Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

A brincar se explica como a quimica influencia a nossa vida

29.03.2012
  • Ciência e Conhecimento

O programa "A química das coisas" pretende desmascarar a química escondida no nosso dia-a-dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade.

O Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química, está a desenvolver projeto de divulgação da Química para o grande público, sob a designação geral “A Química das Coisas”.

“A Química das Coisas” pretende desmascarar a química escondida no nosso dia-a-dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta Ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido na estratégia Ciência Viva, o projecto envolve um investimento total de 366 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 256 mil euros.

A aposta neste projecto tem vindo a permitir mostrar como a química se cruza com o nosso quotidiano e desta forma familiarizar o público com conceitos e favorecer a aprendizagem.

É usual a confusão entre substância química e substância tóxica, irritante, cancerígena. Uma confusão que veicula a ideia de que a Química contribui para todos os males do mundo moderno, de que tudo o que é químico é artificial ou é anti-natural, como se na Natureza não houvesse substâncias ou compostos químicos. Mas tudo à nossa volta, na Natureza e fora dela, é constituído por “químicos”. A água é uma substância química, o ar que respiramos é uma mistura de substâncias químicas, o sal é uma substância química, o nosso estômago digere os alimentos com auxílio de várias substâncias químicas, a digestão decompõe os alimentos nos seus vários constituintes químicos e estes depois entram no sangue, onde já existem inúmeras outras substâncias químicas.

Mas se a química faz parte da Natureza e da Vida, ela também faz parte integrante da Sociedade moderna. Hoje em dia, já ninguém imagina viver sem a segurança dos compostos químicos “antibióticos”, sem o prazer das cores das substâncias químicas “corantes”, sem a higiene proporcionada pelas substâncias químicas “detergentes”, sem a comodidade dos polímeros “plásticos”, sem o conforto das modernas “fibras têxteis”. A verdade é que a Química está à nossa volta e faz parte das nossas vidas.

“A Química das Coisas” mostra ao público como os desenvolvimentos recentes da Química estão presentes em quase todos os momentos e objetos que nos são familiares: nos equipamentos desportivos, no café que bebemos, no computador portátil, nos cereais do pequeno-almoço, na pasta dos dentes que usamos, etc.

Os temas que abordados neste projeto são quase infindáveis, dado o papel desempenhado pelos processos químicos nas atividades do dia-a-dia. Café descafeinado; computador portátil, equipamento desportivo, detergentes, cereais para o pequeno-almoço, sal, amor, são temas interessantes e apelativos para o público com tanto de diferente e com tanto de comum quimicamente falando.

Tudo à nossa volta é constituído por compostos químicos. A Química está na base da Vida e faz parte integrante da Sociedade moderna, por vezes de forma surpreendente, e em “coisas” inesperadas. "Coisas" que pode ver neste programa.