Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ANEME e a AIDA promovem o acesso de pme ao mercado das multilaterais financeiras

25.02.2014
  • Acções Colectivas

Inserido nas atividades do projeto “Global PME”, a AIDA e a ANEME prestam apoio ao processo de integração das empresas portuguesas no mercado dos concursos públicos internacionais de fornecimento de bens e serviços, no âmbito da Cooperação Internacional, em projetos financiados por Instituições Financeiras Internacionais (IFI) para Países em Vias de Desenvolvimento.

 

No âmbito do projeto “Global PME”, a AIDA– Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a ANEME- Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas pretendem aumentar a participação das PME no mercado da ajuda ao desenvolvimento, na montagem de consórcios e na apresentação de candidaturas a esses concursos.

Este projecto permitirá apoiar a integração das empresas portuguesas no mercado dos concursos públicos, no âmbito da Cooperação Internacional, em projetos financiados por Instituições Financeiras Internacionais (IFI) para Países em Vias de Desenvolvimento.

Apoio COMPETE

O Global PME é um projeto promovido pela AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e pela ANEME- Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas no âmbito das Acções Coletivas que conta com o apoio do COMPETE.
O Projeto envolveu um Investimento. Elegível de 504 mil Euros correspondendo a um Incentivo FEDER de 353 mil Euros.

Global PME

Tendo por base o conhecimento da realidade do tecido empresarial, o Global PME visa intervir em áreas que fomentem a competitividade internacional, através da disponibilização de informação de gestão e de instrumentos que contribuam para o processo de abertura e maior visibilidade das empresas portuguesas no mercado dos concursos públicos internacionais e institucionais, assim como uma maior ligação e estreitamento de relações e parcerias com empresas congéneres de outros mercados, na constituição de consórcios para aumentar as valências e capacidade de oferta para concorrer a projetos de maior dimensão.

A participação das PME Portuguesas neste tipo de área e de projetos de intervenção, contribui igualmente para o estreitar das relações entre os organismos/entidades portuguesas e dos outros países, abrindo canais de contactos privilegiados, nomeadamente para o estabelecimento de trocas comerciais.

Os resultados e impactos esperados com a implementação do presente projeto serão ao nível do reforço da coesão empresarial das regiões envolvidas, através da disponibilização de ferramentas de forma a auxiliar as empresas a responder eficazmente às condicionantes da presente conjuntura económica, com vista à melhoria da competitividade empresarial.

ProFIT

Através da criação no novo serviço, o ProFIT, a ANEME e AIDA, irão também promover a ligação das empresas portuguesas com entidades estrangeiras estabelecendo Parcerias e Consórcios, de forma a aumentar a massa crítica, bem como facilitar o acesso a mercados não tradicionais, promovendo assim a aposta em sectores geralmente não abordados pelo tecido empresarial português.
Ciente das inúmeras oportunidades de negócio existentes e das especificidades dos concursos públicos internacionais, estas associações, encontram-se a mobilizar um grupo de 50 empresas-piloto para testar, gratuitamente, o ProFIT.

Para o efeito estão a contactar empresas que manifestaram interesse em participar no projecto e empresas que reúnam os requisitos mínimos de participação, de forma a nomeadamente serem avaliados os objectivos das empresas e suas condições, recolha de concursos públicos internacionais conforme requisitos das empresas, criação de bases de dados e constituir acervo de informação, por exemplo sobre Empresas Estrangeiras, potenciais parceiras das Portuguesas em concursos, apoiar as empresas na elaboração de candidaturas às Entidades Gestoras.


Para mais informações sobre o projecto contacte o GCI da AIDA – Celeste Claro – c.claro@aida.pt Tel: 234 302 497