Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Abertas as candidaturas para “Vale Inovação – Projecto simplificado de inovação” | Aviso Nº 16 / SI / 2011

30.12.2011
  • Compete

No âmbito SI Qualificação de PME, estão abertas as candidaturas para a apresentação de projectos inseridos na tipologia “Vale Inovação – projecto simplificado de inovação” (alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do regulamento do SI Qualificação de PME).

O Vale Inovação visa o apoio à aquisição de serviços de consultoria e de inovação, incluindo serviços de I&DT inseridos na área “I&DT e transferência de tecnologia”, prestados por uma entidade seleccionada a partir da lista de entidades qualificadas, publicada no sítio do Programa Operacional Factores de Competitividade (www.pofc.qren.pt), bem como nos sítios dos Programas Operacionais Regionais do QREN.

O presente concurso dirige-se especificamente a um conjunto de áreas de qualificação consideradas prioritárias para a competitividade das PME, incluindo uma vertente de apoio à aquisição de serviços de I&DT anteriormente prevista no Vale I&DT, inserida na área “I&DT e Transferência de Tecnologia”.

Através do presente Aviso pretende-se apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação por parte de PME a entidades devidamente qualificadas para o efeito, para resposta a necessidades específicas da empresa, no sentido do aumento da sua competitividade, bem com intensificar a aquisição de serviços de I&DT por parte de PME a entidades do Sistema Científico e Tecnológico.
Os projectos a apoiar inserem-se na tipologia “Vale Inovação – projecto simplificado de inovação” (alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do regulamento do SI Qualificação de PME).


O Vale Inovação visa o apoio à aquisição de serviços de consultoria e de inovação prestados por uma entidade seleccionada a partir da lista de entidades qualificadas, publicada no sítio do Programa Operacional Factores de Competitividade (www.pofc.qren.pt), bem como nos sítios dos Programas Operacionais Regionais do QREN.

As entidades responsáveis pela prestação dos serviços devem ser seleccionadas de entre as entidades qualificadas no âmbito do concurso n.º 09/SI/2011.

São susceptíveis de apoio os projectos que prevejam intervenção nas seguintes áreas consideradas prioritárias para a competitividade das PME, incluindo uma vertente de apoio à aquisição de serviços de I&DT anteriormente prevista no Vale I&DT, inserida na área de qualificação “I&DT e Transferência de Tecnologia”:

Organização e Gestão e Tecnologias de Informação e Comunicação

Desenvolvimento e Engenharia de Produtos, Serviços e Processos

Propriedade Industrial

Criação e Moda

Design

Comercialização e Marketing

Economia Digital

Qualidade

Ambiente

Diversificação e Eficiência Energética

Internacionalização

 

A área “I&DT e transferência de tecnologia” visa o apoio à aquisição de serviços de consultoria e inovação com incidência em actividades de I&DT e de transferência de tecnologia,inseridos nos seguintes domínios científicos e tecnológicos:

Ciências e Tecnologias do Ambiente

Ciências e Tecnologias do Mar

Ciências e Tecnologias dos Alimentos

Biotecnologia

Ciências da Saúde

Tecnologias e Ciências dos Materiais

Engenharia Mecânica

Engenharia Electrotécnica, Automação e Controlo

Tecnologias de Informação e Telecomunicações

Engenharia de Sistemas

Sistemas Energéticos e Novas Formas de Energia

Qualidade e Segurança Alimentar

Prevenção e Redução de Riscos

Gestão Industrial