Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Competitividade Responsável

21.11.2013
  • Acções Colectivas

Conheça as publicações, em áreas chave como: Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética, Certificação de empresas e produtos, organização e produtividade.

Guias do Empresário
Guias do Empresário

O projeto Competitividade Responsável visou melhorar a competitividade das empresas do setor da moda, através do desenvolvimento de ações, estudos e ferramentas, em áreas chave como: Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética, Certificação de empresas e produtos, organização e produtividade.

Apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, o projeto envolveu um investimento de 2.4 milhões de euros, correspondendo a 1.5 milhões de euros de incentivo FEDER.

Implementado por um consórcio de entidades:

  • Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP);
  • Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e Vestuário de Portugal (CITEVE);
  • Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV);
  • Associação Nacional dos Jovens Empresários.

O projeto teve como missão contribuir para a realização de trabalhos em áreas identificadas como prioritárias resolvendo problemas e colmantando necessidades de um conjunto significativo de PMEs.

O projeto pretendeu disponibilizar às empresas da fileira da moda um conjunto de ferramentas, guias, estudos, soluções que contribuam claramente para a competitividade responsável. Foi também objeto do projeto a criação de condições para que futuramente as empresas continuem a ter um acesso simplificado e célere à informação e à integração na sua atividade dos instrumentos disponibilizados.

Sendo a indústria da moda nacional e europeia alvo de grandes transformações a nível produtivo e de modelos de negócio, assim como de uma feroz concorrência, de um vasto conjunto de segmentos de mercado e de uma exigente e diferenciada paleta de consumidores bastantes fugazes e sazonais e em alteração constante. Este projeto responde a este desafio dando-lhes mecanismos e ferramentas que permitem às empresas e entidades do sector atuar de modo competitivo responsável e sustentável no conjunto de áreas de intervenção e as quais devem conduzir à obtenção de resultados positivos.

Conheça alguma da documentação publicada no âmbito do Projeto Competitividade Responsável e não deixe de consultar também outra informação de relevo elaborada pelas entidades envolvidas no projeto.

Guia do Empresário
 GE 16

Guia do Empresário Nº 16 | Gestão de Recursos Humanos

Temáticas relacionadas com os Recursos humanos na empresa, nomeadamente:  fatores criticos de sucesso na gestão do capital humano, a liderança, o coaching e  a formação.

 GE 15

Guia do Empresário Nº 15 | Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

Resumo sobre o sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho.

 GE_14

Guia do Empresário Nº 14 | Orçamentação, Tesouraria e Custeio

A temática da Orçamentação, Tesouraria e Custeio e apresenta alguns casos práticos que identificam a realidade do setor.

 

Guia do Empresário Nº 13 | Organização da Produção

A organização da produção ao nivel do Lay-out, planeamento e controlo, RH, Novas tecnologias, qualidade e produtividade.

 

Guia do Empresário Nº 12 | Boas práticas de Eficiência Energética

O plano de ação para a eficiência energética no setor do calçado.

 

Guia do Empresário Nº 11 | Propriedade Intelectual

A importância da aposta na Propriedade Intelectual na estratégia de gestão das empresas.

 

Guia do Empresário Nº 10 | Responsabilidade Social

Apresenta de forma sucinta o que é a Responsabilidade Social, inúmera algumas vantagens de investir nesta área e aborda também a forma de a implementar nas empresas. Neste guia são ainda apresentados os principais referenciais normativos na área da Responsabilidade Social das Empresas. Por fim, o guia apresenta um conjunto de exemplos de atuação socialmente responsável que ilustram a aplicação prática da Responsabilidade Social por parte das empresas.

 GE_9

Guia do Empresário Nº 9 | Marketing Verde

Pretende dar um contributo às empresas, para que estas façam uma análise atenta dos novos desenvolvimentos nesta matéria e a tenham em consideração na definição da sua estratégia futura.

 GE_8 Guia do Empresário Nº 8 | Produção Lean

A metodologia lean é uma abordagem inovadora às práticas de gestão, orientando a sua ação para a eliminação contínua dos desperdícios através de ferramentas e princípios orientadores simples e práticos. Incide na criação de fluxo nas operações alcançando assim a redução de custos e melhoria da qualidade e da eficiência.
Outras Publicações
  10 mandamentos de saúde e segurança para o setor do calçado
  Descreve as diversas fases e requisitos necessários à implementação de um sistema de gestão da IDI.
  Apresentação do resultado de um estudo sobre as motivações e espetativas dos trabalhadores da Fileira do Calçado.