Tem um projecto?

O nosso Assistente Virtual pode ajudar a concretizá-lo!

Pedir Ajuda

Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

AEP | Missão Empresarial ao Japão 2014

De 01.11.2014 a 08.11.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

Inscrições até ao dia 30 de maio de 2014.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto apoiado pelo COMPETE – BOW 2014-2015, está a promover uma Missão Empresarial ao Japão, que irá decorrer de 1 a 8 de novembro de 2014.

Como grande potência económica, o Japão possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. A estrutura económica japonesa é composta por um estrato de grandes e poderosas multinacionais, que se afirmaram mundialmente nas últimas décadas, e por uma enorme massa de pequenas empresas, que lhe conferem flexibilidade e inovação. No entanto, há que realçar que neste mercado, o elemento decisivo para aceitação de qualquer produto, é a qualidade do mesmo.

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

Oportunidades

Sectores Tradicionais podem crescer nos seguintes sectores:

 

  • Casa: têxteis lar, mobiliário, cerâmicas utilitárias, kitchen ware;
  • Moda: vestuário, calçado de couro, marroquinaria;
  • Materiais de construção: pavimentos, revestimentos (cerâmicos, cortiça e madeira) e portas;
  • Agroalimentares: vinhos, cerveja, água mineral, conservas, bolachas, chocolates.


Em termos de novas oportunidades, existe uma procura intensa de parcerias em áreas avançadas de conhecimento, tais como: energias renováveis, mobilidade elétrica, Eco negócio, equipamento médico, nano tecnologia, TIC, biotecnologia e bioquímica, engenharia genética, robótica, novos materiais, software.

Adicionalmente, o facto de Tóquio ter sido o palco escolhido para os Jogos Olímpicos de 2020, esta missão é uma oportunidade no tempo a não perder.

A “Missão Empresarial ao Japão” tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas japonesas, através de reuniões previamente agendadas.

Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que o Japão poderá proporcionar aos vários sectores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

Prazo de inscrição: até ao dia 30 de maio de 2014.

Consulte a Brochura, sobre o mercado do Japão.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Mónica Machado Moreira
Gestora de Mercados Internacionais
Tel.: 22 998 17 57; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: mbmoreira@aeportugal.com

AICEP | FACIM – Feira Internacional de Maputo

De 25.08.2014 a 31.08.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

A aicep Portugal Global propõe-se a organizar o Pavilhão Nacional na FACIM 2014.

Inscrições até ao dia 4 de abril de 2014.

A aicep Portugal Global propõe-se a propõe-se dinamizar a presença nacional na FACIM – Feira Internacional de Maputo, que se realizará em Marracuene de 25 de a 31 de agosto de 2014, assumindo a organização do Pavilhão de Portugal.

Prevê-se a ocupação total de um pavilhão com uma área bruta de 2.000m2 que reunirá cerca de 70 empresas portuguesas, com uma representação significativa de sectores que se afiguram com maiores potencialidades de forte implantação no mercado moçambicano, como é o caso dos materiais de construção, agroalimentar, metalurgia e metalomecânica, construção civil e consultoria, tecnologias de informação, material elétrico e eletrónico, artigos farmacêuticos e equipamento hospitalar, livros e material didático, mobiliário, entre outros.

Esta ação destina-se a empresas portuguesas produtoras e comercializadoras de bens e serviços
nacionais.

AICEP | FILDA – Feira Internacional de Angola

De 15.07.2014 a 20.07.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

A aicep Portugal Global propõe-se a organizar o Pavilhão Nacional na FILDA 2014.

Inscrições até ao dia 12 de março de 2014.

A aicep Portugal Global propõe-se a organizar o Pavilhão Nacional na FILDA 2014, que se realizará de 15 a 20 de julho de 2014, em Luanda, Angola, através de uma participação estimada de aproximadamente 95 empresas.

A aicep Portugal Global, no âmbito de candidatura apresentada ao QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional, Sistema de Incentivos às Acções Colectivas, Programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade 2013-2015, irá dinamizar a presença nacional na FILDA – Feira Internacional de Angola.

AEP | Missão Empresarial à Polónia

De 15.06.2014 a 19.06.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Polónia , Missão Empresarial

A AEP identifica neste mercado diversos setores de oportunidade para as empresas portuguesas: Fileira de produtos industriais; Fileira da saúde e biotecnologia; Fileira da construção e projetos; Fileira da armazenagem, logística, distribuição; Fileira casa; Fileira da inovação e serviços; Fileira Agroalimentar.

Inscreva-se até 15 de Março de 2014!

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto de internacionalização Business on the Way 2014, apoiado pelo COMPETE, encontra-se a promover uma Missão Empresarial à Polónia, entre os dias 15 a 19 de Junho.

A Polónia é um país do centro da Europa, com uma população de 38,1 milhões de habitantes e com uma economia que tem vivido um manifesto crescimento.
 
Contrariando os sinais da crise económico-financeira mundial, a economia polaca entrou num ciclo de crescimento que converteu este magnífico país numa das mais dinâmicas economias da UE.
 
Em contraciclo com o resto da Europa, a Polónia tem registado uma taxa de crescimento que perdura, estando previsto um aumento do PIB de 2,7% para o presente ano de 2014, mantendo-se a tendência de crescimento para o ano de 2015.
 
A Polónia é um país do centro da Europa, com uma população de 38,1 milhões de habitantes e com uma economia que tem vivido um manifesto crescimento.
 
Contrariando os sinais da crise económico-financeira mundial, a economia polaca entrou num ciclo de crescimento que converteu este magnífico país numa das mais dinâmicas economias da UE.
 
Em contraciclo com o resto da Europa, a Polónia tem registado uma taxa de crescimento que perdura, estando previsto um aumento do PIB de 2,7% para o presente ano de 2014, mantendo-se a tendência de crescimento para o ano de 2015.
 
De sublinhar que, no próximo quadro de apoio comunitário, 2014-2020, a União Europeia atribuiu à Polónia um valor de sensivelmente 83 mil milhões de Euros. Ora estes apoios tornam a Polónia um país ainda mais atrativo para investimentos. Tanto mais que o volume destes apoios é manifestamente superior aos concedidos no quadro comunitário anterior, e está principalmente orientado para o desenvolvimento de infra estruturas e de apoio às PME. Espera-se ainda, com este próximo quadro, um aumento no poder de compra da população.
 
Polónia – plataforma para internacionalização
Não menos relevante, é o facto da Polónia se assumir como uma importante plataforma para outros mercados da região, que se reforçará no curto/médio prazo, nomeadamente para a Ucrânia, Lituânia, Bielorrússia e Rússia. Também a proximidade geográfica e comercial com a Alemanha, a mais forte economia na Europa e o maior parceiro de trocas comerciais com a Polónia, representa um prognóstico otimista para o futuro. O país apresenta interessantes oportunidades de negócios, nomeadamente em sectores onde Portugal tem potencial para alargar alguns dos seus negócios ou entrar com os seus produtos de qualidade.
 
É de conhecimento geral que as empresas lusas têm obtido evidentes sucessos comerciais na Polónia, tendo conseguido neste mercado um volume de faturação muito significativo e em constante crescimento. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística GUS, em 2012, a Polónia importou produtos portugueses num volume de vendas total superior a 412 milhões de euros.

A AEP identifica neste mercado diversos setores de oportunidade para as empresas portuguesas, sendo de salientar os seguintes: Fileira de produtos industriais (moldes, componentes para industria automóvel, embalagens, produtos de cosmética, produtos de limpeza e conservação de uso doméstico e industrial); Fileira saúde e biotecnologia; Fileira construção e projetos (infraestruturas de transporte, de telecomunicações, revitalização de terrenos pós-industriais, infraestruturas urbanas, infraestruturas para proteção do meio ambiente, consulting estratégico, jurídico - financeiro, project management); Fileira armazenagem, logística, distribuição; Fileira casa (têxteis-lar); Fileira inovação e serviços (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica); Fileira Agroalimentar (vinhos, café, queijo, azeite, azeitonas, vinagre conservas de atum e marisco).
 
 
Caso esteja interessado em participar, envie o Formulário de Inscrição.
 
 
PRAZO DE INSCRIÇÃO:
 
Até ao dia 30 de Março de 2014
 
 
Nota: Inscrições limitadas, aceites por ordem de chegada.
 
 
Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP Internacionalização e Promoção Externa
Gestora de Mercados Internacionais
Eugénia Castro de Sousa
edsousa@aeportugal.com
Telf: 229981787/ Fax: 229981774

AIDA realiza missão empresarial a Silicon Valley

De 01.06.2014 a 06.06.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

A AIDA no âmbito do projecto INTEX, aprovado pelo COMPETE vai realizar uma Missão Empresarial a S. Francisco/Silicon Valley, o maior ecossistema de empresas inovadoras a nível mundial, acção inserida na 5ª Edição do Global Strategic Innovation | International Executive Program (GSI-IEP) & International Entrepreneurial Program.

A AIDA no âmbito do projecto INTEX, aprovado ao abrigo do QREN e em colaboração com a Leadership Business Consulting, vai realizar, no período de 01 a 06 de junho de 2014, uma Missão Empresarial a S. Francisco/Silicon Valley, o maior ecossistema de empresas inovadoras a nível mundial, acção inserida na 5ª Edição do Global Strategic Innovation - International Executive Program (GSI-IEP) & International Entrepreneurial Program.

O GSI International Executive Program, irá incorporar, para além de Portugal, participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau e Moçambique, sendo também esta um oportunidade para efectuar networking de negócios.

Este permite às PME nacionais a imersão directa, durante uma semana, em Silicon Valley, sendo que as empresas que se inscreverem pela AIDA serão reembolsados, até ao máximo de 45% das despesas elegíveis para as PME's, de acordo com as condições de participação em Anexo. Assim e face à oportunidade única de conhecer in locco o mais representativo centro de inovação a nível mundial e participar no programa premium, hands-on e intensivo (1 semana), permitindo a líderes e decisores de topo uma imersão direta em Silicon Valley.

Destinatários
Executivos e Empreendedores (programas paralelos e com sobreposição de 50%).
O GSI – International Executive & Entrepreneurial Program está aberto a todas as empresas e entidades, privadas e públicas, que queiram participar, desde que cumpram os critérios de seleção da entidade organizadora, bem como a empreendedores com provas dadas.


Executivos:

  • De médias ou grandes empresas claramente inovadoras.
  • De entidades públicas que estejam ligadas à inovação ou cuja atividade tenha especial impacto na modernização da administração pública e da economia.
  • Participantes de elevado perfil técnico e/ou de gestão, com provas dadas e domínio da língua inglesa (60% do programa em Inglês e 40% em Português).

Empreendedores:

  • Empreendedores com start ups ou projectos de elevado potencial de crescimento, aceites previamente pela organização;
  • Acionistas de uma empresa que não fature mais de 500.000€/ano.


Esta é uma oportunidade única de conhecer a cultura empresarial, instituições, conhecimento, champions e network internacional do Silicon Valley e aprender novos modelos de competitividade baseados na inovação para crescer e vencer no mercado global.

Processo de Inscrição
A fim de serem assegurados atempadamente todos os contactos, as inscrições deverão dar entrada na AIDA até ao próximo dia 19 de maio, mediante o preenchimento e devolução da Ficha de inscrição.


Para mais informações consulte o programa detalhado e as condições de participação.

Visite o site www.globalstrategicinnovation.com para ver alguns dos testemunhos dos mais de 170 executivos que já participaram anteriormente.

AICEP | FIA – Feira Internacional de Argel

De 28.05.2014 a 02.06.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Argélia , Moçambique

A aicep Portugal Global propõe-se a dinamizar a presença nacional na FIA 2014.

Inscrições até ao dia 14 de fevereiro de 2014.

A aicep Portugal Global, no âmbito de candidatura apresentada ao QREN- Quadro de Referência
Estratégica Nacional, Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, Programa Compete – Programa
Operacional Fatores de Competitividade 2013-2015, propõe-se dinamizar a presença nacional na FIA – Feira Internacional de Argel, que se realizará em Argel de 28 de maio a 2 de junho de 2014, assumindo a organização do Pavilhão de Portugal.

PortugalFoods na Feira SIAL China 2014

De 13.05.2014 a 15.05.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Cabo Verde

A SIAL China é o evento mais representativo do sector alimentar e bebidas em toda a China e actua como uma plataforma de introdução de marcas e produtos internacionais no mercado chinês.

Na sequência da importância do mercado chinês para o sector agroalimentar português e do sucesso da última participação neste certame internacional, a PortugalFoods vai estar presente na Feira SIAL China 2014, que terá lugar em Xangai, entre os dias 13 a 15 de Maio de 2014.

A China é um dos maiores mercados mundiais de consumo de alimentos e bebidas. A indústria de alimentos e bebidas tornou-se um grande acelerador da economia nacional, com uma taxa de crescimento anual de mais de 10 por cento.

Até 2016 perspectiva-se que o retalho alimentar na China cresça 30,6 por cento. As cadeias de distribuição como o Wal-Mart, Trust-Mart, Makro, Jusco, Carrefour, Loja Park'N, 7-Eleven, Watson e grandes grupos nacionais como Hualian, Lianhua e Vanguard expandem-se por todas as regiões chinesas a uma velocidade vertiginosa.
 
O aumento do poder de compra, a sofisticação e ocidentalização da distribuição alimentar, bem como as alterações nos padrões de vida chinês e rápida urbanização das cidades permitiram uma rápida integração dos produtos importados nas cadeias de distribuição locais.
 
A SIAL China é o evento mais representativo do sector alimentar e bebidas em toda a China e actua como uma plataforma de introdução de marcas e produtos internacionais no mercado chinês. Com uma elevada taxa de crescimento relativamente a edições anteriores, contou em 2013, com 2.157 expositores de 79 países e regiões (mais 13 por cento que em 2012), numa área total de mais de 85.000 m2 (mais 16 por cento que em 2012) que contemplou 47 pavilhões internacionais. Contou com 41.304 visitantes profissionais, provenientes de várias regiões chinesas e países limítrofes no sudeste asiático.
 
Dada a importância em consolidar a posição das empresas portuguesas neste mercado, considerado estratégico para o sector agroalimentar, a PORTUGALFOODS estará presente de uma forma apelativa para mais uma vez mostrar o que de melhor se faz em Portugal. Este certame internacional terá como objectivo proporcionar aos participantes um acesso privilegiado ao mercado, bem como promover os produtos agro-alimentares portugueses junto dos grandes importadores e distribuidores chineses.


Para mais informações:

MARKET DIVISION |PORTUGALFOODS
Isabel Oliveira
Skype: isabel.m.a.oliveira
Mobile: +351 913 806 167
Email: isabel.oliveira@portugalfoods.org
 

MARKET DIVISION | PORTUGALFOODS
João Carvalho
Skype: joao.p.p.24-01-2014carvalho
Mobile: +351 913 641 806
Email: joao.carvalho@portugalfoods.org


Fonte: AICEP

Submissão de resumos para a conferência internacional de turismo GENTOUR 2014

De 07.05.2014 a 09.05.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT , Conferência

A conferência vai ter como tema: "Does gender equality foster new paths for social and economic development? – A tourism perspective". Até 1 de março pode submeter o abstract de artigos ou posters.

Até 1 de março pode submeter o abstract de artigos ou posters. Os autores dos trabalhos aceites serão convidados a submeter o artigo completo, podendo beneficiar da oportunidade de publicação em várias revistas científicas.

A Comissão Organizadora da Gentour 2014 encontra-se a preparar a segunda edição desta Conferência Internacional. Poderá submeter o abstract de artigos ou posters até ao dia 1 de Março.

A Conferência Internacional GENTOUR 2014 terá lugar na Universidade de Aveiro (Portugal), entre os dias 7 e 9 de Maio de 2014, sob o tema: “Does gender equality foster new paths for social and economic development? –A tourism perspective”. Esta Conferência realizar-se-á em conjunto com a INVTUR 2014, pelo que os participantes terão acesso a todas as sessões plenárias e paralelas, bem como à BiT - Bolsa de Inovação em Turismo.

Os trabalhos poderão estar relacionados com as seguintes áreas:

» Competitividade
» Conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar
» Gestão/negócios
» Empreendedorismo
» Crescimento económico
»  Educação
» Liderança
» Emprego e igualdade de oportunidades
» Redes de negócio
» Fosso salarial
» Papéis tradicionais e estereótipos de género
» Inovação
» Internacionalização
» Marketing
» Género e demografia
» Políticas públicas e empresariais
» Viagens
» Gendered geographies
» Cultura organizacional
» Progressão na carreira e acesso à tomada de decisão
 

Todos os trabalhos científicos submetidos estão sujeitos a revisão double-blind e, se aceites, serão publicados num Book of Abstracts. Os resumos dos posters aceites serão publicados numa edição especial da Revista Turismo & Desenvolvimento. Os autores dos trabalhos aceites serão convidados a submeter o artigo completo, podendo beneficiar da oportunidade de publicação em várias revistas científicas.

A data de limite para submissão dos artigos completos é 1 de março de 2014.

Para mais informações, por favor consulte http://www.genderintourism.com/invtur2014.html.
Para qualquer questão relativa à conferência, enviar e-mail para degei-gentour@ua.pt.

“Crie o Seu Negócio em 5 Passos” | Águeda

De 06.05.2014 a 09.05.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

Esta iniciativa pretende ajudar a dar resposta, de uma forma sustentada, a algumas questões que se colocam quando surge a ideia ou possibilidade de ter um negócio próprio. Esta sessão abordará especialmente negócios no Setor do Desporto e Lazer.

Certamente que muitas vezes se questionou se deveria ou não ter o seu Negócio. Se deveria arriscar ou esperar que outros o façam por si. Mas reza a história que as grandes ideias e os grandes impérios surgiram em tempos de crise e de instabilidade económica e social.

Com o presente programa pretendemos ajudá-lo a dar resposta, de uma forma sustentada, a algumas das suas questões: Será que tenho perfil para avançar com o meu negócio? Será que existe clientes para o meu produto/serviço? De que forma devo estruturar o meu negócio? Como devo financiar o meu negócio?

A estratégia definida para uma empresa, deve, sempre que possível, estar alinhada com a estratégia definida para a fileira onde o negócio está enquadrado. Por isso, nas várias edições deste programa contaremos com a presença de uma associação representativa de um setor e/ou região , enquanto representativos de áreas consideradas estratégicas a nível nacional.


Objectivos

1. ATITUDE EMPREENDEDORA.

2. DA IDEIA AO NEGÓCIO: Onde estão os clientes, negócio (s) Potenciais, Parceiros de Negócio, Recursos Chave.

3. MATERIALIZAÇÃO DO NEGÓCIO: Proposta de valor, Relacionamento com o cliente, Segmentação do mercado, Canais de Distribuição.  

4. INVESTIMENTO E FONTES DE FINANCIAMENTO: Parcerias de negócio, Fontes de Financiamento, Retorno do investimento: Estrutura de custos e proveitos, requisitos legais aplicáveis ao meu negócio

5. O PLANO DE NEGÓCIOS: Uma estrutura base.
Programa

5 de Maio
  - Estratégias e oportunidades de mercado - Adriano Fidalgo
  - O Modelo de negócios - Adriano Fidalgo

6 de Maio
  - Requisitos legais constituição da empresa - Paulo Gonçalves
  - O Plano de negócios - Paulo Gonçalves/Rui Castro

7 de Maio
  - Requisitos Legais Licenciamento da Atividade - Carla Antunes
  - O perfil do empreendedor…como lidar com o insucesso - Abílio Nunes

8 de Maio
  -  O Plano de negócios - Paulo Gonçalves/Rui Castro

9 de Maio
  - O Modelo de negócios - Adriano Fidalgo

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações

Local | Associação Empresarial de Águeda

Horário | 09:30/12:30-14:30/17:30

Contacto: 229981753 |apreender2@fundacaoaep.pt

European Study Group with Industry

De 05.05.2014 a 09.05.2014
  • teste
  • Workshop

A 101ª edição dos European Study Groups with Industry terá lugar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

As empresas interessadas podem inscrever-se até 30 de Abril.

A 101ª edição dos European Study Groups with Industry terá lugar de 5 a 9 de Maio no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O objectivo destes encontros é reforçar os laços entre a matemática e a indústria usando a matemática para resolver problemas das empresas apresentados pelos seus representantes e para os quais estes não possuem uma solução satisfatória.

O evento conta com o apoio da Agência de Inovação na divulgação da iniciativa junto das empresas.


As empresas interessadas podem inscrever-se até 30 de Abril.

Tipicamente é apresentada uma solução para os problemas propostos ou,  em casos mais complexos, é desenvolvida uma colaboração entre a empresa em causa e elementos da comunidade matemática com vista à exploração e implementação de uma das soluções apresentadas.

Empresas participantes nos encontros anteriores incluem, por exemplo, Active Space Technologies (modelação da percolação e estrutura fractal num aerogel (2013)), Águas de Portugal (estimação da elasticidade do preço da água (2009)), Biosafe  (reciclagem de pneus (2008)), Bluepharma (monitorização de qualidade (2010)), BRISA (tráfego automóvel (2007)), Critical Software (fiabilidade das  avaliações preliminares em concursos e implementação de balanced scorecards (2011); estimação e monitorização do progresso na fase de testes de sistemas (2013)), GlobalVia (serviço de táxis em aeroportos (2010)), GROHE (logística em armazéns (2008)), REN (optimização do funcionamento de centrais hidroeléctricas em cascata (2009)), SIBS (detecção de fraudes (2009)), SONAE (design de serviço de caixas em supermercados (2009); modelação do processo de secagem de papel (2012); estudo de uma blow-line (2012); optimização do sistema de recolha de compras (2013)) e TAP (gestão de eventos em manutenção (2011) e ordenação de tarefas de manutenção (2012)).

Portugal at European Level | Oportunidades no Horizonte 2020

De 05.05.2014 a 05.05.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

No âmbito do projeto SIAC intitulado 'Portugal at the European Level' o INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias promove esta iniciativa que terá lugar na CCDR Alentejo.

O projeto promovido pelo INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias pretende desmistificar o conhecimento das empresas portuguesas relativamente à participação em projetos europeus. Nessa prespectiva organiza a iniciativa Portugal at European Level | Oportunidades no Horizonte 2020 onde serão abordados diversos temas relacionados com a temática do I&DT.

AIDA realiza missão empresarial a Silicon Valley

De 03.05.2014 a 10.05.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

A AIDA no âmbito do projecto INTEX, aprovado pelo COMPETE vai realizar uma Missão Empresarial a S. Francisco/Silicon Valley, o maior ecossistema de empresas inovadoras a nível mundial, acção inserida na 5ª Edição do Global Strategic Innovation | International Executive Program (GSI-IEP) & International Entrepreneurial Program.

A AIDA no âmbito do projecto INTEX, aprovado ao abrigo do QREN e em colaboração com a Leadership Business Consulting, vai realizar, no período de 03 a 10 de Maio de 2014, uma Missão Empresarial a S. Francisco/Silicon Valley, o maior ecossistema de empresas inovadoras a nível mundial, acção inserida na 5ª Edição do Global Strategic Innovation - International Executive Program (GSI-IEP) & International Entrepreneurial Program.

O GSI International Executive Program, irá incorporar, para além de Portugal, participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau e Moçambique, sendo também esta um oportunidade para efectuar networking de negócios.

Este permite às PME nacionais a imersão directa, durante uma semana, em Silicon Valley, sendo que as empresas que se inscreverem pela AIDA serão reembolsados, até ao máximo de 45% das despesas elegíveis para as PME's, de acordo com as condições de participação em Anexo. Assim e face à oportunidade única de conhecer in locco o mais representativo centro de inovação a nível mundial e participar no programa premium, hands-on e intensivo (1 semana), permitindo a líderes e decisores de topo uma imersão direta em Silicon Valley.

Destinatários
Executivos e Empreendedores (programas paralelos e com sobreposição de 50%).
O GSI – International Executive & Entrepreneurial Program está aberto a todas as empresas e entidades, privadas e públicas, que queiram participar, desde que cumpram os critérios de seleção da entidade organizadora, bem como a empreendedores com provas dadas.


Executivos:

  • De médias ou grandes empresas claramente inovadoras.
  • De entidades públicas que estejam ligadas à inovação ou cuja atividade tenha especial impacto na modernização da administração pública e da economia.
  • Participantes de elevado perfil técnico e/ou de gestão, com provas dadas e domínio da língua inglesa (60% do programa em Inglês e 40% em Português).

Empreendedores:

  • Empreendedores com start ups ou projectos de elevado potencial de crescimento, aceites previamente pela organização;
  • Acionistas de uma empresa que não fature mais de 500.000€/ano.


Esta é uma oportunidade única de conhecer a cultura empresarial, instituições, conhecimento, champions e network internacional do Silicon Valley e aprender novos modelos de competitividade baseados na inovação para crescer e vencer no mercado global.

Processo de Inscrição
A fim de serem assegurados atempadamente todos os contactos, as inscrições deverão dar entrada na AIDA até ao próximo dia 8 de Abril, mediante o preenchimento e devolução da Ficha de inscrição.


Para mais informações consulte o programa detalhado e as condições de participação.

Visite o site www.globalstrategicinnovation.com para ver alguns dos testemunhos dos mais de 170 executivos que já participaram anteriormente.

Seminário RNAE | Eficiência Energética e Boas Práticas Ambientais nas Empresas | Guarda

De 29.04.2014 a 29.04.2014
  • Seminário

Guarda recebe seminário de sensibilização sobre eficiência energética como ferramenta de gestão empresarial, no próximo dia 29 de abril de 2014, pelas 09h30, no auditório da NERGA

RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), numa parceria com a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior e com a NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda promovem, no dia 29 de Abril pelas 09h30, no Auditório da NERGA na Guarda, uma ação de formação no âmbito do Ciclo de Seminários dedicados ao tema ‘Eficiência Energética e Boas Práticas Ambientais nas Empresas – Oportunidades para a Redução de Consumos e Custos’, que têm por objetivo sensibilizar o Sector Empresarial para a implementação de medidas de eficiência energética.

A Guarda é a segunda cidade portuguesa a receber esta iniciativa, que contará com a presença de representantes da RNAE, da ENERAREA, da CCDR CENTRO, da ADENE, da APESE e da NERGA na promoção e sensibilização das Pequenas e Médias Empresas da região da Beira Alta, através de uma reflexão sobre as vantagens económicas e financeiras da adoção de boas práticas no domínio da Eficiência Energética e Ambiental.

Com um montante de investimento superior a 290 mil euros, o ‘Plano de Dinamização e Disseminação de Boas Práticas - Eficiência Energética no Setor Empresarial’ tem como objetivo estratégico a sensibilização do tecido empresarial português para a adoção de práticas de eficiência, diversificação energética e sustentabilidade ambiental, demonstrando a sua importância no reforço da competitividade das empresas. Foi financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade, no montante de 294.754,67 euros, dos quais 235.803,74 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A organização promove, com esta ação de mobilização nacional, um debate que visa a sensibilização dos empresários e PME’s, para uma gestão integrada, racional e eficiente dos recursos energéticos e ambientais no desenvolvimento das suas atividades, visando a adoção de práticas de gestão que têm impactos relevantes no âmbito da inovação e resiliência das empresas, em defesa dos interesses do ambiente, da economia, da sociedade e da região.

A entrada no seminário é livre, mas sujeita a inscrição prévia até 24 de abril

 

Para mais informações, por favor contacte:
Gabinete de Imprensa
+351 918 651 013 | email: comunicacao@rnae.pt

Sessão | Nanotecnologias, Materiais Avançados & Saúde: do conhecimento ao paciente

De 29.04.2014 a 29.04.2014
  • Acções Colectivas , Sessão de esclarecimento/apresentação

Este evento pretende apoiar a preparação de candidaturas e exploração de sinergias entre os presentes para reforçar o perfil de oferta nacional junto de potenciais consórcios europeus em candidaturas ao Horizonte 2020.

Sob uma iniciativa conjunta da TecMinho, do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro da UE (GPPQ) da FCT, do Health Cluster Portugal (HCP) e do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), será organizada a Sessão "Nanotecnologias, Materiais Avançados & Saúde: do conhecimento ao paciente", no dia 29 abril 2014, no INL, em Braga.
 
Esta Sessão será lançada com um keynote speech por Nicolas Gouze da Plataforma Tecnológica Europeia "Nanomedicine" que versará sobre "The present and the future of nanomedicine" e contará com uma mesa redonda de ilustres convidados em torno das "Oportunidades para as empresas, as instituições de I&D e os hospitais no Horizonte 2020: mais cooperação, melhor internacionalização".

Este evento pretende apoiar a preparação de candidaturas e exploração de sinergias entre os presentes para reforçar o perfil de oferta nacional junto de potenciais consórcios europeus em candidaturas ao Horizonte 2020, através de três sessões da parte da tarde:

 

  • Sessão 1 | Nanotechnology and Advanced Materials for more effective Healthcare
  • Sessão 2 | Cutting-edge biotechnologies as future innovation drivers
  • Sessão 3 | Health, demographic change and wellbeing: Improving diagnosis & Innovative treatments and technologies


Estas Sessões permitirão a identificação de ideias de projetos / perfis de colaboração que possam estar na base da construção de propostas ao H2020 e/ou inserção de entidades nacionais em projetos que já estejam a ser preparados, através de apresentações individuais de 2-3 minutos sobre a expertise e atividades de Investigação e inovação relevantes para candidaturas aos primeiros concursos do H2020 (mediante pré-inscrição).

Será igualmente proporcionada a oportunidade para exploração in-loco de sinergias entre os participantes através de one-to-one meetings, agendadas até às 17h00 do dia 22 de Abril.

A participação é gratuita mas com inscrição prévia obrigatória até às 17h00 do dia 24 de Abril.

A presente iniciativa está enquadrada numa operação que beneficia de apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

 
»» PROGRAMA (provisório) http://www.tecminho.uminho.pt/UserFiles/File/sessao_nano_prg.pdf
Inscrições https://docs.google.com/forms/d/13HcAfSGD3Lf2LXpjZfnDm1aH3EWwCW6s3ivSDkQl6MM/viewform?embedded=true

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações

Local | INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Contacto: +351 253 140 112

Final Nacional do Concurso “Isto é uma Ideia” 2014

De 28.04.2014 a 28.04.2014
  • Acções Colectivas

O evento tem como objetivo premiar os jovens empreendedores do projeto Pense Indústria Nova Geração.

Este dia marca não só a final do evento como também as comemorações do dia Mundial da Propriedade Intelectual.

O concurso "Isto é uma Ideia", desenvolvido em parceria com o INPI - Instituto nacional de Propriedade Industrial, dinamiza a descoberta de jovens empreendedores com ideias inovadoras.

Promovido pelos Centros Tecnológicos de Portugal, o concurso "Isto é uma Ideia" premeia a criatividade dos jovens lançando-lhes o desafio decriar um produto novo e comercializável, simulando todas as fases do ciclo industrial, utilizando as novas tecnologias e os conhecimentos adquiridos nas sessões, não esquecendo nunca os conceitos associados de defesa da propriedade inteletual.

BioPitch | Jornadas do Empreendedorismo em Biologia

De 24.04.2014 a 26.04.2014
  • Congresso

O Biopitch é um concurso de ideias, repleto de formação e networking, que pretende unir a Biologia, a inovação e o empreendedorismo.

 

O NEBUP - Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto está disposto a desafiar todos os estudantes das Ciências Biológicas do país a reinventar a forma como olham para a Biologia.

Um estigma há muito criado é de que um Biólogo ao ser um cientista não pode também ser um empreendedor, um empresário, mas é com a realização das 1ªs Jornadas do Empreendedorismo em Biologia - Biopitch que esperamos abalar os alicerces mais robustos de uma crença completamente infundada.

Trazendo até aos estudantes algumas das mais bem sucedidas empresas na área da Biologia, desde o ambiente até às empresas com uma forte componente biotecnológica, estamos dispostos a demonstrar que qualquer um pode criar o seu próprio negócio e demonstrar o seu valor.

Esta iniciava pretende dar resposta a muitas questões como por exemplo:

Já pensaste no que gostavas de fazer no futuro? Se calhar tens uma ideia mas não existe nenhuma oportunidade do género! Então porque não a desenvolves por ti?

Tens 3 dias para descobrir diversas ferramentas que te tornarão um verdadeiro bioempreendedor e, quem sabe, te levarão a fazer aquilo que mais gostas! De que estás à espera? Vem meter mãos à obra! Contamos contigo!

Contactos
Facebook: www.facebook.com/biopitch
Evento no facebook: www.facebook.com/events/651536411580769/

Ana Cardoso (918 931 921)
NEBUP - Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto
Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
E-mail: geral@neb.up.pt || Facebook: facebook.com/nebup

Projecto SAESCTN | Bolsa de Técnico de Investigação - CIIMAR

De 24.04.2014 a 09.05.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete
  • Bolsas

Atribuição de 1 Bolsa de Técnico de Investigação (BTI), no âmbito do projecto “NITROTOX-  Interferência dos Metais e dos PAHs nos Processos de Remoção Biológica de Nitrato: Desnitrificação vs Anammox”.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Técnico de Investigação (BTI), no âmbito do projecto “NITROTOX-  Interferência dos Metais e dos PAHs nos Processos de Remoção Biológica de Nitrato: Desnitrificação vs Anammox”, na instituição de I&D - CIIMAR, com a referência PTDC-AAC-AMB-113973-2009 /FCOMP-01-0124-FEDER-013958, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER- através do COMPETE – Programa Operacional Temático Factores de Competitividade.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de Carta de Intenção mencionando a referência do edital ao qual está a candidatar-se, Curriculum Vitae detalhado (com média de curso e endereço electrónico) e cópia do Certificado de Habilitações, por correio convencional para:

Dra. Catarina Magalhães
Laboratório EcoBioTec
CIMAR/CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental)
Rua dos Bragas, 289
4050-123 Porto Portugal

As candidaturas deverão ser enviadas, simultaneamente em pdf por correio eletrónico para:
cmagalhaes@ciimar.up.pt

Instituição de contacto: CIIMAR- Centro de Investigação Marinha e Ambiental - Gabinete Gestão Projectos
Endereço: Rua das Bragas 289
Porto - 4050-123
Portugal
Email: ggprojectos@ciimar.up.pt

Fonte: Naturlink.pt

Ciência nos Media

De 16.04.2014 a 16.04.2014

O Pavilhão do Conhecimento será palco para o debate e partilha de experiências entre investigadores, produtores e profissionais da comunicação social envolvidos nos 29 projetos aprovados no âmbito do Concurso Media Ciência.

 

 

 

Vão ser apresentados os projetos na área da:

Televisão
Projetos de divulgação de ciência e tecnologia através de documentários, séries, magazines e rubricas sobre diversas temáticas e destinados a diferentes públicos.

Jornais, Rádio e Novos Media
Projetos de divulgação de ciência e tecnologia baseados em websites, blogs, programas de rádio e jornais locais.

 

Evento | Encontro Ciência no Media

No dia 16 de Abril investigadores, produtores e profissionais da comunicação social envolvidos nos projetos Media Ciência encontram-se no Pavilhão do Conhecimento para partilha de experiências e debate sobre perspetivas futuras.


O evento decorre entre as 9h30 e as 16h30.


Programa
PAVILHÃO DO CONHECIMENTO, QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL


09H30 - 09H45 | ABERTURA | Auditório
Rosalia Vargas, Ciência Viva

09H45 - 10H30 | ORADOR CONVIDADO | Auditório
António Granado, FCSH - Universidade Nova de Lisboa

10H30 - 12H00 | MEDIA CIÊNCIA NA TELEVISÃO | Auditório
Painel
António Gouveia, Universidade de Coimbra (No trilho dos naturalistas)
Rogério Martins, FCT – UNL e Sociedade Portuguesa de Matemática (Isto é Matemática)
Nuno Ferrand, CIBIO, Universidade do Porto (Viagem pela Biodiversidade)
Paulo Trincão, Universidade de Aveiro (Biodiversidade no hipermercado)
Paulo Ribeiro Claro, Universidade de Aveiro (A Química das coisas)
Raul Fangueiro, Universidade do Minho (O novo mundo dos materiais à base de fibras)

Moderador: Ana Noronha

12H00 - 13H00 | Café longo | Átrio
Apresentação dos projectos e troca de experiências entre produtores, apresentadores, jornalistas e investigadores.

13H00-14H00 | Átrio| Almoço volante | Átrio

14H00 – 15H30 | MEDIA CIÊNCIA NOS JORNAIS, RÁDIO E NOVOS MEDIA | Auditório
Painel
José Azevedo, Universidade do Porto (Ciência 2.0)
Cláudia Cavadas, Universidade de Coimbra (Quero mais e melhores células)
Pedro Pombo, Universidade de Aveiro (Fábrica Media)
Celeste Santos Silva, Universidade de Évora (O Mundo oculto dos cogumelos)
Elizabete Marchante, Universidade de Coimbra (Plantas invasoras: uma ameaça vinda de fora)
Moderador: José Vítor Malheiros

15H30 – 16H30 | PERSPECTIVAS FUTURAS | Auditório
Painel
António José Teixeira - SIC Notícias
João Barreiros - RTP
Helena Freitas - Universidade de Coimbra
Luísa Schmidt - Instituto de Ciências Sociais
Joana Barros - Associação Viver a Ciência - VaC
Teresa Firmino – Público
Sara Sá - Visão

Moderador: Rosalia Vargas

Workshop | O Tooling no Automóvel

De 16.04.2014 a 16.04.2014
  • Pólos e Clusters
  • Workshop

Iniciativa no âmbito da apresentação de resultados do projeto Mobilizador ToolingEDGE.


A participação é gratuita. Inscrições até 14 de abril.

No âmbito da apresentação de resultados do projeto Mobilizador ToolingEDGE, irá realizar-se o Workshop - "O Tooling no Automóvel".


O Workshop terá lugar no dia 16 de abril pelas 14h30 no Centimfe.
 
 
A participação é gratuita. Por questões de organização logística, solicitamos o envio da Ficha de Inscrição até ao próximo dia 14 de abril, se possível, para o mail:  eventos@centimfe.com  ou para o fax:  244 545 601.

 

AIDA | Missão Empresarial a Cabo Verde

De 14.04.2014 a 17.04.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Cabo Verde

Integre a delegação de empresários na missão a Cabo Verde. Inscreva-se até dia 25 março.

A AIDA encontra-se a preparar a missão empresarial a Cabo Verde, Cidade da Praia, que irá decorrer de 14 a 17 de Abril, uma iniciativa inserida no projecto INTEX, financiado ao abrigo do QREN - Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME.

Cabo Verde tornou-se num importante centro de negócios, com oportunidades praticamente transversais a todos os sectores, cuja estabilidade económica, política e social, bem como a posição geoestratégica, diferenciam este país da maioria dos países africanos.

O crescimento do investimento directo estrangeiro, aliado à evolução favorável das reservas externas e à prudência seguida na política orçamental, constituem factores de sustentabilidade e conferem um ambiente de elevado optimismo
para o desenvolvimento deste país.

Esta missão empresarial visa apoiar as empresas da região na identificação de oportunidades comerciais, de investimento e de cooperação empresarial, estando previstos contactos directos com empresários locais interessados no estabelecimento de parcerias estratégicas e encontros com as autoridades cabo-verdianas, que permitirão obter um enquadramento preciso e actual do ambiente legislativo do investimento estrangeiro no país.

Nesse sentido, a AIDA convida as empresas a integrar a missão, devendo efectuar a inscrição até ao próximo dia 25.

Para mais informações/inscrições, contacte o GRE, através de Carla Vieira (c.vieira@aida.pt) e Deolinda Costa (d.costa@aida.pt), ou pelo telefone 234 302 493.

IT´S APP TO YOU

De 14.04.2014 a 17.04.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Concurso de apps para o setor do alojamento, inscrições até 10 de abril. Participa!!

IT´S APP TO YOU é uma competição no âmbito do projeto “Alojamento do Futuro”. Com o objetivo de promover o talento e criatividade no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, desafiamos-te a criares uma app criativa, inovadora, funcional e direcionada para o setor do alojamento.

IT´S APP TO YOU é uma competição no âmbito do projeto “Alojamento do Futuro”. Com o objetivo de promover o talento e criatividade no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, desafiamos-te a criares uma app criativa, inovadora, funcional e direcionada para o setor do alojamento.

Integrada no Encontro Nacional de Estudantes de Informática, a competição realizar-se-á de 12 a 13 de abril de 2014 na Universidade de Aveiro, e tem a duração física de 24h.

As inscrições decorrem até dia 10 de abril, consulte o regulamento.

Nova fase de candidaturas ao Passaporte para o Empreendedorismo

De 02.04.2014 a 15.05.2014

Até 15 de maio, os jovens que querem desenvolver projetos de empreendedorismo inovador podem candidatar-se ao programa que conjuga apoio financeiro mensal com aconselhamento técnico ao desenvolvimento de ideias de negócio.

Para concorrer ao Passaporte para o Empreendedorismo os promotores devem ter até 30 anos e licenciatura completa, ou até 34 anos se tiverem o mestrado ou o doutoramento. No caso dos licenciados com idade igual ou inferior a 30 anos, se a licenciatura tiver sido obtida há mais de 3 anos é exigido o comprovativo de inscrição no centro de emprego há mais de 4 meses.

Para usufruírem do Passaporte para o Empreendedorismo os promotores devem residir ou ter obtido o seu grau académico nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, considerando que, no âmbito do projeto empresarial apresentado, a respetiva atividade será desenvolvida numa dessas regiões.

Nas sete fases anteriores o Passaporte para o Empreendedorismo recebeu candidaturas de 1.657 ideias de negócio, envolvendo 2.573 candidatos. Obtiveram aprovação 469 projetos, de 849 jovens empreendedores.

Esta medida conta com o apoio do FEDER através dos Programas Operacionais Regionais do Norte, Centro e Alentejo. A aprovação das candidaturas na região Norte está condicionada à existência de disponibilidades orçamentais.

Apoio à Internacionalização das Artes

De 31.03.2014 a 23.04.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

Os apoios a conceder visam o domínio artístico relativo à circulação internacional de artistas e produções artísticas.

Os apoios a conceder visam o domínio artístico relativo à circulação internacional de artistas e produções artísticas pelo que os candidatos deverão propor a apresentação pública fora do território nacional, de projetos que se inscrevam nas áreas artísticas previstas.

As áreas e domínios artísticos objeto de apoio são:
- Arquitetura
- Artes digitais
- Artes plásticas
- Dança
- Design
- Fotografia
- Música
- Teatro

Público-alvo
- Entidades de criação, entidades de programação e as entidades sedeadas no território de Portugal Continental
- Grupos informais e pessoas singulares com residencia fiscal em Portugal Continental e que aqui exerçam maioritariamente a sua atividade profissional.

 

Entidade responsável pela Iniciativa: Secretaria de Estado da Cultura. Direção-Geral das Artes

Programa de Empreendedorismo Intergeracional

De 27.03.2014 a 27.04.2014

É um programa de aceleração e incubação de empresas constituídas por jovens e seniores que capacita os participantes nas áreas fundamentais do empreendedorismo, proporciona serviços especializados e um espaço físico para o desenvolvimento do projeto de negócio e apoia o lançamento das empresas no mercado.

 

Numa fase prévia o programa proporciona também o conhecimento mútuo dos participantes individuais e a constituição de equipas intergeracionais que devem incluir pelo menos um jovem e um sénior.

Público-alvo
- Jovens com idade até aos 30 anos, desempregados ou à procura do 1º emprego e com qualificação académica superior
- Seniores com idade entre os 50 e os 64 anos, desempregados e qualificados pela experiência profissional

Entidade responsável pela Iniciativa: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa