Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

5ª Edição do “Prémio Desenvolvimento Sustentável”

26.03.2013

Esta iniciativa procura reconhecer as entidades com as melhores práticas na área da sustentabilidade empresarial, bem como, efectuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial.
Inscrições abertas!!

A Heidrick & Struggles e o Diário Económico estão a promover a 5ª Edição do “Prémio Desenvolvimento Sustentável”, que procura reconhecer as entidades com as melhores práticas na área da sustentabilidade empresarial, bem como, efectuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial.

O desenvolvimento sustentável é um investimento a longo prazo, com vista à criação de valor para os "stakeholders" através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes de factores económicos, ambientais e sociais. Os investidores institucionais e os mercados de capitais optam por apostar em empresas que não pretendem apenas maximizar os seus lucros mas que também demonstram ser cidadãos colectivos exemplares, seguindo a máxima "doing good by doing well".

A metodologia utilizada segue a filosofia de gestão do “triple bottom line”, através da qual as práticas de sustentabilidade são avaliadas ao nível das dimensões económica, ambiental e social. De forma a possibilitar uma análise comparativa, a Heidrick & Struggles adaptou à realidade empresarial Portuguesa o questionário usado na avaliação das empresas do Dow Jones Sustainability Index (índice em que são admitidas as entidades que demonstram as melhores práticas de sustentabilidade a nível internacional).

A cada um dos critérios previstos no questionário será atribuída uma valorização quantitativa, o que permitirá posicionar cada entidade participante num ranking específico. Depois de apurados os resultados, será realizada uma auditoria presencial às empresas finalistas, cuja análise e validação dos resultados permitirá determinar quais efetivamente são as organizações vencedoras. A informação recolhida será depois objeto de uma análise qualitativa pelo Advisory Board, que terá um impacto na ponderação dos resultados finais.

O Advisory Board é constituído por especialistas em sustentabilidade e por figuras públicas com trabalho reconhecido nesta área que fará uma análise qualitativa das práticas de sustentabilidade dos participantes.

Os membros do Advisory Board serão acompanhados por Pedro Rocha Matos, Partner da Heidrick & Struggles e Bruno Proença, Director Executivo do Diário Económico.

Às entidades que mais apostam no desenvolvimento sustentável será atribuído um prémio alusivo à oliveira, o melhor símbolo para representar esta iniciativa, por se tratar de uma árvore ancestral mediterrânica, com forte tradição em Portugal, cuja longevidade supera os dois mil anos, sem nunca deixar de dar frutos.

A aplicação de políticas e práticas efetivas de sustentabilidade nas empresas não pode ser meramente um assunto a ponderar, tem que ser uma certeza, numa perspetiva de geração de valor para a Organização e para a Sociedade.

Datas de referência:
Inscrições | 25 de Março a 19 de Abril

Resposta ao Questionário | 22 de Abril a 24 de Maio

Resultados
| 27 Maio a 21 de Junho

Auditorias às Empresas | 24 de Junho a 19 de Julho

Contacto para mais Informações:
Heidrick & Struggles | E-mail: premiosustentabilidade@heidrick.com | Tel: 21 3514530 Fax: 21 3514540