Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

APCMC - Internacionalização da Fileira da Construção e do Habitat Sustentável

04.11.2014
  • Acções Colectivas

Promover a excelência da engenharia, arquitetura e materiais de construção portugueses no mundo.


Descrição da entidade promotora
A APCMC, Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção é a entidade que representa em, Portugal, o setor do comércio de materiais de construção. Trata-se de uma associação patronal e empresarial, com estatuto de utilidade pública, cujas origens remontam a 1954, altura em que foi criado o Grémio dos Armazenistas de Materiais de Construção do Norte.

Disponibiliza um conjunto de serviços e produtos em diferentes áreas - económica, fiscal, jurídica, formação profissional, informática, etc. - que constituem um apoio substancial para a comunidade empresarial do setor, bem como para os agentes cujos interesses confluem, de alguma maneira, para esta área de atividade.

A APCMC marca, igualmente, uma forte presença na divulgação dos temas de relevância para o sector, editando um conjunto de publicações que se tornaram já uma referência obrigatória para todos os agentes interessados nesta matéria.

Além dos serviços anteriormente referidos, a APCMC, tem ainda um departamento de Apoio à Internacionalização, disponível para apoiar todas as empresas da fileira da construção. No âmbito do seu projeto EXPORTAR +, apoia as empresas com participações em feiras, missões empresariais e visitas de importadores a Portugal, interessados em trabalhar com empresas portuguesas.

 

Apoio
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas, o projeto envolve um investimento elegível de 121.627,04€, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 97.301,63€.


Enquadramento
A conjuntura atual e a consequente situação da fileira da construção foram o mote par este projeto. Todo o sector foi fustigado pelo ambiente de crise que se instalou nos mercados, ao nível do emprego, da diminuição dos negócios e da redução do número de empresas.


Projeto
O projeto integra atividades de informação às PME, divulgação de temas relevantes para a gestão e representação em organismos internacionais, com vista a colmatar falhas de atuação nos mercados sobre:

      • Como melhorar estratégias para atingir segmentos de mercado de maior valor acrescentado para aumentar a rendibilidade dos negócios;
      • Como aumentar as Exportações e a Internacionalização de forma sustentada;
      • Como utilizar plataformas digitais numa rede de promoção e divulgação de produtos e competências das empresas;
      • Representação em Organismos internacionais como meio de influência de decisões favoráveis à fileira.

O projeto visa principalmente contribuir para o aumento da rendibilidade das vendas em resultado de reposicionamento estratégico, das exportações para novos mercados e na promoção da oferta de soluções integradas (projeto + produtos + serviço) para os mercados.


Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto

        > Filme Fileira dos Materiais de Construção Portuguesa (versão português e inglês)

        > Conferência Internacional | “Reabilitação e Construção Sustentável”


 Filme Fileira dos Materiais de Construção Portuguesa
(versão português e inglês)

"Gray&Green" é o filme institucional da APCMC que promove a excelência da engenharia, arquitetura e materiais de construção portugueses no mundo.

Alguns dos maiores representantes nacionais do setor apresentam o que de melhor se faz em Portugal nas áreas referidas e as razões pelas quais o nosso país é reconhecido internacionalmente pela qualidade, design e inovação dos seus produtos.

 Conferência Internacional | “Reabilitação e Construção Sustentável”

A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) organizou, no Porto, a 30 de Maio de 2014, com o apoio do QREN, uma Conferência Internacional sobre “Reabilitação e Construção Sustentável”.
 
Tratou-se de uma atividade enquadrada num projeto mais lato que visa o reforço da internacionalização da fileira da construção, respondendo às necessidades das PME’s identificadas num diagnóstico estratégico realizado:
 
• Aumentar a rendibilidade dos negócios
• Aumentar a Internacionalização.
• Melhorar a competitividade a nível internacional.
• Reposicionar estratégias para segmentos de alta qualidade.
 
No mesmo diagnóstico haviam sido identificadas um conjunto de oportunidades alinhadas com estas necessidades, às quais também se procurou corresponder através da realização da Conferência Internacional:
• O aumento da procura de materiais de construção em mercados externos emergentes.
• Os processos de reabilitação urbana impulsionados pelo crescimento da procura no arrendamento.
• Crescimento da procura de novos materiais para a eficiência energética e do habitat sustentável.
• Ambiente favorável à reestruturação das empresas.
 
O evento foi dirigido a entidades públicas e privadas nacionais, particularmente PME e dos mercados de exportação com potencial de crescimento da procura de produtos e serviços para a construção nova e para reabilitação de edifícios e reuniu contributos e visões de especialistas nacionais e internacionais, permitindo, ainda, estabelecer contatos e fomentar relacionamentos institucionais.

Testemunho
«Segundo José de Matos, um dos coordenadores responsáveis, "este projeto permitiu, entre outros resultados importantes, criar e comunicar uma imagem integrada da fileira, quer ao nível interno, quer externo, onde sobressaem a competência, a qualidade, a tecnologia, a inovação e, não menos importante, a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade, fatores que poderão ajudar as nossas empresas e produtos a subir na cadeia de valor”.