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Apresentação pública do Plano Estratégico Têxtil 2020

11.12.2014
  • Acções Colectivas

O “Plano Estratégico Têxtil 2020”, realizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, foi apresentado no Citeve, em Vila Nova de Famalicão, numa sessão que contou ainda com a apresentação das tendências que irão influenciar o negócio nos próximos anos.

Plano Estratégico Têxtil 2020
Plano Estratégico Têxtil 2020

A apresentação pública do Plano Estratégico do sector para os próximos anos foi feita por Paulo Vaz, diretor-geral da ATP, que começou por indicar os novos quadros – regulamentares, de valores, demográfico, tecnológico e competitivo – que irão influenciar a forma como as empresas portuguesas da indústria têxtil e vestuário se posicionam e que permitem realizar o diagnóstico do sector na atualidade. «É um sector que emprega diretamente 120 mil pessoas e representa 10% das exportações nacionais», afirmou, destacando ainda que «tem vindo a inverter a curva descendente dos últimos anos – este será o melhor ano desde 2001, com o sector a aumentar as exportações em 9%, para 4,5 mil milhões de euros, mas com muito menos empresas e trabalhadores do que no passado».

Após a análise SWOT – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – o diretor da ATP apontou os sete eixos estruturantes da mudança, que passam pela capitalização das empresas e financiamento da atividade, melhoria da gestão das organizações, competitividade para ser concorrencial à escala global, inovação, valorização dos recursos humanos, imagem e visibilidade do sector e empreendedorismo, e os três caminhos possíveis para a indústria têxtil e vestuário: aposta na moda, diversificação industrial e o “private label”.

Quanto ao futuro, dos três cenários possíveis – chumbo, prata e ouro –, Paulo Vaz está convencido que a indústria têxtil e vestuário caminha para este último. «Acredito nele hoje mais do que há quatro ou cinco anos atrás. Todos os indicadores apontam para isto: 5 mil empresas, 100 mil trabalhadores diretos, 6,5 mil milhões de euros de volume de negócios e 5 mil milhões de euros de exportações».

O diretor-geral da ATP terminou a apresentação com as recomendações para a administração pública, os centros de competências e as empresas que constam do Plano Estratégico que foi distribuído no final.

Deste novo Plano Estratégico constam ainda 19 tendências e uma não-tendência, compiladas por Daniel Agis, um dos mais reputados especialistas em marketing têxtil e moda europeu. «Estas 19 tendências traçam um cenário global, não estão concentradas na realidade nacional como o plano. São inputs que podem vir a ser interessantes para esta área», expli...

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