimento do apoio. 

Debate e questões

  • Encerramento.

PREÇOS

A participação na iniciativa é gratuita mas está sujeita a inscrição.


CONTACTOS
 
c. Judite Ferreira 
e.
 juditeferreira@anje.pt
t.
 21 413 46 60

Sessão de Informação Horizonte 2020 (Bioeconomia, Ação Climática) | Oeiras

De 30.09.2014 a 30.09.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação

No próximo dia 30 de setembro vai decorrer no auditório principal do INIAV, em Oeiras, uma sessão de informação sobre financiamentos para as empresas do setor agrícola, agroalimentar e florestal.
A entrada é gratuita, mas sujeita à disponibilidade de lugares.

A sessão de informação divulgará as oportunidades de financiamento que este programa comunitário de apoio à investigação e inovação oferece aos agricultores e às empresas do setor agrícola, agroalimentar e florestal para melhorarem os seus níveis de produtividade e sustentabilidade.

A agenda e o formulário de inscrição online estão disponíveis AQUI

AIDA | Missão Empresarial à Colômbia e Panamá

De 27.09.2014 a 04.10.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Colômbia , Panamá

No âmbito do Projecto INTEX, e com o objectivo de promover as exportações da região e a diversificação de mercados, a AIDA encontra-se a preparar esta Missão Empresarial.

No âmbito do Projecto INTEX, financiado ao abrigo do QREN e com o objectivo de promover as exportações da região e a diversificação de mercados, a AIDA encontra-se a preparar um Missão Empresarial aos mercados da Colômbia e Panamá no período de 27 de Setembro a 4 de Outubro.

Considerado um mercado emergente, a Colômbia tem vindo a despertar o interesse do tecido empresarial da região de Aveiro. Com o objectivo de reduzir a carência do país em infra-estru turas, o governo da Colômbia tem esta do a implementar grandes projectos cuja execução ficará a cargo do sector priva do. A Colômbia atravessa um momento de auto-afirmação. Debeladas as manifestações mais gritantes do narcotráfico, tendo atravessado quase incólume a recessão mundial, a Colômbia procura hoje alterar radicalmente a percepção internacional em relação ao seu país.

Relativamente aos sectores de oportunidade para as empresas da região de Aveiro, refira-se:

> os sectores ligados à saúde (equipamentos médicos,dispositivos médicos e material hospitalar);

> materiais de construção,

> sector automóvel,

< automação industrial,

> alimentação,

> maquinaria industrial

> e produtos de cosmética, entre outros.


O Panamá, que possui a segunda maior zona franca do mundo, vai construir uma terceira ponte sobre o canal do Panamá, entre outras obras de infraestrutura programadas, sendo, pois, um ponto logístico estratégico, apresentando um conjunto de oportunidades que não podem ser ignoradas pelo tecido empresarial português.


Para mais informações/inscrições contacte o GRE da AIDA:
Carla Vieira c.vieira@ aida.pt/
Deolinda Costa d.costa @aida.pt,
ou pelo telefone 234 302 493234 302 493.

Projecto SAESCTN | Bolsa de Investigação (Pos-Doc) - ICETA

De 24.09.2014 a 09.10.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete
  • Bolsas

Atribuição de uma Bolsa de Investigação (Pos-Doc) no âmbito do projecto "Uso de solventes eutéticos extremos como plastificante biodegradável para filmes de nanopartículas de quitosano".

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Pos-Doc) no âmbito do projecto Uso de solventes eutéticos extremos como plastificante biodegradável para filmes de nanopartículas de quitosano, no ICETA/ CEQUP com referência EXPL/QEQ-QFI/0368/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Carta de motivação,
  • Curriculum vitae,
  • Certificado de habilitações,
  • E outros documentos comprovativos considerados relevantes.

AS candidaturas podem também se enviadas por e-mail para hsouza@fe.up.pt

 

Instituição de contacto: ICETA - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares
Endereço: Rua D. Manuel II, Apartado 55142
Porto - 4051-401
Portugal
Email: mpcunha@fc.up.pt

Fonte: Naturlink.pt