Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

21/09/2012 | Reserve o dia para comemorar a Cooperação Territorial

19.08.2012
  • Europa

A campanha, com a assinatura “Partilhando fronteiras, crescendo mais perto," pretende comemorar os resultados da cooperação entre regiões e países europeus.

Pela primeira vez será comemorado, em toda a Europa e nos países vizinhos, o Dia de Cooperação Europeu. O dia eleito é 21 de Setembro e irão reunir-se, aproximadamente, 40 países para celebrar a cooperação e a construção de pontes entre as comunidades locais.

A campanha, com a assinatura “Partilhando fronteiras, crescendo mais perto," pretende comemorar os resultados da cooperação entre regiões e países europeus. Desde o início da década de 1990, mais de 20.000 projetos, cofinanciados pela União Europeia, têm contribuído para melhorar a vida dos cidadãos europeus além-fronteiras.

Com 75 programas europeus de cooperação territorial a bordo, terão lugar mais de 100 eventos locais em toda a Europa. Estes terão lugar durante a semana de 17 a 23 de setembro. Além da diversão, esta será também uma oportunidade para descobrir as vantagens que algumas das iniciativas locais trouxeram à vida diária dos seus habitantes, seja a partir da criação de emprego, da melhoria dos serviços de saúde, transportes ou energia ou à proteção do ambiente. 

Os eventos locais do Dia Europeu de Cooperação visam um público amplo, incluindo crianças e famílias. A título de exemplo, em Valência, Espanha, uma companhia de teatro de fantoches vai dar um concerto sobre a cooperação europeia; na fronteira entre a Itália e a Áustria terá lugar um passeio pedestre através das montanhas e entre a Albânia e a Grécia será realizada uma maratona de natação.

A campanha é coordenada pelo Programa INTERACT em associação com a Comissão Europeia, e apoiada pelo Comité das Regiões e o Parlamento Europeu.

Para mais informações e uma lista detalhada de eventos locais e exemplos de projetos de cooperação:

  • visite www.ecday.eu;
  • faça um like no Facebook (facebook.com/cooperationday);
  • siga no Twitter (@ cooperationday / # ecday).