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A IN2:BA associa-se ao projeto GAPI 3. Uma associação que promove a sinergia entre os diferentes instrumentos públicos de financiamento

19.03.2014

No dia 28 de março, inicia-se o ciclo de colaboração entre os parceiros envolvidos na IN2:BA e o GAPI 3, no âmbito da quinta edição do INEO Investors’ Day, organizada pelo Instituto Pedro Nunes, em parceria com a Universidade de Coimbra e a jeKnowledge.

Lançado a 18 de fevereiro de 2014, a IN2:BA a aposta na dinamização do empreendedorismo, pelo reforço dos instrumentos de capital de risco e pelo estímulo à criação de empresas e realização de projetos inovadores.

Destinada a continuar a fomentar a atividade dos investidores em capital de risco (Business Angels), tradicionalmente envolvidos na gestão de empresas inovadoras de pequena dimensão e em fases iniciais do seu ciclo de vida (seed capital e early stages), a IN2:BA tem disponíveis 36 milhões de euros.

Os Business Angels (BA) são, geralmente, os primeiros investidores que o empreendedor conhece. O seu papel é crucial nas primeiras etapas da empresa. São pessoas com experiência na área da gestão que apoiarão o empreendedor de duas formas: com entrada de capital no projeto e com o seu know how, ajudando-o do ponto de vista estratégico, e também a encontrar os primeiros clientes ou parceiros, graças à sua rede de contactos.

A IN2:BA ganha nova dimensão na sua associação ao projeto GAPI 3 , apoiado no âmbito das Ações Coletivas do COMPETE e cujo principal objetivo é o de promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e com forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do SCTN.

Liderado pelo Instituto Pedro Nunes, o projeto envolve a TecMinho, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Évora, a Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O projeto envolve 3 objetivos:

  1. Ideias & competências, onde se pretende fomentar as competências necessárias aos empreendedores (jovens e mulheres) para a transposição de ideias/projetos para o domínio da prática. Preferencialmente, em áreas de elevado potencial económico (tecnológicas e serviços avançados), indo ao encontro de ameaças identificadas, como a menos positiva perceção social do empresário em relação a economias mais desenvolvidas (por exemplo, os Estados Unidos da América), a necessidade de colmatar a fraca aposta do sistema de ensino na promoção da criatividade ou do pensamento inovador (disruptivo) e a dificuldade em abordar as temáticas dos empreendedorismo duma forma operacional (saber-fazer) e não apenas conceptual (saber-saber).
  2. Transferência de tecnologia & spin-offs universitários, visa identificar, numa fase precoce, de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos, conquanto adequada e atempadamente protegidos

 Estas duas ações são consideradas chave para apoiar a definição de uma exit strategy para projetos e tecnologias, indo assim ao encontro das necessidades sentidas a nível da reduzida capacidade nacional para incorporar no tecido económico os resultados da I&D. Como efeito lateral, estas ações também potenciarão as ações das estruturas de transferência de tecnologia dos copromotores, permitindo ampliar o efeito demonstrador e o impacto mobilizador da comercialização de tecnologia, necessária a uma maior integração de agentes a nível nacional e à exploração das sinergias já existentes. 

  1. Inovação & Modelos de Negócio, visa o apoio à criação de novas empresas de base tecnológica e científica em sectores com maior valor acrescentado e de uso intensivo de conhecimento.

 

Este trabalho resulta na apresentação pública dos melhores projetos.

No dia 28 de março, inicia-se o ciclo de colaboração entre os parceiros envolvidos no IN2:BA e o GAPI 3, no âmbito da quinta edição do INEO Investors’ Day, organizada pelo Instituto Pedro Nunes, em parceria com a Universidade de Coimbra e a jeKnowledge.

 

Neste dia, durante a manhã, existirá uma sessão de networking entre as equipas e os mentores convidados e, durante a tarde, as startups apresentarão ao público em geral os seus produtos e estratégias de negócio.