Siga-nos no LinkedIn:

Tem um projecto?

O nosso Assistente Virtual pode ajudar a concretizá-lo!

Pedir Ajuda

Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Feira Internacional Ambiente - Frankfurt

De 13.02.2015 a 17.02.2015
  • Feira

Candidaturas até 22 de Outubro de 2014

A Ambiente, Feira Internacional dedicada a artigos de decoração e utilidades para a casa, realiza-se em Frankfurt de 13 a 17 de Fevereiro de 2015. A Ambiente, que conta com a participação de mais de 4.700 expositores internacionais (de 89 países), dá a possibilidade a jovens designers de mostrarem a um público profissional e a numerosos jornalistas do sector os seus projectos através do Programa Talents.

Para concorrer, os interessados devem reunir imagens do seu trabalho (artigos para a casa, mesa, cozinha ou gifts) e enviá-las juntamente com o formulário de candidatura (em anexo) e um breve CV em inglês até ao dia 22 de Outubro de 2014 para talents@messefrankfurt.com.

 

Aos jovens designers seleccionados para integrar o Talents, a Messe Frankfurt oferece gratuitamente um stand, que inclui tapete, instalação eléctrica, iluminação, bilhetes de expositor e convites, segurança durante o período nocturno, registo no catálogo oficial da Feira, material promocional e divulgação junto da imprensa internacional. As despesas relacionadas com a viagem e a estadia em Frankfurt ficam a cargo do participante.


Formulário de Candidatura --> aqui.

Imagens Ambiente Talents 2014 --> aqui.

 

Representação da Messe Frankfurt para Portugal
Campo Pequeno, 2 - 6D
1000-078 Lisboa
Tel: 21 793 91 40 / 44
info@portugal.messefrankfurt.com

Bubble London

De 01.02.2015 a 02.02.2015
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , Reino Unido

Certame direcionado ao mercado infantil, incluindo vestuário, produtos têxteis, brinquedos, calçado e acessórios

É a única feira deste tipo que se realiza no Reino Unido e é considerada imperdível pelos profissionais relacionados com este mercado, constituindo uma referência internacional. Tem vindo a crescer em termos de importância, registando um crescimento dos visitantes e isso tem-se revelado nos resultados positivos alcançados pelas empresas que participaram em anteriores edições.

Colombiatex

De 27.01.2015 a 29.01.2015
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , Reino Unido

Certame especializado na área das matérias-primas e ocupa um lugar de destaque no calendário de feiras da América do Sul.

A Colômbia está a conquistar um espaço importante na estratégia das empresas portuguesas de tecidos e apresenta um enorme potencial de crescimento, para além de ser uma porta de entrada para a América do Sul.

SIL: Salon International de La Lingerie

De 24.01.2015 a 26.01.2015
  • Qualificação à PME
  • Feira , Espanha

Éum certame especializado na área da lingerie, banho e praia que congrega no mesmo espaço duas feiras: a Sil e a Interfiliére.

Estes dois certames têm em média cerca de 600 marcas expositoras e o número de visitantes profissionais atinge 27 mil.  Trata-se de um subsector com grande crescimento nos últimos anos e com uma grande aposta de marcas internacionais.

FIMI: Feira Internacional de Moda Infantil e Juvenil

De 17.01.2015 a 19.01.2015
  • Qualificação à PME
  • Feira , Espanha

Entidade Organizadora: Selectiva Moda - Associação de Promoção de Salões Internacionais de Moda.
Local: Valencia | Espanha

Fimi - Feira Internacional de Moda Infantil e Juvenil, organizada pela Feria de Valencia. Um certame exclusivamente dedicado à moda infantil, com uma oferta que contempla vestuário, calçado, acessórios e todos os complementos do universo infantil.

Informações: ritao@portofashionweek.com

Première Vision NY

De 11.01.2015 a 14.01.2015
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , Reino Unido

Feira de tecidos europeus, que se realiza em Nova Iorque e que antecipa a apresentação das coleções que vão ser expostas em Paris, para dar resposta ao facto das coleções de moda neste mercado serem apresentadas mais cedo do que na Europa.

Os representantes das grandes marcas e das casas de alta-costura integram o conjunto de visitantes que se dirigem a este certame, por reconhecerem a qualidade da sua oferta. Como tal, é um certame muito importante para Portugal, porque constitui uma plataforma de promoção do que de melhor se faz no país.

Segunda edição do Roadshow Portugal Global | Guarda

De 10.12.2014 a 10.12.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação , França , Moçambique

A AICEP realiza, na Guarda, a 4.ª sessão do ROADSHOW PORTUGAL GLOBAL que durante 12 meses irá percorrer 12 cidades de norte a sul do país com o objectivo de reforçar a sua política de proximidade, indo ao encontro das empresas que querem iniciar ou aumentar os seus negócios internacionais.

INSCREVA-SE até 5 de dezembro! Dia 10 de Dezembro vamos estar na GUARDA.


O ROADSHOW PORTUGAL GLOBAL trará a Portugal representantes da AICEP em vários pontos do mundo e contará também com o conhecimento de diversos agentes económicos, nacionais e regionais, sobre a melhor forma de abordar os mercados que serão analisados. Em cada uma destas iniciativas serão apresentados o perfil dos mercados em análise e as oportunidades de negócio em vários sectores de actividade, o que será complementado com o testemunho de empresas. A quarta edição do Roadshow Portugal Global decorrerá na Guarda, no dia 10 de Dezembro. Será abordado o mercado de França e a análise das oportunidades de negócio para os sectores relevantes da região são a base de uma sessão onde estarão envolvidas várias entidades parceiras da AICEP, bem como o seu representante no país em análise, que apresentarão as oportunidades em vários sectores.

 

Próximos Locais

Guarda

10 de dezembro 2014

Aveiro
Janeiro 2015

Faro
Fevereiro 2015

Viseu
Março 2015

Bragança
Abril 2015

Ponta Delgada
Maio 2015

Évora 
Junho 2015

Lisboa
Julho 2015

Porto
Setembro 2015

Saiba mais sobre esta ação e inscreva-se em www.portugalglobal.pt/Roadshow

#LIS - Lisbon Investment Summit

De 05.12.2014 a 05.12.2014
  • Workshop

#LIS - Lisbon Investment Summit está de volta à capital.

A Beta-i trouxe a Portugal pela 1ª vez os investidores do Facebook, twitter, Dropbox, Skype, Spotify, Moleskine, OLX e muitos outros. Cerca de 4 mil milhões de euros foram representados naquele evento e até o Mike Butcher e o John Biggs do Tech Crunch - sem mencionar o Ivo Spiegel do Tech.eu - vieram a Lisboa de propósito para o #LIS.

A Beta-i está agora a preparar um #LIS - Lisbon Investment Summit ainda melhor para dia 5 de dezembro, com mais startups e investidores. Se procura investimento para a sua startup tecnológica, é um investidor ou apenas tem curiosidade em saber as tendências nesta área, este é um evento a não perder.

Inauguração do Espaço Loja do Futuro (Smart Living Shop)

De 03.12.2014 a 03.12.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação , França , Moçambique

No dia 3 de dezembro venha conhecer um novo conceito de ponto de venda. Trata-se de uma acção no âmbito do projeto "PT21 – Power Textile Sec XXI | PPS 5 – ICT for Business", apoiado pelo COMPETE.

Loja do Futuro
Loja do Futuro

Programa

 
14h30 :: Abertura: Braz Costa

14h45 :: Racional e Enquadramento do Projeto: Helder Rosendo

15h00 :: Tecnologias/Serviços Disponíveis na Loja Piloto PT21: Ana Florinda Ramôa

15h15 :: Demonstrações:

    > Sistema de Client Empowerement (Ubisign/Creative Systems)   

    > Logística Loja - Armazém via RFID (Tetribérica/Creative Systems)   

    > Smart Event in-Store via RFID (Creative Systems)   

    > Cabine de Prova Interativa (CITEVE/CCG)   

    > Body Scanning Technology (CITEVE)   

    > Gestão Inteligente do Ponto de Venda (INESC)

16h30 :: Networking Coffee


Inscrições e esclarecimentos: Elisabete Barbosa (ebarbosa@citeve.pt ou Tel. 252 300 300)

1ª Conferência de Lisboa

De 03.12.2014 a 04.12.2014
  • Workshop

A 3 e 4 de Dezembro de 2014, especialistas nacionais e internacionais debatem em Lisboa o impacto das dinâmicas internacionais, a sustentabilidade e o financiamento do Desenvolvimento.

As Conferências de Lisboa são um evento internacional bienal, para promoção do debate sobre o Desenvolvimento. Junte-se na 1ª Conferência de Lisboa e assista, na Fundação Calouste Gulbenkian, a debates, reflexão e troca de experiências sobre o desenvolvimento global.

As dinâmicas do desenvolvimento global estão a provocar profundas mudanças na arquitetura das relações internacionais e os seus desafios são cada vez mais globais, interdependentes e complexos. O projeto das conferências de Lisboa junta oito organizações através de um trabalho sistemático e contínuo que alimenta a produção de conhecimento, a decisão política, a reflexão e o debate sobre temas do Desenvolvimento.

Esta conferência é parte de um projecto de oito instituições portuguesas, promovendo a reflexão e o debate sobre as questões ligadas ao desenvolvimento global. 

A inscrição na 1ª Conferência de Lisboa é gratuita e obrigatória. 

 

Programa

Dia 1: 3 de dezembro, quarta-feira

Acreditação dos participantes a partir das 8h45

9h30 - 10h30
Sessão de Abertura
(Pausa-café 10h30-11h00)

Artur Santos Silva, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
Luís Amado, Presidente da Comissão de Organização das Conferências de Lisboa, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal
Isaac Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa (1996-2006)

11h00 - 13h00
Mesa Redonda

As Empresas Portuguesas e o Financiamento da Cooperação
Luís Campos Ferreira, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
Manuel Rodrigues, Secretário de Estado das Finanças
Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP Portugal Global
Salimo Abdula, Presidente da Confederação Empresarial da CPLP
Presidente e moderador: Luís Reto, Reitor do ISCTE-IUL

14h30 - 18h00
Painel 1
(Pausa-café 16h00 – 16h30)
Questões em Debate

O Desenvolvimento Face às Dinâmicas Internacionais
Alfredo Valladão, Professor da Paris School of International Affairs, Sciences-Po, Paris
Brian Atwood, Professor da Humphrey School of Public Affairs, Universidade de Minnesota, Minneapolis
Félix Ribeiro, economista colaborador da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Ricardo Soares de Oliveira, Professor da Universidade de Oxford, Oxford
Robert Kappel, Investigador do Instituto Alemão de Estudos Globais e Interdisciplinares (GIGA), Hamburgo
Presidente: Vítor Ramalho, Secretário Geral da UCCLA
Moderador: Chris Alden, Professor da London School of Economics, Londres

18h00 - 18h45
Perspetivas sobre o Desenvolvimento
José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia (2004-2014)


Dia 2: 4 de dezembro, quinta-feira

9h30 - 12h45
Painel 2
(Pausa-café 11h00 – 11h30)
Questões em Debate

A Sustentabilidade do Desenvolvimento
Carlos Castel-Branco, Investigador do Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Maputo
Corsino Tolentino, Membro da Academia de Ciências e Humanidades de Cabo Verde, Praia
Fernando Jorge Cardoso, Investigador do Instituto Marquês de Valle Flor, Lisboa
Katsumi Hirano, Investigador Coordenador do Instituto de Economias em Desenvolvimento (IDE-JETRO), Tóquio
Vuk Jeremic, Presidente do Centro de Relações Internacionais e do Desenvolvimento Sustentável, Belgrado
Presidente: Paulo Telles de Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF
Moderadora: Mónica Ferro, Deputada, Presidente do Grupo Parlamentar sobre População e Desenvolvimento

12h45 - 13h15
A UE e os Desafios da Cooperação para o Desenvolvimento
Neven Mimica, Comissário para a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento, Comissão Europeia

14h30 - 18h00
Painel 3
(Pausa-café 16h00 – 16h30)
Questões em Debate

O Financiamento do Desenvolvimento e a Cooperação
Alice Sindzingre, Investigadora do EconomiX, Universidade de Paris-Oeste, Paris
Ana Paula Fernandes, Delegada de Portugal ao Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE, Paris
Jorge Arbache, Professor da Universidade de Brasília, Brasília
Lopo do Nascimento, Presidente do Centro de Estudos Sociais e Desenvolvimento, Luanda
Wang Yihuan, Diretora Executiva do Centro de Investigação sobre o Desenvolvimento Internacional, Pequim
Presidente: João Salgueiro, economista, Membro do Conselho Económico e Social
Moderador: António Rebelo de Sousa, Presidente do Conselho de Administração da SOFID

18h00 - 19h30
Sessão de Encerramento

António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Pedro Passos Coelho, Primeiro Ministro de Portugal

Seminário Final TICE.Healthy

De 03.12.2014 a 03.12.2014
  • Pólos e Clusters
  • Workshop

Apresentação dos resultados do projecto TICE.Healthy.

O Instituto Pedro Nunes vai promover no próximo dia 3 de Dezembro um seminário para encerramento do projeto TICE.Healthy, no qual será apresentado e demonstrado os resultados alcançados.

Tratando-se de um projeto de grande dimensão e complexidade, que envolveu muitos parceiros a nível nacional, vamos também promover a divulgação de informação pertinente e a discussão de temas importantes com vários convidados.

O evento irá decorrer no Auditório do TecBis, junto às instalações do Instituto Pedro Nunes. Toda a informação está disponível no site do projeto.

PROGRAMA PROVISÓRIO

Manhã

09:00 - 10:45 - Apresentação e discussão dos resultados do projecto

10:45 - 11:00 - Coffee-Break

11:00 - 13:00 - Apresentação e discussão dos resultados do projecto

13:00 - 14:30 - Almoço buffet

Tarde

14:30 - 15:45 - Painel: Qual o contributo da economia social para a Prevenção em Saúde

15:45 - 16:00 - Coffee-break

16:00 - 16:45 - Mesa 1: As tecnologias podem ajudar a cuidar melhor?

17:00 - 17:45 - Mesa 2: O papel das autoridades como indutoras de processos de inovação ligando a procura à oferta

17:00 - 17:45 - Sessão de perguntas e esclarecimentos

18:00  - Fecho

Semana da Moda de Paris em destaque no novo What´s Up – Olhar a Moda

De 29.11.2014 a 29.11.2014
  • Acções Colectivas , Outros

A Semana da Moda de Paris vai estar em destaque, este sábado, pelas 21h40 na RTP2,  no Novo What´s Up - Olhar a Moda, o único programa da televisão portuguesa integralmente dedicado ao calçado e moda nacional.

Nesta edição em particular, o What´s Up proporciona a oportunidade de conhecer os bastidores dos grandes desfiles e acompanhar os criadores portugueses na mais importante Semana da Moda de Paris. O Olhar a Moda foi, ainda, conhecer Ruben Alves, o realizador do mega-sucesso “Gaiola Dourada” e descobriu a sua paixão por sapatos. O Portugal Fashion estará, ainda, em, plano de evidência, em especial o desfile de calçado protagonizado pela atriz e apresentadora Claudia Vieira. Como habitualmente, fomos conhecer a excelência do calçado português. O What´s Up apresenta-lhes a elegância da Silvia Rebatto e a irreverência do calçado infantil da Reguila. A terminar, fique a conhecer as tendências em matéria de make-up para o Outono/Inverno, através da opinião avalizada de uma das mais reputadas maquilhadoras portuguesas, Patricia Lima.

What´s Up - Olhar a Moda é  um programa desenvolvido pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos) com o apoio do Programa COMPETE, em parceria com a Rádio Televisão de Portugal (RTP).

Com um formato mensal de 30 minutos, What´s Up - Olhar a moda parte de um dos sectores mais relevantes da economia portuguesa, o calçado, para explorar o universo da moda em Portugal.

What´s Up - Olhar a moda é apresentado por Ana Viriato e acompanha, passo a passo, os grandes eventos da moda em Portugal, contando as histórias mais relevantes e dando voz aos protagonistas da indústria mais internacionalizada da economia portuguesa, que exporta anualmente 75 milhões de pares de calçado, no valor de 1.800 milhões de euros para 150 países nos cinco continentes. 

Transferência de valor entre gerações

De 28.11.2014 a 28.11.2014
  • Acções Colectivas , Sessão de esclarecimento/apresentação

No dia 28 de Novembro, pelas 14H00, a Sala Infante da Alfândega do Porto será o espaço onde se farão ouvir técnicos, consultores, empresários e gestores e onde a sua participação é o fator crítico de sucesso.

Dando atenção às várias dimensões do processo sucessório, a AEP – Associação Empresarial de Portugal propõe-se contribuir para “fazer acontecer” processos de sucessão, bem-sucedidos, nas empresas, nas próximas décadas. Desmistificando o assunto, a AEP entende que a 17ª Feira do Empreendedor, uma iniciativa da ANJE, é uma oportunidade única para que, perante uma audiência marcada pela diversidade de gerações, se promova um debate alargado sobre a importância da passagem de testemunho na gestão das empresas e da crucial transferência de valor entre gerações.

No dia 28 de Novembro, pelas 14H00, a Sala Infante da Alfândega do Porto será o espaço onde se farão ouvir técnicos, consultores, empresários e gestores e onde a sua participação é o fator crítico de sucesso.

 

28 de novembro | 14H00 | Sala Infante – Alfândega do Porto | Porto


Programa

14h00 Check In

14h30 Abertura

               João Rafael Koehler, Presidente da ANJE

               Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP

 

                                Momento Conceptual

 

14h45 Facts and Figures da Sucessão Empresarial

               Maria da Saúde Inácio

                      A Sucessão Empresarial – Uma Visão Global

                      Os Desafios da Sucessão Empresarial

 

                                Momento Experimental 

 

Sucessão em Ação - Partilha de Boas Práticas com “atores” experientes em processos de sucessão

15h10 Dinâmica a 2 vozes – A perspetiva do Sucedido e do Sucessor

               Mónica Quinta e António Nogueira da Costa

 

16h00 Testemunhos - Painel de Empresários (com sucessores, sucedidos, gestores)

               Unicer, Tiago Brandão

               Bial, Miguel Portela

               Bicafé, Mariana Gandra

               Leitaria da Quinta do Paço, Joana Ramalho

 

17h00 Coffee Break

 

                                Momento Instrumental

 

17h20 Instrumentos de Apoio à Sucessão

               O Livro Branco da Sucessão Empresarial

               O Kit para a Sucessão

               O Protoloco Familiar

               O Coaching

               Benefícios Fiscais

 

18h20 Debate

             Encerramento

 

Contamos consigo e com o seu testemunho na próxima sexta-feira.

 

A entrada é gratuita mas a sua inscrição é obrigatória.

 

Para mais informações, é favor contactar:

Sofia Marques | Gabinete de Projetos Especiais

Tel.+351 22 998 1546 | fsmarques@aeportugal.com

Conferência Crescimento Económico: Diversificar o Modelo de Financiamento das PME

De 28.11.2014 a 28.11.2014
  • Conferência

A CIP promove, no próximo dia 28 de novembro de 2014, a Conferência supra, que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa e que contará com as presenças do Ministro da Economia, António Pires de Lima, na sessão de abertura, e do Secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, na sessão de encerramento.

Conferência Crescimento Económico: Diversificar o Modelo de Financiamento das PME
Conferência Crescimento Económico: Diversificar o Modelo de Financiamento das PME

28 NOVEMBRO | CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA | Inscrição gratuita e obrigatória

Os desafios do mundo global do século XXI exigem das empresas portuguesas uma ambição e capacidade que tem que ultrapassar as fronteiras nacionais e ganhar relevo no seu mercado relevante à escala internacional, condição de se manterem competitivas e até de sobrevivência. Estes novos desafios implicam capacidade de crescer e de inovar, num mundo muito mais diversificado, especializado e profissional, e onde possivelmente enfrentamos um conjunto mais alargado de riscos. Esta realidade deve levar as empresas a repensarem as suas estratégias de financiamento, se quiserem ultrapassar os novos desafios, recorrendo a instrumentos de capital e dívida que permitam acompanhar esse crescimento, mas também alavancar a visibilidade e credibilidade que as empresas procuram.

Neste contexto, pretende-se com esta sessão debater a situação atual do financiamento, contando com a visão do setor bancário, dos reguladores e das empresas e perspetivar soluções alternativas, através da partilha de experiências internacionais com especialistas da Comissão Europeia, do Mercado de Capitais, da Garantia Mútua, dos Fundos Especializados e Fiscalistas.

Ver Programa aqui.

Inscrição gratuita e obrigatória aqui.

3ª Convenção Internacional "O Valor Económico do Mundo Português"

De 28.11.2014 a 28.11.2014
  • Workshop

Iniciativa promovida pela AGAVI, com o apoio institucional da Fundação AEP, da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da Câmara Municipal de Cascais.

III Convenção Internacional “O Valor Económico do Mundo Português” – O Mar que nos Une
Promovida pela AGAVI, com o apoio institucional da Fundação AEP, da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da Câmara Municipal de Cascais, esta Convenção é uma iniciativa que tende a enaltecer as oportunidades e ultrapassar os constrangimentos de uma cooperação ampla e assertiva, entre os diferentes países do Mundo Português e os Blocos Económicos que representam.



Local: Centro Cultural de Cascais

Sucessão Empresarial em Portugal: A RELEVANCIA DA FAMÍLIA NA EMPRESA FAMILIAR

De 28.11.2014 a 28.11.2014
  • Acções Colectivas , Sessão de esclarecimento/apresentação

A continuidade empresarial, tema deste debate, refere-se ao período de transição geracional de ‘sucessão’ nos negócios familiares.

A continuidade empresarial, tema deste debate, refere-se ao período de transição geracional de ‘sucessão’ nos negócios familiares. As empresas familiares ocupam um papel extremamente importante na economia: das 350 mil sociedades a operar em Portugal, 99,5% são PME e 80% são empresas familiares. Nas 1000 maiores, estima-se que as empresas familiares assegurem 35% dos trabalhadores, 29% das vendas e 25% dos lucros.

No contexto destas empresas, a sucessão afigura-se como uma etapa importante, delicada e inevitável. Em Portugal, 50% das empresas familiares não passam para a segunda geração e somente 20% alcança a terceira geração.

O processo de sucessão é, assim, um momento fulcral na vida da empresa, que oferece uma oportunidade fundamental para trazer um novo fôlego à empresa, capacitando os sucessores para uma cultura empreendedora, favorável ao espírito empresarial e à inovação que possibilite a sobrevivência e o upgrade económico da empresa.

Com este seminário pretende-se realçar a importância da Sucessão da Propriedade e a continuidade nas Empresas Familiares, enfatizando o círculo da propriedade como ponto importante deste tema, apresentando também alguns exemplos de setores e casos concretos onde a Sucessão Empresarial é uma realidade.


Programa

09h00 - Receção dos Participantes (Check-In)

09h30 - Abertura
              • Fernando Paiva de Castro - Presidente da AIDA

09h50 - A sucessão empresarial na empresa familiar - Paraíso, Purgatório ou Inferno?
              • António Nogueira da Costa – EFConsulting

10h30 - Café (Networking)

10h50 - Mesa redonda: Moderador – Ivan Silva – Diário de Aveiro
              • J. NADAIS
              • QUITÉRIOS
              • SOLIS
              • EXERTUS CONSULTING

12h30 - Almoço livre

14h30 - A estratégia da empresas familiares - Risco de insolvência na Sucessão Empresarial
              • Paulo Madeira dos Santos – Oceano Azul

15h00 - Mesa redonda: Moderador – Germano Almeida – Media Capital
              • ELECTROREP
              • FERRÃO & GUERRA
              • SINEPOWER

16h30 - Porque se torna difícil a transição geracional
              • Manuela Loureiro - Diretora Geral da UNILCO – Consultores de Empresas Familiares

16h50 - Café (Networking)

 

Horário |9:00-12:30-14:30-17:00
Local |AVEIRO - Auditório da AIDA

Contacto | 229981753
apreender2@fundacaoaep.pt

Participação gratuita com inscrição obrigatória

ANJE | 17ª Feira do Empreendedor

De 27.11.2014 a 29.11.2014
  • Cabo Verde , Feira

A Feira do Empreendedor 2014 tem lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 27 e 29 de novembro, e acaba de lançar uma nova campanha para a reserva de espaços. Os empresários interessados podem garantir, até ao dia 31 de outubro, o seu stand com 10% desconto. Subordinada ao tema “Born Global”, a 17ª edição do certame direciona atenções para a internacionalização de negócios.

O maior e mais antigo evento nacional de apoio ao empreendedorismo, inovação e emprego apresenta uma nova edição focada na globalização de negócios. Ao habitual conjunto de oportunidades sugeridas durante o certame junta-se um programa orientado para a expansão de empresas já existentes e para a materialização de novos projetos, idealizados por empreendedores e empresas com “adn global”.

A Feira do Empreendedor vai contemplar quatro salões temáticos num espaço de convergência de produtos e serviços de apoio ao empreendedorismo, à atividade empresarial e ao emprego. Estes salões facilitam a distribuição no terreno de um vasto conjunto de entidades públicas e privadas com relevância para o exercício empresarial e a crescente qualificação profissional: Salão do Franchising e Oportunidades, Salão de Apoio à Criação e Gestão de Empresas, Salão do Futuro e Salão High Tech / High Biz.

Para efetuar, com condições especiais, a reserva de espaços nos salões temáticos que integram a exposição de empresas da 17ª Feira do Empreendedor consulte a página http://feiradoempreendedor.anje.pt/ .
A campanha é válida até dia 31 de outubro

Fórum "Portugal Sou Eu"

De 27.11.2014 a 27.11.2014
  • Acções Colectivas , Outros

O Centro de Congressos de Lisboa recebe esta iniciativa. Entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

No dia 27 de Novembro o Centro de Congressos de Lisboa vai acolher a primeira edição do Fórum “Portugal Sou Eu”, um grande evento nacional de balanço dos dois anos de atividade do Programa e de reflexão sobre a sua estratégia futura.

A parte da manhã ser á orientada para um público mais jovem, alunos e escolas que participaram no projeto “Consumidores do Futuro”, e a parte da tarde será dedicada à apresentação e debate de diferentes temáticas, entre as quais a discussão pública de quatro estudos que têm vindo a ser realizados ao longo do ano: Estudo sobre a Portugalidade; Estudo sobre Boas Práticas de Incorporação Nacional; Estudo sobre Redes de Fornecedores das Grandes Empresas; e Benchmarking no Retalho.

Conheça o programa em detalhe.

Roadmap para a Internacionalização

De 27.11.2014 a 27.11.2014
  • Workshop

A internacionalização do seu negócio passo-a-passo. Sessão em Faro no NERA com inscrições gratuitas.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em parceria com a CIEP e com o apoio do Montepio, que visa promover e apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, nomeadamente aquelas que não estão sedeadas nas grandes cidades.

Em 9 sessões, de norte a sul do país, será dado acesso a ferramentas tão variadas como:

- Missões Empresariais com garantia de sucesso
- Ir para fora à boleia das Grandes (Brisa, Efacec e Sovena)
- Financiamento e Linhas de Crédito disponíveis
- Apoio personalizado
- Seminários e Formação
- Networking

PROGRAMA

14h30 Registo dos Participantes

14h45 Abertura
Vitor Neto | Presidente | Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA)
Pedro Madeira Rodrigues | Secretário-Geral | Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

15h00 O Papel da Banca no Contexto da Internacionalização
Florbela Cunha | Subdiretora Área Internacional | Montepio Geral

15h40 Do’s e Dont’s da Internacionalização
Pedro Magalhães | Director | Confederação Internacional dos Empresários Portugueses (CIEP)

16h00 Testemunho de uma Empresa Local*

16h15 Debate

16h30 Encerramento

SIB 2014 | NERSANT na maior feira de Construção e Obras Públicas do Norte de África

De 27.11.2014 a 02.12.2014
  • Outros

No âmbito dos projetos Ribatejo Export e IntPME, projectos dinamizados pela NERSANT que têm como objetivo apoiar a internacionalização das empresas da região do Ribatejo, a associação vai realizar em novembro uma missão empresarial a Marrocos, que contempla a participação na SIB - Salon International du Bâtiment 2014, maior certame do setor da Construção e Obras Públicas do mercado Marroquino e norte de África.

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, a NERSANT, com um conjunto de empresários do Ribatejo, vai estar em Marrocos para apoiar a internacionalização das empresas desta região. Durante a missão empresarial, as empresas participantes vão ter a oportunidade de fazer prospeção de negócios, estabelecendo contactos com potenciais clientes e parceiros, bem como obter mais informação sobre o mercado de Marrocos.

Uma das ações de maior relevo desta missão empresarial é a presença da NERSANT e das empresas ribatejanas na 15.ª edição da SIB, que se realiza na cidade marroquina de Casablanca entre os dias 26 e 30 de novembro. A SIB é uma feira internacional, sendo a maior do setor da Construção e Obras Públicas do mercado marroquino e norte de África. À semelhança de anos anteriores, o certame ocupará um espaço de 20.000 m2, contará com a participação de dezenas de países expositores e espera-se a visita de mais de 120 mil pessoas.

Marrocos é um mercado aliciante para as empresas portuguesas, pela proximidade geográfica, pelo crescimento sustentado e pelo excelente relacionamento político empresarial e papel preponderante nos negócios do Magrebe e países da região subsariana. Com mais de 32 milhões de consumidores, Marrocos tem em curso vários projetos nos domínios da habitação, turismo, obras públicas, entre outros, áreas de especialização a que as empresas da região do Ribatejo têm boa capacidade de resposta.

As empresas interessadas em participar nesta ação, devem contactar:
o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt

1ª Conferência Nacional | Turismo Residencial

De 26.11.2014 a 26.11.2014
  • Acções Colectivas , Conferência

O Turismo Residencial é um dos setores com maior potencial de crescimento em Portugal. Participe neste primeiro encontro nacional.

1ª Conferência Nacional | Turismo Residencial
1ª Conferência Nacional | Turismo Residencial

Turismo Residencial: o petróleo de Portugal.

O Turismo Residencial é um dos setores com maior potencial de crescimento em Portugal.

Participe neste primeiro encontro nacional, onde se vai debater :

• Situação atual e desafios

• Impacto das medidas fiscais e de  autorização de residência

• Análise comparativa da competitividade de Portugal

• Resultados do programa Living in  Portugal 2014

• Iniciativas multissectoriais e pluridisciplinares

• Estruturação da promoção externa  do imobiliário português

 

Oradores confirmados:

Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo | João Cotrim de Figueiredo, Presidente do Turismo de Portugal | Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo Português | Diogo Gaspar Ferreira,  Presidente da Associação Portuguesa de Resorts | Tiago Caiado Guerreiro, Caiado Guerreiro & Associados  | Eduardo Abreu, Neoturis | Luis Leon, Deloitte | Pedro Fontainhas, Associação Portuguesa de  Resorts .

 

Local: POUSADA DE CASCAIS – CIDADELA –  Av. D. Carlos I – 2750 – 310 Cascais

Entrada livre | Lugares limitados | inscrição necessária

 

Filipa Gomes – tel. 938748426 | filipa.gomes@apr.com.pt

Ciclo de Workshops do Arrisca C 2014 | Plano de Negócio

De 26.11.2014 a 26.11.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

O Ciclo de Workshops é aberto a todos os interessados. As sessões decorrerão no Auditório do IPDJ em Coimbra e é necessária a inscrição prévia.

O Ciclo de Workshops é aberto a todos os interessados e terá 2 sessões:

    Dia 12 de novembro a sessão abordará o tema Ideias | Oportunidades de Negócio;
    Dia 26 de novembro versará sobre o tema Como se avalia uma Ideia de Negócio | Plano de Negócio.

As sessões decorrerão no Auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) em Coimbra (Rua Pedro Monteiro, 73), a partir das 15h00.

A organização do Concurso recomenda aos concorrentes que frequentem o Ciclo de Workshops, que irá decorrer paralelamente a este Concurso.

Não sendo condição necessária à apresentação de uma candidatura ao Arrisca C 2014, a frequência dos Workshops constitui uma mais-valia no apoio à preparação de candidaturas.

É necessária a inscrição prévia.

FROM PORTUGAL em força em Lille

De 26.11.2014 a 27.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , França

O calendário de feiras internacionais anual encerra com a segunda edição anual da Tissu Premier - Collections. Durante dois dias, 26 e 27 de novembro, o Lille Grand Palais recebe mais uma edição destes certames, que contam com a participação de empresas portuguesas apoiadas pela Associação Selectiva Moda no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal, com o apoio do COMPETE e do QREN.

FROM PORTUGAL em força em Lille
FROM PORTUGAL em força em Lille

É sob o mote “Good Taste & Fresh Fashion” que a Tissu Premier - Collections se irá apresentar.

Agora sob a gestão da PV Manufacturing , este certame combina duas áreas, uma delas dedicada aos tecidos e matérias-primas, e uma outra dedicada ao vestuário e acessórios, que reúne nesta edição cerca de 180 expositores.

São 10 as empresas portuguesas de tecidos, acessórios e vestuário, que responderam à chamada para marcar presença em Lille – Azta – MTV Belts  – R. Lobo – A Têxtil Serzedelo – Celostecelagem – Gulbena – Quick Code – SanMartin – Tintex – Vilartex – integradas numa iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

Depois de algumas edições de ausência, a Azta apresenta uma coleção optimista e cheia de vida, onde a inovação combina com conforto e elegância. Roupas para homem, mulher e criança, concebidas para cada momento da vida.

Cintos “vintage” em pele animal, de origem vegetal, croute e tecido, são os principais destaques da MTV Belts, que se apresenta pela primeira vez no certame de Lille.

Presença habitual na feira, a R. Lobo apresenta as principais tendências da sua coleção para a próxima estação. Uma coleção focada sobretudo no design e inovação, onde são utilizadas fibras naturais como algodão, lyocel, micromodal e viscose.

A Texser / Têxtil Serzedelo, presença habitual neste certame, cujo circuito comercial passa por Lille. “Iremos apresentar as novas propostas para a estação, assim como as diversas qualidades tipo que o nosso portfólio inclui como alternativas. Pretendemos com a nossa participação aumentar a quota de mercado e angariar novos clientes”, refere o diretor de exportação da empresa, José Ferreira.

Tecidos estampados por tecnologia digital com design exclusivo, com especial destaque para tecidos leves, em aspecto de seda, algodão e aspectos de algodão, são algumas das propostas levadas pela Quick Code até à cidade francesa.

Malhas circulares, básicos, fantasias, sustentáveis, orgânicos e técnicos, são alguns dos produtos em destaque levados pela Vilartex, que se estreia neste mercado. “Pretendemos com esta participação promover a coleção de malhas circulares Vilartex pronto moda. A prospecção de novos clientes e aproximação do mercado do norte de França, Belga e Holandês, assim como o reencontro com agentes e clientes dos atuais mercados, fazem também parte dos nossos principais objectivos”, explica Carlos Coutinho, comercial da empresa.

A participação das empresas Portuguesas na Tissu Premier Collections, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projecto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 65 acções internacionais previstas para 2014, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.

Sessão de esclarecimento "Portugal 2020 – Apoios e Incentivos para as empresas" | Évora

De 26.11.2014 a 26.11.2014
  • Workshop

Iniciativa que pretende analisar o novo quadro comunitário de fundos europeus, identificando um conjunto de apoios à disposição dos empresários para o período 2014 - 2020.

A ANJE organiza, no próximo dia 26 de novembro, uma sessão de esclarecimento dedicada ao tema "Portugal 2020 – Apoios e Incentivos para as empresas". A iniciativa terá lugar no Évora Hotel e pretende analisar o novo quadro comunitário de fundos europeus, identificando um conjunto de apoios à disposição dos empresários para o período 2014 - 2020.

Além da abordagem à estrutura global do documento, a sessão de esclarecimento servirá para reconhecer os incentivos ao investimento e à contratação, bem como os processos de planeamento e execução das candidaturas aos fundos comunitários. António Costa da Silva, vogal executivo do INALENTEJO, será o responsável pela dinamização da sessão.

A participação na sessão de esclarecimento é gratuita, mas está sujeita a inscrição.

CONTACTOS
t. 220108000/75
e. associados@anje.pt

Horário
15h00

Local
Évora Hotel (Avenida Túlio Espanca, 7002-502 - Évora)

V Conferência Anual do HCP | "Portugal: the right place to invest and build partnerships in Health"

De 26.11.2014 a 26.11.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Participe e inscreva-se até 20 novembro.

Programa

09h00 | Receção dos participantes

 

09h30 | Sessão de abertura

  • António Rendas | Rector, Universidade Nova de Lisboa
  • Luís Portela | President, Health Cluster Portugal
  • Paulo Portas | Deputy Prime Minister

 

10h20 | Keynote address: How can R&D institutions, hospitals, companies and governments work together to tackle societal challenges?

  • Timothy Eisen | Vice-President, Clinical Discovery, Early Clinical Development, AstraZeneca

 

11h00 | Coffee break

 

11h30 | Towards an healthier and wealthier future: an overview of health research and education in Portugal.

  • António Ferreira | President, Centro Hospitalar de São João

 

11h50 | Health in Portugal: a challenge for the future – The Gulbenkian Platform for a sustainable health system.

  • João Lobo Antunes | Vice-President, Health Cluster Portugal

 

12h10 | Portugal: a competitive destination for conducting clinical trials.

  • Eurico Castro Alves | President, Infarmed

 

12h30 | Portugal: the right place to invest.

  • Miguel Frasquilho | President, AICEP

 

13h00 | Almoço

 

14h30 | HCP’s specialty clusters: boosting cooperation, innovation and internationalization.

  • Joaquim Cunha | Executive Director, Health Cluster Portugal

 

14h50 | Roundtable "Pinpointing Portugal in the global map of Health"

Moderator:

Ana Teresa Lehmann | Professor, Porto Business School; Visitor Scholar, Vale Center for Sustainable International Investment – Columbia University

Panel:
  • David Braga Malta | President, Cell2B
  • Jorge Soares | Head of Health and Human Development, Fundação Calouste Gulbenkian
  • Luís Lopes Pereira | Country Manager, Medtronic Portugal
  • Renata Gomes | Research Associate Cardiovascular Division, King's College London
  • Robin Turner | General Manager, Roche Portugal

 

16h10 | Encerramento

  • Pedro Gonçalves | Secretary of State of Innovation, Investment and Competitiveness


O evento é gratuito mas a inscrição é obrigatória para  info@healthportugal.com

Inscrições até 20 novembro

_______________________________________________________________________


Local
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Morada
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa

PortugalFoods | SIAL Middle East 2014

De 24.11.2014 a 26.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , Emirados Árabes Unidos

A PortugalFoods está a organizar a terceira participação conjunta de empresas portuguesas na Feira SIAL Middle East, a realizar-se em Abu Dhabi, entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2014.

O Mercado dos Emirados Árabes Unidos continua a ser um mercado prioritário para as exportações do setor agroalimentar e bebidas nacional, para o qual a PortugalFoods tem vindo a desenvolver um trabalho de continuidade e de aproximação aos principais players, por forma a potenciar futuros negócios para as empresas portuguesas.

Por tudo isto, convidamos a sua empresa a integrar a representação portuguesa e a participar neste evento, preenchendo e enviando a respetiva ficha de inscrição, até ao próximo dia 12 de Setembro de 2014.

Informamos que o custo de participação por empresa terá um incentivo do QREN até 75%

Para qualquer informação adicional, agradecemos que aceda às condições de participação e/ou contacte a Market Division da PortugalFoods:

Isabel Araújo de Oliveira
Skype: isabel.m.a.oliveira
Mobile: +351 913 806 167
Email: isabel.oliveira@portugalfoods.org
    
João Carvalho
Skype: joao.p.p.carvalho
Mobile: +351 913 641 806
Email: joao.carvalho@portugalfoods.org

NERSANT Business 2014 | Encontro Internacional de Negócios

De 23.11.2014 a 27.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Congresso

O NERSANT Business 2014 reune várias delegações de empresas / entidades estrangeiras. É um evento que tem como principal objectivo, a promoção da internacionalização e dos contactos das empresas interessadas com os vários mercados presentes.

O NERSANT Business tem como objetivos proporcionar a realização de negócios entre os empresários da Região do Ribatejo e os empresários estrangeiros, promover a internacionalização das empresas e dos produtos da Região e dar a conhecer aos investidores presentes as potencialidades do Ribatejo, nomeadamente as infraestruturas de acolhimento existentes, entre as quais se incluem Centros Tecnológicos, cinco novos Parques de Negócios e escolas profissionais que trabalham em cooperação com empresas e instituições de ensino superior.


Programa
23 a 27 de Novembro de 2014

Dia 24 de Novembro – 2ª feira
09h30 - Recepção das delegações
10h30 – Sessão de apresentação da situação económica de Portugal e das suas
potencialidades empresariais
Almoço com a Direção da NERSANT
15h00 – 18h00 - Reuniões com empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade
Jantar

Dia 25 de Novembro – 3ª feira

09h00 – 18h00 – Reuniões com empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade
Jantar / Seminário - Sessão NERSANT Business 2014

Dia 26 de Novembro – 4ª feira
09h00 – 18h00 – Visitas a empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade

Semana da Ciência e da Tecnologia

De 22.11.2014 a 30.11.2014
  • Sessão de esclarecimento/apresentação , França , Moçambique

Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm? 

Semana da Ciência e da Tecnologia
Semana da Ciência e da Tecnologia

São algumas perguntas às quais diversos colóquios, debates, exposições, visitas e outras atividades de divulgação e promoção da ciência vão procurar responder durante uma semana.

De 22 a 30 de novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas, proporcionando à população oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.