Siga-nos no LinkedIn:

Tem um projecto?

O nosso Assistente Virtual pode ajudar a concretizá-lo!

Pedir Ajuda

Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Congresso CINCOS'14

De 13.11.2014 a 14.11.2014
  • Pólos e Clusters
  • Congresso

A 4ª edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável – CINCOS´14 vai realizar-se mo Porto.

A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do  Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto de 13 e 14/Novembro/2014. Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).

Este evento pretende congregar empresas, municípios , centros de I&D, associações empresariais e outros agentes do Cluster Habitat Sustentável, no sentido de se promoverem sinergias e parcerias geradoras de inovação e competitividade.

Para mais informações sobre o Congresso CINCOS'14 visite www.cincos.pt

AEP | Missão Empresarial ao Japão 2014

De 01.11.2014 a 08.11.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

Inscrições até ao dia 30 de maio de 2014 .

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto apoiado pelo COMPETE – BOW 2014-2015, está a promover uma Missão Empresarial ao Japão, que irá decorrer de 1 a 8 de novembro de 2014.

Como grande potência económica, o Japão possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. A estrutura económica japonesa é composta por um estrato de grandes e poderosas multinacionais, que se afirmaram mundialmente nas últimas décadas, e por uma enorme massa de pequenas empresas, que lhe conferem flexibilidade e inovação. No entanto, há que realçar que neste mercado, o elemento decisivo para aceitação de qualquer produto, é a qualidade do mesmo.

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

Oportunidades

Sectores Tradicionais podem crescer nos seguintes sectores:

 

  • Casa: têxteis lar, mobiliário, cerâmicas utilitárias, kitchen ware;
  • Moda: vestuário, calçado de couro, marroquinaria;
  • Materiais de construção: pavimentos, revestimentos (cerâmicos, cortiça e madeira) e portas;
  • Agroalimentares: vinhos, cerveja, água mineral, conservas, bolachas, chocolates.


Em termos de novas oportunidades, existe uma procura intensa de parcerias em áreas avançadas de conhecimento, tais como: energias renováveis, mobilidade elétrica, Eco negócio, equipamento médico, nano tecnologia, TIC, biotecnologia e bioquímica, engenharia genética, robótica, novos materiais, software.

Adicionalmente, o facto de Tóquio ter sido o palco escolhido para os Jogos Olímpicos de 2020, esta missão é uma oportunidade no tempo a não perder.

A “Missão Empresarial ao Japão” tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas japonesas, através de reuniões previamente agendadas.

Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que o Japão poderá proporcionar aos vários sectores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

Prazo de inscrição: até ao dia 30 de maio de 2014.

Consulte a Brochura, sobre o mercado do Japão.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Mónica Machado Moreira
Gestora de Mercados Internacionais
Tel.: 22 998 17 57; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: mbmoreira@aeportugal.com

AEP | Missão Empresarial à Indonésia

De 06.10.2014 a 10.10.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Indonésia

Possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais, através de reuniões previamente agendadas.

Inscrições até ao dia 15 de agosto de 2014 .

A AEP - Associação Empresarial de Portugal continua a reforçar o seu papel de associativismo empresarial a nível internacional, com o objetivo claro de apoiar as empresas na diversificação de mercados, intensificação de negócios e na conquista de quotas internacionais. No âmbito do Project Business On the Way, pretende realizar uma Missão Empresarial à Indonésia - Jacarta, a decorrer de 6 a 10 de Outubro de 2014.

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, beneficiando de uma localização transversal entre os oceanos Índico e Pacífico, o que lhe confere grande relevância em termos geoestratégicos e económicos. Os seus cerca de 250 milhões de habitantes e as suas 17 mil ilhas, para além de ilustrarem a grande dimensão do país, concedem-lhe caraterísticas únicas, tornando-a uma referência incontornável, não apenas no Sudeste Asiático, mas também a nível mundial. É a 10º economia em termos de produção interna.

Caótica, lotada e cosmopolita, Jacarta é uma cidade de contrastes. Lar de milhões de pessoas de todas as partes do mundo, a cidade é uma mistura de idiomas e culturas, pobreza e riqueza. Localizada na costa noroeste de Java, Jacarta é o centro económico, cultural e político do país, com uma população de aproximadamente 9 milhões de habitantes. Estrategicamente posicionada no arquipélago, a cidade também é a principal porta de entrada para o resto da Indonésia.

A Missão Empresarial à Indonésia - Jacarta, tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais, através de reuniões previamente agendadas. Serão também proporcionados encontros com outras entidades selecionadas de acordo com o perfil dos participantes. Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários sectores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

O mercado da Indonésia reveste-se de grande potencial para uma vasta lista de sectores, nomeadamente produtos alimentares, materiais de construção, novas tecnologias, ambiente e energias renováveis, indústria farmacêutica e saúde.

Neste contexto, convidamos as empresas a integrarem a representação portuguesa e a participarem nesta missão, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação com financiamento no âmbito do QREN, a 45% dos custos elegíveis.


- Prazo de inscrição: até ao dia 15 de agosto de 2014.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
João Antunes
Gestor de Mercado Asiático
Tel.: 22 998 17 7722 998 17 77; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: joao.antunes@aeportugal.pt

AIDA | Missão Empresarial à Colômbia e Panamá

De 28.09.2014 a 04.10.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Colômbia , Panamá

No âmbito do Projecto INTEX, e com o objectivo de promover as exportações da região e a diversificação de mercados, a AIDA encontra-se a preparar esta Missão Empresarial.

No âmbito do Projecto INTEX, financiado ao abrigo do QREN e com o objectivo de promover as exportações da região e a diversificação de mercados, a AIDA encontra-se a preparar um Missão Empresarial aos mercados da Colômbia e Panamá no período de 28 de Setembro a 4 de Outubro.

Considerado um mercado emergente, a Colômbia tem vindo a despertar o interesse do tecido empresarial da região de Aveiro. Com o objectivo de reduzir a carência do país em infra-estru turas, o governo da Colômbia tem esta do a implementar grandes projectos cuja execução ficará a cargo do sector priva do. A Colômbia atravessa um momento de auto-afirmação. Debeladas as manifestações mais gritantes do narcotráfico, tendo atravessado quase incólume a recessão mundial, a Colômbia procura hoje alterar radicalmente a percepção internacional em relação ao seu país.

Relativamente aos sectores de oportunidade para as empresas da região de Aveiro, refira-se:

> os sectores ligados à saúde (equipamentos médicos,dispositivos médicos e material hospitalar);

> materiais de construção,

> sector automóvel,

< automação industrial,

> alimentação,

> maquinaria industrial

> e produtos de cosmética, entre outros.


O Panamá, que possui a segunda maior zona franca do mundo, vai construir uma terceira ponte sobre o canal do Panamá, entre outras obras de infraestrutura programadas, sendo, pois, um ponto logístico estratégico, apresentando um conjunto de oportunidades que não podem ser ignoradas pelo tecido empresarial português.


Para mais informações/inscrições contacte o GRE da AIDA:
Carla Vieira c.vieira@ aida.pt/
Deolinda Costa d.costa @aida.pt,
ou pelo telefone 234 302 493234 302 493.

Espaço Business Innovation promove montra tecnológica, b2b e Speed Dating

De 25.09.2014 a 25.09.2014
  • Acções Colectivas , Outros

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) lançou o Espaço Business Innovation, no âmbito do projeto "Redes de Inovação", que tem como objetivo proporcionar, ao nível das regiões Centro e Alentejo, o ambiente favorável à criação de parcerias entre os agentes de inovação já previamente identificados.   

Com a duração de um dia, o Espaço Business Innovation vai juntar os diversos atores no âmbito da inovação, nomeadamente os oriundos do SCT - Sistema Científico e Tecnológico (Universidade, Politécnicos e Centros de Investigação), empresas, empresários e empreendedores.

O Business Innovation pretende ser um espaço priviligiado que estreita as distâncias entre a oferta da inovação e a procura de soluções inovadoras pelas empresas. O evento permite ainda a recolha e debate de ideias com potencial para se transformarem em propostas que, por um lado respondam às necessidades das empresas e por outro, que tenham impacto na economia das regiões Centro e Alentejo.

Assim nos dias 23 e 25 de setembro, em Évora e Castelo Branco, respetivamente, os eventos, de entrada livre, contemplam:

  • uma "Vitrina Tecnológica" - Espaço exposicional de Inovação por clusters;
  • Espaço b2b;
  • Área Financiamento;
  • e Espaço de Speed Dating.


Mais informações aqui.

Espaço Business Innovation promove montra tecnológica, b2b e Speed Dating

De 23.09.2014 a 23.09.2014
  • Acções Colectivas , Outros

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) lançou o Espaço Business Innovation, no âmbito do projeto "Redes de Inovação", que tem como objetivo proporcionar, ao nível das regiões Centro e Alentejo, o ambiente favorável à criação de parcerias entre os agentes de inovação já previamente identificados.   

Com a duração de um dia, o Espaço Business Innovation vai juntar os diversos atores no âmbito da inovação, nomeadamente os oriundos do SCT - Sistema Científico e Tecnológico (Universidade, Politécnicos e Centros de Investigação), empresas, empresários e empreendedores.

O Business Innovation pretende ser um espaço priviligiado que estreita as distâncias entre a oferta da inovação e a procura de soluções inovadoras pelas empresas. O evento permite ainda a recolha e debate de ideias com potencial para se transformarem em propostas que, por um lado respondam às necessidades das empresas e por outro, que tenham impacto na economia das regiões Centro e Alentejo.

Assim nos dias 23 e 25 de setembro, em Évora e Castelo Branco, respetivamente, os eventos, de entrada livre, contemplam:

  • uma "Vitrina Tecnológica" - Espaço exposicional de Inovação por clusters;
  • Espaço b2b;
  • Área Financiamento;
  • e Espaço de Speed Dating.


Mais informações aqui.

AEP | Missão Empresarial ao Vietname

De 22.09.2014 a 26.09.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

Possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais, através de reuniões previamente agendadas

Inscrições até ao dia 1 de agosto de 2014 .

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto Business On The Way 2014, está a promover uma Missão Empresarial ao Vietname, através do financiamento QREN, que irá decorrer de 22 a 26 de setembro de 2014 em Ho Chi Minh City, a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil deste país.

O Vietname é um dos Países mais activos da ASEAN. O ano de 2013 foi de sucesso na atração de investimento estrangeiro pela economia do Vietname. Cresceu 5,42%, com um quinto do PIB a ser responsabilidade de empresas de capital estrangeiro. As conquistas da atividade do Investimento Direto Estrangeiro foram em grande parte resultado da melhoria da capacidade de gestão do governo e do dinamismo das empresas com investimento estrangeiro.

O clima de investimento no Vietname, apesar de muitas fragilidades, ainda possui as condições fundamentais em termos de infraestrutura, água, energia, recursos humanos, serviços e sistema jurídico para as empresas estrangeiras operarem de forma eficaz.

A população do Vietname ronda os 90 milhões de pessoas, caracterizando-o como um mercado de escala e com um enorme potência. Este país está localizado nas rotas marítimas comerciais de Norte a Sul da Ásia e actualmente é líder mundial na exportação de arroz, segundo lugar na exportação de café e terceiro lugar na exportação de borracha, pimento, chá e caju.

A Missão Empresarial ao Vietname, tem por objetivo possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais, através de reuniões previamente agendadas. Serão também proporcionados encontros com outras entidades selecionadas de acordo com o perfil dos participantes. Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários setores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

O mercado do Vietanme reveste-se de grande potencial para uma vasta lista de setores: Produtos alimentares e vinhos, cortiça, materiais de construção, máquinas e equipamentos, indústria farmacêutica, materiais de construção, moldes, cortiça, têxtil e calçado. Para desenvolvimento de parcerias em outras áreas, particularmente na biotecnologia, tecnologias de informação e comunicação e nas energias renováveis.



- Prazo de inscrição: até ao dia 1 de agosto de 2014.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
João Antunes
Gestor de Mercado Asiático
Tel.: 22 998 17 7722 998 17 77; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: joao.antunes@aeportugal.pt

Startup Pirates @ Coimbra

De 20.09.2014 a 27.09.2014
  • Congresso

A segunda edição do Startup Pirates @ Coimbra, terá lugar no ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Nascido no Porto, o Startup Pirates <http://www.startuppirates.org/>  é um programa de aceleração de empreendedores em potência com a duração de uma semana onde através da combinação de conceitos teóricos, aplicação prática, apoio de mentores e desenvolvimento de ideias, se apoiam pessoas na estruturação e desenvolvimento das suas ideias de negócio para que ganhem maturidade e possam crescer. Para além deste processo, as equipas têm ainda a possibilidade de ganhar prémios.

O projecto tem crescido em Portugal e no estrangeiro e tem-se distinguido pelos resultados alcançados até à data: 33 eventos ocorridos em 12 países, 60 projectos nascidos, mais de 100 postos de trabalho criados.

Em Coimbra o evento será totalmente em português e serão seleccionados no máximo 35 participantes, terminando as inscrições a 8 de Setembro.

Os participantes não necessitam de ter uma ideia de negócio, pois o Startup Pirates foi feito a pensar em quem quer aprender e conhecer uma rede de empreendedores que já passou pela experiência de criar um ou mais negócios.

Gostaríamos assim de saber se seria possível contar com o vosso apoio, nomeadamente a nível financeiro, por forma a conseguirmos baixar o custo do evento, descendo assim o valor da inscrição.

Em anexo envio um documento, com mais detalhes relativamente ao evento, e deixo abaixo alguns endereços com informação adicional sobre o Startup Pirates:


Informação adicional em: http://coimbra.startuppirates.org/

A experiência Startup Pirates: http://vimeo.com/52107904


Este evento não tem qualquer fim lucrativo, pelo que o valor da inscrição serve apenas para cobrir os custos do mesmo.


Este evento tem também um carácter social, uma vez que iremos promover novamente junto dos nossos participantes uma recolha de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome.

Informações:
(email) coimbra@startuppirates.org
(phone) (351) 964217949
(page) http://www.coimbra.startuppirates.org/
(twitter) @spcoimbra
(facebook) spcoimbra <https://www.facebook.com/spcoimbra>

2º Portugal Ventures Day

De 18.09.2014 a 18.09.2014
  • Financiamento e Partilha de Risco

Evento aberto a todos os interessados no empreendedorismo numa perspetiva global.

No próximo dia 18 de Setembro será realizado no "Teatro Camões" em Lisboa o 2º Portugal Ventures Day.
 
Será um evento aberto a todos os interessados no empreendedorismo numa perspetiva global.

Destacam-se a participação de speakers internacionais e oportunidades de networking com alguns dos empresários mais ativos do panorama Português.

Ficará também a conhecer projetos e estratégias para o futuro.

H2020 in 2015: Funding Opportunities in Energy

De 18.09.2014 a 18.09.2014
  • Pólos e Clusters
  • Congresso

O Gabinete H2020 e o Centro de Competências para a Energia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto estão a promover um evento dedicado ao tema da Energia.

O Gabinete H2020 e o Centro de Competências para a Energia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto estão a promover um evento dedicado ao tema da Energia, no sentido de potenciar a participação portuguesa no novo programa-quadro, H2020, no que diz respeito às oportunidades para 2015.

O evento "H2020 in 2015: Funding Opportunities in Energy" irá decorrer na FEUP, a 18 de Setembro de 2014. Mais detalhes sobre a sessão e os oradores poderão ser consultados na Agenda disponibilizada. O registo é obrigatório e deverá ser efetuado até dia 12 de Setembro de 2014.


Para mais informações por favor contacte h2020@fe.up.pt

AEP | Missão Empresarial à Rússia

De 14.09.2014 a 19.09.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Rússia

A AEP identifica neste mercado diversos setores de oportunidade para as empresas portuguesas: construção, agroalimentares, produtos farmacêuticos, fileira moda, indústria automóvel e componentes, indústria dos moldes, máquinas e equipamentos, fileira HoReCa, tecnologias e inovação, turismo, investimento imobiliário.

Inscreva-se até 15 de junho de 2014!

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto ao QREN – BOW 2014-2015, está a promover uma Missão Empresarial a Moscovo, que irá decorrer de 14 a 19 de setembro.

Segundo a AICEP, a Rússia é um mercado de 140 milhões de consumidores onde, antes da crise, o consumo privado crescia na ordem dos 12 % ao ano. O que o torna num país muito atrativo para os produtos e serviços portugueses de qualidade.

A Rússia poderá vir a ser, em breve, o maior mercado de consumo da Europa, calculando-se que a classe média/alta (cerca de 20 milhões de consumidores) gaste 70% dos seus rendimentos em consumo.

Embora a dimensão do país e as suas especificidades não o tornem facilmente abordável, o seu potencial é muito elevado, sendo considerado uma das potências do futuro. Portugal dispõe de uma oferta de qualidade em diversos sectores, relativamente aos quais existe recetividade no mercado russo.

Apesar dos progressos assinaláveis registados nos últimos anos, na dinamização do relacionamento bilateral entre Portugal e a Rússia, serão necessários esforços acrescidos, no sentido de aumentar e desenvolver a base de negócios entre os dois países, sendo o objetivo primordial desta missão empresarial.

Os setores considerados com maiores potencialidades são a construção, projetos e materiais de construção, agroalimentares, produtos farmacêuticos, fileira moda (vestuário e calçado com qualidade e design), fileira da indústria automóvel e componentes, indústria dos moldes, máquinas e equipamentos (modernização da indústria, e de sectores como o hospitalar, ensino, etc), fileira HoReCa, tecnologias e inovação, turismo, investimento imobiliário.

Consulte a Brochura sobre a Rússia.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Mónica Machado Moreira
Gestora de Mercados Internacionais
Tel.: 22 998 17 5722 998 17 57; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: mbmoreira@aeportugal.com

Tendence 2014 | NEXT – Pacote especial para jovens empresas

De 30.08.2014 a 02.09.2014
  • Feira

Candidaturas até 1 de Junho de 2014

A Tendence, Feira de decoração de interiores e acessórios pessoais, decorre de 30 de Agosto a 2 de Setembro de 2014. Com 140.000 metros quadrados de espaço de exposição, a Tendence reúne as últimas novidades em dois sectores, o Giving e o Living.

Este ano a Tendence tem duas áreas dedicadas ao NEXT, uma no Hall 9.2 para empresas de acessórios pessoais e outra no Hall 9.3, para bijuteria de moda e design e relógios.

Os jovens empreendedores que pretendam participar na Tendence podem aproveitar o pacote especial NEXT que inclui tudo o que é preciso para uma participação e tem um custo aproximado de 1.300,00 €


O pacote NEXT inclui:
-Stand tipo
-Instalação eléctrica e iluminação
-Registo no catálogo oficial
-Bilhetes de expositor e convites
-Segurança durante período nocturo
-Material para promoção
-Produção de brochuras e poster
-Promoção junto da imprensa

O pacote não inclui viagem, alojamento e outras despesas pessoais.

Para mais informações sobre o NEXT veja por favor aqui

Workshop | Maturação Fenólica

De 26.08.2014 a 26.08.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

A ADVID vai promover no próximo dia 26 de Agosto, na Régua pelas 9h30, um Workshop subordinado ao tema Maturação Fenólica.

Neste workshop pretende-se analisar a importância do controlo de maturação, nomeadamente da maturação fenólica, e discutir as metodologias e respectivos resultados, utilizadas na avaliação do potencial fenólico.

Para isso, foi convidado o prestigiado Prof.º Nicolas Vivas da Universidade de Bordéus e Director de Investigação e Desenvolvimento na tanoaria Demptos, que abordará a maturação fenólica das uvas tintas.

Via videoconferência, o Investigador Paul Smith, do Departamento de Química do AWRI, que apresentará o método de extracção e quantificação desenvolvido por aquele Instituto, bem como, a sua comparação com o Método de Glories.

Consulte o programa.

Local: Régua
Inscrições: Até 22 de agosto
Contactos: 254 312 940 | www.advid.pt/accoes

AICEP | FACIM – Feira Internacional de Maputo

De 25.08.2014 a 31.08.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

A aicep Portugal Global propõe-se a organizar o Pavilhão Nacional na FACIM 2014.

Inscrições até ao dia 4 de abril de 2014.

A aicep Portugal Global propõe-se a propõe-se dinamizar a presença nacional na FACIM – Feira Internacional de Maputo, que se realizará em Marracuene de 25 de a 31 de agosto de 2014, assumindo a organização do Pavilhão de Portugal.

Prevê-se a ocupação total de um pavilhão com uma área bruta de 2.000m2 que reunirá cerca de 70 empresas portuguesas, com uma representação significativa de sectores que se afiguram com maiores potencialidades de forte implantação no mercado moçambicano, como é o caso dos materiais de construção, agroalimentar, metalurgia e metalomecânica, construção civil e consultoria, tecnologias de informação, material elétrico e eletrónico, artigos farmacêuticos e equipamento hospitalar, livros e material didático, mobiliário, entre outros.

Esta ação destina-se a empresas portuguesas produtoras e comercializadoras de bens e serviços
nacionais.

Projeto SAESCTN | Bolsa de Investigação para Mestre | LNEG

De 06.08.2014 a 22.08.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete
  • Bolsas

Atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto “ Biosustain – Mobilidade Sustentável: Perspetivas para o futuro da produção de biocombustíveis”.

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “ Biosustain – Mobilidade Sustentável: Perspetivas para o futuro da produção de biocombustíveis”, Laboratório Nacional de Energia e Geologia e Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial com a referência FCOMP-01-0124-FEDER-029055 (PTDC/EMS-ENE/1839/2012), financiado pelo orçamento do programa COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE.

A candidatura deverá ser dirigida a:
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide
Apartado 7586
2610-999 Amadora ou para o e-mail: carlos.pinto@lneg.pt
Fax: 21 716 09 01

Instituição de contacto: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Endereço:

Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide
Amadora - 2720-866 Amadora
Portugal
Email: info@lneg.pt

Fonte: Naturlink.pt

Colóquio INOVWINE – Inovação no sector da Vinha e do Vinho

De 01.08.2014 a 01.08.2014
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT , Outros

O Município de Cantanhede, o Biocant, o Instituto Pedro Nunes e a Adega de Cantanhede, promovem o Colóquio “INOVWINE” integrado no Dia da Biotecnologia da EXPOFACIC 2014, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 1 de Agosto, pelas 17h30. 

O evento, destinado a produtores, técnicos e demais agentes do sector vitivinícola, terá por base as intervenções dos responsáveis do Biocant, Instituto Pedro Nunes e Adega de Cantanhede, envolvidos no projecto INOVWINE.

 
A indústria do vinho, sendo uma das mais tradicionais do nosso País, é também aquela que talvez apresente maior potencial de alavancar os investimentos em I&D, em particular se estes forem alocados a projetos onde convergem diferentes áreas do saber, promovendo assim a prática vitivinícola de uma forma sustentada.
 
Neste contexto, a Adega de Cantanhede, o Biocant e o Instituto Pedro Nunes, uniram esforços e desde 2010 que têm vindo a desenvolver uma estratégia de inovação focada na vitivinicultura e enologia, onde alia a Biotecnologia às Tecnologias de Informação, e que com o projeto INOVWINE II pretende continuar e reforçar.
 
No INOVWINE II pretendemos reforçar e otimizar os desenvolvimentos anteriormente obtidos, e para tal desenhamos um projeto onde o estado da arte em sistemas de informação e biotecnologia convergem na promoção do objetivo último que é o aumento sustentável da produtividade das vinhas.
 
Neste projeto estão em desenvolvimento várias tecnologias:

i) Sistema de monitorização remota dos fatores abióticos associados à vinha;
ii) Sistema de gestão de informação da vinha;
iii) Seleção de potências agentes de controlo biológico para a Vinha;
iv) Diagnóstico de Doenças do Lenho da videira.

Sendo o INOVWINE II o resultado de uma forte colaboração entre duas instituições do Concelho de Cantanhede – a Adega de Cantanhede e o Biocant, em dois setores estratégicos para o Município – a Vitivinicultura e a Biotecnologia, é com uma enorme satisfação que nos associamos à Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede e aí divulgaremos os principais resultados do projeto INOVWINE II, num colóquio integrado no Dia da Biotecnologia – 1 de Agosto de 2014 – 17:30 – Auditório da Biblioteca Municipal.
 
O projeto InovWine II é financiado por fundos FEDER, geridos pelo Programa COMPETE e é apoiado pelo Cluster dos Vinhos da Região do Douro (ADVID). Referência: FCOMP-01-0124-FEDER-027411
 
Programa:
17h30 – Abertura
17h45 - A Inovação ao serviço da Competitividade do sector; ACC – Maria Miguel Manão
18h00 - A Inovação para a Vinha e para o Vinho no Biocant; BIOCANT - Ana Catarina Gomes
18h20 - As Tecnologias de Informação ao serviço da produtividade da vinha; IPN – António Cunha
18h40 – Doenças do Lenho da Videira – Inovação na deteção e no controlo; BIOCANT - Marisa Simões
19h00 - A Biodiversidade da Videira em Portugal; BIOCANT - Raquel Santos
19h20 – Discussão
19h40 – Encerramento 

INOV Contacto | Edição 2014/2015

De 03.06.2014 a 24.08.2014
  • Outros

Inscrições abertas para mais uma edição deste programa destinado a jovens licenciados,  interessados em iniciar um estágio em contexto internacional.

INOV Contacto - Abertura inscrições nova edição 2014/2015

A aicep Portugal Global  lançou, dia 3 de Junho de 2014,  a edição  2014/2015 do INOV Contacto, programa destinado a jovens licenciados,  interessados em iniciar um estágio em contexto internacional.

Este programa, que conta já com 17 edições concluídas e uma actualmente em curso, num total de mais de 4 mil estagiários integrados  de cerca de 50 mil candidaturas , representando aproximadamente 9 por cento de taxa de integração, foi já considerado:

- “Good Practice” pela Comissão Europeia/DG Indústria e Empresa em 2007;

- “Case Study” Melhores Práticas pela OCDE com recomendação de replicação, para a Welsh Assembly Government, em 2008;

- “Good Practice” no âmbito do Relatório Indústrias Criativas Europeias, 2010;

- “Good Practice” pelo FSE, no âmbito do Projeto ”School to Work” em 2013.


As inscrições para os estagiários são feitas exclusivamente on line em www.inovcontacto.pt, até dia 24 de Agosto de 2014.

 

Fonte: AICEP