Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar dinamiza projeto “Animação 2014”

17.03.2015
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

O Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar é uma Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), reconhecida em 2009 pelo COMPETE - Programa Operacional Temático Factores de Competitividade. A par de outras EEC, este Cluster procura fomentar a competitividade do País, neste caso particular, em torno do setor marítimo, abrangendo as diversas atividades, produtos e serviços com ligação ao Mar.

1. Enquadramento no COMPETE

O projeto “Animação 2014” pretende prosseguir a concretização dos objetivos estratégicos propostos pelo Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e destina-se, por isso, ao desenvolvimento de estudos, workshops, seminários e outras atividades de dinamização do Cluster.

O presente projeto foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC). Envolveu um investimento elegível de cerca de 194 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 155 mil euros.

 

2. Descrição do Projeto

A entidade que assegura a dinamização da EEC (Estratégia de Eficiência Coletiva ) Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar é a Associação Oceano XXI, uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2009 como resultado da fusão das instituições IDCEM – Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Economia do Mar e AFM – Associação Fórum Mar Centro, organizações que tiveram um papel ativo na formulação de Agendas Regionais para o Mar nas regiões norte e centro de Portugal. Atualmente, a Oceano XXI reúne mais de 60 associados dos diferentes setores da Economia do Mar, entre empresas públicas e privadas, instituições de ensino superior, centros de I&D, comunidades intermunicipais, associações e outros. A Oceano XXI foi reconhecida em 2014 com o prémio Excelência Bronze Label (atribuído em maio pela European Cluster Excellence Initiative) e, a nível nacional, com o estatuto de Entidade de Utilidade Pública (publicado em outubro no Diário da República).

Para cumprir com a sua missão – dinamização do Cluster – a Oceano XXI envolve-se e participa em diversos projetos e desenvolve parcerias com diversas entidades, nacionais e internacionais, ligados aos diferentes setores de atividade marítima. Para a realização das atividades em que se envolve, a Oceano XXI conta, além das receitas próprias geradas pela participação dos associados e pela prestação de serviços, com o financiamento dos SIAC – Sistema de Incentivo às Ações Coletivas, cuja Autoridade de Gestão é o COMPETE.

Desde 2009, a Oceano XXI viu aprovados três projetos no âmbito do SIAC:

  1. “Dinamização” (encerrado com taxa de execução de 99,58 %),
  2. “Inter-Mares” (encerrado com taxa de execução de 96,10 %)
  3. “Animação 2014”, este último ainda em realização, com uma taxa de execução de 63,12% em dezembro de 2014. Este SIAC veio dar seguimento aos anteriores, apoiando o desenvolvimento das atividades do Cluster durante o ano de 2014 e no primeiro trimestre de 2015 (período de transição entre o anterior período de reconhecimento e o lançamento do novo processo).

Entre os diversos compromissos da Oceano XXI, destacam-se o acompanhamento dos Projetos Âncora do Cluster, aprovados aquando da candidatura à EEC, e dos Projetos Complementares apresentados na altura e após o reconhecimento. De referir que durante a execução do SIAC Animação 2014 (até à data), foram concluídos três Projetos Âncora:

  • o “CENTRO DE MAR”: promovido pelo Município de Viana do Castelo e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, com resultados positivos na promoção das atividades náuticas junto dos jovens da região, através do desporto escolar;
  • o “PANTHALASSA”: promovido pelo Departamento de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, a Fábrica de Conservas "A Poveira", Lda., a Foodintech, Lda. e a Biostrument – Consultadoria de Desenvolvimento de Projetos Bioquímicos, S.A.; tendo sido desenvolvidos três subprojectos, designadamente, VALORPEIXE, SIGA e PROBIO-SOLEA, ligados à valorização de subprodutos, componentes alimentícios e aquacultura, respetivamente;
  • e o “PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS DO MAR DA UNIVERSIDADE DO PORTO”: promovido pela Universidade do Porto, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. e a Câmara Municipal de Matosinhos, tendo sido criado o Pólo do Mar, com espaços para a incubação de empresas com atividades ligadas ao Mar, junto ao Porto de Leixões.

Prevê-se que os Projetos “Novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” (promovido pela APDL S.A.) e “ECOMARE” (promovido pela Universidade de Aveiro) estejam concluídos em março deste ano, no final da execução do projeto “Animação 2014”.

Por outro lado, as atividades da Oceano XXI passam também pela Animação, Cooperação e Inovação do Cluster, através da realização de diversos encontros e participação em projetos inovadores, e pela Internacionalização, através da parceria com diversas entidades estrangeiras e organização, participação ou promoção de conferências, exposições, encontros de negócio e missões.

Neste sentido, a Oceano XXI tem dinamizado os “OPEN DAYS DO MAR” (encontros preparados em conjunto com a EEC PRODUTECH – Pólo de Competitividade das Tecnologias de Produção), com vista à identificação de problemas e/ou potencialidades de introdução de melhorias tecnológicas nos processos de atividade marítima e participa com a AEP – Associação Empresarial de Portugal no Projeto “PORTUGAL NÁUTICO”.

Em 2014, a Oceano XXI foi entidade operadora do Projeto “Universidade Itinerante do Mar 2014 (UIM 2014)” (organizado pela Universidade do Porto, Universidade de Oviedo e Escola Naval e que fomenta o Conhecimento do Mar e o trabalho de equipa entre os jovens participantes – cerca de 150 no total, maioritariamente estudantes universitários) e preparou a receção da missão Chilena e da missão Peruana e Brasileira (tendo organizado com os associados momentos de apresentação das entidades e visitas às suas instalações, respetivamente, em fevereiro e setembro). Neste mesmo ano, organizou uma missão a Cabo Verde (para participação na EXPO MAR Cabo Verde e realização de encontros de negócio entre associados presentes e empresas locais) e está atualmente a preparar uma missão ao Perú (a decorrer em março). Ainda durante 2014, a Oceano XXI foi parceira na realização de diversos outros encontros, podendo-se destacar o MAR ALGARVE EXPO (organizada pela Associação Maralgarve, em Portimão) e o World Research and Innovation Congress – Oceans (WRIC-Oceans, decorrido em Lisboa) e foi organizadora, em conjunto com a AEP, da 4ª Edição do evento Internacional “FÓRUM DO MAR” (um evento que ocorre desde 2011 e que contempla a organização de conferências, exposição de bens, produtos e serviços ligados ao Mar e também uma componente de encontros de negócio, com compradores internacionais convidados pela Oceano XXI).

É de salientar que para a 4ª Edição do “Fórum do Mar” foram mobilizados 22 convidados internacionais, selecionados pela Oceano XXI em conjunto com associações das diferentes fileiras, provenientes de 12 países da União Europeia (entre Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Irlanda e outros), de África (Angola e Moçambique) e da América (Brasil, Estados Unidos e Canadá). Realizaram-se 103 encontros de negócio, dos quais 65 foram pré-agendados e os restantes resultaram da dinâmica espontânea de animação do Fórum. Para além desta componente de Encontros de Negócio, o Fórum do Mar acolheu 12 Conferências, 3 Workshops e 14 Apresentações, promovidos quer pela Oceano XXI, quer por parceiros do Cluster. No total, o programa do Fórum do Mar 2014 contou com mais de 1 000 inscritos, nas diferentes atividades. É de salientar a inscrição e presença de cerca de 80 participantes estrangeiros (para além dos convidados internacionais envolvidos nos Encontros de Negócio). Decorreu também, como habitualmente, a Mostra e Exposição de bens, produtos, serviços e novas tecnologias ligadas ao Mar: estiveram presentes 53 expositores de diversos sectores da Economia do Mar.

A Oceano XXI tem privilegiado a cooperação internacional, sobretudo com outros Cluster Marítimos, nomeadamente com Espanha, França, Irlanda, Reino Unido, Suécia, Finlândia e Lituânia, entre outros. São ligações e contactos relevantes para o estabelecimento de novas parcerias, por parte da Oceano XXI e dos seus associados, nomeadamente para a organização de missões, patilha de conhecimento e inovação, e preparação de projetos conjuntos, nomeadamente a possibilidade de sinergias para candidaturas ao Horizon 2020.

Note-se que, a nível internacional, a Oceano XXI está atualmente envolvida como parceira no Projeto “REMCAP – Resource Efficient Maritime Capacity”, em consórcio com mais 13 entidades de seis países europeus (cofinanciado pela EU FP7 Regions of Knowledge); no Projeto “ATLANTICBLUETECH (ABT) — Imagine the marine bio-resources sector for 2014-2020”, em parceria com mais sete entidades dos cinco países Europeus do Arco Atlântico (cofinanciado pelo FEDER através do Programa Transnacional Espaço Atlântico) e no Projeto “Vasco da Gama: Training for Greener and Safer Maritime Transport”, liderado pela Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM). Participou também, como stakeholder, (e através de associados) no Projeto COFASP – Cooperation in Fisheries, Aquaculture and Seafood Processing (cofinanciado pelo FP7 ERANET KBBE).

A Oceano XXI assegura, junto dos associados e da comunidade marítima em geral, a divulgação de temas relevantes na área do Mar. Edita mensalmente uma newsletter (OCEANNEWS) dando conta das atividades realizadas e da agenda prevista e promoveu a realização de uma série documental de 13 episódios, “Mar, a Terra Prometida”, onde são abordados diferentes setores, atividades e conhecimento ligado ao Mar, que está em exibição semanalmente na SIC Notícias. A série envolve também diversos associados e parceiros do Cluster.

 

3. Links

Site: http://www.oceano21.org/

Facebook: https://www.facebook.com/oceanoxxi

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/oceano-xxi

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação