Siga-nos no LinkedIn:

Tem um projecto?

O nosso Assistente Virtual pode ajudar a concretizá-lo!

Pedir Ajuda

Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Feira Internacional Ambiente - Frankfurt

De 13.02.2015 a 17.02.2015
  • Feira

Candidaturas até 22 de Outubro de 2014

A Ambiente, Feira Internacional dedicada a artigos de decoração e utilidades para a casa, realiza-se em Frankfurt de 13 a 17 de Fevereiro de 2015. A Ambiente, que conta com a participação de mais de 4.700 expositores internacionais (de 89 países), dá a possibilidade a jovens designers de mostrarem a um público profissional e a numerosos jornalistas do sector os seus projectos através do Programa Talents.

Para concorrer, os interessados devem reunir imagens do seu trabalho (artigos para a casa, mesa, cozinha ou gifts) e enviá-las juntamente com o formulário de candidatura (em anexo) e um breve CV em inglês até ao dia 22 de Outubro de 2014 para talents@messefrankfurt.com.

 

Aos jovens designers seleccionados para integrar o Talents, a Messe Frankfurt oferece gratuitamente um stand, que inclui tapete, instalação eléctrica, iluminação, bilhetes de expositor e convites, segurança durante o período nocturno, registo no catálogo oficial da Feira, material promocional e divulgação junto da imprensa internacional. As despesas relacionadas com a viagem e a estadia em Frankfurt ficam a cargo do participante.


Formulário de Candidatura --> aqui.

Imagens Ambiente Talents 2014 --> aqui.

 

Representação da Messe Frankfurt para Portugal
Campo Pequeno, 2 - 6D
1000-078 Lisboa
Tel: 21 793 91 40 / 44
info@portugal.messefrankfurt.com

#LIS - Lisbon Investment Summit

De 05.12.2014 a 05.12.2014
  • Workshop

#LIS - Lisbon Investment Summit está de volta à capital.

A Beta-i trouxe a Portugal pela 1ª vez os investidores do Facebook, twitter, Dropbox, Skype, Spotify, Moleskine, OLX e muitos outros. Cerca de 4 mil milhões de euros foram representados naquele evento e até o Mike Butcher e o John Biggs do Tech Crunch - sem mencionar o Ivo Spiegel do Tech.eu - vieram a Lisboa de propósito para o #LIS.

A Beta-i está agora a preparar um #LIS - Lisbon Investment Summit ainda melhor para dia 5 de dezembro, com mais startups e investidores. Se procura investimento para a sua startup tecnológica, é um investidor ou apenas tem curiosidade em saber as tendências nesta área, este é um evento a não perder.

ANJE | 17ª Feira do Empreendedor

De 27.11.2014 a 29.11.2014
  • Cabo Verde , Feira

A Feira do Empreendedor 2014 tem lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 27 e 29 de novembro, e acaba de lançar uma nova campanha para a reserva de espaços. Os empresários interessados podem garantir, até ao dia 31 de outubro, o seu stand com 10% desconto. Subordinada ao tema “Born Global”, a 17ª edição do certame direciona atenções para a internacionalização de negócios.

O maior e mais antigo evento nacional de apoio ao empreendedorismo, inovação e emprego apresenta uma nova edição focada na globalização de negócios. Ao habitual conjunto de oportunidades sugeridas durante o certame junta-se um programa orientado para a expansão de empresas já existentes e para a materialização de novos projetos, idealizados por empreendedores e empresas com “adn global”.

A Feira do Empreendedor vai contemplar quatro salões temáticos num espaço de convergência de produtos e serviços de apoio ao empreendedorismo, à atividade empresarial e ao emprego. Estes salões facilitam a distribuição no terreno de um vasto conjunto de entidades públicas e privadas com relevância para o exercício empresarial e a crescente qualificação profissional: Salão do Franchising e Oportunidades, Salão de Apoio à Criação e Gestão de Empresas, Salão do Futuro e Salão High Tech / High Biz.

Para efetuar, com condições especiais, a reserva de espaços nos salões temáticos que integram a exposição de empresas da 17ª Feira do Empreendedor consulte a página http://feiradoempreendedor.anje.pt/ .
A campanha é válida até dia 31 de outubro

SIB 2014 | NERSANT na maior feira de Construção e Obras Públicas do Norte de África

De 27.11.2014 a 02.12.2014
  • Outros

No âmbito dos projetos Ribatejo Export e IntPME, projectos dinamizados pela NERSANT que têm como objetivo apoiar a internacionalização das empresas da região do Ribatejo, a associação vai realizar em novembro uma missão empresarial a Marrocos, que contempla a participação na SIB - Salon International du Bâtiment 2014, maior certame do setor da Construção e Obras Públicas do mercado Marroquino e norte de África.

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, a NERSANT, com um conjunto de empresários do Ribatejo, vai estar em Marrocos para apoiar a internacionalização das empresas desta região. Durante a missão empresarial, as empresas participantes vão ter a oportunidade de fazer prospeção de negócios, estabelecendo contactos com potenciais clientes e parceiros, bem como obter mais informação sobre o mercado de Marrocos.

Uma das ações de maior relevo desta missão empresarial é a presença da NERSANT e das empresas ribatejanas na 15.ª edição da SIB, que se realiza na cidade marroquina de Casablanca entre os dias 26 e 30 de novembro. A SIB é uma feira internacional, sendo a maior do setor da Construção e Obras Públicas do mercado marroquino e norte de África. À semelhança de anos anteriores, o certame ocupará um espaço de 20.000 m2, contará com a participação de dezenas de países expositores e espera-se a visita de mais de 120 mil pessoas.

Marrocos é um mercado aliciante para as empresas portuguesas, pela proximidade geográfica, pelo crescimento sustentado e pelo excelente relacionamento político empresarial e papel preponderante nos negócios do Magrebe e países da região subsariana. Com mais de 32 milhões de consumidores, Marrocos tem em curso vários projetos nos domínios da habitação, turismo, obras públicas, entre outros, áreas de especialização a que as empresas da região do Ribatejo têm boa capacidade de resposta.

As empresas interessadas em participar nesta ação, devem contactar:
o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt

V Conferência Anual do HCP | "Portugal: the right place to invest and build partnerships in Health"

De 26.11.2014 a 26.11.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Participe e inscreva-se até 20 novembro.

Programa

09h00 | Receção dos participantes

 

09h30 | Sessão de abertura

  • António Rendas | Rector, Universidade Nova de Lisboa
  • Luís Portela | President, Health Cluster Portugal
  • Paulo Portas | Deputy Prime Minister

 

10h20 | Keynote address: How can R&D institutions, hospitals, companies and governments work together to tackle societal challenges?

  • Timothy Eisen | Vice-President, Clinical Discovery, Early Clinical Development, AstraZeneca

 

11h00 | Coffee break

 

11h30 | Towards an healthier and wealthier future: an overview of health research and education in Portugal.

  • António Ferreira | President, Centro Hospitalar de São João

 

11h50 | Health in Portugal: a challenge for the future – The Gulbenkian Platform for a sustainable health system.

  • João Lobo Antunes | Vice-President, Health Cluster Portugal

 

12h10 | Portugal: a competitive destination for conducting clinical trials.

  • Eurico Castro Alves | President, Infarmed

 

12h30 | Portugal: the right place to invest.

  • Miguel Frasquilho | President, AICEP

 

13h00 | Almoço

 

14h30 | HCP’s specialty clusters: boosting cooperation, innovation and internationalization.

  • Joaquim Cunha | Executive Director, Health Cluster Portugal

 

14h50 | Roundtable "Pinpointing Portugal in the global map of Health"

Moderator:

Ana Teresa Lehmann | Professor, Porto Business School; Visitor Scholar, Vale Center for Sustainable International Investment – Columbia University

Panel:
  • David Braga Malta | President, Cell2B
  • Jorge Soares | Head of Health and Human Development, Fundação Calouste Gulbenkian
  • Luís Lopes Pereira | Country Manager, Medtronic Portugal
  • Renata Gomes | Research Associate Cardiovascular Division, King's College London
  • Robin Turner | General Manager, Roche Portugal

 

16h10 | Encerramento

  • Pedro Gonçalves | Secretary of State of Innovation, Investment and Competitiveness


O evento é gratuito mas a inscrição é obrigatória para  info@healthportugal.com

Inscrições até 20 novembro

_______________________________________________________________________


Local
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Morada
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa

PortugalFoods | SIAL Middle East 2014

De 24.11.2014 a 26.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Feira , Emirados Árabes Unidos

A PortugalFoods está a organizar a terceira participação conjunta de empresas portuguesas na Feira SIAL Middle East, a realizar-se em Abu Dhabi, entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2014.

O Mercado dos Emirados Árabes Unidos continua a ser um mercado prioritário para as exportações do setor agroalimentar e bebidas nacional, para o qual a PortugalFoods tem vindo a desenvolver um trabalho de continuidade e de aproximação aos principais players, por forma a potenciar futuros negócios para as empresas portuguesas.

Por tudo isto, convidamos a sua empresa a integrar a representação portuguesa e a participar neste evento, preenchendo e enviando a respetiva ficha de inscrição, até ao próximo dia 12 de Setembro de 2014.

Informamos que o custo de participação por empresa terá um incentivo do QREN até 75%

Para qualquer informação adicional, agradecemos que aceda às condições de participação e/ou contacte a Market Division da PortugalFoods:

Isabel Araújo de Oliveira
Skype: isabel.m.a.oliveira
Mobile: +351 913 806 167
Email: isabel.oliveira@portugalfoods.org
    
João Carvalho
Skype: joao.p.p.carvalho
Mobile: +351 913 641 806
Email: joao.carvalho@portugalfoods.org

NERSANT Business 2014 | Encontro Internacional de Negócios

De 23.11.2014 a 27.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Congresso

O NERSANT Business 2014 reune várias delegações de empresas / entidades estrangeiras. É um evento que tem como principal objectivo, a promoção da internacionalização e dos contactos das empresas interessadas com os vários mercados presentes.

O NERSANT Business tem como objetivos proporcionar a realização de negócios entre os empresários da Região do Ribatejo e os empresários estrangeiros, promover a internacionalização das empresas e dos produtos da Região e dar a conhecer aos investidores presentes as potencialidades do Ribatejo, nomeadamente as infraestruturas de acolhimento existentes, entre as quais se incluem Centros Tecnológicos, cinco novos Parques de Negócios e escolas profissionais que trabalham em cooperação com empresas e instituições de ensino superior.


Programa
23 a 27 de Novembro de 2014

Dia 24 de Novembro – 2ª feira
09h30 - Recepção das delegações
10h30 – Sessão de apresentação da situação económica de Portugal e das suas
potencialidades empresariais
Almoço com a Direção da NERSANT
15h00 – 18h00 - Reuniões com empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade
Jantar

Dia 25 de Novembro – 3ª feira

09h00 – 18h00 – Reuniões com empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade
Jantar / Seminário - Sessão NERSANT Business 2014

Dia 26 de Novembro – 4ª feira
09h00 – 18h00 – Visitas a empresas da Região, de acordo com o perfil de cada
empresa/entidade

Lisbon Challenge Tourism Day

De 21.11.2014 a 21.11.2014
  • Workshop

No Lisbon Challenge Tourism Day, organizado pela Beta-i e pelo Turismo de Portugal, irá descobrir novos modelos de negócio para organizações ligadas ao turismo.

Beta-i | Lisbon Challenge

Turismo é já considerado como uma das maiores indústrias em Portugal: 13 milhões de estrangeiros visitam o nosso país todos os anos; o turismo gera 7 mil milhões de euros por ano (5% do PIB português); é um dos maiores exportadores, representando 14% do total de exportações.

No Lisbon Challenge Tourism Day, organizado pela Beta-i e pelo Turismo de Portugal, irá descobrir novos modelos de negócio para organizações ligadas ao turismo, como as startups estão a moldar esta indústria, quais as novas tendências neste sector e potenciais oportunidades de investimento.

 O Lisbon Challenge Tourism Day é gratuito, mas apenas 100 lugares estão disponíveis.

Dia da Inovação

De 20.11.2014 a 20.11.2014
  • Acções Colectivas , Outros

O Dia da Inovação decorrerá no Centro de Congressos de lisboa, das 9h às 18h.

Dia da Inovação
Dia da Inovação

O Dia da Inovação decorrerá das 9h às 18h. Relativamente às Sessões Paralelas, a decorrer entre as 11h30 e as 13h, agradecemos que nos indique em qual pretende estar presente:

 

  • Seminário REIDI (Criatividade e Inovação)
  • Seminário PI (Propriedade Industrial - Proteger Inovação: Marcas, Patentes e Design)

 

Para Informações Adicionais, por favor contactar: sofia.empis@aip.pt / Tel. 213 601 211

 

Programa

09H00 ACREDITAÇÃO

 

09H30 VISITA À MOSTRA

 

10H00 BOAS VINDAS E ABERTURA

José Eduardo Carvalho | Presidente da AIP-CCI

Manuel Castro Almeida | Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional*

 

10H30 A CAPACIDADE INOVADORA DOS TERRITÓRIOS E OPORTUNIDADES PARA A SUA EVOLUÇÃO NAS REGIÕES

José Carlos Caldeira | Agência Nacional de Inovação

Augusto Medina | SPI

Telmo Faria | Hotel Rio do Prado

Moderador: Norma Rodrigues | AIP-CCI

 

11H15 Coffee-break e Social Networking

SESSÕES PARALELAS

 

11H30 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO • EXPERIÊNCIAS EMPRESARIAIS

Luís de Matos | IS2YOU

Manuela Mendes | Robcork

Yves Crouzet | Bambuparque

Teresa Laranjeiro | Cactus Extractus

Fátima Duarte | CEBAL

Moderador: Agnés Soulard | ACTO

 

12H30 Conclusões e atribuição de prémios  Boas práticas de IDI e de Criatividade

 

11H30 PI - PROTEGER INOVAÇÃO

Leonor Trindade | INPI

Ana Lopes da Silva | AIP-CCI

 

12H00 REDE DE PI - PRESENTE E FUTURO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL EM PORTUGAL

António Trigueiros de Aragão | RCF

Comentadores:

Pedro Veloso | Interbrand

Severino Raposo | Far Away Sensing

Francisco Branco | Imagens de Marca

Miguel Rios | Atelier Miguel Rios Design

Moderador: Ana Lopes da Silva | AIP-CCI

 

13H00 Conclusões e atribuição do kit de PI

“Do it Yourself”

13H30 Intervalo para almoço

 

15H00 OS PERCURSOS DA INOVAÇÃO

Keynote speaker internacional - Robert Atkinson | The Information Technology & Innovation Foundation

Barómetro Internacional do Financiamento da Inovação

 

16H30 ENCERRAMENTO

Carlos Moedas | Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação*

*A confirmar

Seminário | Últimas Alterações ao Código do Trabalho

De 19.11.2014 a 19.11.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Iniciativa promovida pela APCMC com o objetivo de divulgar e analisar as mais recentes alterações ao Código do Trabalho.

A APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, está a organizar o Seminário: Últimas Alterações ao Código do Trabalho. Irá decorrer no próximo dia 19 de novembro, com o objetivo de divulgar e analisar as mais recentes alterações ao Código do Trabalho. Será oradora a Dra. Susana Seabra Leitão, do Centro Local do Grande Porto da ACT, Autoridade para as Condições do Trabalho.

Temas em destaque:

- despedimento por extinção do posto de trabalho (novos critérios) e por inadaptação

- regimes de majoração de férias, trabalho suplementar e descanso compensatório consagrados em IRCT, após a alteração à Lei 23/2012 operada pela Lei 48-A/2014

- medidas contra o falso trabalho independente

- vigência e caducidade das convenções coletivas de trabalho

- fundos de compensação do trabalho  

- redução da compensação de antiguidade

 

Local: Hotel AC Porto, Rua Jaime Brasil, 40, 4350-009 Porto

Inscrições gratuitas mas obrigatórias.

ANJE | Ação de Internacionalização em Cabo Verde

De 17.11.2014 a 24.11.2014
  • Missão Empresarial , Cabo Verde

A ANJE, no âmbito do GET OUT - Projeto Conjunto de Internacionalização de PME cofinanciado pelo QREN, está a organizar uma ação de internacionalização a Cabo Verde.
Inscrições até dia 19 de setembro.

A viagem de negócios à cidade de Praia prevê a visita à Feira Internacional de Cabo Verde, a participação na Conferência Encontro de Países de Língua Portuguesa e a criação de agendas de contactos por setores de atividade, de modo a facilitar o networking e as oportunidades de negócio entre empresários portugueses e locais.

O objetivo é maximizar as possibilidades de novas parcerias empresariais, permitindo aos empresários lusos a expansão dos seus negócios. A associação ambiciona ainda contribuir, desse modo, para o desenvolvimento e afirmação da economia portuguesa interna e externamente.


PROGRAMA
Entre as atividades programadas destacam-se a visita à Feira Internacional de Cabo Verde, a decorrer na cidade de Praia, bem como os contactos institucionais e as reuniões com as entidades locais e com os principais players portugueses a operar neste mercado africano.
 
17 de novembro
18h50: Partida do Porto para a Cidade da Praia
00h05: Chegada à Cidade da Praia
 
18 de novembro 
Montagens feira
 
19 de novembro
16h00: Inauguração da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC)
 
20 de novembro
Conferência "Encontro de Países de Língua Portuguesa"
 
Manhã:
09h00: Receção dos participantes
09h15: Abertura da conferência
09h30: Oportunidades de negócio em Cabo Verde
10h00: A cooperação empresarial entre Cabo Verde e os países de Língua Portuguesa
11h30: Debate
12h00: Encerramento
 
Tarde:
14h00 - 16h45: Mostra de Empresas
17h00: Visita à FIC – Dia de Portugal
 
21 de novembro
 
Manhã:
09h00 – 12h00: Encontro de negócios e reuniões com entidades locais
 
Tarde:
17h00: Visita à FIC
 
22 de novembro
 
Tarde:
17h00: Visita à FIC
 
23 de novembro
 
Tarde:
15h00 – 19h00: Participação na sessão de encerramento da FIC
 
24 de novembro 
00h55: Partida para Portugal

 

Saiba mais sobre os custos e inscrição aqui

Congresso CINCOS'14

De 13.11.2014 a 14.11.2014
  • Pólos e Clusters
  • Congresso

A 4ª edição do Congresso de Inovação na Construção Sustentável – CINCOS´14 vai realizar-se no Porto.

A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do  Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto de 13 e 14/Novembro/2014. Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).

Este evento pretende congregar empresas, municípios , centros de I&D, associações empresariais e outros agentes do Cluster Habitat Sustentável, no sentido de se promoverem sinergias e parcerias geradoras de inovação e competitividade.

Para mais informações sobre o Congresso CINCOS'14 visite www.cincos.pt

FIWARE Bootcamp + Startup Weekend

De 13.11.2014 a 16.11.2014
  • Workshop

O FIWARE – the Future of Internet Ware – já chegou. Sê um dos primeiros a aprender a lidar com esta tecnologia disruptiva que irá mudar completamente como nós experimentamos a web.

Procura-se: programadores, developers, designers, marketers e gestores (estudantes, recém-licenciados ou profissionais). O FIWARE – the Future of Internet Ware – já chegou. Sê um dos primeiros a aprender a lidar com esta tecnologia disruptiva que irá mudar completamente como nós experimentamos a web. Além do mais, a Comissão Europeia tem 80 milhões de euros disponíveis para investir nos negócios FIWARE. Do que estás à espera?

 No FIWARE Bootcamp + Startup Weekend, irás:
 
- Descobrir oportunidades de negócio em FIWARE (há imensas)
 - Aprender como programar na plataforma FIWARE
- Lançar uma startup FIWARE em 54h


Aprende sobre o FIWARE antes de toda a gente. Os lugares são limitados.

Seminários empresariais: Crescer para Expandir

De 11.11.2014 a 11.11.2014
  • Seminário

Seminário organizado pela AIP subordinado ao tema "Oportunidades de Negócio, Inovação e Internacionalização". Angola, Brasil e Cabo Verde serão os destinos abordados.

Seminários empresariais: Crescer para Expandir

Seminário organizado pela AIP - Associação Industrial Portuguesa subordinado ao tema "Oportunidades de Negócio, Inovação e Internacionalização". Angola, Brasil e Cabo Verde serão os destinos abordados.

Inscrições até 10 de Novembro.

Local: NERGA - Guarda

Programa

14H30
 SESSÃO DE ABERTURA
 António Pedro Tavares – Presidente da Direção do NERGA
 Dr. José Eduardo Carvalho - Presidente da Direção da AIP-CCI
 Eng.º Luís Mira Amaral - Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português
 
15H00
OS INSTRUMENTOS DE APOIO À INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO PERÍODO 2014-2020
Prof. Doutor Augusto Medina - Presidente da SPI
 
15H30
O UNIVERSO DOS BANCOS BIC: PORTUGAL, ANGOLA, BRASIL E CABO VERDE
Eng.º Luís Mira Amaral - Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português

16H00
PAUSA PARA CAFÉ
 
16H30
CARACTERIZAÇÃO DOS MERCADOS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO E DE INVESTIMENTO
Dr. Tiago Abade - Manager da PricewaterhouseCoopers

17H00
INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO À EXPORTAÇÃO E AO INVESTIMENTO
Dr. José Santos - Coordenador do Gabinete de Empresas de Viseu do Banco BIC Português
 
17H15
CASO DE SUCESSO

17H35
DEBATE

AIDA | Missão Empresarial a Marrocos

De 10.11.2014 a 14.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Cabo Verde

No âmbito do projecto INTEX a AIDA ? vai realizar uma Missão Empresarial a Casablanca.

No âmbito do projecto INTEX, aprovado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, a AIDA ? Associação Industrial do Distrito de Aveiro, vai realizar uma Missão Empresarial a Marrocos, Casablanca, para o período de 10 a 14 de Novembro de 2014.

 Esta Missão encontra-se integrada no Projecto Conjunto da AIDA, Projecto INTEX, aprovado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, pelo que beneficiará de co-financiamento no âmbito do mesmo. Em caso de aprovação, as empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 45% das despesas elegíveis para PME?s.

 A acção contará com o apoio logístico da Câmara de Comércio e Indústria Luso Marroquina, proporcionando-lhes durante o período de estadia reuniões bilaterais, previamente agendadas, de acordo com os interesses específicos de cada empresa.

 Marrocos é um importante parceiro comercial de Portugal, destacando-se, nos últimos anos, o crescimento regular das exportações portuguesas de bens para este país. O número de empresas portuguesas presentes no mercado tem igualmente vindo a aumentar ? deverão ascender a cerca de 200 actualmente ?, assistindo-se a uma diversificação da sua área de negócios, inicialmente centrada na fileira da construção.

 Marrocos distingue-se muito de uma grande maioria dos países africanos na medida em que tem uma economia muito aberta, um sector privado muito desenvolvido com excelentes quadros tanto em termos técnicos, como co¬merciais, assim como, um sector públi¬co bem estruturado, com politicas de desenvolvimento e crescimento objeti¬vas e bem definidas.

 O aparecimento de uma classe média, com grande propensão para o consumo, em que mais de 10% da população actual possui um grande poder de compra, conjugado com o dinamismo económico de Casablanca, com a proximidade geográfica e a simpatia por Portugal e pelos produtos portugueses, garantem um quadro favorável para a expansão das exportações nacionais neste mercado emergente.

 Com o objectivo de dar prioridade às empresas que desde já manifestem interesse em integrar esta delegação empresarial, a Ficha de inscrição bem como as condições de participação, solicitando desde já o seu preenchimento e envio para a AIDA.

AEP | Missão Empresarial às Províncias Moçambicanas

De 09.11.2014 a 16.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Indonésia

Esta Missão tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas das três regiões de Moçambique que apresentam mais oportunidades.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, tem vindo a apostar na identificação de novos mercados e oportunidades de negócio com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais. Assim, no âmbito do Projeto Business On The Way, encontra-se a promover uma “Missão Empresarial às Províncias Moçambicanas”, a realizar-se de 09 a 16 de novembro nas províncias de Maputo, Nacala e Pemba.

A economia moçambicana registou uma performance assinalável nas últimas décadas, destacando-se positivamente face aos seus pares no continente africano. Com uma taxa média anual de crescimento económico a rondar os 7%, o país registou também progressos assinaláveis ao nível do desenvolvimento humano – acesso a água, cuidados de saúde, redução de pobreza extrema, são exemplos – que contribuem para a melhoria do ambiente de negócios.

As relações entre Portugal e Moçambique encontram-se hoje num nível muito elevado que se reflete no ótimo relacionamento político-diplomático, nas intensas trocas comerciais e no volume de investimentos, numa cooperação para o desenvolvimento muito abrangente e de extremo interesse.

Após uma primeira ação no país em Janeiro deste ano, com passagem pelas cidades de Maputo e Beira. A AEP propociona às suas empresas uma nova investida ao país, desta vez, com especial aposta na região Norte.

Assim, a “Missão Empresarial às Províncias Moçambicanas” tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas das três regiões de Moçambique que apresentam mais oportunidades, através de reuniões previamente agendadas. Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários setores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.


Prazo de inscrição: até ao dia 15 de outubro de 2014. Inscrições limitadas e aceites por ordem de chegada.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Filipe Almeida
Gestor de Mercado de África
Tel.: 22 998 17 7622 998 17 76; Tlm.: 96 462 60 2596 462 60 25; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: fdalmeida@aeportugal.com

Workshop | “Como controlar melhor os custos do meu hotel”

De 06.11.2014 a 06.11.2014
  • Workshop

Turismo de Portugal promove sessões de informação em Fátima dirigidas a hoteleiros.

Local: Hotel Dom Gonçalo

Hora: 14:30h - 17:00h


_________________________________________________________________

 

Prosseguindo a sua estratégia de maior proximidade às empresas do setor, o Turismo de Portugal em colaboração com as Entidades Regionais de Turismo vai realizar, entre 16 de setembro e 13 de outubro, oito Workshops sob o tema “Como controlar melhor os custos do meu hotel - a gestão de custos no sucesso da empresa".

O objetivo destes workshops é sensibilizar os empresários e gestores de pequenos e médios empreendimentos turísticos para a importância de manterem um controlo de custos rigoroso, sem comprometer a qualidade do produto e do serviço prestado.

A contabilização e o controlo dos custos constituem fatores fundamentais para a sustentabilidade do negócio: os métodos de gestão de compras e o impacto dos custos na qualidade do serviço são alguns dos assuntos a abordar.

O programa dos workshops inclui, ainda, a apresentação pela empresa CenMais do modelo de negócios entre “Fornecedores”, “Compradores” e “Banca”.

Com vista a encontrar as melhores condições para a sua sustentabilidade, cada hotel poderá também partilhar a sua experiência com o Gabinete de Apoio Especializado às Empresas do Turismo de Portugal.

Fonte: Turismo de Portugal

Seminário de Encerramento do Projeto Mentor – Rede de Apoio ao Empreendedorismo

De 05.11.2014 a 05.11.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

Esta iniciativa decorrerá no Auditório do CEC / CCIC - Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, em Coimbra. Inscrições obrigatórias.

Terá lugar no próximo dia 05 de Novembro, pelas 14h30, no Auditório do CEC / CCIC - Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro, em Coimbra, o Seminário de Encerramento do Projeto Mentor – Rede de Apoio ao Empreendedorismo.

O Projeto Mentor – Rede de Apoio ao Empreendedorismo, apoiado no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade foi promovido em parceria pelo CEC-Conselho Empresarial do Centro/CCIC- Câmara de Comércio e Indústria do Centro e a Associação Industrial do Minho. Com este Projeto, constituímos a rede Mentor CEC/CCIC contando com 32 individualidades, empresários, gestores e profissionais de reconhecido mérito, que se disponibilizaram para com a sua experiência, conhecimento e rede de contactos, apoiar jovens empreendedores, acompanhando, aconselhando e apoiando o seu desenvolvimento enquanto empreendedores promotores de projetos inovadores.

Esta sessão será um momento privilegiado de networking que culminará com um intenso processo de apoio ao empreendedorismo. Sob o lema “Catch your Future”, vários empreendedores terão a oportunidade de intervir num Pitch negocial com a duração máxima de 5 minutos cada, para apresentarem as suas propostas de valor a uma pool de investidores (CBA - Rede Business Angels da Região Centro, Empresas Veículo, Capitais de Risco e também a Rede Mentor CEC/CCIC), na expectativa de angariarem um parceiro de negócio.


Inscrições até ao dia 31 de Outubro.

Workshop | “Como controlar melhor os custos do meu hotel”

De 04.11.2014 a 04.11.2014
  • Workshop

Turismo de Portugal promove sessões de informação em Alcácer do Sal dirigidas a hoteleiros.

Local: Câmara Municipal de Alcácer do Sal (Praça Pedro Nunes)

Hora: 14:30h - 17:00h


_________________________________________________________________

 

Prosseguindo a sua estratégia de maior proximidade às empresas do setor, o Turismo de Portugal em colaboração com as Entidades Regionais de Turismo vai realizar, entre 16 de setembro e 13 de outubro, oito Workshops sob o tema “Como controlar melhor os custos do meu hotel - a gestão de custos no sucesso da empresa".

O objetivo destes workshops é sensibilizar os empresários e gestores de pequenos e médios empreendimentos turísticos para a importância de manterem um controlo de custos rigoroso, sem comprometer a qualidade do produto e do serviço prestado.

A contabilização e o controlo dos custos constituem fatores fundamentais para a sustentabilidade do negócio: os métodos de gestão de compras e o impacto dos custos na qualidade do serviço são alguns dos assuntos a abordar.

O programa dos workshops inclui, ainda, a apresentação pela empresa CenMais do modelo de negócios entre “Fornecedores”, “Compradores” e “Banca”.

Com vista a encontrar as melhores condições para a sua sustentabilidade, cada hotel poderá também partilhar a sua experiência com o Gabinete de Apoio Especializado às Empresas do Turismo de Portugal.

Fonte: Turismo de Portugal

“Novas Ideias, Novos Negócios” - Como se Criam Negócios com Sucesso

De 03.11.2014 a 03.11.2014
  • Acções Colectivas , Seminário

Os seminários "Novas Ideias, Novos Negócios" procuram promover o espírito empresarial e o empreendedorismo. Pretendem identificar oportunidades promissoras e áreas de negócio inovadoras ou emergentes. Aos empreendedores procurasse facultar casos inspiradores, que suscitem futuros projetos empresariais.

Datas: 3 de novembro 2014

Horário: 14:00-17:00

Local: Seia | Salão das Magnólias - Casa Municipal da Cultura

Duração: 3 Horas

Contacto: 229981753 | apreender2@fundacaoaep.pt

Preços: Participação gratuita com inscrição obrigatória

 

Enquadramento

Os seminários "Novas Ideias, Novos Negócios" procuram promover o espírito empresarial e o empreendedorismo. Pretendem identificar oportunidades promissoras e áreas de negócio inovadoras ou emergentes. Aos empreendedores procurasse facultar casos inspiradores, que suscitem futuros projetos empresariais.


Programa

14:00 | Receção dos participantes

14:30 | Abertura
            Moisés Mendes Cainé - Presidente da AESE-Associação Empresarial da Serra da Estrela

15:00 | Como Ser um Empreendedor de Sucesso
            Carlos Martins - Professor Universitário de Estratégia Empresarial (U. Lusíada do Porto)

15:30 | Apresentação de Casos
            Metalurgica Vaz Leal - Miguel Loreto

            Ara Portuguesa - Fábrica de Calçado em Seia - José Reina

            Chão do Rio - Alojamento Rural - Catarina Vieira

16:30 | Instrumentos de Apoio à Criação do Negócio
            José Ambrósio - Coordenador do IEFP

17:00 | Encerramento
           Filipe Camelo - Presidente da Câmara Municipal de Seia

NERSANT dinamiza Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique em novembro

De 02.11.2014 a 08.11.2014
  • Outros

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai dinamizar mais uma ação de apoio à internacionalização dos negócios das empresas ribatejanas. Desta vez, a associação está a preparar a organização do Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique, a convite do presidente da Associação Comercial e Industrial da Província da Zambézia (ACIZA), Inusso Ismail.

Foi no decorrer do Encontro de Negócios da Beira, iniciativa pioneira da NERSANT realizada em março passado, que surgiu a oportunidade de organizar novo encontro de negócios em solo moçambicano, mas desta vez, na região centro do país. O sucesso desta iniciativa da NERSANT, a primeira do género organizada pela associação noutro país, não passou despercebido, tendo o Presidente da ACIZA, Inusso Ismail, aproveitado a realização de um seminário no âmbito deste encontro, para convidar a NERSANT a organizar evento semelhante na região centro daquele país.

A realização do Encontro de Negócios da Região Centro de Moçambique acontecerá de 02 a 08 de novembro, pelo que a NERSANT já se encontra a preparar a realização do evento, em parceria com a Associação Comercial da Beira (ACB) e com a ACIZA. Este encontro terá um caráter multi-setorial, e prevê-se já a participação de dezenas de empresas da região do Ribatejo. Para além da exposição dos serviços e produtos das empresas portuguesas no Encontro, a delegação de empresários portugueses que acompanhará a NERSANT, terá ainda oportunidade de realizar contactos institucionais e reuniões com empresas locais, de acordo com os interesses pré-definidos por cada uma das empresas participantes.

Esta iniciativa pode, assim, ser determinante para iniciar ou ajudar a concretizar os projetos de internacionalização das empresas da região. De referir que o crescente desenvolvimento de Moçambique, bem como o aumento sistemático do investimento português, comprovam as oportunidades crescentes que existem neste mercado.

Para mais informações sobre as condições de participação neste Encontro de Negócios, as empresas interessadas devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

O número de lugares para integrar esta missão empresarial é limitado, pelo que os interessados deverão manifestar interesse junto da NERSANT o quanto antes.

AEP | Missão Empresarial ao Japão 2014

De 01.11.2014 a 08.11.2014
  • Acções Colectivas , Feira , Angola

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do seu projeto apoiado pelo COMPETE – BOW 2014-2015, está a promover uma Missão Empresarial ao Japão, que irá decorrer de 1 a 8 de novembro de 2014.

Como grande potência económica, o Japão possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. A estrutura económica japonesa é composta por um estrato de grandes e poderosas multinacionais, que se afirmaram mundialmente nas últimas décadas, e por uma enorme massa de pequenas empresas, que lhe conferem flexibilidade e inovação. No entanto, há que realçar que neste mercado, o elemento decisivo para aceitação de qualquer produto, é a qualidade do mesmo.

Face ao desconhecimento perante os produtos portugueses e sua excelente qualidade, uma missão empresarial exploratória ao Japão é crucial para uma abordagem ao mercado.

Oportunidades

Sectores Tradicionais podem crescer nos seguintes sectores:

 

  • Casa: têxteis lar, mobiliário, cerâmicas utilitárias, kitchen ware;
  • Moda: vestuário, calçado de couro, marroquinaria;
  • Materiais de construção: pavimentos, revestimentos (cerâmicos, cortiça e madeira) e portas;
  • Agroalimentares: vinhos, cerveja, água mineral, conservas, bolachas, chocolates.


Em termos de novas oportunidades, existe uma procura intensa de parcerias em áreas avançadas de conhecimento, tais como: energias renováveis, mobilidade elétrica, Eco negócio, equipamento médico, nano tecnologia, TIC, biotecnologia e bioquímica, engenharia genética, robótica, novos materiais, software.

Adicionalmente, o facto de Tóquio ter sido o palco escolhido para os Jogos Olímpicos de 2020, esta missão é uma oportunidade no tempo a não perder.

A “Missão Empresarial ao Japão” tem por objetivo possibilitar às empresas Portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas japonesas, através de reuniões previamente agendadas.

Através da Missão apresentada, as empresas portuguesas terão também a possibilidade de, in loco, perceber as potencialidades que o Japão poderá proporcionar aos vários sectores de atividade, fazendo assim uma prospeção de mercado.

Prazo de inscrição: até ao dia 30 de maio de 2014.

Consulte a Brochura, sobre o mercado do Japão.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar:
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Internacionalização e Promoção Externa
Mónica Machado Moreira
Gestora de Mercados Internacionais
Tel.: 22 998 17 57; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail: mbmoreira@aeportugal.com

4ª Conferência Anual do EnergyIN

De 31.10.2014 a 31.10.2014
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas , Conferência

O EnergyIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia em parceria com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, realiza no próximo dia 31 de outubro a sua 4ª Conferência Anual, dedicada ao tema "An International Dialogue for Tackling Global Energy Challenges: TTIP and Energy Storage".

EnergyIN
EnergyIN

A 4.ª Conferência Anual do EnergyIN decorrerá este ano em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no dia 31 de Outubro em Lisboa. Serão debatidos os impactos para o setor da Energia decorrentes do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Indústria EU-EUA (TTIP) em negociação.

Serão, igualmente, discutidos os desafios colocados pelo armazenamento de energia para o futuro das renováveis.

Durante a manhã, no painel com a temática “ TTIP and the Energy Sector: What will change with the TTIP - Transatlantic Trade and Investment Partnership between the EU and the USA in terms of fuels supply, energy equipments, technological innovation?” o orador convidado Joseph Francois representante do World Trade Institute (Bern) e do CEPR (London) vai apresentar as consequências do novo Tratado nos fluxos de combustíveis para a Europa, no comércio de equipamentos e na inovação tecnológica na Europa e nos EUA.

O segundo painel intitulado “Perspectives” que contará com a participação de várias empresas tem como objetivo a apresentação das vantagens e novas oportunidades que este Tratado pode trazer para diversos interesses europeus e nacionais, nomeadamente para os grandes fabricantes europeus, para os investidores europeus nos EUA e para a indústria portuguesa.

Durante a tarde, no painel “Energy Storage – A Key Challenge for Renewable Energies”, a apresentação do orador convidado, Luís Costa, representante da EASE – European Association for Storage of Energy, irá explicar a razão pela qual o sucesso das Energias Renováveis dependem do alcance de uma solução adequada para o armazenamento da energia.

Para finalizar, prevê-se uma mesa-redonda onde várias empresas e entidades do setor da energia irão aprofundar este tema numa ótica portuguesa.

A sessão de abertura será presidida pelo Presidente da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pelo Presidente do EnergyIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia.

Esta Conferência, gratuita e aberta a todos os interessados, será uma oportunidade para se discutirem os desafios colocados pelo armazenamento de energia para o futuro das renováveis.

Consulte o Programa detalhado.

Para mais informações contactar:

ENERGYIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia

Mariana Abecasis Oliveira

Tm: 92 566 66 19

mariana.oliveira@energyin.pt

www.energyin.pt

 

Sobre o EnergyIN

O EnergyIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada por algumas das maiores empresas portuguesas do setor energético em Portugal, com o objetivo de ajudar a promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a competitividade nas empresas do setor.

Tendo iniciado a sua atividade há cerca de dois anos, o EnergyIN aposta no desenvolvimento de parcerias entre empresas, associações e entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, procurando contribuir para que as empresas portuguesas produzam mais e melhor, aumentem as suas exportações de bens e serviços e possibilitem a redução de importações.

Portugal at European Level | Oportunidades no Horizonte 2020

De 31.10.2014 a 31.10.2014
  • Acções Colectivas , Workshop

Participe no workshop inserido no projeto "Portugal at the European Level".

Workshop no âmbito do projeto "Portugal at the European Level" promovido pelo INOV INESC INOVAÇÃO - Instituto de Novas Tecnologias.

Programa

09:30 Receção dos participantes

10:00 Sessão de abertura
IDDnet
INOV INESC Inovação - Instituto de Novas Tecnologias
Euro-Funding Advisory Group

10:15 Apresentação Projeto SIAC - Resultados alcançados (Euro-Funding Advisory Group)

10:30 Horizonte 2020 - Desafios e oportunidades (GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa-Quadro)

10:50 Coffee break

11:15 SME Instrument - O novo instrumento de apoio às PME´s (Euro-Funding Advisory Group)

11:45 Case study - TECMIC

12:10 Agentes facilitadores do processo de inovação (Euro-Funding Advisory Group - INOV INESC Inovação)

12:30 Debate

13:00 Encerramento da sessão

O evento é gratuito mas a inscrição é obrigatória para inov@inov.pt

_______________________________________________________________________


Local
IDDNet

Morada
Aldeamento Santa Clara,
Rua da Carvalha, 570, LEIRIA

AIDA | Missão Empresarial a Angola

De 26.10.2014 a 01.11.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME , Missão Empresarial , Cabo Verde

Inscrições abertas para a Missão Empresarial a Angola.

Angola continua a ser um dos mercados estratégicos e prioritários, que apresenta inúmeras oportunidades para os produtos da região de Aveiro, em particular com as províncias a oferecem vantagens significativas em todas as áreas de negócio, reunindo condições favoráveis para as exportações e investimento português.

Nesse sentido, a AIDA, no âmbito do projecto INTEX, aprovado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, vai realizar uma Missão Empresarial a Angola, à província de Luanda, com opção ao Huambo, com data prevista de 26 de Outubro a 1 de Novembro.

A acção contará com o apoio logístico de entidades locais e visa apoiar e acompanhar um conjunto de empresas, principalmente PME, proporcionando-lhes durante o período de estadia e reuniões bilaterais, previamente agendadas, de acordo com os interesses específicos de cada empresa.

As inscrições são limitadas, pelo que as empresas interessadas deverão manifestar des de já o seu interesse em integrar esta delegação empresarial. Para mais informações /inscrições, contacte o GRE da AIDA, através de Carla Vieira (c.vieira@aida.pt)/Deolinda Costa (d.costa@aida.pt), ou pelo telefone 234302140.